Curso Online de Como introduzir ou reavivar a EBD em sua Igreja

Curso Online de Como introduzir ou reavivar a EBD em sua Igreja

Destinado aos Pastores e Lideres que tem encontrado dificuldade em Implantar ou reavivar a EBD em suas Igrejas. Um otimo investimento com...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 4 horas

Por: R$ 23,00
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

Destinado aos Pastores e Lideres que tem encontrado dificuldade em Implantar ou reavivar a EBD em suas Igrejas. Um otimo investimento com retorno eterno.

Pastor, Militar da Marinha, casado, com 3 filhos, Bacharel em Teologia pelo Centro de treinamento Teologico Harland Grahand (CTTHG)



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
  • Curso Preparatório para introduzir ou
    Reavivar a EBD em sua Igreja

    Palestrante:
    Pastor Luis Fernando Meira

    "Desvenda os meus olhos, para que eu contemple as maravilhas da tua lei"
    (Salmos 119:18).

  • “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” João 8.32

  • Quais os passos necessários para uma escola bíblica de sucesso?

    1- Conhecer a importância da EBD na história
    2- Entender a necessidade da EBD na Igreja
    3- A formação do quadro de professores/supervisores
    4- O preparo do ambiente das aulas
    5- Escolha do material adequado as faixas etárias
    6- Definição de dia e horário fixo
    7- Anúncios em todas as reuniões
    8- Implementação de motivacionais
    9- Participação de um coordenador
    10- Anúncios de metas pretendidas e alcançadas

  • 1- Conhecer a importância da EBD na história

    Robert e Sara Kalley

  • Um notável pioneiro A moderna instituição conhecida como “escola dominical” teve como seu principal fundador o jornalista inglês Robert Raikes (1735-1811). Ele era natural da cidade de Gloucester e em 1757, aos vinte e dois anos, sucedeu o pai como editor do Gloucester Journal, um periódico voltado para a reforma das prisões. Nessa época, estava ocorrendo na Inglaterra o extraordinário avivamento evangélico, com sua forte ênfase social. Inspirado por outras pessoas, Raikes iniciou uma escola em sua paróquia em 1780. Ele ensinava crianças pobres de 6 a 14 anos a ler e escrever e dava-lhes instrução bíblica. A idéia de Raikes rapidamente se alastrou pelo país. Apenas cinco anos mais tarde, em 1785, foi organizada em Londres uma sociedade voltada para a criação de escolas dominicais. Um ano depois, cerca de 200.000 crianças estavam sendo ensinadas em todo a Inglaterra. No princípio os professores eram pagos, mas depois passaram a ser voluntários. Da Inglaterra a instituição foi para o País de Gales, Escócia, Irlanda e Estados Unidos.

    1- Conhecer a importância da EBD na história

  • Difusão nos Estados Unidos No fim do século 18, quando ocorreu a independência dos Estados Unidos, muitas crianças, especialmente pobres, não tinham acesso à educação. As escolas dominicais vieram suprir essa carência, além de unir o ensino religioso ao ensino geral. A primeira escola dominical americana surgiu numa residência da Virgínia em 1785. Na década seguinte, foram criadas escolas em Boston, Nova York, Filadélfia, Rhode Island e Nova Jersey. Destinavam-se a crianças que careciam de educação, muitas das quais trabalhavam em indústrias. Na cidade de Pawtucket, Estado de Rhode Island, foi iniciada uma escola na primeira usina de algodão dos Estados Unidos. Os primeiros dirigentes em geral eram leigos e líderes comunitários; o texto usado era a Bíblia e as matérias incluíam leitura, redação e valores cívicos e morais. Essas escolas dominicais prepararam o caminho para a criação de escolas públicas.

  • A partir de 1800, os propósitos das escolas dominicais americanas passaram a ser instrução e evangelismo; elas transmitiam valores cristãos e o espírito democrático da nova nação. Era um trabalho não-denominacional ou, como se dizia na época, uma “associação voluntária”, reunindo pessoas de diferentes igrejas. Em 1824 foi fundada a União Nacional de Escolas Dominicais, que organizou os líderes, publicou literatura e criou milhares de escolas no interior do país. Na mesma época, muitas denominações começaram a criar as suas próprias uniões de escolas dominicais.

    No final do século dezenove, 80% dos novos membros ingressavam nas igrejas através das escolas dominicais. Em 1905, foi criada a Associação Internacional de Escolas Dominicais, que passou a promover convenções em muitos países, algumas das quais tiveram a presença de brasileiros.

  • A escola dominical chegou ao Brasil como as primeiras missões protestantes. A primeira escola dominical permanente foi fundada pelo casal Robert e Sarah Kalley em Petrópolis, no dia 19 de agosto de 1855. Sarah Kalley havia sido grande entusiasta desse movimento na sua pátria, a Inglaterra. A primeira escola dominical presbiteriana foi iniciada pelo Rev. Ashbel Green Simonton em maio de 1861, no Rio de Janeiro. Reunia-se nos domingos à tarde, na rua Nova do Ouvidor. Essa escola aparentemente foi organizada de modo mais formal em maio de 1867. Um evento comum em muitas igrejas presbiterianas brasileiras nas primeiras décadas do século 20 era o “Dia do rumo à escola dominical”, quando se fazia um esforço especial para trazer um grande número de visitantes.

    A Escola Dominical no Brasil

  • 2- Entender a necessidade da EBD na Igreja

    A - O Livro estudado na EBD é o mais importante do mundo, a Bíblia.
    Na Palavra de Deus o homem recebe orientações que o tornam sábio para a vida presente e para a vindoura.

  • 2- Entender a necessidade da EBD na Igreja

    B - Na EBD, a igreja tem a oportunidade de firmar suas convicções, capacitando os membros a não se deixarem levar por ventos de doutrinas.

  • 2- Entender a necessidade da EBD na Igreja

    C - Os membros assíduos na EBD adquirem um excelente conhecimento bíblico, fator preponderante para o aperfeiçoamento da vida cristã.


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 23,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...

Desejo receber novidades e promoções no meu e-mail:


  • Quais os passos necessários para uma escola bíblica de sucesso?
  • 1- Conhecer a importância da EBD na história
  • 2- Entender a necessidade da EBD na Igreja
  • 3- A formação do quadro de professores/supervisores
  • 4- O preparo do ambiente das aulas
  • 5- Escolha do material adequado as faixas etárias
  • 6- Definição de dia e horário fixo
  • 7- Anúncios em todas as reuniões
  • 8- Implementação de motivacionais
  • 9- Participação de um coordenador
  • 10- Anúncios de metas pretendidas e alcançadas