Curso Online de Louvor, música ou adoração
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Curso Online de Louvor, música ou adoração

Esta palestra trata da música cristã e do louvor de forma ampla, em seus aspectos históricos e teológicos.

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Esta palestra trata da música cristã e do louvor de forma ampla, em seus aspectos históricos e teológicos.

Professor de Química e pesquisador em planejamento de fármacos e modelagem molecular há mais de 10 anos, o autor é coordenador do NEFIQC - Núcleo de Estudos em Física e Química Computacional, que utiliza ferramentas computacionais no tratamento de numerosos problemas científicos e tecnológicos nas ciências exatas e biológicas. O autor é cristão e interessa-se também por Teologia e ministério eclesiástico, tendo recentemente lançado o livro de mensagens "Dai-lhes vós de Comer" pela AlphaGraphics (Disponível em: http://twixar.com/IR86tF1jCnB, bem como na Amazon.com: http://twixar.com/X1eBES7i7) e "Fala Sério! Linhas Mestras do Ministério com Adolescentes" pela Garcia Edizioni (http://goo.gl/V8YWS).


- Jessyca Pereira Da Silva

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  • Louvor, Música ou Adoração?

    louvor, música ou adoração?

    andré mauricio de oliveira
    belo horizonte, julho de 2009

  • O que vamos estudar?

    o que vamos estudar?

    um pouco da história da música evangélica
    vícios e desvios na música gospel atual
    conceitos errados acerca da adoração
    música, adoração ou louvor?
    o que significa a verdadeira adoração?
    atitudes (corretas e incorretas) do adorador
    falando sobre estilos e gêneros musicais
    os efeitos da adoração
    feitos para adorar a deus
    oficina “adorador consciente”

  • Leitura inicial

    leitura inicial


    vi na destra do que estava assentado sobre o trono um livro escrito por dentro e por fora, bem selado com sete selos. vi também um anjo forte, clamando com grande voz: quem é digno de abrir o livro e de romper os seus selos? e ninguém no céu, nem na terra, nem debaixo da terra, podia abrir o livro, nem olhar para ele. e eu chorava muito, porque não fora achado ninguém digno de abrir o livro nem de olhar para ele. e disse-me um dentre os anciãos: não chores; eis que o leão da tribo de judá, a raiz de davi, venceu para abrir o livro e romper os sete selos. nisto vi, entre o trono e os quatro seres viventes, no meio dos anciãos, um cordeiro em pé, como havendo sido morto, e tinha sete chifres e sete olhos, que são os sete espíritos de deus, enviados por toda a terra. e veio e tomou o livro da destra do que estava assentado sobre o trono. logo que tomou o livro, os quatro seres viventes e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do cordeiro, tendo cada um deles uma harpa e taças de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos. e cantavam um cântico novo, dizendo: digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue compraste para deus homens de toda tribo, e língua, e povo e nação; e para o nosso deus os fizeste reino, e sacerdotes; e eles reinarão sobre a terra. e olhei, e vi a voz de muitos anjos ao redor do trono e dos seres viventes e dos anciãos; e o número deles era miríades de miríades; e o número deles era miríades de miríades e milhares de milhares, que com grande voz diziam: digno é o cordeiro, que foi morto, de receber o poder, e riqueza, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e louvor. ouvi também a toda criatura que está no céu, e na terra, e debaixo da terra, e no mar, e a todas as coisas que neles há, dizerem: ao que está assentado sobre o trono, e ao cordeiro, seja o louvor, e a honra, e a glória, e o domínio pelos séculos dos séculos: e os quatro seres viventes diziam: amém. e os anciãos prostraram-se e adoraram.
    apocalipse 5.1-14

  • Origens da música evangélica

    origens da música evangélica

    a música surgiu como experiência mística, uma forma de o ser humano expressar suas convicções religiosas. a palavra música nasceu na grécia, onde mousikê significava “a arte das musas", abrangendo também a poesia e a dança (p. guilherme lieven).
    a música gospel (do inglês, god = deus e spell = palavra) deve sua origem ao spiritual, o gênero musical dos escravos do final do século dezenove, nas igrejas evangélicas do sul dos estados unidos. até a década de 20, era caracterizada pelo melancolismo. a partir desta época, as letras passaram a tratar de temas mais alegres, e ganhar caráter evangelístico.
    thomas a. dorsey (1899-1993), compositor de sucesso tipo there will be peace in the valley, é considerado por muitos, o pai da música gospel (wikipédia).

  • Origens da música evangélica

    origens da música evangélica

    em sua forma original era geralmente interpretada por um solista, acompanhado de um coro e um pequeno conjunto instrumental. grandes intérpretes da música norte-americana começaram assim, como cantores de gospel nas igrejas (mahalia jackson, bessie smith, aretha franklin, ray charles).
    o gospel ajudou a moldar toda a música negra dos estados unidos no século passado: ragtime, blues e jazz.

  • Origens da música evangélica

    origens da música evangélica

    influenciou também os gêneros de sucesso dos anos seguintes: os quartetos gospel, surgidos após a segunda guerra mundial, e o o rock dos anos 50 (bill halley e seus cometas, elvis presley, jerry lee lewis).
    o gospel adquiriu importância comercial nos estados unidos a partir dos anos 70, mesclado ao rock, o funk e o reggae.
    hoje o prêmio grammy, considerado o oscar da música, inclui a categoria gospel.
    nomes do gospel internacional: michael w. smith, vineyard, hillsong music australia, kirk franklin; hosanna!music, petra, guardian, bride; amy grant, crystal lewis.

  • Origens da música evangélica

    origens da música evangélica

    no brasil, a música cristã popularizou-se na forma de hinários com versões em português de composições estrangeiras.
    principalmente a partir da década de 80, as igrejas tradicionais renderam-se aos corinhos, composições curtas de brasileiros, que passaram a ser usadas nos cultos. o piano e o órgão cederam espaço a instrumentos populares, como violão, bateria, guitarra, baixo e teclado.

  • Origens da música evangélica

    origens da música evangélica

    origem de alguns grupos que marcaram época no movimento gospel brasileiro:
    em 1968 , o pr. jaime kemp fundou o vpc (vencedores por cristo). o grupo tinha forte vocação missionária, e visava preparar os jovens para o ministério cristão através do louvor. o pr. kemp desligou-se do vpc em 1978, mas o grupo continuou.
    por esse grupo passaram muitos dos mais conhecidos compositores brasileiros como: guilherme kerr, sérgio pimenta, asaph borba, jorge camargo, jorge redher, joão alexandre, nelson bomilcar e gerson ortega.

  • Origens da música evangélica

    origens da música evangélica

    em 1982 alguns integrantes do vpc criaram o grupo semente. a quie, formada por sérgio pimenta, nelson bomilcar, gerson ortega, jorge camargo, edy chagas, marco mônaco, miriam zancul ortega, carla bomilcar, sônia pimenta e hélio campos, permaneceu junta até o falecimento de sérgio pimenta, em 1989.
    a partir da década de 80, surgiu o gênero que pode ser chamado de “louvor congregacional”, com gravação de cultos ao vivo. o grande precursor deste gênero foi o pastor adhemar de campos, de são paulo.

  • Origens da música evangélica

    origens da música evangélica

    representantes da música gospel brasileira:
    alda célia, aline barros, ana paula valadão, andré valadão, apocalipse 16, arautos do rei, cassiane, cicero nogueira, cristina mel, daniel souza, david quinlan, débora miranda, diante do trono, dj alpiste, elaine de jesus, eyshila, fernanda brum, fernandinho, fruto sagrado, gerson freire, j. neto, jamily, joão alexandre, kleber lucas, leonardo gonçalves, ludmila ferber, mara lima, marcelo aguiar, marina de oliveira, mattos nascimento, nívea soares, novo som, oficina g3, regis danese, renascer praise, resgate, robinson monteiro, rose nascimento, sandrinha, shirley carvalhaes, toque no altar, trazendo a arca, vanilda bordieri, voices, voz da verdade, pastor feliciano amaral, entre outros.

  • Origens da música evangélica

    origens da música evangélica

    alguns números interessantes:
    o mercado de produtos evangélicos deverá crescer 30% em 2009.
    a indústria de produtos e serviços para cristãos (bíblias, cds, dvds e acessórios) movimenta por ano mais de r$ 1 bilhão, num país com mais de 30 milhões de evangélicos — a projeção é de que essa população aumente para 50 milhões até 2020.
    no mercado fonográfico, segundo a associação brasileira de produtores de discos (abpd), a música gospel nacional ocupa a segunda colocação entre os gêneros musicais campeões em venda, atrás somente do pop-rock.
    são publicados, anualmente, mais de 20 milhões de títulos, e os evangélicos lêem, em média, 7,1 obras por ano.
    segundo dados do último censo realizado pelo ibge, a população evangélica representava no ano de 2000 ,15,4% da população; o número de evangélicos cresce em média 7% ao ano.


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  • Louvor, Música ou Adoração?
  • O que vamos estudar?
  • Leitura inicial
  • Origens da música evangélica
  • A música evangélica brasileira: para onde vamos?
  • O que a adoração não é
  • O que a adoração é
  • Qual a diferença entre música, adoração e louvor?
  • Teologia da adoração
  • Atitudes da adoração
  • Falando sobre estilos e gêneros musicais
  • Os efeitos da adoração