Curso Online de CONCURSO PÚBLICO - QUESTÕES SERVIÇO SOCIAL

Curso Online de CONCURSO PÚBLICO - QUESTÕES SERVIÇO SOCIAL

O curso proporciona questões que foram utilizados nos concurso público de serviço social. Destinado aos profissionais e estudantes de s...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 7 horas


Por: R$ 24,90
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

O curso proporciona questões que foram utilizados nos concurso público de serviço social.

Destinado aos profissionais e estudantes de serviço social.

Para se tornar uma pessoa melhor.... você sempre deve se desafiar como pessoa.

Aproveite a oportunidade e estude muito!

Descubra coisas sobre você.

ORGANIZAÇÃO QUE BUSCA APRESENTAR CURSOS EM DIVERSAS ÁREAS DE ATUAÇÃO E FORMAÇÃO POR UM BAIXO CUSTO PARA OS USUÁRIOS.



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • CONCURSO PÚBLICO 70 QUESTÕES PARA SERVIÇO SOCIAL

    CONCURSO PÚBLICO 70 QUESTÕES PARA SERVIÇO SOCIAL

  • 21- Sabe-se que o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, é: I - Um instrumento de identificação e caracterização socioeconômica das famílias brasileiras de baixa renda; II - A porta de entrada para programas sociais, que usam os dados cadastrais para selecionar seus beneficiários em âmbito Federal, Estadual e Municipal; III - Criado em 2001, foi regulamentado pelo Decreto nº 6.135, de 2007, com sua gestão disciplinada pela Portaria MDS nº 177, de 2011; IV - É utilizado para mapeamento das necessidades da população de baixa renda e o acompanhamento da melhoria de vida dessas famílias. Assinale a alternativa que contém as assertivas corretas:
    a) Somente I, III e IV estão corretas.
    b) Somente I, II e III estão corretas.
    c) Somente I e IV estão corretas.
    d) Todas as assertivas estão corretas.
    e) Todas as assertivas estão incorretas.
    Pref. Borborema/SP 2019 Instituição: ORGANIZAÇÃO PAULISTA

  • 22- Na Lei nº 8.742 de 7 de dezembro de 1993, a assistência social, direito do cidadão e dever do Estado, é Política de Seguridade Social não contributiva, que provê os mínimos sociais, realizada através de um conjunto integrado de ações de iniciativa pública e da sociedade, para garantir o atendimento às necessidades básicas. No artigo 4º, a assistência social rege-se pelos seguintes princípios, assinale a alternativa correta:
    a) Infimidade do atendimento às necessidades sociais sobre as exigências de rentabilidade econômica.
    b) Particularização dos direitos sociais, a fim de tornar o destinatário da ação assistencial alcançável pelas demais políticas públicas;
    c) Respeito à dignidade do cidadão, à sua autonomia e ao seu direito a benefícios e serviços de qualidade, bem como à convivência familiar e comunitária, vedando-se qualquer comprovação vexatória de necessidade.
    d) Dissemelhança de direitos no acesso ao atendimento, dissimilação de qualquer natureza, garantindo-se equivalência às populações urbanas e rurais.
    e) Divulgação particularizada dos benefícios, serviços, programas e projetos assistenciais, bem como dos recursos oferecidos pelo Poder Público e dos critérios para sua concessão.
    Pref. Borborema/SP 2019 Instituição: ORGANIZAÇÃO PAULISTA

  • 23- O Centro de Referência de Assistência Social CRAS se constitui sendo, assinale a alternativa correta:
    a) Uma unidade pública estatal descentralizada da política de assistência social, responsável pela organização e oferta de serviços da proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) nas áreas de vulnerabilidade e risco social dos municípios e DF. Dada sua capilaridade nos territórios, se caracteriza como a principal porta de entrada do SUAS, ou seja, é uma unidade que possibilita o acesso de um grande número de famílias à rede de proteção social de assistência social.
    b) São serviços substitutivos, constituindo-se em serviços ambulatoriais de atenção diária. Estes serviços têm a responsabilidade de atender pessoas com transtornos mentais severos e persistentes, trabalhando segundo a lógica da territorialidade. Deve garantir também que as relações entre trabalhadores e usuários sejam centradas no acolhimento, no vínculo e na responsabilização de cada membro da equipe.
    c) Lar da qual tem por finalidade atender crianças e adolescentes, de 0 a 18 anos, de ambos os sexos, em regime de Abrigo, os quais sofreram violação de direitos.
    d) Responsável pelo atendimento às crianças, adolescentes e suas famílias, recebendo denúncias e aplicando as medidas de proteção, sempre que os direitos reconhecidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) forem ameaçados e violados. Eleitos por voto direto, secreto, universal e facultativo dos cidadãos com domicílio eleitoral no Município, em eleição realizada sob a coordenação e responsabilidade do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e fiscalização do Ministério Público.
    e) Equipamento da Proteção Social Especial de Média Complexidade, visa o trabalho social com as famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social por violação de direitos. Trabalha e oferece apoio para pessoas da qual, tiveram consequências ocasionadas pela vulnerabilidade e risco social
    Pref. Borborema/SP 2019 Instituição: ORGANIZAÇÃO PAULISTA

  • 24- Embasando-se na Portaria n° 177 de 16 de junho de 2011, do Processo de Cadastramento das Famílias no CadÚnico, artigo 3º o cadastramento compreende as seguintes fases: I - Identificação do público a ser cadastrado; II - Coleta de dados; III - Inclusão de dados no sistema de cadastramento; e IV - Atualização ou revalidação de dados cadastrais. Assinale a alternativa que contém as assertivas corretas:
    a) Todas as assertivas estão incorretas.
    b) Todas as assertivas estão corretas.
    c) Somente I, II e III estão corretas.
    d) Somente II, III e IV estão corretas.
    e) Somente III e IV estão corretas.
    Pref. Borborema/SP 2019 Instituição: ORGANIZAÇÃO PAULISTA

  • 25- Segundo a Lei nº 8.742 de 7 de dezembro de 1993, artigo 6º-A, a assistência social organiza-se pelos seguintes tipos de proteção: I - Proteção social básica: conjunto de serviços, programas, projetos e benefícios da assistência social que visa a prevenir situações de vulnerabilidade e risco social por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições e do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. II - Proteção social especial: conjunto de serviços, programas e projetos que tem por objetivo contribuir para a reconstrução de vínculos familiares e comunitários, a defesa de direito, o fortalecimento das potencialidades e aquisições e a proteção de famílias e indivíduos para o enfrentamento das situações de violação de direitos. As proteções sociais básicas e especiais serão ofertadas nas unidades, respectivamente:
    a) I - CREAS e II - CRAS.
    b) I - CAPS e II - CRAS.
    c) I - CRAS e II - CREAS.
    d) I - Abrigo e II - CAPS.
    e) I - CREAS e II - UBS.
    Pref. Borborema/SP 2019 Instituição: ORGANIZAÇÃO PAULISTA

  • 31 Martins (2014), no artigo “políticas educacionais e contribuições para o Serviço Social”, afirma que “para pensar o trabalho do assistente social inserido no trabalho coletivo desenvolvido, no âmbito das instituições educacionais, tanto na dimensão do planejamento, gestão e execução, é essencial compreender as demandas institucionais e profissionais existentes no complexo jogo de interesses contraditórios, de classes sociais antagônicas que permeiam as relações sociais na sociedade capitalista e, especificamente, as pertinentes ao campo da política de educação [...]. O assistente social tem que ter clareza da contradição que atravessa o exercício profissional, atuando na tensão entre os interesses do capital e do trabalho, porém tendo como norte os princípios [...]” Quais são os princípios que, segundo a autora, os assistentes sociais devem ter como norte em sua atuação?
    A) Trabalhistas.
    C) Do Código de Ética Profissional.
    B) Institucionais.
    D) Das relações sociais capitalistas

  • 32 Filho; Antinareli; Paula e Silva (2012), citando autores como Abrahamson (2004) e Pereira (2004), a respeito das “contradições e adversidades na implementação do SUAS”, afirmam que no quadro “que não se efetiva a sustentabilidade da família para viabilizar a proteção de seus entes e os recursos para os serviços socioassistenciais são extremamente restritos, a tendência é de se desenvolver no país, a partir da estruturação dos Centros de Referência de Assistência Social, uma dinâmica de política social que a literatura tem descrito como ‘pluralismo de bem-estar’”. Consiste o pluralismo de bem-estar para os autores, EXCETO:
    A) Expressar o processo de desresponsabilização do Estado que tem ocorrido na área social.
    B) Um novo consenso em torno da política social alcançado na maioria da Europa e na sociedade moderna.
    C) Um modo de estatização de medidas de bem-estar com efeitos positivos em termos de redistribuição e qualidade.
    D) Relações horizontais em que o Estado passaria a fazer parte de um esquema “plural” ou “misto” na condição de corresponsável ou parceiro.
    AEB - Assistente Social - Pref. Sabará/MG 2017

  • 33 Martins (2014), em artigo que trata das políticas educacionais e contribuições do serviço social “temática apresentada no III Simpósio Mineiro de Assistentes Sociais, com o tema central ‘expressões socioculturais da crise do capital e seus rebatimentos na garantia dos direitos sociais no Serviço Social’” apresenta uma análise da política de educação no Brasil, no contexto contemporâneo, em que se baseando no pensamento de Gentille (2007), cita as perspectivas do capital e da classe trabalhadora em relação ao tema. Neste contexto, a autora apresenta as contribuições do serviço social na educação, afirmando, inicialmente, que a inserção deste profissional na educação não é recente e que “a marca histórica das políticas sociais brasileiras, entre elas a política de educação, sempre foi a fragmentação, a parcialização do atendimento às reais demandas da classe trabalhadora; porém, com o ideário neoliberal os direitos sociais duramente conquistados pela luta da classe trabalhadora tendem a ser usurpados em decorrência das políticas sociais, especificamente a Política de Educação, que tem se reorganizado sob uma perspectiva ainda mais economicista, mercadológica, privatista. Nesta abordagem se incluem várias determinações desta requisição para o serviço social na educação, EXCETO:
    A) A incidência de projetos e programas assistenciais que possuem como condicionalidade a frequência escolar.
    B) O contexto da educação integradora, fundada em um mercado de trabalho em expansão e na possibilidade de atingir o pleno emprego.
    C) A presença acirrada de expressões da questão social no universo escolar com a ampliação da educação escolarizada para classe empobrecida.
    D) A necessidade de garantir o acesso, a permanência das crianças/adolescentes e jovens na educação desta forma minimizando os índices vergonhosos de analfabetismo, repetência e evasão escolar que marcam a trajetória da política de educação brasileira, entre outros.
    AEB - Assistente Social - Pref. Sabará/MG 2017

  • 34 “É inquestionável a função pedagógica desempenhada pelo assistente social nos diferentes espaços sócio-ocupacionais em que se materializa a prática profissional. Tal função caracteriza-se pela incidência dos efeitos da ação profissional na maneira de pensar e agir dos sujeitos envolvidos na referida ação, interferindo na formação de subjetividades e normas de conduta, elementos moleculares de uma cultura, aqui entendida, como mencionamos anteriormente, no sentido gramsciano, como [...]” (abreu, 2002). Segundo Abreu e Cardoso (2009), a função pedagógica desempenhada pelo assistente social inscreve o profissional no campo das atividades educativas formadoras da cultura. Tais atividades são entendidas como um modo de pensar, sentir e agir também entendido como:
    A) Ajuda.
    B) Participação.
    C) Organização.
    D) Sociabilidade.
    AEB - Assistente Social - Pref. Sabará/MG 2017

  • 35 “Conforme descrito no documento: Subsídios para a Atuação de Assistentes Sociais na Política de Educação (2012), há dimensões que particularizam a inserção dos assistentes sociais na Política de Educação e estão voltadas para garantia: ______________________, ______________________, ______________________ e ______________________.” (Martins, 2014.) Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
    A) do acesso à educação / ao mercado de trabalho / à assistência social / às demais políticas sociais
    B) da educação / da saúde / da assistência social / da previdência social sob o ponto de vista pedagógico
    C) da permanência na escola / do acesso ao mercado de trabalho / à assistência social / às demais políticas sociais
    D) do acesso / da permanência / da qualidade da educação escolarizada / da gestão democrática da escola e da política de educação
    AEB - Assistente Social - Pref. Sabará/MG 2017


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 24,90
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...

Desejo receber novidades e promoções no meu e-mail:


  • CONCURSO PÚBLICO 70 QUESTÕES PARA SERVIÇO SOCIAL