Curso Online de ADMINISTRAÇÃO E GERENCIAMENTO HOSPITALAR
3 estrelas 1 aluno avaliou

Curso Online de ADMINISTRAÇÃO E GERENCIAMENTO HOSPITALAR

Curso de Administração com enfoque na área de Enfermagem, passando por todos os entremeios de uma boa organização. Fala sobre administra...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 14 horas


Por: R$ 70,00
(Pagamento único)

Mais de 10 alunos matriculados no curso.

Certificado digital Com certificado digital incluído

Curso de Administração com enfoque na área de Enfermagem, passando por todos os entremeios de uma boa organização. Fala sobre administração hospitalar, tomada de decisões, sobrecarga de trabalho e sua doenças, relações pessoais dentro da empresa e etc...

Enfermeira pela Universidade Estácio de Sá, Pós Graduação em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Cândido Mendes e Terapeuta Clínica pelo Centro de Estudos do Corpo e Terapias Holísticas/Cecth/. Professora de Curso de Extensão do Centro de Estudos/Nível Técnico e Superior. Faturista Hospitalar pelo SINDHERJ e Contra Auditora pelo SINDHERJ.


"Alguns subtítulos poderiam ser mais explorados (linha de fluxo), entendo que estes não seja tao importante no contexto, todavia para o um entendimento do aluno daquele tema específico. Tenho procurado mais nas literaturas sujeridas pelo autor,porém o resultado é escasso. Faço essas críticas pois o tema Gerenciamento hospitalar e tão Carente de palestras, cursos etc"

- Adriana Aparecida Bruzão

  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • ADMINISTRAÇÃO E GERENCIAMENTO HOSPITALAR

    ENFERMEIRA
    HENRIETTE BASTOS

  • MÓDULO I

  • O Planejamento

    Planejamento é o lado racional da ação. Trata-se de um processo de deliberação abstrato e explícito que escolhe e organiza ações antecipando os resultados esperados.
    Algumas de nossas ações necessitam de planejamento, mas muitas não. Em nossas atividades diárias estamos sempre agindo e antecipamos os resultados de nossas ações, mesmo que não estejamos completamente cientes dessa antecipação.

  • Uma atividade premeditada exige deliberação quando se volta para novas situações ou tarefas e objetivos complexos ou quando conta com ações menos familiares. O planejamento também é necessário quando a adaptação das ações é coagida, por exemplo, por um ambiente critico envolvendo alto risco ou alto custo, por uma atividade em parceria com mais alguém, ou por uma atividade que necessite estar sincronizada com um sistema dinâmico.

    Uma vez que o planejamento é um processo muito complicado, que consome muito tempo e dinheiro recorremos ao planejamento apenas quando é realmente necessário ou quando a relação custo x benefício nos obriga a planejar. Alem disso geralmente procuramos somente planos bons e variáveis ao invés de planos ótimos.

  • Organização

    Segundo Maximiliano “uma organização é uma combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos coletivos. Por meio de uma organização torna-se possível perseguir e alcançar objetivos que seriam inatingíveis para uma pessoa. Uma grande empresa ou uma pequena oficina, um laboratório ou corpo de bombeiros, um hospital ou uma escola são todos os exemplos de organizações”.

    Uma organização é formada pela soma de pessoas, máquinas e outros equipamentos, recursos financeiros e outros. A organização então é o resultado da combinação de todos estes elementos orientados a um objetivo comum.

  • A Importância da Organização

    Para que possamos ter uma idéia porque a organização é importante, devemos compreender que um dos primeiros passos para uma empresa implantar um processo é fazer uso do seguinte processo:

    TQM - gerenciamento total da qualidade (total quality management). Esse primeiro passo tem inicio no uso dos conhecidos 5S, que significam, a partir das palavras japonesas:
    *SEIRI que corresponde a eliminar o desnecessário, separando-o do necessário
    *SEITON que significa colocar em ordem, guardando de forma ordenada tudo que é necessário
    *SEISO que significa limpeza, eliminação da sujeira, acabando com as fontes dos problemas

  • *SEIKETSU que significa asseio, padronização, higiene e também o estágio onde se evita que as etapas anteriores retrocedam
    *SHITSUKE que significa disciplina, com o cumprimento rigoroso de tudo que foi estabelecido pelo grupo.
    Os cinco S somente terão sucesso se forem praticados de forma sistemática e contínua, bem como sejam resultado do consenso do grupo evoluído neste processo. Desta forma administrar assume significados diferentes, em diferentes abordagens.

    “Administrar é o processo de trabalhar com pessoas e recursos para realizar objetivos organizacionais” (BATEMAN/SNELL- 1998 p.31).

    “Administrar é a realização de objetivos organizacionais de uma forma eficaz, eficiente, através do planejamento, organização, liderança e controle dos recursos organizacionais.” (DAFT – p. 4)

  • Processo Administrativo nas Organizações

    As primeiras funções do administrador foram propostas através de estudos realizados por Fayol (1950), “prever, organizar, comandar, controlar”. Entretanto, outros autores estudando o processo administrativo nos períodos pré industrial, desenvolvimento industrial e o período de informação, propuseram diferentes funções para integrar o processo administrativo.

  • *Fayol 1916 Prever, Organizar, Comandar, Controlar
    *Urwick 1943 Investigar, Prever, Planejar, Organizar, Coordenar, Comandar, Controlar
    *Dale 1959 Planejar, Organizar, Liderar, Controlar
    *Wadia 1966 Planejar, Organizar, Motivar, Inovar, Controlar
    *Newman 1972 Planejar, Organizar, Liderar, Controlar
    *Koontz 1976 Planejar, Organizar, Designar pessoal, Dirigir, Controlar
    *Soner e Freeman 1985 Planejamento, Organização, Liderança, Controle
    *Batemen e Snell 1998 Planejamentos, Organização, Liderança e Controle
    *Daft 1999 Planejamento, Organização, Liderança, Controle
    *Schermerhorn 1999 Planejamento, Organização, Liderança e Controle.

  • Funções do Processo Administrativo

    Pode-se observar que o estudo da administração não se fixa apenas nestas funções, pois ora trabalha com as funções sugeridas por Dale (1959), ora por Stoner e Fremann. A interação destas funções denomina-se processo administrativo.

    A Comunicação

    A evolução do processo de comunicação nas organizações tem sido resultado de variáveis contingências como meio ambiente, diversidades de indivíduo e do desenvolvimento de novas tecnologias.

    As organizações são exemplos de constantes mudanças. Na prática a evolução do processo de comunicação, esta atualizando o homem no seu meio, se antes justificava sua existência como um instrumento de trabalho, através de uma visão positivista- comportamentalista- funcionalista, agora assume o papel de sujeito garantindo o espaço e a sua subjetividade.

  • Linhas de Fluxo

    O processo administrativo entende a dimensão comunicação através de um conjunto de encaminhamentos, interligações, tecnicamente apresentado por “linhas de fluxos”. Tais fluxos, com o tempo passaram indicar formas de comunicação, sugerindo a existência de interações, ou feedback entre partes, como a direção, e o sentido de uma determinada comunicação, no processo administrativo.
    Assim, as “linhas de fluxos” passaram a indicar a existência de uma forma de comunicação, formal ou informal, direta ou indireta, assíncrona ou síncrona.
    Esta forma de sugerir a comunicação define uma conduta que passou a assumir a função de: interação, negociação, cooperação, harmonização, informação, retorno.

    Tais características passaram a ser representadas pela conduta da comunicação, justificando um dos motivos, pelo qual apenas um símbolo, uma “linha de fluxo” passe a explicar a ausência da função de comunicação no processo administrativo das organizações.


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 70,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...
Autorizo o recebimento de novidades e promoções no meu email.