Curso Online de A teoria do desenvolvimento segundo Wallon
5 estrelas 37 alunos avaliaram

Curso Online de A teoria do desenvolvimento segundo Wallon

1) Biografia 2) Pressupostos teóricos 3) Os Campos Funcionais e o desenvolvimento psicológico da criança 4) A lei de alternância funciona...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 3 horas


Por: R$ 23,00
(Pagamento único)

Mais de 1700 alunos matriculados no curso.

Certificado digital Com certificado digital incluído

1) Biografia
2) Pressupostos teóricos
3) Os Campos Funcionais e o desenvolvimento psicológico da criança
4) A lei de alternância funcional
5) A lei da preponderância e integração funcional
6) Estádios do Desenvolvimento Infantil

Thiago de Almeida é psicólogo e professor universitário que se especializou em dificuldades do relacionamento amoroso tais como: baixa autoestima; ciúme; timidez; inibição; infidelidade; Quadros depressivos associados a relacionamentos amorosos; Tratamento para ejaculação rápida; Tratamento de anorgasmia, frigidez e de falta de desejo com o parceiro;Tratamento de vaginismo; Atendimento psicoterápico a vítimas de violência doméstica; Tratamento de Parafilias (Exibicionismo, Fetichismo, Frotteurismo, Masoquismo, Sadismo, Fetichismo travéstico, Voyeurismo); e Psicoterapia de casal. Atualmente ele é considerado pelo Portal Inovação do MEC como o maior especialista em relacionamentos amorosos do Brazil. Possui graduação em Bacharelado em Psicologia/ Formação para Psicólogo pela Universidade Federal de São Carlos (2003), Mestrado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (2007), Doutorado pelo Departamento de Psicologia da Aprendizagem do Desenvolvimento da Personalidade do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP). Possui consultórios estabelecidos na cidade de São Paulo e na cidade de São Carlos. Tem experiência na área de Psicologia Cognitivo-Comportamental de caráter breve, com ênfase na Psicologia do Amor, atuando principalmente nos seguintes temas: amor, relacionamentos amorosos, cíume, timidez e casais. Faz parte do corpo editorial de conceituados periódicos científicos. Maiores informações sobre seu atendimento, especializações e acesso integral a sua produção científica acessar: http://www.thiagodealmeida.com.br/site/


- Adriana Goes

"Bom"

- Renato Batista Da Silva

- Gabriela De Souza Santos

- Sara Alves Pereira

"Rico material de estudo!"

- Isis Coelho Aleixo

- Karen De Santana Souza

- Tânia Aparecida Trentin Salatiel Henrique

- Rosemary Golino Vital

- Daniela Aparecida Batista Vasconcelos

- Paulianny Araújo De Azevedo

- Monique Sabadini Flores Minunzio

- Maria Cristina Rodrigues De Sousa

- Valquiria Lucena De Sousa E Pereira

- Marilza Do Rosário

- Lucinda Alves De Melo Bueno

- Lucinda Alves De Melo Bueno

- Jaíne Soares Silva

- Karen Monielen Honorato

- Cristiane De Oliveira Ferreira

- Davi Da Silva Araujo

- Larissa Gabriela Gouveia Dos Santos

- Marizete Aparecida Peres

- Paulo Henrique Modonese Costa

- Eliane Alves Silva

- Aline Leonardo Da Silva

- Eliana Dourado De Santana Silva

- Keila Fabiana Pereira Dos Santos

- José Adilson Mescollotto

- Davi Silva Almeida

- Ana KÁtia De Araujo Ferreira

- Andréa Nascimento De Assis Costa

- Martha Albertina Silva Maltha Oliveira

- Patricia Mota Coutinho

- Mônica Cristina De Paiva

- Willian Nazo Dos Santos

- Katia Da Rocha Reco Conduta

- Jaqueline Da Silva Fidelis

  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • Henri Wallon

    Henri Wallon

    Prof. Mestre Thiago de Almeida
    www.thiagodealmeida.com.br

  • Biografia

    Henri Paul Hyacinthe Wallon (Henri Wallon) nasceu na França em 15 de junho de 1879.
    Antes de chegar à psicologia passou pela filosofia e medicina e ao longo de sua carreira foi cada vez mais explícita a aproximação com a educação.
    Em 1902, com 23 anos, formou-se em filosofia pela Escola Normal Superior, cursou também medicina, formando-se em 1908. Viveu num período marcado por instabilidade social e turbulência política. As duas guerras mundiais (1914-18 e 1939-45), o avanço do fascismo no período entre guerras, as revoluções socialistas e as guerras para libertação das colônias na África atingiram boa parte da Europa e, em especial, a França.

    Biografia

  • Em 1914 atuou como médico do exército francês, permanecendo vários meses no front de combate. O contato com lesões cerebrais de ex-combatentes fez com que revisse posições neurológicas que havia desenvolvido no trabalho com crianças deficientes. Até 1931 atuou como médico de instituições psiquiátricas.
    Paralelamente à atuação de médico e psiquiatra consolida-se seu interesse pela psicologia da criança.
    Na 2a guerra atuou na Resistência Francesa contra os alemães, foi perseguido pela Gestapo, teve que viver na clandestinidade.

  • De 1920 a 1937, é o encarregado de conferências sobre a psicologia da criança na Sorbonne e outras instituições de ensino superior.
    Em 1925 funda um laboratório destinado à pesquisa e ao atendimento de crianças ditas deficientes.
    Ainda em 1925 publica sua tese de doutorado “A Criança Turbulenta”. Inicia um período de intensa produção com todos os livros voltados para a psicologia da criança. O último livro “Origens do pensamento na criança’, em 1945.
    Em 1931 viaja para Moscou e é convidado para integrar o Círculo da Rússia Nova, grupo formado por intelectuais que se reuniam com o objetivo de aprofundar o estudo do materialismo dialético e de examinar as possibilidades oferecidas por este referencial aos vários campos da ciência.

  • Neste grupo o marxismo que se discutia não era o sistema de governo, mas a corrente filosófica. Em 1942, filiou-se ao Partido Comunista, do qual já era simpatizante. Manteve ligação com o partido até o final da vida. Em 1948 cria a revista ‘Enfance”. Neste periódico, que ainda hoje tenta seguir a linha editorial inicial, as publicações servem como instrumento de pesquisa para os pesquisadores em psicologia e fonte de informação para os educadores.
    Faleceu, com 83 anos, em 01 de dezembro de 1962

  • Pressupostos teóricos

    Pressupostos teóricos

  • A gênese da inteligência para Wallon é biológica e social, ou seja, segundo este autor o ser humano é organicamente social e esta estruturação orgânica supõe a intervenção da cultura. Nesse sentido, a teoria do desenvolvimento humano para Wallon é centrada na pessoa completa.

  • Wallon considera o desenvolvimento da pessoa completa integrada ao meio em que está imersa com seus aspectos afetivo, cognitivo e motor.
    “Jamais pude dissociar o biológico e o social, não porque o creia redutíveis entre si, mas porque, eles me parecem tão estreitamente complementares, desde o nascimento, que a vida psíquica só pode ser encarada tendo em vista suas relações recíprocas.” (Wallon citado por WEREBE; NADEL-BRULFERT, 1986, p. 8).

  • Seu método de pesquisa denomina-se análise genética comparativa multidimensional, o qual consiste em compreender o desenvolvimento da criança a partir da análise comparativa entre o comportamento da crianças de distintas épocas e culturas, indivíduos normais e patológicos, assim como entre crianças e animais.

  • O referencial teórico utilizado por Wallon basea-se epistemologicamente na filosofia marxista e, mais especificamente no materialismo dialético. Isso confere devida importância das bases biológicas, sem ser efatizar uma mecânica organicista.

  • A fim de abranger o estudo integrado do ser humano o autor formula a noção de campos funcionais (movimento, inteligência, emoção e pessoa) os quais abarcam as dimensões motoras, afetivas e cognitivas que constituem a realidade psíquica do sujeito.


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 23,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...
Autorizo o recebimento de novidades e promoções no meu email.

  • Henri Wallon
  • Biografia
  • Pressupostos teóricos
  • Os Campos Funcionais e o desenvolvimento psicológico da criança
  • A EMOÇÃO
  • Emoção X Afetividade
  • Para o autor:
  • Então, o que é afetividade?
  • O EU E O OUTRO (A PESSOA)
  • MOVIMENTO
  • INTELIGÊNCIA
  • A LEI DE ALTERNÂNCIA FUNCIONAL
  • A LEI DA PREPONDERÂNCIA E INTEGRAÇÃO FUNCIONAL
  • Estádios do Desenvolvimento Infantil
  • Estádios do Desenvolvimento da Criança