Curso Online de NOVAS TECNOLOGIAS PARA SALA DE AULA

Curso Online de NOVAS TECNOLOGIAS PARA SALA DE AULA

Novas Tecnologias para Sala de Aula é o conjunto de saberes que propiciará uma visão geral sobre o uso das tecnologias na educação, refle...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 5 horas


Por: R$ 24,90
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

Novas Tecnologias para Sala de Aula é o conjunto de saberes que propiciará uma visão geral sobre o uso das tecnologias na educação, reflexões sobre as diferentes linguagens, sobre a compreensão do atual contexto e do seu papel no processo de ensino e aprendizagem.

Lucilene Cardoso de Souza: Pedagoga e especializada em orientação educacional.



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • NOVAS TECNOLOGIAS PARA SALA DE AULA

    Professora:
    Lucilene Cardoso de Souza

  • O Impacto da tecnologia na educação Novos paradigmas, novas tendências e condutas

    Conhecer os programas digitais que mais interessa seus alunos e descobrir o que motiva esse interesse é essencial neste novo cenário educacional. A melhor estratégia é buscar formas que possibilitem a utilização desses recursos e ferramentas de interesse dos alunos em benefício do aprendizado. A sala de aula não pode negar o impacto de um Google Earth em uma aula de História ou Geografia.
    Nosso grande desafio é como inserir e trabalhar com os novos meios digitais de forma a favorecer o processo ensino aprendizagem, não só agindo e utilizando de forma ética e legal, mas também educando nossos alunos para o uso correto de tais 4 recursos, pois, precisamos protegê-los, prepará-los e educá-los diante dos novos parâmetros dos quais nos deparamos.

  • Os novos riscos trazidos pela tecnologia

    Jovens e adultos precisam aprender sobre a responsabilidade de seus atos na Sociedade Digital, em que as relações são cada vez mais eletrônicas e as testemunhas são máquinas. Cada um é responsável não somente pelo que escreve, mas também pelo que “assina”, ou seja, com apenas um clique se está assinando um contrato, concordando com os termos de navegação daquele determinado website, se está passando para frente um boato por e-mail, fazendo download de uma imagem, praticando pirataria.

  • Quais são os problemas que mais atingem as pessoas?

    Plágio;
    Pirataria;
    Más amizades virtuais;
    Assédio digital;
    Falta de boas maneiras online;
    Limites da liberdade de expressão;
    Uso de imagens Privacidade;
    Segurança fraude eletrônica, vírus.

  • Este novo cenário exige uma postura reflexiva e flexível, precisamos educar para o hábito da leitura de políticas de segurança, privacidade, termos de uso e de serviço e reserva de direitos autorais. É preciso pensar várias vezes antes de publicar algo online porque os resultados de um conteúdo mal colocado podem ser avassaladores e podem persegui-lo tempos depois. O usuário pode ser punido tanto no âmbito escolar quanto no judiciário.
    Os jovens precisam de ajuda para desenvolver habilidades que lhe permitam reconhecer os perigos online através de uma orientação adequada para que possam desenvolvê-la e aplicá-la por si. É inevitável, por exemplo, que usuários se depararem com pornografia na Internet, sites que promovem a delinquência (destruir, construir 5 armas, falsificar documentos, etc), sites de jogos, entre outros. Sua decisão neste momento fará toda a diferença. O poder está na mão do usuário.

  • Quais são os problemas que mais atingem as Instituições?

    Uso indevido de senha;
    Vazamento Informação Confidencial;
    Furto de Dados e Concorrência Desleal;
    Uso não autorizado da Marca na Internet (ex: Orkut);
    Responsabilidade civil por mau uso da ferramenta de trabalho tecnológica por funcionário (uso e-mail corporativo para fim pessoal);
    Pirataria, download de softwares não homologados, baixa de músicas, imagens, contaminação por vírus e trojans;
    Problemas com contratos de TI Terceirização;
    Segurança fraude eletrônica, vírus e Privacidade (Monitoramento).

  • É preciso conscientizar os jovens de que as boas maneiras existem, não estão fora de moda e se aplicam na comunidade virtual seja qual for a situação. As instituições educacionais, junto com os professores são responsáveis por criar uma cultura de uso responsável contribuindo para uma sociedade mais digna, mais ética. Deparamo-nos desta forma com a necessidade de repensarmos os modelos educacionais para que possam abranger tais questões que refletem um compromisso com o exercício da Cidadania Digital. A atualização do modelo educacional e de negócio das instituições de ensino é essencial. O novo desafio é educar sob os novos parâmetros desta realidade globalizada e conectada em tempo real.

  • É preciso estar atento, pois temos que utilizar e incentivar o uso correto das tecnologias, lembrando que a instituição é responsável pelas ferramentas de trabalho tecnológicas que disponibiliza para alunos e funcionários, bem como pelo uso que fazem delas e que qualquer incidente alcança a instituição enquanto pessoa jurídica na esfera civil, seus administradores e até mesmo professores e alunos (pessoa física) na esfera criminal. Portanto é necessário que tomemos algumas precauções para trazer uma maior proteção jurídica para a instituição, a marca, aos mantenedores, gestores, funcionários, fornecedores, parceiros, alunos, pais e comunidade.

  • O professor e a tecnologia

    O professor tem um papel muito importante neste novo cenário. Além de ser muitas vezes um modelo para seu aluno, o professor tem um contato direto na formação do mesmo. Portanto tem uma responsabilidade que se compara com poucos. Mas é importante que tenha consciência da necessidade de sua adequação a esta nova realidade, para que possa aumentar a sua proximidade com os educandos. Utilizar ou não os meios tecnológicos como apoio pedagógico, não é mais passível de discussão, mas a sua forma de utilização com certeza sempre o será. O professor precisa se atualizar, sob pena de ser atropelado pelo tempo e pelas novas tecnologias, que, na verdade, jamais superarão o mestre, a relação professor-aluno, gerando então um verdadeiro vazio, um precipício que já estamos vivenciando na falta de referências e valores dos jovens online.

  • Mas o que o professor tem a ver com as questões legais da tecnologia? A questão legal tem a ver com qualquer cidadão que faça uso das tecnologias, não apenas do professor do aluno ou do gestor, mas sim do individuo enquanto membro da sociedade. Mas o professor, não pode esquecer de seu compromisso com a educação. Portanto tem o dever de estar atento à nossa legislação e orientar a seus alunos para que percorram o caminho certo nesta jornada, tirando uma dúvida em sala de aula sobre infração de direito autoral, sobre uso de imagem, sobre privacidade, sobre spam, sobre o limite entre a brincadeira, a piada e a difamação em dimensão global, pois é isso que a Internet representa. O que o professor pode fazer? O professor pode e deve estar atento às novidades tecnológicas bem como aos riscos e novos meios de fraude e atos ilícitos. Desta forma terá conhecimento suficiente para abordar tais questões em sala de aula.

  • A instituição de ensino e a tecnologia

    As tecnologias trazem um mar de possibilidades para utilização no âmbito educacional, entre eles um melhor aproveitamento pedagógico, de forma a potencializar o processo de ensino aprendizagem. Podemos encontrar muitas propostas de metodologias, ferramentas e atividades a serem desenvolvidas pelos alunos na rede interna das instituições e também na internet. Realmente enquanto educadores não podemos ficar parados diante de tantas oportunidades que nos afrontam. Não só devemos, mas temos o dever de aproveitá-las da melhor forma, o dever de buscar novos pensamentos e de estarmos sempre atualizados.
    Não há o que se falar em educação se não conseguirmos estar inseridos na realidade de nossos educandos. Precisamos acima de tudo estar preparados para este desafio, buscando desenvolver as habilidades necessárias, bem como conhecer os recursos disponíveis e suas possibilidades.


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 24,90
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...
Autorizo o recebimento de novidades e promoções no meu email.

  • NOVAS TECNOLOGIAS PARA SALA DE AULA
  • O Impacto da tecnologia na educação Novos paradigmas, novas tendências e condutas
  • Os novos riscos trazidos pela tecnologia
  • Quais são os problemas que mais atingem as pessoas?
  • Quais são os problemas que mais atingem as Instituições?
  • O professor e a tecnologia
  • A instituição de ensino e a tecnologia
  • Os pais e a tecnologia
  • O diálogo!
  • Utilizando as tecnologias dentro da sala de aula
  • Blogs e comunidades
  • Pesquisas online
  • Riscos
  • Boas práticas identidade digital do aluno
  • O uso da Tecnologia como uma ferramenta facilitadora no processo ensino-aprendizagem
  • Gestão Escolar
  • FORMAÇÃO CONTINUADA DO CORPO TÉCNICO PEDAGÓGICO
  • Aspectos Tecnológicos aplicados a educação e gestão escolar
  • Utilizando as tecnologias fora da sala de aula
  • Riscos principais infrações dos usuários de tecnologia
  • Boas práticas educação do usuário digitalmente correto
  • A ninguém cabe alegar desconhecimento da lei