Curso Online de SOCIOLOGIA DA RELIGIÃO

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A fórmula mais simples para definir a sociologia da religião consiste em dizer que ela analisa a fenomenologia religiosa com o auxílio do...

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A fórmula mais simples para definir a sociologia da religião consiste em dizer que ela analisa a fenomenologia religiosa com o auxílio dos instrumentos teóricos e empíricos que são típicos da sociologia.
Este Curso tem um aprofundamento na análise do tema e com certeza preencherá a necessidade de todo estudioso da área. A vertente / fonte utilizada é cristã, porém todos poderão desfrutar e serem alicerçados nesse conteúdo.

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Sou pesquisador de áreas diversas. Sou professor (Docente) da área teológica, filosófica e estudante dessa área há 30 anos. Tenho o Doutorado em Teologia. Tenho Graduação pelo MEC em Teologia, Filosofia e Pedagogia, além da Docência do Nível Superior. Tudo relacionado à Religiosidade, Mitologia, Espiritualidade, Teologia, Filosofia, Pedagogia e tudo o que envolve sobre a Bíblia, é de meu conhecimento. Tenho experiencia de gerenciamento e administração, área técnica e manuais técnicos. Também ensino na área de egiptologia, Ciência das Religiões, gestão de empresas, gestão ambiental, ciências, informatica, recursos humanos, educação, sustentabilidade, defesa pessoal, língua portuguesa, Idiomas, Biotecnologia, Robótica, Petrologia, Segurança, e algumas áreas de medicina e esportivas. Tenho biblioteca própria, com mais de 15.000 livros (físicos) catalogados, abrangendo diversos temas, e sou fiel a Deus e Sua Palavra, a Bíblia. Todos os cursos aqui ensinados são "cursos livres". Veja outros cursos: http://www.buzzero.com/autores/escola-online?a=escola-online



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  • Sociologia da Religião

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  • Introdução

    A fórmula mais simples para definir a sociologia da religião consiste em dizer que ela analisa a fenomenologia religiosa com o auxílio dos instrumentos teóricos e empíri-cos que são típicos da sociologia.
    Historicamente, a ligação entre sociolo-gia e sociologia da religião foi estreitíssima. As incertezas iniciais de uma recaíam sobre a outra, como também os progressos suces-sivos em termos de confiabilidade científica.
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  • E também terá algum significado a coincidência, certamente não fortuita, de que os maiores expoentes da assim chama-da sociologia geral sejam também enume-ra: dos entre os autores clássicos da socio-logia da religião: é o caso tanto de Comte como de Durkheim, de Simmel como de Weber, de Sorokin como de Parsons.

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  • Há um ponto particular, em relação ao qual convergem e divergem muitas abordagens dos autores acima citados e de outros. Alguns professam a sociologia em chave quase mili-tante, em favor de uma perspectiva confessio-nal ou anticonfessional específica, enquanto outros fazem da neutralidade seu fulcro, fugin-do de envolvimentos demasiadamente diretos e de aplicações demasiadamente imediatas. Na verdade, não são muitos, porém, que escolhem a solução da equidistância não valorativa, em chave não preconceituosa.

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  • A orientação pessoal de cada sociólogo emerge de modo claro já por meio das próprias definições de religião, que foram objeto de um estudo específico de Yves Lambert [1991], o qual distingue essencial-mente entre definições substantivas e defi-nições funcionais.

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  • As primeiras se referem a elementos jus-tamente substantivos, como o culto, o sobre-natural, o invisível, o rito ou ainda outras coisas. As segundas, ao contrário, salientam a conotação funcional, o papel da religião na sociedade. Nas origens da sociologia da reli-gião, foram prevalentes as definições substan-tivas, e depois - especialmente com o desenvol-vimento do debate sobre a secularização - se difundiram as funcionais. Mas umas e outras foram mais atravessadas e condicionadas pelo problema da crença (ou não crença) e da pertença confessional (ou não) do estudioso em questão.

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  • Algumas Definições de Religião no Contexto Sociológico

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  • Para Durkheim [1973: 59], “uma religião é um sistema solidário de crenças e de práticas relativas a entidades sagradas, isto é, sepa-radas, interditas; crenças e práticas que unem em uma mesma comunidade moral, chamada igreja, todos os aderentes”. Os conteúdos subs-tantivos são aqui as crenças, as práticas, as inatingíveis entidades sagradas, a igreja. Uma definição anterior [Durkheim 1996: 67] fala, ao contrário, de fenômenos religiosos e não de religião, enquanto não acena à comunidade e nem sequer ao sagrado.
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  • De sua parte, Weber não forneceu uma definição precisa da religião. Podemos, entre-tanto, conseguir alguns indícios significativos dela, dispersos em suas obras. Por exemplo, ele fala de “sistemas de regulação da existência”, que conseguiram “reunir a seu redor uma fila particularmente cerrada de fiéis” [Weber 1976: 327], quando analisa a ética econômica das religiões mundiais. Insiste, ao invés, sobre a dimensão da ação, quando afirma que “o agir religiosamente ou magicamente orientado to-ma sua consistência originária em um processo mundano.
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  • As ações que se apresentam como reli-giosas ou mágicas devem ser realizadas ‘a fim de que tudo vá bem e vivas longamente sobre a terra” [Weber 1974,1: 421 ]. Há, por-tanto, uma sólida relação entre dimensão religiosa e dimensão terrena.

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  • Jean Séguy [1988: 174] observa justa-mente que “nas primeiras linhas do pará-grafo Iº do capítulo V de Economia e socie-dade - que trata expressamente da sociolo-gia religiosa (Religionssoziologie) - Weber considera impossível fornecer uma definição da religião no início de uma tratação como a que ele empreende. Além do mais, acres-centa, poder-se-á tentar tal definição no fim do trabalho. Aí chegando, não pensaremos mais”.

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  • Sociologia da Religião
  • Introdução
  • Algumas Definições de Religião no Contexto Sociológico
  • As Definições Funcionais da Religião no Contexto Sociológico
  • A Natureza do Fenômeno Religioso na Sociedade
  • A Produção do Fenômeno Religioso
  • Do Fenômeno Religioso Difuso à Religião
  • As Produções Sociais da Religião
  • A Sodalidade Religiosa
  • Os Ritos
  • As Crenças
  • As Regras da Vida
  • Religião e "Impulso Vital" Sociológico na Interpretação de Henri Bergson
  • Religião e Democracia na Sociologia na Interpretação de Tocqueville
  • As Formas Religiosas na Sociologia na Interpretação de Durkheim
  • Vida Religiosa e Sociedade
  • Sagrado e Profano
  • Magia, Religião e Igreja
  • As Religiões Universais de Weber no Contexto Sociológico
  • Calvinismo e Capitalismo
  • A Ética Protestante
  • Igrejas e Seitas
  • A Dimensão Psíquica da Religião Segundo Freud no Contexto Sociológico
  • Psique e Religião
  • A Religião Como Ilusão
  • A Dinâmica Histórico-cultural Sociológica da Religião
  • Igreja e Seita na Análise de Ernst Troeltsch
  • O Sagrado Entre Irracional e Racional
  • Conclusão
  • Glossário