Curso Online de Boas Práticas de Fabricação Reciclagem

Curso Online de Boas Práticas de Fabricação Reciclagem

As Boas Práticas de Fabricação (BPF) abrangem um conjunto de medidas que devem ser adotadas pelas indústrias de alimentos a fim de garant...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 3 horas


Por: R$ 50,00
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

As Boas Práticas de Fabricação (BPF) abrangem um conjunto de medidas que devem ser adotadas pelas indústrias de alimentos a fim de garantir a qualidade sanitária e a conformidade dos produtos alimentícios com os regulamentos técnicos.

Experiência em atuação na Garantia da Qualidade em indústria de alimentos com implantação de BPF/GMP, APPCC, 5S: treinamentos, auditorias internas, elaboração de procedimentos, aplicação de ferramentas da qualidade Conhecimento em análises microbiológicas, físico-químicas, sensoriais. Experiência no desenvolvimento de produtos alimentícios, implantação e acompanhamento de projetos interface com áreas como marketing, qualidade de suprimentos, fornecedores e clientes. Conhecimento sobre ciência e tecnologia Atuação no acompanhamento do processo de fabricação de produtos alimentícios (vegetais congelados, vegetais minimamente processados, carnes,massas secas e sopa enlatada), visando implementar melhorias no tocante a qualidade dos mesmos, evitar quebras de equipamentos, diminuir refugo e elevar a produtividade e diminuição de custos. Elaboração de manual técnico do processo de fabricação (Instrução de trabalho, Procedimentos operacionais Padrão) detalhando desde a entrada da matéria prima até o envase, indicando os melhores procedimentos de higienização pessoal e do maquinário, objetivando melhorar a qualidade do produto. Realização de análises sensoriais em bebidas (sucos e achocolatados) a fim de verificar suas características, compará-las com as demais disponíveis no mercado, propor modificações de modo que se tornassem mais competitivas. Participação na implantação e acompanhamento de sistemas da qualidade: BPF,POP, APPCC, ISO14001,ISO18001,ISO22000,PDCA,INDICADORES entre outros.



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • Elaborado por : Michele S. Rezende

  • Sumário

    Sumário

    Definição
    Campos Aplicação
    O que é alimento seguro ?
    A BPF é uma lei?
    O que abrange
    Algumas responsabilidades da empresa
    Responsabilidade dos Colaboradores
    Contaminação Física
    Tipos de Microorganismos
    Aplicações Industriais
    Condições para o desenvolvimento

  • Sumário

    Sumário

    Como evitar a contaminação microbiológica
    Quem faz a qualidade
    Procedimento da Higienização das mãos
    Colaboradores
    Rastreabilidade de Documentos

  • Campos Aplicação

    Campos Aplicação

    Os princípios gerais de higiene pessoal, fábrica e armazém aqui descritos orientam as técnicas e instalações industriais para produção, armazenagem, distribuição de alimentos, matérias-primas e embalagens.
     

  • Procedimento de Higienização Mãos

    Procedimento de Higienização Mãos

    As unhas devem ser mantidas curtas, limpas e livres de qualquer tipo de esmalte e unhas postiças.
    As mãos devem ser lavadas antes de qualquer atividade que envolva contato com alimentos e/ou atividade que envolva algum risco de contaminação, como por exemplo: antes das refeições, após o uso do banheiro, antes de entrar na área de trabalho (área de manipulação e processamento de alimento), após manipular ferramentas, ao iniciar o trabalho e ao final do mesmo.

  • Procedimento de Higienização Mãos

    Procedimento de Higienização Mãos

    As mãos devem ser lavadas cuidadosamente com sabonete líquido anti-séptico, neutro e isento de perfume. Deve-se atentar para as unhas, aos dedos e junções dos dedos, mãos e antebraços, enxaguar de maneira abundante de modo à retirar todo o resíduo de sabonete líquido, sendo que todo esse processo deve durar em média 1 (um) minuto.
    Na seqüência deve ser feita a secagem das mãos com uso de papel toalha branca, descartável e não reciclado e, em seguida, aplicar álcool em gel nas mãos e nas luvas descartáveis (álcool gel anti-séptico a seco).

  • Colaboradores

    Colaboradores

    Todas as pessoas que tenham contato e acesso ao processo, matérias-primas, material de embalagem, produto em processo, produto acabado, equipamentos e utensílios devem ser treinadas e conscientizadas a praticar as medidas de higiene e segurança do produto para proteger os alimentos de contaminações físicas, químicas e biológicas.
     

  • Colaboradores

    Colaboradores

    O departamento da Garantia de Qualidade e Recursos Humanos da unidade deve manter registro de todas as pessoas que participaram do treinamento de capacitação para Boas Práticas de Fabricação.

  • RASTREABILIDADE DOS DOCUMENTOS

    RASTREABILIDADE DOS DOCUMENTOS

    A unidade deve manter minimamente os seguintes programas, ou demonstrar o atendimento para atender as Boas Práticas de Fabricação:
    Controle da Potabilidade da Água;
    PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional); 
    Sistemática de Comunicação de Lesões/ Doenças;
    Critérios de Execução para Lavagens das Mãos; 

  • RASTREABILIDADE DOS DOCUMENTOS

    RASTREABILIDADE DOS DOCUMENTOS

    Procedimentos de limpeza e sanitização para equipamentos e instalações;
    Registro de limpeza dos filtros de linha; 
    Procedimentos de limpeza e sanitização de caixas d´água (no caso de ser terceirizado, o procedimento será o adotado pelo fornecedor);
    Procedimentos para análise de água (amostragem, pontos de controle, etc.);

  • RASTREABILIDADE DOS DOCUMENTOS

    RASTREABILIDADE DOS DOCUMENTOS

    Procedimentos para manutenção de cada equipamento que seja crítico para a segurança alimentar (ter lista destes equipamentos);
    Instrução de Calibração onde constem os equipamentos críticos para a segurança dos alimentos.
    Plano de treinamento da unidade contendo a programação das reciclagens de treinamento (levantamento de necessidades de treinamento);


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 50,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...
Autorizo o recebimento de novidades e promoções no meu email.

  • Sumário
  • Campos Aplicação
  • Procedimento de Higienização Mãos
  • Colaboradores
  • RASTREABILIDADE DOS DOCUMENTOS
  • Referências Bibliográficas
  • Dados do Autor