Curso Online de teologia sistemática básico: 4ª matéria: paracletologia.:

Curso Online de teologia sistemática básico: 4ª matéria: paracletologia.:

veremos: 1. DEFINIÇÃO DE PARACLETOLOGIA,2. A DEIDADE DO ESPÍRITO SANTO,3. ESPÍRITO SANTO É UMA PESSOA, 4. OS NOMES DO ESPÍRITO SANTO, 5. ...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 8 horas


Por: R$ 23,00
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

veremos: 1. DEFINIÇÃO DE PARACLETOLOGIA,2. A DEIDADE DO ESPÍRITO SANTO,3. ESPÍRITO SANTO É UMA PESSOA, 4. OS NOMES DO ESPÍRITO SANTO, 5. OS SÍMBOLOS DO ESPÍRITO SANTO, 6. A OBRA DO ESPÍRITO SANTO. 7. O BATISMO NO ESPÍRITO SANTO,8. OS DONS ESPIRITUAIS,9. O FRUTO DO ESPÍRITO.

Letrólogo - Licenciatura em Letras/Inglês, pela Faculdade Kurios - (FAK), no ano de 2015. EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL - 2019 UNIASSELVI - cargo: Tutoria. 2018 EEM Prefeito José Maria Monteiro - cargo: Tutoria. 2014-2016 E.M.E.F. Francisco Higino Filho/ 2013-2014 E.M.E.F. Geralda Bonifácio Rodrigues/ 2012-2013 E.M.E.F. Rogério Ribeiro Monteiro - Cargo: Professor e Auxiliar de Secretaria. 2013-2016 - Associação de Jovens e Adolescentes Paraíso (AJAP) - Cargo: Voluntário como elaborador de ofícios e projetos. 2011-2020 - Plataforma de Ensino à Distância, EAD, Buzzero.com - Cargo: Autor de Cursos da Língua Portuguesa, Informática, Música, e Religiosos.



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • PARACLETOLOGIA

    paracletologia

    doutrina do espírito santo
    04ª matéria

  • 1. DEFINIÇÃO DE PARACLETOLOGIA

    1. definição de paracletologia

    paracletologia é uma palavra formada por duas palavras gregas: paracletos (que significa. ajudador, consolador, advogado) e logia (que significa estudo, doutrina). a paracletologia estuda de uma forma sistemática tudo o que se refere ao espírito santo (chamado por jesus de consolador). a paracletologia também é conhecida como pnematologia.

  • a paracletologia divide-se, na bíblia em dois períodos: o do antigo e do novo testamento. no at, as atividades e as manifestações do espírito santo eram esporádicas, específicas e em tempos distintos. no n.t., começa no dia de pentecostes, quando suas atividades se concretizam de maneira direta e contínua através da igreja. no at, ele se manifestava em circunstâncias especiais. no n.t., veio para morar nos corações dos crentes e enche-los do seu poder.

  • 2. A DEIDADE DO ESPÍRITO SANTO

    2. a deidade do espírito santo

    2.1 o espírito santo é deus:
    esta declaração é comprovada na bíblia e na experiência humana. ele não é um deus entre os outros. as escrituras relatam um episódio nos primeiros dias da igreja, em jerusalém, quando ananias e safira tentaram enganá-lo. ele revelou ao apóstolo pedro que o casal mentia, conforme registra atos 5.3: "por que encheu satanás o teu coração, para que mentisses ao espírito santo? não mentistes aos homens, mas a deus".
    a deidade do espírito santo está implícita na do pai e do filho. ela é a mesma nas três pessoas. não se separa, mas pertence a mesma essência divina do único deus.

  • 2.2 atributos do espírito santo
    há três atributos pertencentes a deidade de cada uma das pessoas da trindade que são: onipotência, onisciência e onipresença. estes atributos não foram conferidos a anjos nem aos homens.
    a) onipotência
    por onipotência se entende que todo o poder que há no universo físico ou espiritual, tem sua origem em deus.
    o poder do pai é o mesmo existente no filho e no espírito santo. então em sua onipotência, o espírito santo faz o que lhe apraz, realizando milagres e prodígios (rm 15.19 por força de sinais e prodígios, pelo poder do espírito santo; de maneira que,

  • desde jerusalém e circunvizinhanças até ao ilírio, tenho divulgado o evangelho de cristo,

  • b) onisciência
    onisciência vem de duas palavras latinas: "omines" que significa tudo e "scientia" que quer dizer ciência. o espírito santo, do mesmo modo que o pai e o filho, tem total conhecimento de todas as coisas. sua sabedoria é infinita, singular e indescritível. ele sabe tudo acerca de si mesmo e do que criou sl 139.2,11,13 (senhor, tu me sondas e me conheces. sabes quando me assento e quando me levanto; de longe penetras os meus pensamentos. esquadrinhas o meu andar e o meu deitar e conheces todos os meus caminhos. ainda a palavra me não chegou à língua, e tu, senhor, já a conheces toda). conhece os homens profundamente 1 rs 8.39 (ouve tu nos céus, lugar da tua habitação, perdoa, age e dá a cada um segundo todos os seus caminhos, já que lhe conheces o coração, porque tu, só tu, és conhecedor do coração de todos os filhos dos homens;). ninguém pode esconder dele coisa alguma. nem um só pensamento nosso passa despercebido do espírito santo jr 16.17 (porque os meus olhos estão sobre todos os seus caminhos; ninguém se esconde diante de mim, nem se encobre a sua iniqüidade aos meus olhos).

  • c) onipresença
    o espírito santo penetra em todas as coisas e perscruta o nosso entendimento, pois ele está presente em toda a parte. ele não se divide em várias manifestações, porque sua presença é total em cada lugar onde estiver:
    sl 139.7-10 ( para onde me ausentarei do teu espírito? para onde fugirei da tua face? se subo aos céus, lá estás; se faço a minha cama no mais profundo abismo, lá estás também; se tomo as asas da alvorada e me detenho nos confins dos mares, ainda lá me haverá de guiar a tua mão, e a tua destra me susterá.

  • 3. ESPÍRITO SANTO É UMA PESSOA

    3. espírito santo é uma pessoa

    3.1 a personalidade do espírito santo
    um dos atributos da deidade é a personalidade que cada uma das três pessoas divinas possui. às vezes atribuímos à personalidade uma forma corpórea. entretanto, deus é espírito, sem necessidade de corpo material. identifica-se como pessoa alguém que manifeste qualidades, como o falar, o sentir e o fazer alguma coisa racional.

  • 3.2 pronomes conferidos ao espírito santo
    em joão 16.8,13,14 encontramos algumas vezes o pronome ele, aquele (no grego ekeinos) que indicam a pessoa do espírito santo. em joão 14.16, encontra-se a expressão "outro consolador". ela, mais uma vez, identifica a personalidade do espírito santo. a palavra "outro", usada por jesus, no grego "allos", significa "outro do mesmo tipo". o filho de deus revelou-se como pessoa, mas falou de outra que ele enviaria após sua subida para o céu.

  • consolador no grego é "paracleto" que significa:
    1) chamado, convocado a estar do lado de alguém, . convocado a ajudar alguém
    1a) alguém que pleiteia a causa de outro diante de um juiz, intercessor, conselheiro de defesa, assistente legal, advogado
    1b) pessoa que pleiteia a causa de outro com alguém, intercessor
    1b1) cristo em sua exaltação \a mão direita de deus, súplica a deus, o pai, pelo perdão de nossos pecados


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 23,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...
Autorizo o recebimento de novidades e promoções no meu email.

  • DEFINIÇÃO DE PARACLETOLOGIA
  • A DEIDADE DO ESPÍRITO SANTO
  • ESPÍRITO SANTO É UMA PESSOA
  • OS NOMES DO ESPÍRITO SANTO
  • OS SÍMBOLOS DO ESPÍRITO SANTO
  • A OBRA DO ESPÍRITO SANTO.
  • O BATISMO NO ESPÍRITO SANTO
  • OS DONS ESPIRITUAIS
  • O FRUTO DO ESPÍRITO