Curso Online de Operações de Estoque e Armazenagem

Curso Online de Operações de Estoque e Armazenagem

O curso de Operações de Estoques e Armazenagem faz parte do programa para formação do Técnico em Logística Empresarial. Ele é o primeiro ...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 14 horas


Por: R$ 50,00
(Pagamento único)

Mais de 20 alunos matriculados no curso.

Certificado digital Com certificado digital incluído

O curso de Operações de Estoques e Armazenagem faz parte do programa para formação do Técnico em Logística Empresarial. Ele é o primeiro módulo. Os demais módulos do programa são respectivamente Movimentação e Transporte de Cargas (modulo 2) , e Tecnologia da Informação e Aplicações Logísticas ( módulo 3). Finalidade: Propiciar aos participantes os principais conceitos de logística, suas ramificações, sua aplicabilidade como ferramenta dentro de uma organização, bem como sua integração e importância no negócio da empresa; técnicas, métodos e ferramentas de trabalho

Profissional com 25 anos de experiência em Empresas na área de bebidas (Sistema Coca-Cola Brasil), atuando tanto na parte de Planejamento Estratégico quanto na Administração de Marketing, Força de Vendas, Logística e Distribuição ocupando cargos gerenciais e diretoria de operações. Atualmente trabalho como Consultor generalista pelo Sebrae e sou docente pelo Senac onde ministro cursos para a área de Gestão e Logística. Graduado em Ciências Econômicas pela Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas do Rio de Janeiro. Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão de Logística Empresarial na Escola Superior Aberta do Brasil. Tutoria EAD - ANATED Inglês avançado. Pacote Office - Excel Avançado



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • OPERAÇÕES DE ESTOQUE E ARMAZENAGEM

  • ALGUMAS DEFINIÇÕES

    A Logística é a área da gestão responsável por prover recursos, equipamentos e informações para a execução de todas as atividades de uma empresa.

    Logística é um ramo da gestão cujas atividades estão voltadas para o planejamento da armazenagem, circulação (terra, ar e mar) e distribuição de produtos.

    A Logística trata do planejamento, organização, controle e realização de outras tarefas associadas à armazenagem, transporte e distribuição de bens e serviços.

    Logística são os processos da cadeia de suprimentos (supply chain) que planejam, estruturam e controlam, de forma eficiente e eficaz, o fluxo de armazenamento dos bens dos serviços e da informação relacionada, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, para satisfazer o requisito do cliente.

  • A LOGÍSTICA existe desde os tempos mais antigos. Na preparação das guerras, líderes militares desde os tempos bíblicos, já se utilizavam da logística. As guerras eram longas e nem sempre ocorriam próximo de onde estavam as pessoas. Por isso, eram necessários grandes deslocamentos de um lugar para outro, além de exigir que as tropas carregassem tudo o que iriam necessitar.

    Para fazer chegar carros de guerra, grandes grupos de soldados e transportar armamentos pesados aos locais de combate, era necessária uma ORGANIZAÇÃO LOGÍSTICA das mais fantásticas. Envolvia a preparação dos soldados, o transporte, a armazenagem e a distribuição de alimentos, munição e armas, entre outras atividades.

    Durante muitos séculos, a Logística esteve associada apenas à atividade militar.
    Por ocasião da Segunda Guerra Mundial, contando com uma tecnologia mais avançada, a logística acabou por abranger outros ramos da administração militar. Assim, a ela foram incorporados os civis, transferindo a eles os conhecimentos e a experiência militar.

    Podemos dizer que a logística trata do planejamento, organização, controle e realização de outras tarefas associadas à armazenagem, transporte e distribuição de bens e serviços.

  • FATOS IMPORTANTES QUE CONTRIBUÍRAM PARA A FORMAÇÃO DO PENSAMENTO DE LOGÍSTICA EMPRESARIAL

    Até a década de 40 o mundo empresarial era caracterizado por:

    · Alta produção;
    · Baixa capacidade de distribuição;
    · Despreocupação com custos;
    · Inexistência do conceito de logística empresarial.

    De 1950 a 1965 surge o conceito de logística empresarial, motivado por:

    · Uma nova atitude do consumidor;
    · Pelo desenvolvimento da análise de custo total;
    · Pelo início da preocupação com os serviços ao cliente e de maior atenção com os canais de distribuição.

  • FATOS IMPORTANTES QUE CONTRIBUÍRAM PARA A FORMAÇÃO DO PENSAMENTO DE LOGÍSTICA EMPRESARIAL

    De 1965 a 1980:
    · Consolidação de conceitos;
    · Colaboração decisiva da logística no esforço para aumentar a produtividade da energia, visando compensar o aumento dos fretes, conseqüência:
    · Crise do petróleo;
    · Crescimento dos custos da mão-de-obra;
    · Crescimento dos juros internacionais.

    Após 1980:
    · Desenvolvimento revolucionário da logística decorrente das demandas ocasionais:
    · Pela globalização;
    · Pelas alterações estruturais na economia mundial;
    · Pelo desenvolvimento tecnológico.

  • O MUNDO EMPRESARIAL

    A evolução da logística empresarial tem início a partir de 1980, com as demandas decorrentes da globalização, alteração estrutural da economia mundial e desenvolvimento tecnológico, tendo como conseqüência a segmentação da logística empresarial em três grandes áreas:

    1. Administração de materiais: que é o conjunto de operações associadas ao fluxo de materiais e informações, desde a fonte de matéria-prima até a entrada na fábrica; em resumo é “disponibilizar para produção”; sendo que participam desta área os setores de: Suprimentos, Transportes, Armazenagem e Planejamento e Controle de Estoques.

    2. Movimentação de materiais: transporte eficiente de produtos acabados do final de linha de produção até o consumidor; sendo que fazem parte o PCP (Planejamento e Controle da Produção), Estocagem em processo e Embalagem.

    3.Distribuição física: que é o conjunto de operações associadas à transferência dos bens objeto de uma transação desde o local de sua produção até o local designado no destino e no fluxo de informação associado, devendo garantir que os bens cheguem ao destino em boas condições comerciais, oportunamente e a preços competitivos; em resumo é “tirar da produção e fazer chegar ao cliente”. Participam os setores de Planejamento dos Recursos da Distribuição, Armazenagem, Transportes e Processamento de Pedido.

  • LOGÍSTICA NOS TEMPOS MODERNOS

    Com o desenvolvimento do capitalismo mundial, sobretudo a partir da Revolução Industrial, a logística tornou-se cada vez mais importante para as empresas num mercado competitivo. Isto ocorreu, pois a quantidade de mercadorias produzidas e consumidas aumentou muito, assim como o comércio mundial.

    Nos dias de hoje, com a globalização da economia, os conhecimentos de logística são de fundamental importância para as empresas.

    Atualmente, existem cursos universitários destinados exclusivamente ao estudo da logística. Os profissionais desta área são muito requisitados por empresas, principalmente as de grande porte e multinacionais.

  • ALGUNS EXEMPLOS

    A indústria japonesa produz eletro-eletrônicos competitivos e, por isso, consumidos no Mundo todo. Para conseguir estes resultados, foi preciso projetar e desenvolver o produto adequado, armazená-lo corretamente, controlar os estoques, transportar, distribuir e oferecer assistência técnica de acordo com o desejado por seus consumidores.

    No Brasil, os alimentos são transportados das zonas rurais até os centros urbanos. E, as mercadorias produzidas nas grandes cidades são levadas até o campo, em geral percorrendo grandes distâncias.

    Por ser capaz de promover essa integração, é que o transporte é a atividade logística mais importante.

    Transportar mercadorias garantindo a integridade da carga, no prazo combinado e a baixo custo exige o que se chama "logística de transporte".

  • A razão é simples:

    Geração de redução de custos nas empresas e melhores serviços aos clientes.

    As empresas sabem que os ganhos podem ser aumentados com o planejamento e o gerenciamento eficaz de suas atividades.

    E que o investimento em pessoas, processos e tecnologia tem rápido retorno.

  • Até a década de 1970:

    • O desconhecimento do termo e da abrangência da logística.

    • A informática ainda era um mistério e de domínio restrito.

    • Iniciativas no setor automobilístico, principalmente nos setores de movimentação e
    armazenagem de peças e componentes em função da complexidade de se montar um
    automóvel.

    • Fora do segmento automobilístico, o setor de energia elétrica definia normas para
    embalagem, armazenagem e transporte de materiais.
    • Criação em 1977 da ABAM - Associação Brasileira de Administração de Materiais e a
    ABMM - Associação Brasileira de Movimentação de Materiais; e em 1979 do IMAM -
    Instituto de Movimentação e Armazenagem de Materiais.

  • A partir de 1980:

    • Surgiu o primeiro grupo de estudo em logística, no qual foram criadas as primeiras
    definições e diretrizes para diferenciar transportes, de distribuição e de logística.

    • Em 1982 foram trazidos do Japão, para implementação os sistemas - JIT - Just in
    Time e o Kanban, desenvolvidos pela Toyota.

    • Em 1984 tiveram início os trabalhos do primeiro grupo de benchmarking em logística.

    • Em 1984 a ABRAS - Associação Brasileira de Supermercados iniciou a discussão e
    análise das relações entre fornecedores e supermercados, através da criação de um
    departamento de logística.

    • Foi criado o Padrão Brasileiro para o Palete (Estrado padronizado para acomodar
    cargas para a formação de unidades de movimentação, com a finalidade de
    possibilitar deslocamentos mecanizados, seguros e econômicos, trazido pelas
    indústrias automobilísticas americanas e pelos supermercados franceses) conhecido
    como PBR, através da norma da ABNT - NBR 8252 (Nov./1983) e o projeto do veículo
    urbano de carga.


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 50,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...
Autorizo o recebimento de novidades e promoções no meu email.