Curso Online de ETICA PRÁTICA NOS SERVIÇOS DE BOMBEIROS CIVIS
A preocupação com segurança há tempos vem ganhando espaço significativo em empresas dos mais diversos segmentos, tornando-se parte do neg...
Continue lendoAutor(a): Aparecido Da Cruz
Carga horária: 5 horas
Por: R$ 24,90
(Pagamento único)
Mais de 40 alunos matriculados no curso.
Avaliação dos alunos: 3 no total
- Regiane Odoricio Lopes
"muito bom o curso,trabalho ná mais não tinha o curso agora aprendi mais com vcs."
- Raimundo Quaresma Batista Filho- Carlos Jose Azevedo Da Fonseca
- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
1
ética prática
nos serviços
de bombeiros civis -
2
biografia
aparecido da cruzmestre em educação – ênfase em educação religiosa
pós graduado em segurança do trabalho
mba em recursos humanos – t&d
mba segurança pública
atuou como gestor de bombeiros e emergências
bacharel em teologia
técnico em segurança do trabalho
educador social voluntárioministrou cursos em:
abb – parque cecap
haiz lamerz – borlem
cummins - cumbica
original usinagem – bonsucesso
joalmi metalurgica
colégio data brasil
sociedade paulista de mastologia
cia. suzano de papel
braço forte – formação
secretaria da justiça de são paulo
dixie toga
bridgestone fyrestone
aula teste senac guarulhos
grupo graber
estrela azul segurança
unifesp campus guarulhos
site service guarulhosperfil do educador
-
3
procedimentos do curso
para o bom andamento do curso e melhor aproveitamento dos conteúdos, gostaríamos de obter a concordância de todos em relação aos seguintes procedimentos:
i- respeitar as diferenças de conhecimento, experiência e cultura;
ii - ao questionar, adicione valor, evitando repetir o que já foi comentado exaustivamente;
iii - procure ser objetivo em seus comentários e fazê-los em momentos oportunos via e-mail;
iv- não deixe de esclarecer dúvidas sobre o conteúdo apresentado;
v - procurar prestar o máximo de atenção aos comentários dos educadores, evitando juízos preliminares;
vi – mantenha atenção em seus estudos, vislumbrando nos comentários uma oportunidade para empreender pesquisas e novos estudos sobre o tema proposto, visando seu crescimento pessoal e profissional. -
4
introdução
a preocupação com segurança há tempos vem ganhando espaço significativo em empresas dos mais diversos segmentos, tornando-se parte do negócio.
seja por determinação legal, seja pela preocupação de seu patrimônio, da vida e bem estar de seus colaboradores e do cuidado com o meio ambiente, empresários têm se preocupado em observar os aspectos relacionados à segurança, em seus diversos níveis de abrangência. passando de mal necessário para prevenção de percas desnecessárias.
nesse contexto, novas tecnologias, aliadas a profissionais cada vez mais preparados, exigem formação, qualificação, habilitação e treinamento constante, objetivando o aperfeiçoamento contínuo do indivíduo, como forma de garantia de continuidade e confiança nos trabalhos executados ou ora a executar.
para facilitar a busca pela formação adequada e a tão discutida qualificação, apresentamos ao amigo (a) leitor (a) esta preciosa ferramenta de informação intitulada ética prática nos serviços de bombeiros civis.
neste curso os (as) amigos (as) leitores (as) encontrarão informações importantíssimas, que os ajudarão em seu dia a dia na prestação de bons serviços, mantendo uma boa apresentação, serviço permanente e qualidade de vida.òtimo curso a todos!
-
5
objetivos
i- identificar quem é, e o que faz o bombeiro civil;
ii – tratar da definição e aplicação da ética ao profissional bombeiro civil;
iii – demonstrar que ética e excelência profissional caminham juntas;
iv- oportunizar aos profissionais bombeiros civis, bem como a comunidade, subsídios de identificação da atividade;
v – disseminar a cultura da ética profissional como valor agregado; -
6
quem é o bombeiro civil
obs: tramita a alguns anos nas casas legislativas federais o pl 3858 que altera o nome bombeiro civil para “brigadista particular” numa tentativa medíocre e jurássica de que o nome bombeiro, seja exclusivo das forças militares, não levando em consideração a homogeneidade, a classificação brasileira de ocupações e diversas normas nacionais. em alguns estados, como são paulo, dominado pelo lobby militar, a alteração foi sorrateira e maldosa, inclusa na it 17 do decreto estadual 56.819 como forma de se resguardar da evidência e do crescimento dos bombeiros civis no estado.
conhecido também como bombeiro industrial surgiu desde os anos de 1960 pela necessidade das empresas em terem um profissional que fosse bombeiro para garantir tanto prevenção quanto combate a incêndios, o militar não poderia prestar esse serviço por ser um funcionário público, então empresas traziam peritos internacionais para treinarem equipes de profissionais contratados como bombeiros. hoje o mercado de trabalho do bombeiro civil está muito além de indústrias e comércio, a cada dia novos decretos, leis e instruções técnicas recomendam o profissional, além da própria necessidade das empresas em garantir seu patrimônio tanto quanto seu pessoal. existem cada vez mais profissionais em todo país principalmente na região sudeste, sindicatos, associações e demais entidades através de articulação política procuram melhores soluções para profissão que até hoje luta por uma regulamentação própria, mesmo bem aceita e difundida no mercado, não é militar nem tão pouco autoridade pública, é alguém contratado ou que presta serviço a uma empresa. não obstante, conta com profissionais tão bem treinados, cuja formação já permitiu a muitos desses ensinar a muitos militares.
-
7
outros tipos de bombeiros no brasil
bombeiros voluntários
a mais de 120 anos desde 1892 no sul do brasil, na cidade de joinville no estado de santa catarina, existe o corpo de bombeiros voluntários (o primeiro da américa do sul). como a região tem muitos imigrantes europeus, estes trouxeram essa tradição que é muito difundida ainda hoje em toda europa em especial na alemanha e portugal e mundo a fora como no japão, com mais de 5 mil bombeiros voluntários na capital tókio.
em santa catarina existem mais de 4.300 bombeiros voluntários atendendo mais de 70 municípios. o bombeiro voluntário surge de um grupo de pessoas em uma cidade onde não existe serviço público de atendimento e criam uma associação para esse fim. essa associação cria e leva o projeto para reunião com a prefeitura, associações de moradores, juntas do comercial, indústrias e representantes da região, após aprovação do projeto a prefeitura cede local para ser a base e a junta comercial e demais entidades sustentam os custos da base e fornecem por doações os equipamentos necessários. este formato de bombeiro pode variar para o bombeiro municipal, ocorre de forma semelhante ao voluntário, porém, este é contratado e recebe salário passando a ser um funcionário da prefeitura, realidade em vários municípios do estado de são paulo.
bombeiro militar
em 1856 o então imperador d. pedro ii decretou a formação do corpo de bombeiros da corte na então capital do brasil o rio de janeiro, esse sistema evoluiu com as décadas para o que conhecemos hoje, os bombeiros militares tem a função de realizar a segurança pública a serviço do estado. são muito bem treinados se exercitando e treinando constantemente, legalmente são os responsáveis pelo socorro e atendimento de emergência. infelizmente estão presentes em uma parcela muito pequena das cidades do país, o que abriu espaço para os serviços voluntários e municipais. -
8
bombeiro municipal
formação - a direção do serviço já contrata pessoal com formação e experiência, ou seleciona novos profissionais e os encaminham por convênio com centros de formação privados os de órgãos públicos para treinamento especializado. a administração se dá pela própria prefeitura.
corpo de bombeiros mistos
existe o bombeiro misto, realidade em alguns municípios do estado de são paulo, é um caso onde a policia militar ou a prefeitura implanta uma base com um pequeno número de bombeiros militares e um número maior de bombeiros civis, todos atuam em conjunto, nesse caso os responsáveis diretos são os militares.
outros tipos de bombeiros no brasil
-
para meditar!
certamente fomos feitos para abrir caminhos, superar dificuldades e vencer.
acredite em você, tenha fé e vença! -
Ética Profissional
10
ética profissional
conjunto de normas de conduta que devem ser praticadas no exercício de todas as profissões.
-
Ética Profissional
11
ética profissional
ao assumir uma profissão, a pessoa assume uma responsabilidade com esta prática.
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- Ética Profissional
- Os Bombeiros Profissionais Civis tem uma profissão comprometida com a preservação da vida, do meio ambiente, do patrimônio e o respeito com as pessoas. Inclusive, com sua imagem como cidadão e neste caso, com sua identidade profissional.
- Dos Princípios Fundamentais
- Exercer com Eficiência e probidade as funções que lhe couberem em decorrência do cargo;
- Respeitar a vida, a dignidade e os direitos das pessoas, em todo o seu ciclo vital, sem discriminação de qualquer natureza.
- Exercer suas atividades com justiça, competência, responsabilidade e honestidade.
- Zelar pelo preparo próprio, moral, intelectual e físico, na busca pela excelência na prestação de seus serviços.
- Dos Direitos
- Recusar-se a executar atividades que não sejam de sua “competência legal”. Isto não exclui a pró atividade em casos específicos, pois a má interpretação pode ser considerada desídia .
- Informar as pessoas competentes sobre os possíveis riscos, medidas preventivas e condições estruturais quando existir.
- Das Responsabilidades
- Assegurar uma assistência em eventuais ocorrências livre de danos decorrentes de imperícia, negligência ou imprudência.
- Manter-se atualizado ampliando seus conhecimentos técnicos, científicos e culturais, em benefício do desenvolvimento profissional.
- Responsabilizar-se por falta cometida em suas atividades profissionais, independente de ter sido praticada individualmente ou em equipe.
- Dos Deveres
- Prestar adequadas informações a população a respeito de suas atividades. Manter segredo sobre fato sigiloso de que tenha conhecimento em razão de sua atividade profissional, exceto nos casos previstos em Lei. Respeitar o ser humano na situação de morte e pós-morte.
- Colocar seus serviços profissionais à disposição da comunidade em casos de emergência, epidemia e catástrofe, sem pleitear vantagens pessoais. Fazer bom uso do uniforme bem como a não utilização de insígnias ou emblemas pertencentes a outras instituições e/ou curso os quais não foram realizados.
- Interromper quaisquer atividades na presença de perigo a vida e a integridade da pessoa humana. Ser honesto no relatório dos resultados das inspeções e vistorias. Tratar os colegas e outros profissionais com respeito e consideração. Alertar o profissional, quando diante de falta cometida por imperícia, imprudência e negligência.
- Não é recomendado ao Bombeiro Civil
- Negar atendimento em caso de urgência ou emergência. Abandonar a vitima em meio o atendimento sem garantia de continuidade da assistência. Participar de atendimento sem consentimento do paciente ou representante legal, exceto em iminente risco de vida.
- BOAS PRÁTICAS
- UNIFORME
- BANDEIRAS
- DEVEMOS EVITAR QUANDO UNIFORMIZADOS
- NÃO É CORRETO
- AO DEPARARMOS COM OCORRÊCIAS
- Solicitar brindes ou cortesias distribuídos durante o horário de trabalho; Promover ou participar de conversas estimulando desejos íntimos, com pessoas do sexo oposto durante seu turno de trabalho; Não esqueça: Alguém sempre estará lhe observando, onde você menos imagina;
- Postar em sites de relacionamentos fotos uniformizados que sejam incompatíveis com a profissão ou que comprometam a ética e a moral dos profissionais de classe; Ex: Semi vestidos e etc. Participar de situações que incite a violência ou envolver-se em brigas ou falta de inteligência.