Curso Online de Conformidade de Nível de Tensão

Curso Online de Conformidade de Nível de Tensão

Curso orientativo para usuários de concessionárias e consumidores de energia elétrica, no que se refere aos procedimentos adotados nos at...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 8 horas

Por: R$ 50,00
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

Curso orientativo para usuários de concessionárias e consumidores de energia elétrica, no que se refere aos procedimentos adotados nos atendimentos às reclamações de oscilação de tensão. Os procedimentos adotados são regulamentados pela ANEEL - Agência Nacional de Energia Elétrica, através do PRODIST - Módulo 8.

CURRICULUM VITAE Fábio José Dias Oliveira Rua Ezequiel Profeta Melo, 67 Conjunto Orlando Dantas Bairro São Conrado CEP 49042-150 Aracaju/SE. e-mail: fjdias@oi.com.br Telefones: (079) 8831 0866 / 9978 7018. Data de nascimento: 11.05.1961. Formação Profissional Técnico em Eletrotécnica ETFSe 1978 a 1980. Engenheiro Eletricista Faculdade Pio X 2000 a 2005. CREA/SE 12182/D. Experiência Profissional Petrobrás 1981 Estágio Téc. Em Eletrotécnica (jan/81 jul/81). Montagens de comandos elétricos, bobinagem de motores elétricos e reparos elétricos diversos. Power Quadros Elétricos Ltda (ago/81 mai/82) Atuação: Técnico. Técnico responsável pela equipe de manutenção e reforma das instalações elétricas de duas plataformas marítimas da Petrobrás (PCM-5 e PCB-3); Análise de projetos elétricos e construção; Montagens de comandos elétricos; Instalação e montagem de subestação elétrica abrigada; Desenhos e cálculos. Empresa Energética de Sergipe S/A Energipe (a partir de mai/82 - atual) Atuação: Técnico. Projetos de Redes Elétricas de Distribuição 13800/220/127 V; Fiscalização de Construção de Redes Elétricas de Distribuição; Medição de Resistência e Resistividade do Solo; Instalação de Malhas de Aterramentos; Coordenação do Setor de Medição de Redes Elétricas, em conformidade com a Resolução 505/2001/Aneel (MT 13,8kV e BT 440/380/220/127 V); FJ Engenharia Ltda Atuação: Engenheiro Eletricista (Sócio-gerente). Empresa pré-incubada no CISE Centro Incubador de Empresas do Estado de Sergipe (Sergipe Parque Tecnológico Centro Administrativo). Atividades - Estudo, Dimensionamento, Projeto e instalação de Banco de Capacitores para correção do Fator de Potência; Estudo de Enquadramento Tarifário; Estudo de Demanda Contratada; Estudo de Eficiência Energética e Qualidade de Energia; Medição e Análise do comportamento da Instalação Elétrica; Levantamento da Curva de Carga; Balanceamento de Circuitos Elétricos; Verificação de Distúrbios de Tensão e Corrente; Cálculo do custo de energia por item fabricado; Medição setorial e rateio de custos; Diagnósticos de sistemas de potência; Consumo de cada equipamento em plantas industriais; Projetos elétricos, luminotécnicos e telefônicos. Clientes Atendidos pela FJ Engenharia Ltda: Condomínio Biarritz Plaza Condomínio Millenium Residence Chácara Rayrrow (Itaporanga/SE) Sercore Artes Gráficas Supermercados Andrade e Aragão (Monte Alegre/SE) Condomínio Edifício Jangada Condomínio Teófilo Dantas Participação em Seminário e Cursos. V SBQEE - Seminário Brasileiro de Qualidade de Energia Elétrica (17 a 20 de agosto de 2003 CIC / Aracaju); Treinamento em Gestão do Custo de Energia Elétrica (25/01 a 18/02/2007 EFFICIENTIA S/A); Treinamento em Mecanismos para Eficiência Energética (15 a 16 de setembro de 2007 Gestor Consultoria/Energipe).



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
  • CONFORMIDADE DE NÍVEL DE TENSÃO

    (curso orientativo sem avaliação)
    fábio dias
    fjdias@oi.com.br
    (079) 9978 7018 e 8831 0866

    fjdias@oi.com.br

    1

    conformidade de nível de tensão

  • CONFORMIDADE DE NÍVEL DE TENSÃO

    conformidade de nível de tensão

    com o intuito de esclarecer e auxiliar no entendimento, procurei com uma linguagem bem acessível e com exemplos práticos, decifrar as entrelinhas do prodist – procedimentos de distribuição de energia elétrica no sistema elétrico nacional - módulo 8, no que se refere à tensão em regime permanente, para que usuários e consumidores possam entender a atuação da aneel junto às concessionárias, responsabilizando-as e exigindo as devidas providências, para a regularização dos serviços.

    fjdias@oi.com.br

    2

  • CONFORMIDADE DE NÍVEL DE TENSÃO

    conformidade de nível de tensão

    os textos citados entre aspas, são copiados na íntegra do prodist/aneel. como se trata de um curso orientativo baseado neste texto, é inevitável a citação dos mesmos.
    o prodist – módulo 8 está sendo citado na bibliografia deste trabalho.

    fjdias@oi.com.br

    3

  • CONFORMIDADE DE NÍVEL DE TENSÃO

    conformidade de nível de tensão

    o termo “conformidade de nível de tensão elétrica” refere-se à comparação do valor da tensão obtido por medição apropriada, no ponto de conexão, em relação aos níveis de tensão especificados como adequados, precários e críticos.

    fjdias@oi.com.br

    4

  • CONFORMIDADE DE NÍVEL DE TENSÃO

    conformidade de nível de tensão

    a partir das privatizações das concessionárias de energia elétrica, era preciso criar um órgão regulador que pudesse de forma autônoma, independente e firme, regulamentar e fiscalizar essas empresas, de forma que o consumidor final, não ficasse à mercê de produtos e serviços que não contemplassem as suas necessidades mínimas e sem tampouco ter a quem recorrer em caso de estar se sentindo prejudicado.

    fjdias@oi.com.br

    5

  • CONFORMIDADE DE NÍVEL DE TENSÃO

    conformidade de nível de tensão

    fjdias@oi.com.br

    6

    desta forma, criou-se a agência nacional de energia elétrica – aneel (lei 9427/1996), autarquia sob regime especial, vinculada ao ministério das minas e energia, que, com o atual prodist (no início era a resolução 505/2001) criou mecanismos para estabelecer os procedimentos relativos à qualidade da energia elétrica - qee, abordando a qualidade do produto e a qualidade do serviço prestado. é o órgão responsável pela elaboração, aplicação e atualização dos procedimentos de distribuição (prodist). orgão fiscalizador e regulamentador, principal agente mediador entre consumidores e concessionárias de energia elétrica. neste trabalho, focalizaremos ao máximo estas qualidades procurando esclarecer pelo ponto de vista do cliente, a razão principal da existência do orgão regulador.

  • CONFORMIDADE DE NÍVEL DE TENSÃO

    conformidade de nível de tensão

    fjdias@oi.com.br

    7

    infelizmente, nem em todos os estados que tiveram as suas concessionárias privatizadas, os seus governantes criaram as agências reguladoras estaduais. está claro que a intenção dos governadores da época era de apenas cumprir as exigências do governo federal, na época capitaneada pelo então presidente fhc, e também pelo fmi. para eles o que interessou na época foram os recursos recebidos pelas vendas das empresas e aplicados a seu bel prazer. não estava aí neste momento a importância do serviço oferecido aos clientes. vale ressaltar também que muitas das empresas que foram privatizadas, eram empresas sólidas com grande patrimônio, com pagamentos em dia aos seus funcionários, fornecedores e empreiteiros e não havia nenhuma razão palpável que justificasse a sua venda. pelo contrário, algumas empresas estatais serviam de suporte para os governadores pagarem os custos e inclusive a folha de pessoal de outras empresas!

  • CONFORMIDADE DE NÍVEL DE TENSÃO

    conformidade de nível de tensão

    fjdias@oi.com.br

    8

    como seria uma concessionária vendida pelo governador e fiscalizada pelo mesmo, com presidente e diretores nomeados por ele, se já existe uma agência fiscalizadora de âmbito nacional? é por isso que em muitos estados ainda não existe a agência estadual, o que dificulta para o pequeno consumidor o acesso à aneel, que fica em brasília. nem todo mundo tem internet, telefone, etc. dá pra imaginar a importância de uma agência de fiscalização na sua cidade ou no seu estado?

  • CONFORMIDADE DE NÍVEL DE TENSÃO

    conformidade de nível de tensão

    fjdias@oi.com.br

    9

    o presente trabalho estará focado apenas no módulo 8 do prodist - qualidade de energia elétrica, no que se refere à tensão em regime permanente no que tange à qualidade do produto e às solicitações dos clientes. não faremos referência aos casos amostrais/trimestrais.

  • CONFORMIDADE DE NÍVEL DE TENSÃO

    conformidade de nível de tensão

    fjdias@oi.com.br

    10

    a partir de 01/01/2010, data da vigência do prodist revisado, foram revogadas as resoluções normativas: 024/2000, 505/2001 e 520/2002, em decorrência das mudanças nos critérios para formação de conjuntos de unidades consumidoras e alterações devido ao redimensionamento dos limites dos indicadores de continuidade individuais.

  • CONFORMIDADE DE NÍVEL DE TENSÃO

    conformidade de nível de tensão

    fjdias@oi.com.br

    11

    seção 8 – introdução


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 50,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...

Desejo receber novidades e promoções no meu e-mail:


  • CONFORMIDADE DE NÍVEL DE TENSÃO