Curso Online de Hermeneutica biblica

Curso Online de Hermeneutica biblica

1-AULA INTRODUTÓRIA, 2-A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DA HERMENÊUTICA, 3-HERMENÊUTICA, EXEGESE E EISEGESE, 4-A NECESSIDADE DA HERMENÊUTICA BÍB...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 5 horas


Por: R$ 70,00
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

1-AULA INTRODUTÓRIA,
2-A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DA HERMENÊUTICA,

3-HERMENÊUTICA, EXEGESE E EISEGESE,
4-A NECESSIDADE DA HERMENÊUTICA BÍBLICA,

5-BLOQUEIOS À COMPREENSÃO ESPONTÂNEA DA BÍBLIA,

6-OBSERVAÇÕES ÚTEIS E PRÁTICAS NO MANUSEIO E ESTUDO DA BÍBLIA,

7- A BASE DA INTERPRETAÇÃO DA BÍBLIA É A PRÓPRIA BÍBLIA,
8-PASSO A PASSO PARA A EXEGESE DE UM TEXTO.,

9-A LINGUAGEM BÍBLICA FIGURADA,

10-FIGURAS RETÓRICAS,

CONCLUSÃO,
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS,

Sou pastor da igreja casa de oração p/ todas as nações, no bairro industrial americano,professor de seminário bíblico teológico, sou casado com a mss Daniele Alexandra, tenho 2 filhas abençoadas, formações; teologia historia da igreja hermeneutica homiletica doutrinas biblicas etica pastoral. e entre outras.



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • Hermenêutica bíblica

    Hermenêutica bíblica

    Pr. Jefferson Samuel

  • SUMÁRIO
    1-AULA INTRODUTÓRIA.............................................................................................2

    2-A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DA HERMENÊUTICA....................................................4

    3-HERMENÊUTICA, EXEGESE E EISEGESE...................................................................................5

    4-A NECESSIDADE DA HERMENÊUTICA BÍBLICA..................................................8

    5-BLOQUEIOS À COMPREENSÃO ESPONTÂNEA DA BÍBLIA.................................9

    6-OBSERVAÇÕES ÚTEIS E PRÁTICAS NO MANUSEIO E ESTUDO DA BÍBLIA...........10

    7- A BASE DA INTERPRETAÇÃO DA BÍBLIA É A PRÓPRIA BÍBLIA...........................11
    8-PASSO A PASSO PARA A EXEGESE DE UM TEXTO...................................................13

    9-A LINGUAGEM BÍBLICA FIGURADA.................................................................................14

    10-FIGURAS RETÓRICAS.....................................................................................................19

    CONCLUSÃO...........................................................................................................................43
    REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.......................................................................................43

  • 1-AULA INTRODUTÓRIA

    13 PONTOS SOBRE A HERMENÊUTICA***
    A Bíblia é um livro Espiritual que deve ser interpretado através da iluminação do Espírito Santo, mas ao mesmo tempo a Bíblia é um livro, e a única correta interpretação é aquela que concorda com sua gramática – o que está escrito. Por esta razão é importante que nós estejamos familiarizados com as regras ou princípios da interpretação. A ciência da Hermenêutica é o estudo desses princípios.
    Hermenêutica é um assunto sério. A nossa interpretação da Bíblia irá determinar nossas crenças e essas crenças determinarão como pensamos e agimos.
    A seguir, estão 13 princípios que nós devemos seguir quando interpretamos a Bíblia:
    1. A Bíblia é a autoridade absoluta. É impossível interpretar a Bíblia corretamente sem a convicção de que toda a Bíblia é a Palavra de Deus. Nós não temos o direito de rejeitar certas partes da Bíblia porque elas se opõem às nossas tradições, opiniões, ou estilos de vida.
    2. O Espírito Santo é o melhor professor da Bíblia. O Senhor Jesus disse que enviaria o Espírito Santo para guiar a Igreja em toda a verdade (João 14:26; 16:13) e sem Sua iluminação é impossível entender a Bíblia (I Coríntios 2:14). Isso não significa que em “nome do Espírito Santo” temos o direito de desviar do que está escrito na Palavra ou acrescentar algo a ela. Apenas o que está escrito na Bíblia pode ser afirmado como doutrina. Nossos sentimentos e emoções têm pouco valor na formulação de uma fé bíblica.
    3. A própria Bíblia é o seu melhor comentário. Quando nós não podemos entender a interpretação de uma parte da Bíblia ou queremos alargar nossa compreensão dela, nós devemos buscar explicações em outras referências Bíblicas.
    4. A Bíblia não se contradiz: Portanto sempre deve haver harmonia em nossas interpretações de textos diferentes. Se nossa interpretação de um texto contradiz a interpretação de outro, então estamos errados.
    5. Textos incertos [difíceis] devem ser interpretados através de textos claros [fáceis]. Aqueles textos que a interpretação não é muito clara devem ser interpretados à luz dos textos, que podem ser entendidos claramente.
    6. A gramática determina a Interpretação. O texto ou verso que estamos estudando tem somente uma interpretação correta e é aquela na qual está de acordo com a gramática (o que está escrito). Mesmo se o texto possa ter várias aplicações, ele tem apenas uma interpretação correta e é aquela que está de acordo com o que está escrito.
    7. O contexto é importante. A Bíblia é como um quebra-cabeça no qual é impossível interpretar somente uma peça sem um entendimento geral de todas as

  • outras. Cada palavra deve ser interpretada no contexto da frase, cada frase no contexto do parágrafo, cada parágrafo no contexto do livro e cada livro no contexto da Bíblia inteira.
    8. As palavras são importantes. Deus escolheu palavras para nos comunicar Sua palavra. Portanto é importante determinar o significado de cada palavra.
    9. A interpretação simples é normalmente a melhor. A Bíblia não foi escrita para teólogos ou místicos, mas para o homem comum. Apesar de haver alegorias, metáforas e símbolos na Bíblia, devemos buscar a mais simples interpretação.
    10. O Velho Testamento deve ser interpretado à luz do Novo. Para o Cristão, o Novo Testamento determina a aplicação do Velho Testamento em sua vida. Um bom exemplo é a doutrina do Espírito Santo. No Velho Testamento, Ele poderia ser retirado dos crentes (Sl. 51:11), mas no Novo, Ele permanece eternamente com ele (João 14:16-17).
    11. A interpretação não deve ir além da revelação das Escrituras. O que a Bíblia não explica nós devemos aceitar como um mistério. Se formos além “do que está escrito” corremos perigo de formar falsa doutrina.
    12. O Objetivo é a Exegese. A palavra Exegese vem do verbo Grego exegeisthai [ ex=fora/ hegeisthai=conduzir ou guiar ]. Quando interpretamos as Escrituras devemos extrair o verdadeiro sentido do texto e a todo custo devemos evitar ler textos a qual eu acho que ele pode significar. Devemos evitar interpretar a Bíblia de acordo com nossas próprias presunções ou ideias preconcebidas. Nossas presunções são como óculos coloridos que destorcem nossa visão das Escrituras. Devemos nos esforçar para retirar nossos óculos e ver o texto como ele é. Esse é o maior trabalho do estudante da Bíblia. OBS: CUIDADO COM A EISEGESE!!!
    13. Nossa interpretação pessoal deve ser comparada com a da Igreja. Nos últimos 2000 anos, teólogos dedicados, pastores e outros Cristãos estudaram as Escrituras. Devemos comparar nossas descobertas com a deles. Se nossa interpretação não é encontrada entre os dedicados Cristãos da história, possivelmente estamos errados. Não deveria haver “novas descobertas” na doutrina Cristã. Judas refere à fé Cristã com aquele que foi “de uma vez por todas” entregue aos santos (Judas 1:3).

  • 2-A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DA HERMENÊUTICA
    "Toda a Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em; para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra."
    (II Tm. 3.16,17)
    "Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação. Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo."
    (2 Pd 1.20,21)
    "Falando disto, como em todas as suas epístolas, entre as quais há pontos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem e igualmente as outras Escrituras, para sua própria perdição. Vós, portanto, amados, sabendo isto de antemão, guardai-vos de que, pelo engano dos homens abomináveis, sejais juntamente arrebatados, e decaiais da vossa firmeza."
    (2 Pd 3.16,17)
    Surge em nossos dias, como verdadeiro desafio, a necessidade e conhecer, observar e divulgar as verdades da Bíblia - A PALAVRA DE DEUS - a fim de se determinar os verdadeiros contornos doutrinários que devem ser observados pelo povo de Deus e evitar a inserção de erros e heresias no seio da igreja.
    A Bíblia é a Palavra de Deus revelada ao homem, por divina inspiração do Espírito Santo, e a Hermenêutica como ciência da interpretação, está colocada como instrumento importante no auxílio da interpretação dos textos bíblicos. Sabe-se que o fundamento da Teologia Bíblica é a Bíblia e suas Doutrinas, e a Hermenêutica constitui apenas um auxílio na árdua tarefa de interpretar a Palavra de Deus. Ainda que a Bíblia se interprete a si mesma, não se pode dispensar esse precioso instrumento colocado a nossa disposição.
    O presente trabalho foi elaborado, com o objetivo de levar os nobres alunos, à terem em mente os textos seguintes: "As palavras que eu vos disse são Espírito e Vida" - Jo 6:63; "Sabendo primeiramente isto: Que nenhuma da profecia é de particular interpretação, porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem alguma, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo " (II Pe 1:20,21).
    A importância do estudo da Hermenêutica está na maneira que coloca os termos e linguagem falada, na aplicação prática do manuseio e estudo da Bíblia, e nesta apostila está colocada a importância da linguagem bíblica figurada e sua história, usando comparações entre o Novo Testamento e Velho Testamento.
    São colocados também, de forma didática, informações úteis para se expor uma mensagem usando o significado e sentido das palavras no texto e contexto e também a atuação da Hermenêutica no campo das ilustrações e da numerologia.
    É mostrado através dos livros (de Gênesis a Apocalipse), que a Bíblia forma uma revelação única e que sua mensagem é cristocêntrica. Finalizando como uma apresentação das figuras de retórica que dão um sentido único à

  • mensagem bíblica, que se mostra sempre em forma inesgotável.
    "Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor nosso Deus ". (Os 6.3)
    3-HERMENÊUTICA, EXEGESE E EISEGESE
    AT 8.29-31 – A HERMENÊUTICA BÍBLICA é disciplina da Teologia Exegética que ensina as regras para interpretar as Escrituras e a maneira de aplicá-las corretamente. São as técnicas de interpretação do Texto Bíblico.
    Hermenêutica é a ciência da interpretação: é ciência e arte de interpretar:
    1 - E ciência porque determina regias e princípios seguros e imutáveis.
    2 - É arte porque estabelece regras práticas.
    Do grego HERMENEUTIKÉ, "Arte de interpretar"; HERMENEUEIN, usualmente traduzido por “Interpretar”; HERMENEUO, "Explicar Alguma Coísa”; HERMENEUTES, "Intérprete"; HERMENEIA, “Ato de interpretar, traduzir e atualizar a mensagem de um texto”. Estes termos grego estão relacionados à Mitologia Grega, que atribuía a invenção da linguagem ao deus Hermes At 14.12. Barnabé – Júpiter (Zeus na Mitologia Grega) e Paulo – Mercúrio (Hermes na Mitologia Grega), porque era ele quem trazia a palavra. Define-se hoje como a disciplina que estabelece os critérios para a interpretação dos textos.
    Quando dizemos que a Hermenêutica é a disciplina da Teologia Exegética, queremos dizer que quando vamos estudar a teologia, podemos compará-la a um edifiício de 5 andares:
    1º ANDAR – TEOLOGIA EXEGÉTICA (EXEGESE – EXTRAIR) – é a ciência ou a parte da teologia que ensina as técnicas para compreender melhor o Texto Sagrado.
    APARTAMENTOS (DISCIPLINAS):
    1. FILOLOGIA SAGRA (LÍNGUAS SAGRADAS) – Grego e Hebraico (línguas originais).
    2. EXAGOGE BÍBLICA OU INTRODUÇÃO BÍBLICA – disciplinas que procuram auxiliar o estudante a compreender melhor o Texto Sagrado - Geografia Bíblica, Estudo do Canon (a formação das Sagradas Escrituras).
    3. HERMENÊUTICA – que ensina as técnicas de interpretação do Texto Bíblico.
    2º ANDAR – TEOLOGIA BÍBLICA – procura investigar de acordo com o contexto do Antigo e do Novo Testamento as teologias específicas de cada volume (Antigo e Novo Testamentos).
    APARTAMENTOS:
    1. TEOLOGIA DO NOVO TESTAMENTO
    2. TEOLOGIA DO ANTIGO TESTAMENTO
    3. SOCIOLOGIA DO NOVO TESTAMENTO
    4. SOCIOLOGIA DO ANTIGO TESTAMENTO
    5. MÉTODOS DE ESTUDO DO ANTIGO TESTAMENTO
    6. MÉTODOS DE ESTUDO DO NOVO TESTAMENTO

    3º ANDAR – TEOLOGIA HISTÓRICA – procura entender o desenvolvimento da doutrina (resumo da Teologia Sistemática).
    4º ANDAR – TEOLOGIA SISTEMÁTICA – coloca a doutrina em ordem usando um sistema dentro da teologia para compreender a doutrina.

  • faz APARTAMENTOS:
    1. BIBLIOLOGIA
    2. TEONTOLOGIA (DEUS)
    3. ANGELOLOGIA (ANJOS)
    4. ANTROPOLOGIA (HOMEM)
    5. HAMARTIOLOGIA (PECADO)
    6. CRISTOLOGIA (CRISTO)
    7. SOTERIOLOGIA SALVAÇÃO
    8. PARACLETOLOGIA ESPÍRITO SANTO
    9. ECLESIOLOGIA IGREJA
    10. ESCATOLOGIA ÚLTIMAS COISAS

    5º ANDAR – TEOLOGIA PRÁTICA
    APARTAMENTOS:
    1. EDUCAÇÃO CRISTÃ
    2. HOMILÉTICA
    3. TEOLOGIA PASTORAL
    EXEGESE – vem do grego EXEGESIS (eksēgēsis) que tanto pode significar “narração, guiar, dirigir, governar, descrição ou apresentação, como explicação e interpretação”, que, por sua vez, origina-se do substantivo EXEGEOMAI (eksēgeomai), “conduzir”, que abrange os vocábulos “contar”, “explicar”, “interpretar”, “descrever”, “relatar” e “revelar”.
    O vocábulo é constituído pelo tema verbal composto EX (“ek”), “fora de”; EGEOMAI ("hēgeomai"), que se traduz primariamente por “liderar”, “guiar”, “conduzir”, e pelo sufixo “sis”, que indica ação. Literalmente quer dizer “conduzo para fora”, “extraio”. Segundo o uso mais remoto, o EKSĒGĒTĒS era o “expositor”, “narrador” ou “intérprete” das leis, seja divina seja humana, ou simplesmente um “escriba”, “escritor” ou “sábio” (cf. Jo 1.18).
    Etimologicamente, o significado proposto para Exegese seria “conduzir para fora”, ou “puxar de dentro para fora”. É o processo de descobrir e conduzir para fora a mensagem do texto. É deixar o texto falar por si próprio. Busca descobrir a intenção original do texto bíblico quanto à sua própria interpretação (comentário, explicação, crítica). Tudo isso fica por conta de Exegese.
    A Exegese consiste em compreender um ou mais textos bíblicos em sua forma e em sua essência, através de um trabalho minucioso de explicação e interpretação, usando vários recursos e instrumentos científicos para entender os contextos histórico e literário do texto sagrado. A exegese distingue-se de outras interpretações bíblicas pelo seu caráter mais científico, detalhado e aprofundado.
    A Metodologia da Exegese Bíblica, portanto, é a organização e análise sistemática dos processos que devem orientar a investigação científica da Bíblia. Consiste na aplicação dos princípios racionais de investigação usados em documentos plurisseculares com o propósito de apreender o estilo literário de cada autor, a estrutura da obra, as formas literárias do conjunto, entre outros.
    EISEGESE – vem do grego EISEGESES e consiste em introduzir (fazer uma inferência) em um texto, alguma coisa que alguém deseja que esteja ali, mas que na verdade não faz parte do texto. Eisegese é o antônimo da Exegese. Nesta, a Bíblia interpreta-se a si mesma. Naquela, o leitor procura imprimir ao texto sagrado a sua própria interpretação.
    Enquanto a Exegese consiste em extrair o significado de um texto, mediante legítimos métodos de interpretação, a Eisegese consiste em injetar ou introduzir em um texto, algum significado que o intérprete deseja, mas que na verdade não

  • parte do mesmo. Em última instância, quem usa a Eisegese, força o texto mediante várias manipulações, fazendo com que uma passagem diga o que na verdade não diz.
    A Exegese é a mãe da ortodoxia doutrinária. Já a Eisegese é a matriz de todas as heresias. Ela gera o misticismo, e este acaba por dar à luz aos erros e aleijões doutrinários. Levemos em conta, também, que a Eisegese é própria da especulação que, por sua vez, é a principal característica da filosofia. Significa “entrar”, conduzir para dentro.
    OBS: Alguns intrepretam este termo como o ato de leitura do texto, e não de um inferência no texto (introduzir algo no texto).
    Do ponto de vista etimológico Hermenêutica e Exegese são sinônimos, mas hoje os especialistas costumam fazer a seguinte diferença: Hermenêutica é a ciência das normas que permitem descobrir e explicar o verdadeiro sentido do texto, enquanto a Exegese é a arte de aplicar essas normas.
    Em resumo podemos dizer que a HERMENÊUTICA é a ciência da interpretação bíblica que tem como objetivo determinar quais as palavras exatas de texto original, enquanto que a EXEGESE visa descobrir o exato sentido das palavras no texto em estudo.
    A Hermenêutica expõe os resultados;
    A Exegese aplica-se ás regras estabelecidas pela Hermenêutica.

    A Hermenêutica interpreta o significado exato do texto, isto é, se a l inguagem literal ou figurada. Envolve também três princípios práticos com relação ao texto em estudo:
    1. Sua observação.
    2. Sua interpretação ou compreensão. Considerar. Dt 29-29. e 1Co 13-9.
    3. Sua aplicação.

    Isto de maneira mais objetiva, pode ser melhor vistas em turmas de perguntas. Assim:
    A. Que diz o texto'.'' (é o principio da observação).
    B. Que significa o texto? (é o principio da interpretação).
    C. Que aplicação tem o texto para mim? (é o princípio da aplicação e apropriação pessoal do texto).

  • 4-A NECESSIDADE DA HERMENÊUTICA BÍBLICA
    A Hermenêutica Bíblica se torna necessária pelo fato de que nós, como leitores, estamos entre 2000 e 4000 anos separados da realidade do texto. A cultura, os costumes, a história, a cosmovisão, e especialmente a língua do contexto original criam uma distância muito grande entre nós e o texto. Aquilo que os leitores originais entendiam naturalmente exige de nós horas e horas de análise cuidadosa.
    Portanto, a Hermenêutica Bíblica existe para construir uma ponte entre nosso século e a "realidade" da audiência original. Todos os passos da Hermenêutica Bíblica constituem uma tentativa de aproximação do significado do Texto Bíblico.
    Mesmo as Escrituras defendem a necessidade de uma Hermenêutica Bíblica.
    a) - II Pedro 3:15, 16
    Algumas coisas difíceis de serem entendidas.
    É possível torcer as Escrituras.
    Pedro tinha dificuldade para entender alguns dos escritos de Paulo
    Naquela época, alguns já torciam a Bíblia.
    b) - Lucas 24:27
    Os apóstolos estavam deprimidos por não interpretarem devidamente as profecias messiânicas.
    O próprio Senhor Jesus reconheceu a necessidade de explicar as Escrituras.
    “Expunha-lhes” – Em grego (diermeneuo).
    Jesus fez Hermenêutica com os discípulos.
    c) - II Tim. 2:15 - “Manejar bem a palavra da verdade”
    Explorar bem e ensinar corretamente a palavra da verdade.
    Paulo recomenda a Timóteo que maneje bem as Escrituras.
    Entender bem e ensinar corretamente a palavra da verdade. A expressão “que maneja bem”, aqui empregada, é tirada dos sacrifícios do Antigo Testamento, e significa “cortar direito”. No Antigo Testamento, quando o ofertante trazia um cordeiro ou outro sacrifício qualquer, o mesmo era dividido em três partes (exceto no caso da oferta queimada, que era posta inteira sobre o altar). Uma parte era oferecida a Deus, outra parte era oferecida àquele que trouxera a oferta, enquanto que a terceira partilha cabia ao sacerdote. É dessa prática que foi emprestada a expressão “que maneja bem”. Significa simplesmente, dar a cada qual o que lhe pertence de direito.
    d) - II Cor. 2:17
    “Mercadejando” - Falsificando
    Do grego (capeleuo) = corromper, falsificar, adulterar
    Não devemos corromper, falsificar as Escrituras.
    OS ABISMOS EXISTENTES ENTRE NÓS E O TEXTO
    Podemos dizer que existem, pelo menos, 6 “abismos” entre nós e o texto sagrado:
    a. Abismo Cronológico - Quem foi usado para escrever o texto viveu num outro tempo e nós não estávamos lá. Não podemos então conversar com os autores, nem com os primeiros ouvintes e leitores para entender naturalmente o significado do que escreveram. Estamos separados pelo tempo.
    b. Abismo Geográfico - Especialmente nós, daqui do Ocidente, estamos a quilômetros de distância da região e dos países onde se deram os fatos narrados na Bíblia. O texto faz parte de um espaço geográfico diferente do nosso.
    c. Abismo Cultural - O texto, alvo de nossa Exegese, tem como pano de fundo uma cultura, que nada mais é do que o aspecto da vida social que se

  • relaciona com a produção do saber, arte, folclore, mitologia, costumes, etc. Assim, o jeito de olhar pra vida na cultura onde o texto estava inserido originalmente, tende a ser bastante diferente da percepção moderna e ocidental.
    d. Abismo Lingüístico - Há um “sofrimento”, um dano ao texto no ato da tradução e isso é inevitável. A estrutura gramatical, o jeito de escrever (falta de pontuação, acentos e separação entre palavras), as peculiaridades da língua grega, algumas expressões incomuns ou de sentido obscuro, a qualidade dos fragmentos de texto aos quais temos acesso, a possibilidade de erros na transmissão do texto, constituem um abismo entre o exegeta moderno e o texto.
    e. Abismo Literário - O estilo e a forma de escrita do texto do Novo Testamento difere do nosso estilo atual de escrever. Não é tão comum assim em nossa escrita o uso de imagens, parábolas e provérbios como era nos tempos do Novo Testamento.
    f. Abismo Espiritual - Quando lidamos com a Bíblia, considerada pelos cristãos como Livro Sagrado, admitimos que o texto tem origem em Deus e a maneira de Deus agir é diferente da nossa. Deus é infinito e fala de verdades difíceis de serem assimiladas. Assim, temos:
    Texto Inspirado: 2Tm 3.16
    Autores Movidos: 2Pe 1.21
    Leitores Guiados: Jo 16.13; 1Co 2.14; 1Jo 2.20, 27
    É fundamental que o estudioso das Escrituras admita que exegese não é fim, mas meio de se alcançar uma teologia sólida e uma exposição relevante da Palavra de Deus em nosso tempo.
    Um bom exegeta deve compreender a importância de três conceitos básicos:
    • Familiaridade (olhar geral)
    • Análise (observação de detalhes)
    • Síntese (produto final)
    5-BLOQUEIOS À COMPREENSÃO ESPONTÂNEA DA BÍBLIA
    1o – Histórico
    Estamos largamente separados da época dos escritores bíblicos.
    A Bíblia cobre um período de cerca de 1.500 anos.
    Com o tempo, muita coisa se perde.
    Quando compreendemos os fatos históricos, podemos compreender melhor os fatos bíblicos.
    2o – Cultural
    Um dos mais difíceis a serem transpostos.
    A cultura distinta dos povos bíblicos.
    Nos apenas vemos aquilo que estamos condicionados a ver.
    O ideal é nos colocarmos em uma posição neutra.
    a) - Costumes
    Gen. 15:2 - Foram achados documentos na cidade enterrada de Nuzu (c. 2000 - c.1500 a.C.), que mostraram que o costume daquela época era adotar um filho quando não se tinham filhos legítimos para herdar a herança. Se, porém, o primogênito nascesse, o adotado passaria para segundo plano.
    Gên. 31:34 - Ídolos do lar (no hebr. - Terafins), eram pequenos objetos que serviam como documentos que comprovavam a posse das terras e propriedades. Raquel roubou a herança de seu pai.

  • Prov. 22:28 - Marcos das propriedades das terras. O documento que garantia o terreno, assim como as escrituras de uma casa de hoje.
    Deut. 22:5 - Naquela época, as roupas dos homens e mulheres eram iguais, a diferença estava apenas nas roupas íntimas. Muitos naquela época, como hoje, usavam as roupas íntimas do sexo oposto por perversão.
    b) - Pensamento
    A maneira oriental de pensar é totalmente diferente da ocidental.
    Silogismo - A análise de argumento formal baseando-se na proposição de uma premícia maior e de outra menor, as quais se verdadeiras levam à conclusão de que determinado fato é verdadeiro.
    Silogismo é a estrutura do pensamento grego.
    * Premícia maior: Toda virtude é louvável
    * Premícia menor: Ora, a bondade é virtude.
    * Conclusão: Logo, a bondade é louvável.
    No Velho Testamento não existe “silogismo”
    No Velho Testamento a lógica baseia-se na experiência humana e não no raciocínio dedutivo. O pensamento hebraico é um pensamento concreto e não abstrato. O hebreu aceita o fato quando este fato se traduz em experiência.
    O que é Deus para estes homens?
    Davi - Deus é o meu refúgio e minha fortaleza
    Moisés - O Senhor é forte e poderoso
    Hagar - Deus é um Deus que ouve
    Os personagens bíblicos não estão preocupados com a fisionomia, mas de acordo com a experiência de cada um.
    Um teólogo deve ser conhecido com um profundo conhecedor da Bíblia. Temos conseguido viver isto em nossa vida, nossa experiência diária. Este conhecimento de nada nos aproveitará se não traduzirmos este conhecimento em vida. É por isso que não devemos fazer certas perguntas à Bíblia. Exemplo: Como foi a fusão em Cristo (Humanidade e Divindade)?
    3o - Lingüístico - (Hebraico, aramaico e grego)
    Nas melhores traduções há problemas.
    Idiomalismo: expressão específica de uma língua, de um povo.
    Falta de equivalência entre as palavras traduzidas.
    I Pedro 1:20 – Qual é verdadeiro significado da palavra: (grego = epílucis) = iniciativa, impulso.
    Nenhuma profecia da Escritura foi feita pelos profetas ou de sua conta, mas iluminados por Deus.
    Produção da profecia e não interpretação.
    6-OBSERVAÇÕES ÚTEIS E PRÁTICAS NO MANUSEIO E ESTUDO DA BÍBLIA
    1- Fazer apontamentos individuais dos assuntos em estudo.
    2- Aprender a ler e escrevem referências bíblicas, ex. pontos abreviativos.
    3- Conhecer a diferença entre texto, contexto, referência, inferência, etc.
    a) TEXTO - São as palavras contidas mima passagem.
    b) CONTEXTO - É a parte que fica antes e depois do texto conforme a leitura:
    c) REFERÊNCIA - É a conexão direta entre determinado assunto, que podem ser


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 70,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...

Desejo receber novidades e promoções no meu e-mail:


  • Hermenêutica bíblica