Curso Online de Conceitos Fundamentais da Psicanálise
A Psicanálise foi criada pelo neurologista austríaco Sigmund Freud, com o objetivo de tratar desequilíbrios psíquicos. Este corpo teórico...
Continue lendoAutor(a): Natalie Espíndola De Carvalho
Carga horária: 12 horas
Por: R$ 25,00
(Pagamento único)
Mais de 20 alunos matriculados no curso.
- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
CONCEITOS FUNDAMENTAIS DA PSICANÁLISE
CONCEITOS FUNDAMENTAIS DA PSICANÁLISE
-
APARELHO PSÍQUICO
Segundo Laplanche & Pontalis (1980):
“é a expressão que sublinha certas características que a teoria freudiana atribui ao psiquismo: a sua capacidade de transmitir e de transformar uma energia determinada e a sua diferenciação em sistema e influências.”APARELHO PSÍQUICO
-
Ao falar de aparelho psíquico Freud sugere uma certa organização de uma disposição interna apoiada em uma certa ordem que acarreta uma sucessão temporal determinada. Implica a idéia de um trabalho mental, cuja função é manter em um nível mais baixo possível a energia interna de um organismo (homeostase).
-
A sua diferenciação em supestruturas ajuda a conceber as transformações da energia e o funcionamento dos investimentos, contra-investimentos e superinvestimentos.
-
Na tua 1ª tópica (1897) Freud propôs um modelo topográfico de aparelho psíquico subdividido em três sistemas:
consciente
pré-consciente
inconsciente -
A Psicanálise, portanto, tem como propósito restabelecer as conexões pertencentes aos triangulos, esclarecendo a natureza da defesa, ansiedade e impulso em relação nas três principais áreas, fazendo as ligações entre elas.
-
1. Consciente:
É definido como aspectos da função mental – pensamentos, sensações e sentimentos – que encontram-se claramente identificados pelo individuo em um dado momento e neles focaliza a sua atenção.
1. Consciente:
-
2. Pré-consciente:
Esta relacionado aqueles processos mentais que podem ser trazidos à consciência sem o mínimo gasto de energia psíquica.
2. Pré-consciente:
-
3. Inconsciente:
É caracterizado por todas as funções mentais que não fazem parte da percepção consciente do indivíduo, exigindo grande quantidade de energia psíquica para serem trazidos à consciência.
3. Inconsciente:
-
Em sua 2ª tópica (1923) Freud, ao desenvolver seu modelo estrutural ou funcional, divide o aparelho psiquico em três grandes grupos funcionais: ID, EGO e SUPEREGO que, embora sejam apostados distintamente, são abstrações e não possuem vida própria independente uma das outras.
-
De uma forma geral, o modelo estrutural remete-nos a noção de estrutura, que pode ser definida de modo geral como a maneira pela qual um conjunto concreto é visto em sua organização. Vale a pena destacar a noção de estrutura de Psicanálise.
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- CONCEITOS FUNDAMENTAIS DA PSICANÁLISE
- APARELHO PSÍQUICO
- 1. Consciente:
- 2. Pré-consciente:
- 3. Inconsciente:
- 1. ID
- 2. EGO
- 3. SUPEREGO
- 2. CONFLITO PSÍQUICO (MODELO CONFLITUAL)
- 3. SINTOMA
- Causas ou motivações em psicopatologia psicanalítica
- 4 – MECANISMOS DE DEFESA DO EGO
- 5 – PRINCIPAIS MECANISMOS DE DEFESA
- 6 – MODELO DEFICITÁRIO
- 7 – RELAÇÕES DE OBJETO
- 8 – REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS