Curso Online de SIX SIGMA
3 estrelas 1 aluno avaliou

Curso Online de SIX SIGMA

O objetivo deste curso é oferecer uma visão global e integrada dos conceitos, ferramentas e etapas para a implantação da Estratégia 6 Sig...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 7 horas


Por: R$ 29,99
(Pagamento único)

Mais de 30 alunos matriculados no curso.

Certificado digital Com certificado digital incluído

O objetivo deste curso é oferecer uma visão global e integrada dos conceitos, ferramentas e etapas para a implantação da Estratégia 6 Sigma, que é uma nova forma para medir o quanto um produto é bom.

Experiência Profissional Professor Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza Bases ministradas no curso de Logística: ? Armazenagem, expedição e distribuição ? Introdução a logística ? Gestão de Transportes ? Planejamento Empresarial e Empreendedorismo Bases ministradas no curso de Administração: ? Gestão de Pessoas ? Gestão Empresarial ? Administração de marketing Base ministrada no curso de Recursos Humanos: ? Teoria das Relações Humanas Pós-graduação em Docência no Ensino Superior – Barão de Mauá, Ribeirão Preto, SP. Pós-graduação em Logística – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, Ribeirão Preto, SP. Licenciatura para Graduados – Faculdades Polis das Artes, Embu das Artes, SP. Graduação em Administração de Empresas – FAO, Faculdade de Orlândia, SP. Técnico em Informática – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, Franca, SP.


- Wallace Da Silva Fernandes

  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • APRESENTAÇÃO DO CURSO

    apresentação do curso


    hoje, qualidade é uma questão indispensável, uma necessidade para quem quer se estabelecer no mercado globalizado. as empresas devem ter essa consciência e, cada vez mais, buscar melhorias para oferecer melhores produtos e clientes.

    o objetivo deste curso é oferecer uma visão global e integrada dos conceitos, ferramentas e etapas para a implantação da estratégia 6 sigma, que é uma nova forma para medir o quanto um produto é bom.

    apresentamos neste curso um pouco da história desta estratégia, seus conceitos, e o passo-a-passo, mostrando quais as ferramentas empregadas e a lógica de sua utilização.

  • VISÃO GERAL DA ESTRATÉGIA 6 SIGMA

    visão geral da estratégia 6 sigma


    histórico

    sigma é uma letra grega empregada em estatística, e significa desvio-padrão, que nada mais é do que a medida da variação que um conjunto de dados sofre.

    este novo conceito prega no alvo com mínima variação. isto significa que o alvo é descobrir o que os clientes querem e fornecer-lhes sempre o mesmo produto ou solução.

    “com mínima variação”, significa fornecer conforme o combinado ou seja cumprir o prazo de entrega, com a qualidade combinada, na quantidade solicitada e com o preço estabelecido.

  • VISÃO GERAL DA ESTRATÉGIA 6 SIGMA

    visão geral da estratégia 6 sigma


    o 6 sigma surgiu na década de 80. a empresa motorola concorreu e ganhou um prêmio nacional de qualidade nos estados unidos, o “malcolm baldridge”. foi ai que se ouviu falar a primeira vez na metodologia 6 sigma, que é uma marca registrada da motorola.

    depois de verificar que esta metodologia é extremamente eficiente e eficaz na melhoria da qualidade e da produtividade, várias empresas se interessaram e adotaram. essa tecnologia chegou no brasil na década de 90, trazida por motorola e general eletric.

  • CONCEITOS BÁSICOS

    conceitos básicos


    o fluxograma é usado para mostrar como é um processo, definindo cada etapa e suas conseqüências. na metodologia 6 sigma determina-se, em cada etapa, qual a melhor estratégia e ferramenta que devem ser usadas para aperfeiçoar a qualidade do processo.

    há dois pontos interessantes na metodologia 6 sigma. o primeiro deles é que em qualquer processo primeiro são aplicadas as ferramentas básicas, somente se necessário, técnicas mais avançadas serão utilizadas. o outro pronto é que todos os funcionários da empresa podem estar aplicando a metodologia para melhoria nos processos, diferentemente da metodologia da qualidade total, que é aplicada somente por especialistas.

    nesta metodologia todos usam o pensamento estatístico, independentemente da área em que trabalham. o pensamento estatístico é uma lógica que parte dos seguintes princípios:

  • CONCEITOS BÁSICOS

    conceitos básicos


    1. todo trabalho executado é um processo.

    processo é um conjunto de atividades inter-relacionadas. ex: imagine um profissional da área de compras. ele recebe a solicitação de compra, faz levantamento de empresas que podem fornecer o material, entra em contato com as empresas e faz cotação de preços, seleciona a melhor oferta, faz o pedido, confere e recebe a mercadoria, entrega o produto ao solicitante.

    é difícil que as etapas deste processo sofram grandes alterações em sua seqüência.

  • CONCEITOS BÁSICOS

    conceitos básicos


    2. todo processo pode sofrer variações.

    as variações ocorridas durante o processo podem ser em menor ou em maior quantidades. é justamente neste ponto que a atenção e os esforços devem ser concentrados, pois a variação é a grande inimiga desta história toda.

    3. para melhorar processos é preciso diminuir as variações.

    a variação é um fato da natureza, ou seja, sempre está presente. mas quanto menos elas ocorrem durante um processo, melhor ele será. imaginando o mesmo processo de compras descrito, se o funcionário não deixar que aconteçam variações durante o processo ele só correrá o risco de haver variações nos processos do seu fornecedor.

  • CONCEITOS BÁSICOS

    conceitos básicos


    o diagrama fepsc (são as iniciais das palavras: fornecedor, entradas, processos, saída e clientes) mostra o resultado final de um processo com variações que é a insatisfação do cliente. é justamente no final do processo e no cliente que deve se iniciar uma análise do processo.

    clientes têm necessidades e expectativas que devem ser atendidas para que eles se sintam satisfeitos, garantindo assim o sucesso da empresa.

  • CONCEITOS BÁSICOS

    conceitos básicos


    os conceitos básicos adotados no 6 sigma, são:

    1. defeito é qualquer coisa que bloqueia ou iniba um processo de atingir maior produtividade.

    2. o conceito de cliente no sigma é mais amplo: existem os clientes internos e os externos.

    3. ctqs (características criticas da qualidade)são os aspectos mais importantes para o cliente em um produto.

    4. produtos também são vistos no sentido mais amplo.

  • 6 SIGMA X QUALIDADE TOTAL

    6 sigma x qualidade total

    veja a diferença nos resultados entre um processo convencional de qualidade x 6 sigma.

  • 6 SIGMA X QUALIDADE TOTAL

    6 sigma x qualidade total

    é freqüente a confusão que as pessoas fazem entre 6 sigma e qualidade total, porque aparentemente eles são muito similares. como percebemos, a diferença está nos resultados superiores obtidos.

    alguns erros ocorridos no passado que o 6 sigma trabalha:

    1. enfatizar somente a qualidade, sem levar em consideração a estratégia da empresa.
    2. formação de especialistas da qualidade sem visão de sistemas ou habilidades na análise para tomada de decisão.
    3. falta de mensuração de resultados em termos de ganhos monetários.
    4. falta de criação de uma infra-estrutura que libere recursos para melhoria de processo.
    5. enfatizar requisitos mínimos de aceitação de produtos ao invés de melhoria continua.

  • 6 SIGMA X QUALIDADE TOTAL

    6 sigma x qualidade total

    6. trabalhos em muitos projetos ao mesmo tempo. assim, tudo tornava-se urgente e no final nada funcionava.
    7. nenhum proprietário para o problema.
    8. hábito no gerenciamento de uma organização funcional. toda empresa tradicional está dividida em áreas. enquanto o problema ocorre dentro de uma área, o gerente é capaz de lidar e resolver, mas como os problemas mais graves ocorrem entre áreas e os gerentes têm um limitado poder de ação, os mesmos ficam aguardando solução.
    9. falta de treinamento ou pessoas com experiência.
    10. falta de métrica para processos com impacto no cliente.
    11. ausência de sistemas financeiros ou de informação integrados.
    12. enfoque fragmentados, ou seja, melhorias locais sem visão do impacto no todo.


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 29,99
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...
Autorizo o recebimento de novidades e promoções no meu email.

  • APRESENTAÇÃO DO CURSO
  • VISÃO GERAL DA ESTRATÉGIA 6 SIGMA
  • CONCEITOS BÁSICOS
  • 6 SIGMA X QUALIDADE TOTAL
  • METODOLOGIA DMAIC
  • DEFINIÇÃO
  • CONCEITOS DE QUALIDADE
  • DEPARTAMENTOS E PROCESSOS
  • MACROPROCESSOS-CHAVE
  • SELEÇÃO DE PROJETOS
  • PARTICIPANTES DO 6 SIGMA
  • MEDIÇÃO
  • MAPA DO PROCESSO
  • TRABALHANDO COM DADOS
  • AVALIAÇÃO DO SISTEMA DE MEDIÇÃO
  • ANÁLISE DO MODO E EFEITO DA FALHA – FMEA
  • FERRAMENTAS BÁSICAS DE ANÁLISE
  • ANÁLISE DO PROCESSO
  • MELHORIA
  • CONTROLE
  • IMPLANTAÇÃO DA ESTRATÉGIA 6 SIGMA NA EMPRESA