
Curso Online de Alfabetização através de textos
O curso "Alfabetização Através de Textos", foi projetado para oferecer aos professores ferramentas pedagógicas práticas, reflexivas e ino...
Continue lendo
- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):


-
Alfabetização Através de Textos
-
2
Alfabetizar através de textos é uma abordagem significativa e eficaz porque contextualiza o aprendizado, conectando as crianças com situações reais de uso da leitura e da escrita. Trabalhar com diferentes gêneros textuais, como histórias, receitas, cartas e poemas, facilita a aprendizagem ao trazer sentido e funcionalidade às práticas de alfabetização.
-
3
Isso possibilita que os alunos vejam a leitura e a escrita como ferramentas úteis e presentes em sua metodologia de vida cotidiana, promovendo maior engajamento e motivação. -
4
Além disso, os textos oferecem oportunidades para o desenvolvimento de múltiplas habilidades, como a interpretação, a análise crítica e a produção textual, -
5
Outra facilidade é a possibilidade de adaptação dos textos para atender a diferentes níveis de desenvolvimento dos alunos, garantindo inclusão e diversidade. Essa abordagem também permite que os professores explorem temas interdisciplinares, promovendo o desenvolvimento integral dos estudantes. -
6
Magda Soares defende que a alfabetização deve ir além do domínio técnico, integrando-se ao letramento, ou seja, ao uso significativo da leitura e escrita. Trabalhar com textos diversos facilita a compreensão do papel social da linguagem escrita, tornando o processo mais significativo, contextualizado e eficaz. -
Módulo 1: Fundamentos da Alfabetização com Textos
7
A importância do texto na alfabetização: Será planejado como os textos, quando contextualizados, auxiliarão na construção de sentido e promoverão o interesse dos alunos pela leitura e escrita.Gêneros textuais e suas funcionalidades: Narrativas, poemas, receitas e notícias, entre outros, serão analisados, evidenciando suas contribuições pedagógicas na alfabetização.
Teorias sobre letramento e alfabetização: Reflexões a partir de autores como Emília Ferreiro e Magda Soares, alinhadas ao Currículo da Cidade de São Paulo, para fundamentar práticas educativas.
Atividades Práticas: Os professores terão a oportunidade de discutir trechos teóricos, analisar textos simples e identificar estratégias didáticas que possam ser aplicadas em sala de aula, garantindo um ensino mais dinâmico e contextualizado.
O Módulo 1: Fundamentos da Alfabetização com Textos tem como objetivo apresentar a relevância do uso de textos no processo de alfabetização, destacando como eles podem enriquecer o aprendizado e promover o desenvolvimento das crianças.
-
Exemplo de Plano de Aula
Alfabetizando com Textos
Tema: Explorando gêneros textuais Poemas8
Objetivos:Reconhecer a importância de textos para a construção do conhecimento.
identificar as características do gênero textual "poema".
Desenvolver habilidades de leitura, interpretação e escrita criativa.
.
-
9
1. Introdução (10 minutos)
Apresente um poema curto e simples, como "Leilão de Jardim" de Cecília Meireles (ou escolha um texto do acervo da PMESP).
Leia o poema em voz alta, com entonação, e pergunte às crianças o que mais gostaram.2. Discussão (10 minutos)
Converse sobre as características do poema: rimas, estrutura em versos e emoções que transmitem.
Relacione com o cotidiano das crianças (ex.: quais palavras do poema elas já conheciam?).3. Atividade Prática (20 minutos)
Leitura coletiva: Leia o poema novamente e peça às crianças para acompanhar com o dedo no texto.
Atividade de escrita criativa: Proponha que cada criança escreva um pequeno verso ou poema, usando palavras simples e ideias que surgiram da leitura coletiva.4. Finalização (10 minutos)
Socialize os poemas criados, incentivando os alunos a lerem para a turma.
Finalize reforçando que os textos nos ajudem a expressar sentimentos e ideias.Recursos:
Poema curto impresso para cada criança.
Quadro ou cartolina para registrar ideias da turma.Avaliação:
Observação da participação durante a leitura e discussão.
Produção do poema individual como forma de verificar o engajamento e aprendizado.
Essa aula promove o letramento, valoriza o uso significativo de textos e utiliza os fundamentos apresentados por teóricos como Magda Soares. -
Módulo 2: Estratégias para Trabalhar Textos em Sala de Aula
10
Abordagens e ConteúdosNeste módulo, enfatizamos a importância da leitura compartilhada e guiada, técnicas que ajudam os alunos a interpretar e internalizar o sentido dos textos. A prática da produção textual, especialmente por meio de reescrita e atividades que estimulam a coesão textual, permite que os alunos desenvolvam competências linguísticas essenciais.
Textos curtos, como fábulas, adivinhas, parlendas e notícias, tornam-se ferramentas pedagógicas práticas, pois combinam linguagem acessível e relevância cultural, promovendo engajamento e aprendizado. Autores como Daniel Munduruku, com obras como "Um Dia na Aldeia" , buscando ricos materiais do acervo PMESP para sequências didáticas.
Atividades propostasOs professores são incentivados a planejar sequências didáticas que utilizam esses textos, criando atividades interativas, como jogos pedagógicos (caça-palavras, cruzadinhas) e exercícios de completamento. Tais práticas tornam a aprendizagem lúdica e colaborativa, além de promover a prática da língua de maneira significativa.
Base TeóricaEste módulo se ancora nas ideias de Emília Ferreiro, que defende a aprendizagem ativa da leitura e escrita com base em contextos reais, e de Magda Soares, que destaca a alfabetização como processo que vai além do decodificar, integrando práticas de letramento.
Ao final, espera-se que os professores estejam aptos a criar aulas dinâmicas e significativas, utilizando textos como ferramentas centrais para alfabetizar e envolver os alunos de forma eficaz.O módulo "Estratégias para Trabalhar Textos em Sala de Aula" tem como objetivo capacitar professores a atividades planejadas que promovam a leitura e a escrita a partir de textos reais, contextualizados e motivadores. A proposta está alinhada ao desenvolvimento de habilidades fundamentais de alfabetização, como fluência leitora, produção textual e compreensão. Para isso, explora estratégias práticas que conectam os alunos ao uso funcional dos textos no cotidiano
-
11
Exemplo de Plano de AulaTema da Aula: Leitura e Escrita com Textos Curtos - Explorando Parlendas e Fábulas
Objetivos da Aula:
Desenvolver habilidades de leitura e escrita a partir de textos reais e contextualizados.
Explore a leitura compartilhada e guiada de parlendas e fábulas.
Trabalhar a produção textual por meio da reescrita e exercícios de coesão textual.
Promover o letramento de forma lúdica e significativa.
Pagamento único

Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- Alfabetização Através de Textos
- Módulo 1: Fundamentos da Alfabetização com Textos
- Exemplo de Plano de Aula
- Módulo 2: Estratégias para Trabalhar Textos em Sala
- Módulo 3: Diagnóstico e Intervenção na Alfabetização
- Exemplo de Plano de Aula - Tema da Aula: Identificando e Intervindo em Dificuldades de Alfabetização
- Módulo 4: Recursos Tecnológicos e Materiais de Apoio
- Módulo 5: Planejamento e Encerramento
- Inclusão de Diversidade e Literatura Infantil
- ALGUNS AUTORES
- Emília Ferreiro
- Ângela Kleiman
- Ana Maria Machado
- Ruth Rocha
- Rubem Alves
- Considerações finais
- Bibliografia do Curso