Curso Online de ETIQUETA PROFISSIONAL & SOCIAL

Curso Online de ETIQUETA PROFISSIONAL & SOCIAL

Apresentação Capítulo 1 Psicologia do Marketing Pessoal Capítulo 2 As Gafes Capítulo 3 Regras para Cumprimentar e Apresentar Pessoa...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 6 horas


Por: R$ 23,00
(Pagamento único)

Mais de 5 alunos matriculados no curso.

Certificado digital Com certificado digital incluído

Apresentação
Capítulo 1
Psicologia do Marketing Pessoal
Capítulo 2
As Gafes
Capítulo 3
Regras para Cumprimentar e Apresentar Pessoas
Capítulo 4
O Aperto de Mãos
Capítulo 5
Agindo com Prudência
Capítulo 6
Agradecendo a Entrevista
Capítulo 7
Os Cartões de Visita
Capítulo 8
Etiqueta ao Telefone
Capítulo 9
Etiqueta na Secretária Eletrônica
Capítulo 10
Etiqueta ao Vestir
Capítulo 11
Quebrando o Gelo
Capítulo 12
Etiqueta para Reuniões
Capítulo 13
Etiqueta nas Recepções, Almoços e Jantares
E muito mais



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • APRESENTAÇÃO
    Etiqueta é um conjunto de regras cerimoniosas de trato entre as pessoas e que são estabelecidas a partir do bom senso e do bom gosto. Diferentemente do que muita gente pensa, essas regras não são privilégios de determinada classe social; qualquer pessoa pode aprendê-las e fazer delas uma ferramenta a seu favor.
    É importante considerar que nesse mundo altamente competitivo, a pessoa que cultiva os bons modos tem mais chances de ascensão pessoal e profissional. Todo homem bem-sucedido sabe disso. Esse tipo de comportamento — fino e de bom gosto — com certeza faz a diferença entre o sucesso e o fracasso; entre avançar ou ficar para trás.
    Neste manual, você vai ver como a autoconfiança e a elegância — tanto na maneira de se vestir, como na postura e apresentação pessoal — podem melhorar a sua imagem, abrindo as portas de um novo mundo. Você também vai saber, de forma precisa e adequada, como se comportar em diversas situações, desde as mais complicadas às mais comuns no cotidiano profissional, e como evitar aqueles "descuidos" que podem comprometer a sua carreira.
    Aprenda e siga essas regras. E se mesmo assim, em qualquer momento, bater uma dúvida, lembre-se que ser gentil, sincero e atencioso, é a regra-mestre para granjear respeito e confiança.

  • Índice
    Apresentação
    Capítulo 1
    Psicologia do Marketing Pessoal
    Capítulo 2
    As Gafes
    Capítulo 3
    Regras para Cumprimentar e Apresentar Pessoas
    Capítulo 4
    O Aperto de Mãos
    Capítulo 5
    Agindo com Prudência
    Capítulo 6
    Agradecendo a Entrevista
    Capítulo 7
    Os Cartões de Visita
    Capítulo 8
    Etiqueta ao Telefone
    Capítulo 9
    Etiqueta na Secretária Eletrônica
    Capítulo 10
    Etiqueta ao Vestir
    Capítulo 11
    Quebrando o Gelo
    Capítulo 12
    Etiqueta para Reuniões
    Capítulo 13
    Etiqueta nas Recepções, Almoços e Jantares

  • Capítulo 14
    Recebendo em Casa
    Capítulo 15
    Mais Dicas sobre Etiqueta em Jantares e Recepções
    Capítulo 16
    Etiqueta para Outras Ocasiões
    Apêndice 1
    Etiqueta na Montagem de um Currículo
    Apêndice 2
    Como Conduzir Conversas Agradáveis
    Palavras finais

  • Capítulo l
    PSICOLOGIA DO
    MARKETING PESSOAL
    O fato de o mundo ter mudado muito nos últimos anos não quer dizer que as boas maneiras e as regras de etiqueta caíram em desuso. Ao contrário, essas regras continuam mais vivas do que nunca, e ainda hoje são capazes de construir uma imagem pessoal altamente positiva, principalmente no mundo dos negócios.
    Elas são imprescindíveis para executivos que querem deslanchar no marketing pessoal.
    Por isso mesmo, antes de falarmos das regras de etiqueta e boas maneiras, é bom entender como funciona a psicologia do marketing pessoal.
    Há uma propriedade natural do cérebro humano que nos cobra uma explicação para todas as coisas que percebemos. Como é praticamente impossível ter explicação para todas as coisas, costumamos nos socorrer de determinados "conceitos" que a sociedade admite como sendo verdades. São as chamadas "convenções".
    Veja um exemplo: ninguém vai a uma missa ou a uma solenidade importante trajando roupa de banho, não é mesmo? Xinguem age assim porque há uma convenção que estabelece regras a respeito de roupas adequadas para determinadas situações. São essas convenções que compõem a escala de valores das pessoas, grupos e sociedades.
    "Convenção é tudo aquilo que é aceito —
    por consentimento geral — como norma de
    proceder e de agir no convívio social."
    Quando você se comporta de acordo com a escala de valores de um determinado grupo, é aceito por esse grupo. No entanto, quando não age de acordo ou quebra uma convenção, fica sujeito a interpretações que fogem ao seu controle. Você pode ser visto como pessoa de "outro grupo" e, imediatamente, afastado daquele.

  • "Todos os símbolos — cores, formas, comportamentos, estilos etc. —
    são associados, mentalmente, a imagens predefinidas. E essas imagens,
    quase sempre, são formadas a partir de 'convenções sociais' próprias
    do ambiente em que vivemos."
    É bom lembrar que cada um de nós se vê de acordo com a própria consciência, segundo a nossa ótica e os nossos próprios interesses. Só que os outros nos vêem por outras óticas, por outros ângulos, e, não raro, vêem detalhes que nós sequer percebemos.
    Assim sendo, o grande segredo para um bom marketing pessoal é projetar a sua imagem através de símbolos já convencionados e que são característicos de cada grupo social.
    É por isso que cultivar boas maneiras, seguindo cuidadosamente o protocolo social, é o grande segredo para ter um marketing sólido e eficiente.
    Alguns tipos de associações mentais imediatas:
    Símbolo
    Livro
    Terno
    Branco
    Sorriso
    Gravata
    Dourado
    Bons modos
    Jóias
    Convenção
    Cultura, inteligência
    Status
    Paz, limpeza
    Boa educação, generosidade
    Respeito, status
    Requinte, luxo
    Status, requinte
    Luxo, vaidade

  • O resultado de tudo o que fazemos depende da maneira como nos relacionamos com outras pessoas, de como nos apresentamos e como elas nos interpretam.Isso também vale na hora de procurar emprego ou fazer uma negociação. Afinal, não negociamos com máquinas, e sim com outras pessoas.
    As pessoas nos avaliam tanto no aspecto técnico como no comportamental. A entonação de voz, a postura, o modo de sentar, de comer, cumprimentar, tudo reflete a pessoa, tudo é avaliado.
    Assim, um simples aperto de mão ou até o modo de tomar um cafezinho, pode dizer muita coisa a seu respeito. Tudo isso é parte integrante de um conjunto visual/comportamental que passa informações de como você é, de quem você é.
    É preciso ter em mente, porém, que para causar uma boa impressão você deve evitar atitudes artificiais que traem a si próprio e depõem contra sua integridade. Falsidade e arrogância são uma coisa; outra bem diferente é observar certas regras de comportamento e que servem ao bem comum.
    E essas regras são baseadas exclusivamente no bom senso.

  • Etiqueta
    Capítulo 2
    AS GAFES
    As gafes em reuniões e almoços de negócios são muito comuns, até entre os executivos mais experientes.
    A palavra "gafe" vem do francês Gaffeur, que nada mais é do que a pessoa que comete gafe. Existem três tipos de pessoas que cometem gafes: os que assumem, os que disfarçam e os que tentam remediar.
    Ao contrário do que muita gente pensa, não se deve tentar consertar uma gafe. Gafe cometida, gafe assumida. Porque, ao tentar consertar, a tendência é piorar a situação ainda mais.
    Elas geralmente acontecem por falta de bom senso ou porque a pessoa valoriza coisas que o outro não valoriza, ou ainda porque despreza algum detalhe que o outro valoriza demais. É por isso que afirmamos que a prudência e o bom senso são armas infalíveis para evitar as gafes.
    "Se cometer uma gafe, o melhor é deixar ela passar.
    Porque pior é tentar consertar."

  • Capítulo 3
    REGRAS PARA
    CUMPRIMENTAR E APRESENTAR
    PESSOAS
    As regras de etiqueta são uma espécie de código através do qual nós informamos aos outros que somos preparados para conviver harmoniosamente no grupo.
    Essas regras tratam basicamente do comportamento social, e englobam desde o modo de vestir-se adequadamente às diversas ocasiões, até os modos de comer, de freqüentar ambientes públicos e, principalmente, de como se relacionar com as pessoas. Por isso, vamos começar falando da etiqueta dos cumprimentos e apresentações.
    Há uma regra básica para todos os tipos de apresentação: quem quer que esteja se apresentando ou sendo apresentado, deve sorrir e olhar a pessoa nos olhos. Seriedade e tensão não funcionam bem nas apresentações.
    Outra regrinha diz que:
    "A pessoa mais importante é quem recebe a outra e tem seu nome dito
    primeiro. No meio empresarial, é interessante dar ao cliente essa
    importância maior."
    Mas se na hora você tiver dúvidas o melhor é:
    Apresentar o homem à mulher.
    Apresentar a pessoa mais jovem para a mais velha.
    Apresentar um colega para o cliente.
    Apresentar qualquer pessoa para o convidado de honra.

  • Etiqueta
    Siga também estas instruções protocolares:
    1 - Ao ser apresentado, se estiver sentada, a pessoa deve se levantar. Esta regra se aplica aos homens.
    2 - Se não levantar-se, pode parecer que está desinteressado ou alheio.
    3 - As mulheres, se estiverem sentadas, só devem levantar-se se a pessoa apresentada for a anfitriã ou uma senhora de idade.
    4 - Quando lhe cabe apresentar alguém, diga o nome completo da pessoa e algo que propicie o início de uma conversa.
    5 - O "olá!" e o "como vai?" são considerados cumprimentos- padrões. Você não precisa usar aquele tradicional "muito prazer!"
    6 - As mulheres também se cumprimentam apertando as mãos.
    7 - Se a mulher estiver participando de um evento de gala, não precisa tirar as luvas para cumprimentar. Porém, é bom lembrar que deve tirá-las se for comer.
    Outra coisa importante que deve ser observada — tanto por homens como por mulheres — é que o tapinha nas costas e os beijinhos devem ser evitados sempre, a menos que haja grande intimidade entre eles e a ocasião permita esse tipo de carinho.
    Pode ocorrer, também, que a pessoa apresentada — por uma questão de descortesia — não estique a mão para receber o cumprimento. O que fazer? Se ao esticar a mão para apresentar-se a alguém, ela não retribuir esse gesto, retire a mão mas continue a apresentação. Esta atitude é a correta.
    Para apresentar alguém a um grupo, aproveite o momento em que estiverem reunidos e diga algo mais ou menos assim: "Oi, pessoal, queria
    apresentar a vocês a Luciana Forli, designer da Briattore, em Milão."
    Saiba também que nas apresentações para um grupo estão dispensados os apertos de mão.

  • Etiqueta
    Uma recomendação importante:
    Quando você se apresentar a alguém, não se intitule doutor,
    professor etc.
    Se você é doutor, professor ou magistrado, todos saberão no momento oportuno.
    Isso não é de bom tom na hora da apresentação. Você deve apenas dizer o seu nome.
    Uma dúvida muito comum
    Algumas pessoas ficam em dúvida na hora de apresentar o cônjuge. A principal, é sobre a expressão a ser utilizada: se esposo, esposa... marido, mulher.
    Independentemente se são casados ou não, o mais adequado é apresentar o parceiro como meu marido, ou minha mulher. Algo do tipo: "Olá, esta é minha mulher, Denise." E de bom tom e evita constrangimentos.
    Pergunta indiscreta
    Nunca deve-se perguntar a uma mulher se ela está grávida. Se ela realmente estiver esperando um bebê não há problema, mas se, por outro lado, ela só tiver engordado, a situação é muito constrangedora.

  • Capítulo 4
    O APERTO DE MÃOS
    O aperto de mão é uma forma de cumprimento que deve obedecer a algumas regras de etiqueta, já que pode dizer muita coisa a respeito de uma pessoa.
    Diz a etiqueta que a pessoa mais jovem não estende a mão até que a pessoa mais velha o faça, assim como um homem também não deve estender a mão para uma mulher. Mas se alguém nos estende a mão em situação que esteja infringindo alguma regra de cumprimentos, não deve ser recusado. Uma lei que deve ser respeitada por todos diz que nenhuma mão estendida pode ficar no ar.
    - Para evitar gafes, e como os costumes variam de sociedade para sociedade, o mais conveniente é um cumprimento rápido, sem força demasiada e sem movimentos truculentos.
    - Mas até com o simples aperto de mão precisamos tomar cuidado. Isso porque, na Ásia e no Oriente Médio, não se aperta a mão quando se cumprimenta alguém, pois isso é interpretado como um gesto agressivo.
    - Já nos países islâmicos, estender a mão para uma mulher é altamente ofensivo.
    - No Japão, como em outros países asiáticos, curvar-se diante de outra pessoa, é uma reverência que corresponde a um aperto de mão, com a particularidade de que a pessoa de status inferior curva-se antes e mais baixo.
    - Os tailandeses e os hindus mais tradicionais também não cumprimentam apertando a mão. Eles colocam as mãos unidas sobre o peito e se curvam diante do outro.
    Você que viaja, precisa atentar muito para estes detalhes.
    Observe também:
    O bom senso recomenda que devemos estar sempre atentos a
    determinadas particularidades típicas de grupos e até mesmo nações.


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 23,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...
Autorizo o recebimento de novidades e promoções no meu email.