Curso Online de Cálculo de ìndices de Produtividade em Projetos Industriais

Curso Online de Cálculo de ìndices de Produtividade em Projetos Industriais

Neste curso você será capacitado a analisar e calcular a produtividade, durações e recursos necessários para execução de projetos industr...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 4 horas


Por: R$ 100,00
(Pagamento único)

Mais de 5 alunos matriculados no curso.

Certificado digital Com certificado digital incluído

Neste curso você será capacitado a analisar e calcular a produtividade, durações e recursos necessários para execução de projetos industriais.

Na fase de planejamento de um projeto, muitos planejadores se deparam com a dificuldade de calcular as durações e os recursos necessários para execução do projeto. Esta dificuldade se torna mais visível quando na fase de execução, verificarmos que os números calculados são insuficientes ou superestimados, levando a custos desnecessários ao projeto.

Nosso curso mostra como diminuir os riscos de termos que replanejar o projeto em função de inconsistências no planejamento original.

No curso esta incluído tabelas de índices de Produtividade apurados em projeto de grande porte.

Empresa de Consultoria e Gestão de Planejamento, com profissionais capacitados e especializados em treinamentos de Planejamento, ORACLE Primavera versão 8.2, MS-Project, Liderança e Segurança do Trabalho. Empresa atuando no mercado de trabalho à 9 anos.



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • Cálculo de Índices de Produtividade em Projetos Industriais Tabelas de índice de Produtividades incluído

  • Introdução Literária

    Neste curso você será capacitado a analisar e calcular a produtividade, durações e recursos necessários para execução de projetos industriais.

    Na fase de planejamento de um projeto, muitos planejadores se deparam com a dificuldade de calcular as durações e os recursos necessários para execução do projeto. Esta dificuldade se torna mais visível quando na fase de execução, verificarmos que os números calculados são insuficientes ou superestimados, levando a custos desnecessários ao projeto.

    Nosso curso mostra como diminuir os riscos de termos que replanejar o projeto em função de inconsistências no planejamento original.

  • Tópicos
    O que é produtividade;
    O que são índices de produtividade;
    O que é Hh (Homem hora);
    Cuidando com as unidades de cada insumo;
    O que é equipe básica;
    Nivelamento de Recursos, o que é?;
    O que são atividades criticas de um projeto;
    O que é folga zero em uma atividade critica;
    Como calcular o Hh (Homem hora);
    Cálculo de índices de produtividade (Conceito);
    Cálculo de índices de produtividade (Dados);
    Cálculo de índices de produtividade (Cálculo)
    Cálculo de índices de produtividade (Histórico);
    Como calcular as durações de atividades;
    Como calcular os recursos das atividades;
    Duração do projeto x recursos;
    Duração das atividades x Duração do Projeto
    Tabelas de índice de produtividades reais apurados em grande projeto;
    Conclusões.

  • O que é produtividade

    Produtividade é o resultado final ou parcial da realização de atividades ou tarefas versus os recursos utilizados nestas, de forma que possamos obter um Índice. É a relação entre os meios, recursos utilizados e o resultado final.
    Observamos que a produtividade é relativa em função da localidade aonde será executado determinado serviço, ou seja, o mesmo serviço pode ter índices diferentes dependendo do local de execução em função da mão de obra disponível neste local, o clima, as dificuldades de execução e até mesmo o horário de realização destas atividades.

  • O que são índices de produtividade.

    Os índices de produtividade são números obtidos entre a relação da quantidade de recursos versus a quantidade de serviços unitários, ou seja, é o numero de recursos necessários para realizar uma unidade de determinado serviço.

    Ex: quantas horas de 01 pedreiro e 01 ajudante são necessários para executar 01 m2 de alvenaria.

    Observe que o cálculo é sempre para 01 unidade de serviço e 01 equipe básica.

  • O que é Hh ( Homem hora )

    O Hh ou Homem hora, é o resultado do cálculo entre a soma total da quantidade de mão de obra x o tempo em horas, este resultado é utilizado para mensurar a quantidade de recursos necessários para realização de determinada atividades ou serviço, lembramos que para chegarmos a duração necessária para realização de atividades ou serviços, é imprescindível e obrigatório a execução destes cálculos.

  • Cuidado com as unidades de insumos/recursos

    Prezado planejador, muito cuidado na hora de definir a unidade de recursos/insumos na planilha de recursos do software que você estiver utilizando, esta unidade tem que ser a mesma que você irá atribuir na hora de alocar tais recursos nas atividades, por exemplo:

    Você cadastrou cimento na planilha de recursos, a unidade que você utilizou foi Kg.

    Na hora que você alocou o recurso cimento na atividade, você informou ao programa que a quantidade é 100 sacos, porém quando você emitir o relatório de suprimentos, vai constar não 100 sacos, mas 100kgs, o que corresponde a 02 sacos de 50kg, então sempre confira se esta alocando a quantidade correspondente a unidade que você cadastrou na planilha de recursos.

  • O que é Equipe Básica

    Para o cálculo da quantidade de recursos necessários ou duração necessária de uma atividade, sempre temos que realizar os cálculos tomando por base uma unidade, para isso temos que saber a equipe básica destas atividades, ou seja, a equipe mínima para realização de uma determinada atividade, por exemplo:
    Para execução de 01m2 de alvenaria, necessitamos no mínimo de 01 pedreiro, ou 01 pedreiro e 01 ajudante, então podemos dizer que a equipe básica é 01 pedreiro e 01 ajudante, esta definição deverá ser discutida e determinada pela equipe de planejamento.

  • Nivelamento de Recursos, o que é?

    Prezado planejador, o nivelamento de recursos, nada mais é do que a distribuição de forma equilibrada da mão de obra, equipamentos e materiais nas diversas atividades do projeto.
    O nivelamento de recursos possibilita utilizar por exemplo 01 equipamento em diversas atividades, de tal forma que o sequenciamento da execução destas atividades não impactem no prazo do projeto.
    O nivelamento de recursos pode ser diário, por hora ou por minuto, a forma mais adequada depende do prazo do projeto, em paradas de unidade(Serviços de manutenção de fabricas) geralmente utiliza-se nivelamento por hora ou minuto, ou seja, a duração das atividades é por hora ou minuto.
    Em médios e grandes projetos, o nivelamento de recursos é sempre por dia, ou seja, a duração das atividades é por dia.

  • O que são atividades criticas de um projeto?

    As atividades criticas de um projeto, nada mais são do que aquelas tarefas que se atrasarem um dia, seja em qualquer momento do projeto, elas irão postergar o final do projeto ou antecipar o mesmo.

    Tais atividades, geralmente são aquelas mais importantes do projeto, porém elas são geradas automaticamente de acordo com o sequenciamento das atividades, deste forma, um planejamento/cronograma consistente sempre demonstra atividades criticas coerentes com o projeto, lembre-se que conforme o andamento do projeto e suas diversas atualizações, o caminho critico poderá ser alterado, isto não esta incorreto, ele sempre poderá ser modificado, porém sempre automaticamente em função das atualizações.

  • O que é folga zero em uma atividade critica?

    A folga zero nada mais é do que a quantidade de dias de folga entre o final de uma atividade e o final da última atividade do projeto.

    Esta folga pode ser configurado pelo planejador para que haja uma margem de segurança no planejamento, sendo assim o planejador será informado pelo software sobre as atividades que estão dentro dos parâmetros definidos por este.

    Alguns planejadores definem intervalos de folga maiores que zero e menores que 5 dias, como atividades quase criticas.

    Este definição fica a cargo da equipe de planejamento.


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 100,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...

Desejo receber novidades e promoções no meu e-mail: