Curso Online de Planejamento e organização de eventos de lazer - No formato de uma estória fictícia (LANÇAMENTO)
3 estrelas 3 alunos avaliaram

Curso Online de Planejamento e organização de eventos de lazer - No formato de uma estória fictícia (LANÇAMENTO)

Todos nós sabemos da agitação que existe em todos os lugares desta nação, seja no trabalho, no trânsito e dentro de casa; contribuindo pa...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 5 horas

De: R$ 40,00 Por: R$ 23,00
(Pagamento único)

Mais de 400 alunos matriculados no curso.

Certificado digital Com certificado digital incluído

Todos nós sabemos da agitação que existe em todos os lugares desta nação, seja no trabalho, no trânsito e dentro de casa; contribuindo para que as pessoas possam ficar estressadas e doentes mais rápidos. O lazer não vem sendo trabalhado corretamente por falta de um acontecimento planejado, organizado e oferecido às pessoas. Este curso tem como finalidade, qualificar o interessado sobre as ferramentas necessárias para o planejamento e organização de eventos de lazer no formato de uma estória fictícia que se passa numa cidade interiorana que busca uma alternativa para sair da crise financeira e que tem o melhor cenário natural do país para ser usado pelas pessoas que buscam atividades pacíficas de forma organizada para relaxarem. A implementação de eventos será a chave da porta da esperança para a cidade de Mentópolis e para as pessoas que queiram viver intensamente o seu tempo livre (lazer). O curso é destinado a profissionais liberais que trabalham com eventos, empreendedores autônomos, alunos dos cursos de turismo, hotelaria, gestão de eventos e interessados pelo assunto.

Autor dos cursos: Como Planejar e Organizar um Evento Promocional; Como Planejar e Organizar um Evento de Lazer – No Formato de uma Estória Fictícia; EVENTOS – Ferramenta que Posiciona uma Prefeitura e Zela Pela sua Imagem; Noções Gerais Sobre o Planejamento e Organização de Eventos. Especialista em Gestão Hoteleira e Eventos Turísticos pelo Instituto Ateneu - CE; Especialista em Gestão e Criação de Eventos pela Universidade de Fortaleza - CE; Formado em Gestão, Organização e Promoção de Eventos pela Faculdade Estácio do Ceará - CE. Autor das produções literárias: HAPPY HOUR: O Tempo Livre Organizado - (2006)e FESTA NO RESORT: Uma Diversão aos Torcedores da Copa do Mundo de 2014 - (2013)


- Dilmara Calixto Maciel

- Rafael Vander Dos Santos Silva

- Fatima Costa

  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.
  • seja bem vindo!
     
    sou o roger victor de oliveira e preparei este curso para informar o setor de eventos de lazer, das condições básicas e necessárias para o planejamento e organização de um acontecimento deste tipo.
    neste curso você vai aprender as técnicas para a realização de um evento de lazer através de uma estória fictícia, que se passa numa cidade municipal, cujo objetivo é associar a imagem da cidade para com os eventos de lazer, e assim atrair o público de todo o país.
    em cada capítulo haverá a explicação técnica e a estória que você deverá fazer parte também.
    coragem, vontade e perseverança para este novo desafio, siga em frente e estude. mãos a obra!
     

  • O QUE FAZER PARA ATRAIR OS TURISTAS?

    o que fazer para atrair os turistas?

    mentópolis é uma cidade que tem atrativos naturais belíssimos que não são conhecidos pelo povo brasileiro em sua totalidade, possue também uma boa estrutura para receber qualquer tipo de visitante. o município vive um caos no turismo, pois os empresários deste segmento estão à beira da falência, sem demanda para suas ofertas. uma reunião entre o prefeito, seus assessores e empresários da cidade, foi realizada a fim de encontrar uma solução para reverter esta estória. decidiram fazer uma série de acontecimentos que atraíssem os turistas, mas não sabia como e nem o que fazer. criaram uma assessoria de eventos que tentariam resolver este problema.
    inúmeras reuniões aconteceram até encontrar uma possível saída para esse problema. levantamentos foram feitos sobre o município para averiguar a sua atual infraestrutura. além de ter um clima agradável, encontram-se 03 restaurantes de comidas variadas, 02 hoteis-fazenda; 03 pousadas; 01 albergue; 02 hotéis de estrada; 02 clubes; 01 parque natural; 01 bosque com trilhas; 01 boate; 01 espaço de lazer na beira do rio garrafinha; 02 academias; 02 agências bancárias; 02 supermercados; 01 rodoviária; 01 estação ferroviária; 01 terminal fluvial; um bom sistema de transporte e saúde; comércio sortido e telecomunicações; uma delegacia e grande efetivo de policiais.
    dos atrativos da cidade todos os moradores já tem conhecimento. mas como fazer para que outras pessoas descubram as belezas deste município? propagandas? o que fazer para atrair os turistas? promoções em hotéis? anúncios em jornais? blitz nas rodovias que passam próximo ao município de mentópolis? qual o caminho a seguir para transformar esta cidade num centro turístico? qual a característica de mentópolis?

  • mais reuniões acontecem com exaustivas discussões, brainstorming, apresentações de propostas de empresas de eventos, pesquisas e outros. resolvem fazer um levantamento das condições gerais do município e das possibilidades de novas ações. fizeram uma exposição da classificação de eventos quanto à dimensão, frequência, participação, objetivo, localização, alcance do público, área de interesse, escopo geográfico e tipologia.
    a comissão de eventos do município de mentópolis é composta por 05 pessoas: josué, marcos, andré, betina e lúcia. começaram a trabalhar arduamente para desenvolver o primeiro evento que trará um grande desenvolvimento para o município e reconhecimento nacional.

  • VAMOS OFERECER UM EVENTO ESPORTIVO?

    vamos oferecer um evento esportivo?

    o prefeito estava empolgado e perguntava a comissão: vamos oferecer um evento esportivo? todos responderam: vamos sim senhor prefeito. imediatamente decidiram candidatar mentópolis a cidade-sede do campeonato brasileiro dos esportes de aventura daquele ano que também se preparava para ser conhecido como maior centro de atrativos naturais do país. o campeonato nacional era um evento de grande porte e a candidatura ficou para fortaleza, porque além de suas belezas naturais, tinha uma enorme infraestrutura para receber um evento de grande porte, o que mentópolis ainda não possuía.
    o prefeito da cidade não conseguiu entender por que o seu município não tinha condições de promover um evento de grande porte. ele acreditava que quanto maior for o evento maior será o faturamento da prefeitura e comércio local.
    marcos e andré, integrantes da comissão de eventos optaram em desenvolver algo que oferecesse lazer. betina concordou, pois o município é rico em belezas naturais, que é ótimo para a realização de qualquer tipo de lazer. josué fala que o lazer é o uso do tempo livre que sirva para “desopilar” a mente de todo nós e nos forneça mais energia para enfrentarmos o nosso cotidiano, completa lúcia.
    o prefeito fica mais confuso, então a comissão de eventos cria o nome de um evento, que transmita lazer e explica ao administrador de mentópolis como os eventos são classificados para que as dúvidas sejam sanadas.
     

  • pode parecer complicada essa classificação, mas é bastante simples. veja, por exemplo, como classificar o campeonato brasileiro dos esportes de aventura e o festival de caminhadas noturnas nas trilhas serranas de mentópolis, o primeiro evento criado pela comissão de eventos da prefeitura de mentópolis.

    campeonato brasileiro dos esportes de aventura

  • festival de caminhadas noturnas nas trilhas serranas de mentópolis

    o que aconteceu até agora foi à concepção do evento (incorporação da ideia) que faz parte do pré-planejamento.

  • POR QUE OFERECER UM EVENTO DE LAZER?

    por que oferecer um evento de lazer?

    o prefeito de mentópolis pergunta por que oferecer um evento de lazer? betina, fala: senhor prefeito, já que o município é repleto de atrativos naturais, vamos oferece algo que misture natureza, paz, alegria e diversão; ou seja, lazer! josué também diz que mentópolis é o lugar ideal para a prática do lazer em diversos tipos de eventos. marcos, andré e lúcia, buscaram mais conhecimentos sobre o uso do lazer, pois teriam que caracterizar o município de mentópolis com o objetivo proposto.
    os eventos tiveram início no século xix, visando à divulgação comercial ou cultural de um local.
    os primeiros indícios dessa tendência foram às feiras e mostra de equipamentos e materiais na alemanha e estados unidos. somente no pós-guerra é que as ideias e conceitos de eventos realmente se afirmaram. naquele período, os homens de negócios passaram a buscar meios para divulgar e comercializar seus produtos. assim, grupos de interesses em comum começaram a reunir-se para vender seus produtos a baixos custos. uma receita simples para a conquista de um público cada vez maior.
    o sucesso foi enorme e deu origem a mais ideias e novos locais para eventos. para que essas ideias pudessem ser concretizadas, algumas pessoas deveriam reunir-se para escolher o local, determinar regras e formas de montagem e definir os meios de divulgação. era preciso planejar toda a sua estrutura e organização, além de tomar diversas outras medidas para a implantação e operacionalização da ideia, entenda-se uma empresa de eventos. segundo a escritora e mestre em turismo ilka paulete svissero tenam, evento é sinônimo de acontecimento não rotineiro, fato que desperta a atenção, um eclipse, um nascimento ou uma descoberta. já cristina giácomo, doutora em comunicação e profissional da área, considera evento como um mix da comunicação, que tem por objetivo minimizar esforços, fazendo uso da capacidade sinérgica da qual dispõe o poder expressivo no intuito de engajar pessoas numa ideia ou ação.

  • o mercado de eventos é muito expansivo, pois existem várias áreas de interesses, como: social, esportivo, religioso, cívico, moda, empresarial, técnico-científico, promocional, cultural, gastronômico, lazer, turístico, folclórico, dentre outros. o evento deve atender as expectativas daqueles que nele participam, pois tudo são novidade e momento de alegria e novas descobertas. o evento pode ser uma forma de lazer para diversos tipos de pessoas que ousam usar o tempo livre de forma organizada através de um conjunto de ações previamente planejadas, com objetivos semelhantes daqueles ao seu redor, seguindo uma sequência lógica de preceitos e conceitos administrativos.
    o lazer é um direito social assegurado no artigo 6º da constituição da república federativa do brasil. mesmo sendo legalmente garantido a sua consecução encontra-se distante da realidade, principalmente por três fatores determinantes, que são: a falta de acesso da maior parte da população, a pequena oferta de ações de educação para e pelo lazer e a escassez de profissionais capacitados para a organização dessas atividades. o conceito de lazer já exige maiores reflexões na sua interpretação, dado o seu caráter interdisciplinar e de enfoque multiprofissional, cujo entendimento dependerá da vertente predominante das linhas antropológicas, sociológicas e psicológicas.

  • após a década de 70, os conceitos de lazer têm gravitado em torno de três eixos básicos; do tempo de não trabalho, do espaço de sua vivência e da atitude do indivíduo.
    o lazer é realizado no tempo livre de cada um e que possui, em sua essência, o livre arbítrio, ou seja, também são denominadas atividades discricionais. esta denominação é utilizada principalmente porque tais atividades não trazem em si qualquer sentido de obrigatoriedade ou uma relação restrita.
    é o uso que se faz do tempo liberado. é um meio privilegiado para a manifestação de hábitos, culturas e expressão das mais diferentes formas. hoje, é um dos temas mais discutidos no âmbito das atividades de eventos, uma vez que se torna uma necessidade básica das sociedades urbanas.
    de acordo com a minha experiência no mercado de eventos e de observá-lo constantemente; evento de lazer é uma ferramenta de diversão que acontece de forma ordenada e organizada, atraindo pessoas com objetivos semelhantes, para fugir das alienações do cotidiano.

  • entramos na etapa do pré-evento, na fase principal do planejamento do evento, nos levantamentos escolhidos, pois já saímos da concepção. vamos analisar o que foi escolhido e no final criaremos um check-list para nos orientarmos e não nos esquecermos de nada, pois temos que planejar corretamente este evento.
     
    objetivo
    para o primeiro evento oficial de mentópolis, a comissão quer desenvolver uma programação festiva, exótica e enérgica, no formato de um evento de lazer durante a madrugada, com nível de exigência nacional.
    será uma recreação. a linguagem usada deve ser resumida, clara e direta, para o fácil entendimento da população.
     
    tipo de evento
    a área de interesse deste evento será de lazer. o município oferece diversos atrativos naturais que contribuem para o relaxamento pessoal, através de qualquer acontecimento que gere disposição de usar o tempo livre. o tipo de evento será social e demonstrativo. a tipologia de eventos é ampla, pois abaixo segue um quadro explicativo.

    temos que planejar corretamente este evento.

  • local
    o evento será realizado nas montanhas que se situam aos arredores do município de mentópolis. existem dez trilhas temáticas com vistas exuberantes e que exigem um bom preparo físico. o evento será fixo.
    devem ser consideradas as facilidades de acesso e as atrações, as condições de hospedagens, o trânsito local, o abastecimento de água e energia, as condições climáticas, a telecomunicação viável, os meios de transportes das principais cidades da região ao local do evento e os espaços físicos para instalações de stands.


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 23,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...
Autorizo o recebimento de novidades e promoções no meu email.

  • O QUE FAZER PARA ATRAIR OS TURISTAS?
  • VAMOS OFERECER UM EVENTO ESPORTIVO?
  • POR QUE OFERECER UM EVENTO DE LAZER?
  • AGORA VAMOS ORGANIZAR O EVENTO PLANEJADO
  • VAMOS DIVULGAR O EVENTO
  • COMEÇOU O ESPETÁCULO!
  • TERMINOU O ESPETÁCULO!
  • O ESQUEMA DE SEGURANÇA DO EVENTO FOI EXCELENTE.
  • QUAL SERÁ O PRÓXIMO EVENTO PESSOAL?
  • CONSIDERAÇÕES FINAIS
  • REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS