Curso Online de Exegese Bíblica
5 estrelas 2 alunos avaliaram

Curso Online de Exegese Bíblica

A Exegese tem por objetivo guiar para fora do texto os pensamentos que o escritor tinha quando escreveu um dado documento. Apresentaremos...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 7 horas


Por: R$ 29,90
(Pagamento único)

Mais de 100 alunos matriculados no curso.

Certificado digital Com certificado digital incluído

A Exegese tem por objetivo guiar para fora do texto os pensamentos que o escritor tinha quando escreveu um dado documento. Apresentaremos neste curso os tipos de exegese existentes; sua história durante os séculos; história das formas (o padrão da exegese moderna); os gêneros literários existentes na Bíblia; os princípios básicos da exegese; ferramentas necessárias para se fazer exegese; como fazer a exegese e procedimentos diante de um texto bíblico.


- Marcelo Sousa Lopes

- Tallysson Ribeiro Rodrigues

  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • Exegese Bíblica

    exegese bíblica

    prof. rogério adriano pinto
    bacharel em teologia pela fepar – faculdade evangélica do paraná

    curso de

  • a exegese tem por objetivo guiar para fora do texto os pensamentos que o escritor tinha quando escreveu um dado documento. apresentaremos neste curso os tipos de exegese existentes; sua história durante os séculos; história das formas (o padrão da exegese moderna); os gêneros literários existentes na bíblia; os princípios básicos da exegese; ferramentas necessárias para se fazer exegese; como fazer a exegese e procedimentos diante de um texto bíblico.

  • Definição de Exegese

    definição de exegese

    do grego: ek + egnomai, = ek + egéomai, penso, interpreto, arranco para fora do texto. é a prática da hermenêutica sagrada que busca da real interpretação dos textos que formam o antigo e o novo testamento. vale-se, pois, do conhecimento das línguas originais (hebraico, aramaico e grego), da confrontação dos diversos textos bíblicos e das técnicas aplicadas na lingüistica e na filosofia.

    a exegese tem por objetivo guiar para fora os pensamentos que o escritor tinha quando escreveu um dado documento, isto é, literalmente significa "tirar de dentro para fora", interpretar.

    eisegese: antônimo da exegese. nesta, a bíblia interpreta-se a si mesma. naquela, o leitor procura imprimir ao texto sagrado a sua própria interpretação.

  • a exegese é a mãe da ortodoxia doutrinária. já a eisegese é a matriz de todas as heresias. ela gera o misticismo, e este acaba por dar à luz aos erros e aleijões doutrinários. levemos em conta, também, que a eisegese é própria da especulação que, por sua vez, é a principal característica da filosofia. ora, se o nosso compromisso é com a teologia, subentende-se que a matéria-prima de nossa lide é a revelação. logo, a exegese é a nossa ferramenta. a palavra de deus não precisa de nossa interpretação, porquanto interpreta-se a si mesma. ela reivindica tão-somente a nossa obediência.

    a exegese é o estudo rigoroso de um texto, a partir de regras e conceitos metodológicos, pelos quais se busca alcançar o melhor sentido daquilo que está escrito. quando aplicado ao estudo da bíblia especificamente, denominamos de "exegese bíblica".

  • a bíblia é um livro difícil. difícil porque é antigo, foi escrito por orientais, que têm uma mentalidade bem diferente da greco-romana, da qual nós descendemos. diversos foram os seus escritores, que viveram entre os anos 1200 a.c. a 100 d.c. isso, sem contar que foi escrita em línguas hoje inexistentes ou totalmente modificadas, como o hebraico, grego e o aramaico, fato este que dificulta enormemente uma tradução, pois muitas vezes não se encontram palavras adequadas.

    outra razão para se considerar a bíblia um livro difícil é que ela foi escrita por muitas pessoas, às vezes até desconhecidas e em situações concretas as mais diversas. por isso, para bem entendê-la é necessário colocar-se dentro das situações vividas pelo escritor, o que é de todo impraticável. quando muito, consegue-se uma aproximação metodológica deste entendimento.

  • além do mais, a bíblia é um livro inspirado e é muito importante saber entender esta inspiração, para haurir com proveito a mensagem subjacente em suas palavras. dizer que a bíblia é inspirada não quer dizer que o escritor sagrado (ou hagiógrafo) foi um mero instrumento nas mãos de deus, recebendo mensagens ao modo psicográfico. é necessário entender o significado mais próprio da 'inspiração' bíblica.

    vale salientar que uma série de enganos podem advir de uma interpretação bíblica literal, porque uma interpretação ao "pé da letra" não revela o sentido mais adequado de todas as palavras. para que não aconteça conosco incidir neste equívoco, devemos aprender a nos colocar na situação histórica de cada escritor em cada livro, conhecer a situação social concreta da sociedade em que ele viveu, procurar entender o que aquilo significou no seu tempo e só então tentar aplicar a sua mensagem ás nossas circunstâncias atuais.

  • Tipos de Exegese

    tipos de exegese

    a) exegese estrutural

     
    do latim strutura (disposição interna de uma construção). doutrina que sustenta estar o significado do texto bíblico além do processo de composição e das intenções do autor. neste método é levado em conta as estruturas e padrões do pensamento humano. noutras palavras: o cérebro é guiado por determinadas estruturas e padrões, além dos quais não podemos avançar.
     
     

  • b) exegese gramático-histórica
     
     
    princípio de interpretação bíblica que leva em conta apenas a sintaxe e o contexto histórico no qual foi composta a palavra de deus. tal método acaba por tirar da bíblia o seu significado espiritual. não se pode ignorar as verdades que se acham escondidas sob o símbolo e enigmas das porções escatológicas e apocalípticas do livro santo. na interpretação da bíblia, não podemos esquecer nenhum detalhe. todos são importantes.

  • c) exegese teológica

     
    princípio de interpretação bíblica que toma por parâmetro as doutrinas sistematizadas pelos doutores da igreja. neste caso, o bíblia é submetida à doutrina. mas como esta nem sempre encontra-se isenta de interpretações parcimoniais e tradições meramente humanas, corre-se o risco de se valorizar mais a forma que o conteúdo. o correto é submeter a dogmática ao crivo da infalibilidade da palavra de deus.

  • Hermenêutica e Exegese

    hermenêutica e exegese

    hermenêutica é a disciplina que aplica métodos e técnicas que ajudam na compreensão do texto.

    do ponto de vista etimológico hermenêutica e exegese são sinônimos, mas hoje os especialistas costumam fazer a seguinte diferença: hermenêutica é a ciência das normas que permitem descobrir e explicar o verdadeiro sentido do texto, enquanto a exegese é a arte de aplicar essas normas.

    na linguagem teórica, a exegese aponta para a interpretação de alguma passagem literária específica, ao mesmo tempo em que os princípios gerais aplicados a tais interpretações são chamadas hermenêutica.

  • História da Exegese

    história da exegese

    exegese rabínica
     
    os judeus interpretavam a escritura ao pé da letra, por causa da noção de inspiração que tinham. se uma palavra não tinha sentido perceptível imediatamente, eles usavam artifícios intelectuais, para lhes dar um sentido, porque todas as palavras da bíblia tinham que ter uma explicação. o exemplo do paralítico é antológico: ele passara 38 anos doente. por que 38? ora, 40 é um número perfeito, usado várias vezes na vida de cristo (antes da ressurreição, no jejum) ou também no at (deserto, sinai). dois é outro número perfeito, porque os mandamentos (vontade) de deus se resumem em "2": amar deus e ao próximo. portanto, tirando um número perfeito de outro, isto é, tirando 2 de 40 deve dar um número imperfeito (38) que é número de doença...


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 29,90
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...

Desejo receber novidades e promoções no meu e-mail:


  • Exegese Bíblica
  • Definição de Exegese
  • Tipos de Exegese
  • Hermenêutica e Exegese
  • História da Exegese
  • História das Formas (“Formgeschichte")
  • Principais Gêneros Literários da Bíblia
  • Princípios Básicos da Exegese
  • As Ferramentas Necessárias ao Exegeta
  • Como Fazer Exegese
  • O Procedimento do Exegeta