Curso Online de MINISTÉRIOS ECLESIÁSTICOS

Curso Online de MINISTÉRIOS ECLESIÁSTICOS

O título deste curso não implica em formação profissional. Sua certificação não permite o execício da profissão regulamentada em lei, sem...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 6 horas


Por: R$ 39,90
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

O título deste curso não implica em formação profissional. Sua certificação não permite o execício da profissão regulamentada em lei, sem que sejam atendidos todos os requisitos legalmente exigidos pela categoria.


Nossos cursos são de nível básico, livres, são cursos destinados ao aprimoramento profissional. Não são considerados cursos de nível superior (graduação, extensão, pós-graduação). Por sermos Cursos Livres, não possuímos vínculo algum com o MEC.
O objetivo principal é aprender o conteúdo, e não apenas terminar o curso.
Leia todo o conteúdo com atenção redobrada, não tenha pressa.
Explore profundamente as ilustrações explicativas, pois elas são fundamentais para exemplificar e melhorar o entendimento sobre o conteúdo.



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • BEM-VINDO AO CURSO DE MINISTÉRIOS ECLESIÁSTICOS

  • INTRODUÇÃO

    Alguns animais vivem totalmente isolados. Não se associam nem com outros da sua própria espécie, exceto, com a mãe no primeiro período da vida e com a companheira (o) durante o cio. O ser humano, ao contrário, é gregário. Vive em grupos. Tal associação é necessária a fim de alcançar objetivos que, individualmente, não seriam possíveis. Além disso, a própria natureza humana sente necessidade do companheirismo e do amor. Depois de haver criado Adão, Deus disse: "Não é bom que o homem esteja só." Quem insiste em se isolar luta contra o bom senso e torna-se infeliz. Como disse Salomão, aquele que se separa insurge-se contra a verdadeira sabedoria. (Pv.18:1).

  • Contudo, viver em grupo tem também seus problemas e cria novas necessidades. O primeiro problema é a direção a ser tomada. Se forem muitos os componentes do grupo, muitas são as cabeças e diversas as opiniões. Por isso, são necessários os líderes. Não para fazer a sua própria vontade, mas para interpretar a vontade do grupo e viabilizar sua execução. Esta é uma dura tarefa. Exige sabedoria e bom senso, porque pode ser que o grupo esteja enganado quanto aos seus propósitos. Por isso, o líder precisa ter capacidade e preparação superior a média do grupo, a fim de poder conduzi-lo de modo eficaz. Outra necessidade que surge com o grupo é divisão de tarefas. É preciso identificar habilidades, talentos e atribuir responsabilidades.

  • A liderança é necessária em qualquer empreendimento coletivo. A igreja não é uma exceção. O líder da igreja é , em última instância, o Senhor Jesus. Ele é a cabeça da igreja. (Ef.1:20-23). Entretanto, os homens ainda precisam de líderes visíveis; precisam de modelos humanos e direção humana, uma vez que nem sempre estão aptos a ouvir a ordem direta de Deus. Por isso, Deus instituiu ministérios na igreja. O que é um ministério? Quais são os ministérios estabelecidos por Deus? Tal liderança é ainda necessária nos nossos dias? Como está a realidade das igrejas em relação a tudo isso?

  • Neste estudo procuraremos respostas a essas questões. Precisamos obtê-las urgentemente, pois a indefinição nesse assunto tem causado problemas diversos na obra de Deus e dificultado a expansão do seu Reino.

  • MINISTÉRIO

    Entre outras informações, o dicionário da língua portuguesa nos diz que ministério é "trabalho ou serviço na igreja". Biblicamente, entendemos que todo serviço cristão que se desempenha de modo contínuo é um ministério. Desde a liderança até tarefas operacionais permanentes. Um trabalho eventual não pode ser assim considerado. Eis aí um fator que serve até para diferenciar ministérios e dons espirituais

  • Existem quatro termos gregos que se relacionam aos vocábulos ministro e ministério:

    - huperetai (huperetai)

    - leitourgos (leitourgos)

    - sunergon (sunergon)

    - diakonos (diakonos)

    Paulo emprega quase que invariavelmente, diakonos. O termo aparece, nas quatro formas, 25 vezes no Novo Testamento.

    A forma "diakonia" aparece 24 vezes, sendo traduzida por:

  • Distribuição de serviço, socorro, serviço, ministério ou administração.

    Os ministérios de liderança apresentados no Novo Testamento são :

    - Apóstolos

    - Profetas

    - Evangelistas

    - Pastores (bispos, presbíteros)

    - Mestres (Efésios 4:11)

  • Os diáconos são apresentados como auxiliares. Eles não dirigem a igreja local, mas são responsáveis por algumas áreas. (At.6).

    Ministério é serviço. Logo, o ministro é um servo. Algumas vezes, o apóstolo Paulo usou o termo doulo (doulos), que significa escravo. "Onde está pois a jactância?" O Verdadeiro espírito do ministro, não deve ser a ambição carnal de mandar ou ser servido, mas espelhar no que Jesus sempre fez no seu ministério terreno, que foi "não ser servido, mas servir". (Mc.10:45).

  • Quando os discípulos disputavam entre si para saber quem era o maior, Jesus "os chamou para junto de si e disse-lhes: sabeis que os que são considerados governadores dos povos, têm-nos sob seu domínio, e sobre eles seus maiores exercem autoridade. Mas entre vós não é assim; pelo contrário, quem quiser tornar-se grande entre vós, será esse o que vos sirva; quem quiser ser o primeiro entre vós, será servo de todos." (Mc.10:41-44).

  • Apesar das especificações bíblicas, as igrejas e denominações estabelecem alguns ministros e desprezam ou ignoram os demais.

    Os Metodistas têm bispos e pastores.

    Os Presbiterianos, Assembléia de Deus e outras igrejas pentecostais têm pastores, diáconos e presbíteros.

    Os Batistas têm somente pastores e diáconos.

    Na seqüência, procuraremos explicitar alguns detalhes de cada um dos ministérios supracitados.


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 39,90
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...
Autorizo o recebimento de novidades e promoções no meu email.

  • BEM-VINDO AO CURSO DE MINISTÉRIOS ECLESIÁSTICOS
  • INTRODUÇÃO
  • MINISTÉRIO
  • APÓSTOLOS
  • EVANGELISTAS
  • PASTORES
  • Bispo
  • Presbítero
  • MESTRES
  • TRABALHO MINISTERIAL EM EQUIPE
  • DIÁCONOS
  • PRECISAMOS AINDA DOS DIÁCONOS?
  • CONCLUSÃO