Curso Online de Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem
5 estrelas 4 alunos avaliaram

Curso Online de Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem

O desenvolvimento humano se estabelece atrave´s da interac¸a~o do indivi´duo com o ambiente fi´sico e social. Se caracteriza pelo desenvo...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 11 horas


Por: R$ 23,00
(Pagamento único)

Mais de 100 alunos matriculados no curso.

Certificado digital Com certificado digital incluído

O desenvolvimento humano se estabelece atrave´s da interac¸a~o do indivi´duo com o ambiente fi´sico e social. Se caracteriza pelo desenvolvimento mental e pelo crescimento orga^nico.
O desenvolvimento mental se constro´i continuamente e se constitui pelo aparecimento gradativo de estruturas mentais.
As estruturas mentais sa~o formas de organizac¸a~o da atividade mental que va~o se aperfeic¸oando e se solidificando, ate´ o momento em que todas elas, estando plenamente desenvolvidas, caracterizara~o um estado de equili´brio superior em relac¸a~o a` intelige^ncia, a` vida afetiva e a`s relac¸o~es sociais.
Algumas estruturas mentais podem permanecer ao longo de toda a vida, como, por exemplo: a motivac¸a~o.
Outras estruturas sa~o substitui´das a cada nova fase da vida do indivi´duo. A obedie^ncia da crianc¸a e´ substitui´da pela autonomia moral do adolescente. A relac¸a~o da crianc¸a com os objetos que, se da´ primeiro apenas de forma concreta se transforma na capacidade de abstrac¸a~o.

VAGNER FERREIRA SILVA É FORMADO EM CIÊNCIAS SOCIAIS PELA UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL(ULBRA)E PÓS GRADUADO(ESPECIALIZAÇÃO) EM SEGURANÇA PUBLICA E INTELIGENCIA ESTRATÉGICA E CURSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NO USO INDEVIDO DE DROGAS E MEDIAÇÃO DE CONFLITOS E CURSO DE EXTENSÃO DE DIREITOS HUMANOS.


- Viviane Brito Barroso Vieira

- Tatiana Cardoso De Oliveira

- Luma Helena Dória Amorim

- Jhonata Nascimento Silva

  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem

    Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem

    .

  • Um Breve Resumo sobre a História da Psicologia

    Um Breve Resumo sobre a História da Psicologia

    Há milhares de anos atrás, desde que o Homem se percebeu como um ser pensante, inserido em um complexo que chamou de Natureza, vem buscando respostas para suas dúvidas e fatos que comprovem e expliquem a origem, as causas e as transformações do mundo. Não obstante, o comportamento e a conduta humana são assuntos que sempre nos fascinou e estão registrados historicamente ao longo desses anos. Isso faz com que a Psicologia seja uma das mais antigas e uma das mais novas disciplinas acadêmicas, criando assim esse paradoxo.

  • Historia da psicologia

    Historia da psicologia

    Por muito tempo se buscou explicações para as questões naturais e humanas através de Personagens Mitológicos. Para os Gregos, os Mitos eram narrativas sagradas sobre a origem de tudo. Eram tudo em que acreditavam como verdadeiro. Os poetas-videntes, que narravam os Mitos, possuíam uma autoridade mística sobre os demais, pois eram "escolhidos dos deuses" que lhe mostravam os acontecimentos passados através de revelações e sonhos, para que esses fossem transmitidos aos ouvintes.

  • Historia da psicologia

    Historia da psicologia

    Com o passar do tempo a Mitologia parecia não satisfazer mais, pois notava-se insuficientemente eficaz para a quantidade cada vez maior de questões, e no início do século VI antes de Cristo, nasce a Filosofia, que significa "Amizade pelo Saber" e define uma forma característica de pensar (pensamento racional), com ela vários filósofos se destacaram, cada um com sua forma particular de pensar e buscar a sabedoria.

  • Historia da psicologia

    Historia da psicologia

    Alguns fatos históricos que facilitaram o surgimento da Filosofia na Grécia foram as viagens marítimas (descobertas de novos mundos), a invenção do calendário (abstração do tempo), a invenção da moeda (forma de troca), o surgimento da vida urbana (ambiente para propagação), a invenção da escrita alfabética (registro abstrato de idéias), a invenção da política (Ética da Polis), que introduziu três fatores decisivos: as leis, o surgimento de um espaço público, e a estimulação de um pensamento coletivo, onde as idéias eram transmitidas em forma de discurso público.

  • .

    .

    Através da Filosofia Grega, que foi instituída para o ocidente, nos foi possível conhecer as bases e os princípios fundamentais de conceitos que conhecemos como razão, racionalidade, ética, política, técnica, arte, física, pedagogia, cirurgia, cronologia e, principalmente o conceito de ciência.
    Entre vários filósofos gregos que contribuíram com suas idéias, temos:
    Pitágoras (séc. V a.C.) - A completa sabedoria pertencia somente aos deuses, mas que era possível apreciá-la, amá-la e com isso, obtê-la. Dizia que a natureza é formada por um sistema de relações ou de proporções matemáticas, de tal modo que essas combinações aparecem para nossos órgãos dos sentidos sob a forma de qualidades dualísticas.

  • .

    .

    Parmênides (+/- 544 - 450 a.C.) - Para chegarmos à verdade não podemos confiar nos dados empíricos, temos que recorrer à razão. Nada pode mudar, só existe o ser imutável, eterno e único, em oposição ao não ser. Temos de ignorar os sentidos e examinar as coisas com a força do pensamento. O que está fora do ser não é o ser, é nada, o ser é um.
    Heráclito (+/- 540 - 470 a.C.) - Suas idéias são contrárias às de Parmênides e é considerado o mais importante dos pré-socráticos. É dele as frases: Tudo flui. O LOGOS é o princípio cósmico. Não entramos no mesmo rio duas vezes. A verdade se encontra no DEVIR e não no ser. A Alma não tem limites, pois seu logos é profundo e aumenta gradativamente. O pensamento humano participa e é parte do pensamento universal. Deus se manifesta na natureza e é crivado de opostos. A terra cria tudo e tudo volta para ela.

  • .

    .

    Esses e muitos outros filósofos, que são chamados de pré-socráticos, contribuíram para o rompimento com uma visão mítica e religiosa que se tinha até então da natureza e a partir disso foi adotado uma forma científica e racional de pensar. Sócrates é considerado um "divisor de águas" na Filosofia.

  • .

    .

    Sócrates (470 - 399 a.C.), sua biografia é contada por Platão em várias de suas obras, pois Sócrates, conforme dizem, era analfabeto. Usando um método todo próprio, chamado de Maiêutica (Trazer à Luz - Fazer Parir) Socrática, através de perguntas feitas às pessoas, ele as fazia "parirem suas próprias idéias" sobre as coisas. Comparava sua técnica, a qual acreditava estar ajudando a existência humana à aperfeiçoar seu espírito, com a atividade de sua mãe, que era parteira. Para Sócrates as etapas do saber são quatro: Ignorar sua Ignorância, Conhecer sua Ignorância, Ignorar seu Saber e Conhecer seu Saber. Teve vários seguidores, causou muita irritação por suas "idéias pervertidas" e por um júri de cinqüenta pessoas, foi condenado à morte por envenenamento e deveria tomar Cicuta. Poderia ter fugido da prisão, ter pedido clemência ou ainda ter saído de Atenas, mas simplesmente não quis, tornando-se assim o primeiro mártir da Filosofia.

  • .

    .

    Após Sócrates, temos alguns filósofos cujas idéias são de extrema importância para que a Psicologia se destacasse, pois desde o século V a.C., Platão, Aristóteles e outros filósofos gregos se preocupavam com muitos dos mesmo problemas que hoje cabe aos Psicólogos tentarem explicar: a memória, a aprendizagem, a percepção, a motivação, os sonhos e principalmente o comportamento anormal.

  • .

    .

    Aristóteles (384 - 322 a.C.) - Foi criado junto com um grupo de médicos amigos de seu pai. Aos dezoito anos foi para Atenas, entrou para a Academia, onde se tornou discípulo de Platão. Defendeu alguns princípios platônicos em seus escritos durante esse período na Academia, mas sua inteligência e disciplina extraordinária fez com que ele fosse um dos primeiros e o maior crítico da teoria platônica das idéias, principalmente na Metafísica. Em 334 a.C. retornou para Atenas, onde fundou sua própria escola, o Liceu. Seu estilo sempre foi predominantemente científico, mas muitos de seus livros se perderam por causa do Índice de Livros proibidos da Igreja Católica. Realizou importante e decisivo trabalho de revisão e elaboração da história dos pré-socráticos.


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 23,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...

Desejo receber novidades e promoções no meu e-mail:


  • Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem
  • Um Breve Resumo sobre a História da Psicologia
  • Historia da psicologia
  • .
  • Influências Fisiológicas:
  • .
  • Outro movimento que veio remediar essas falhas foi o funcionalismo
  • .
  • Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem
  • Desenvolvimento Humano
  • Importância do estudo do desenvolvimento humano
  • Fatores que influenciam o desenvolvimento humano
  • Princípios do desenvolvimento humano
  • psicologia
  • Aspectos do desenvolvimento humano
  • ..
  • Aspecto Social
  • .
  • As etapas do desenvolvimento humano
  • Características marcantes de cada fase:
  • Pré-natal:
  • Neonatal:
  • Fase intermediária da 1a. Infância:
  • Transição da 1a. Infância :
  • Final da 1a. Infância:
  • Segunda Infância:
  • Fase intermediária da 2a. Infância:
  • Término da 2a. Infância:
  • Desenvolvimento Puberal:
  • Adolescência:
  • Início da fase adulta:
  • Idade adulta intermediária:
  • Estágio avançado da vida adulta:
  • Senescência:
  • Conceito de Aprendizagem
  • Os fatores
  • Fatores Fisiológicos
  • Fatores Psicológicos
  • Experiências Anteriores
  • Características do processo de aprendizagem
  • Processo contínuo
  • Processo global
  • Processo pessoal
  • Processo gradativo
  • Processo cumulativo
  • Aprendizagem e maturação
  • A APRENDIZAGEM É CONDICIONADA PELA MATURAÇÃO
  • .
  • Aprendizagem e desempenho
  • A melhoria do desempenho deve ser marcada por certas característica:
  • Modelo de aprendizagem motora
  • É importante entender esses estágios de aprendizagem para determinação de estratégias instrucionais apropriadas a serem utilizadas ao ensinar habilidades motoras.
  • Aprendizagem e motivação
  • Funções dos motivos
  • .
  • Teorias da Motivação
  • Teoria do condicionamento
  • Teoria cognitiva
  • Teoria humanista
  • Maslow construiu uma pirâmide, que segundo ele, localiza esta hierarquia de sete conjuntos de motivos-necessidades:
  • Necessidades fisiológicas
  • Necessidade de segurança
  • Necessidade de amor e participação
  • Necessidade de estima
  • Necessidade de realização
  • Necessidade de conhecimento e compreensão
  • Necessidade estética
  • FIM