Curso Online de Alfabetização Infantil
5 estrelas 16 alunos avaliaram

Curso Online de Alfabetização Infantil

A alfabetização poder ser definida como um processo no qual a criança constrói a gramática e suas variações. Entretanto, esse processo nã...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 40 horas

Por: R$ 23,00
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

A alfabetização poder ser definida como um processo no qual a criança constrói a gramática e suas variações. Entretanto, esse processo não se resume apenas na aquisição das habilidades mecânicas (codificação e decodificação) próprias do ato de ler, mas também na capacidade de interpretar, compreender, criticar, ressignificar e produzir conhecimento.

Com este curso de Introdução à Alfabetização Infantil, o aluno aprenderá:
As origens da escrita e do alfabeto;
As propostas pedagógicas mais conhecidas e utilizadas;
As diferenças nos saberes docente;
O lúdico no contexto escolar;
Os níveis conceptuais linguísticos;
e muito mais!

Curso muito indicado para estudantes de Letras e Pedagogia, professores da educação infantil e fundamental, e demais interessados na área da Educação.

Nossos cursos são feitos com carinho e dedicação para seu maior aprendizado. Tratamos os alunos com respeito e fornecemos a todos uma atenção dedicada para garantir em primeiro lugar a satisfação dos mesmos. O Buzzero.com é filiado à ABED (Associação Brasileira de Ensino a Distância) na categoria institucional sob o registro número 8129. A lista de instituições filiadas à ABED pode ser acessada no endereço http://www.abed.org.br/site/pt/associados/consulta_associados_abed/?busca_rapida=buzzero Todos os cursos realizados através do Buzzero disponibilizam certificado de conclusão, emitido pelo Buzzero, informando o autor responsável pelo curso, a carga horária, o período em que o curso foi realizado e a ementa do mesmo. Segue abaixo link direto do modelo de certificado emitido pelo Buzzero.com aos alunos. http://blog.buzzero.com/wp-content/uploads/2012/02/certificado-novo_Page_1.jpg Conheça nossos cursos e propague seu conhecimento!


- Vera Lúcia Andrade Carvalho

- Marlene Martins Da Silva

- Debora Regina Da Silva Avila

- Juliana Vieira Lopes

- Vanusa Cristina Do Espírito Santo Soares

- Viviane Belardi Vanzan

- Telma Maria Trombaioli Santana

- Marli Da Silva Azevedo De Ramos

- Valdeci Frederico

- Josilene Monteiro De Sousa

- Fabiana Ferreira De Azeredo

- Andressa Rosa De Araujo

- Aparecida Greiciane De Alencar

- Natalia Centioli Hortiz De Camargo

- Romilda Elias Gonçalves

- Ednaide Cristina Rodrigues De Souza

  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
  • Curso
    Alfabetização
    Infantil
    Certificado
    40 h0ras

  • Antes de dar inícios aos estudos quero-lhes primeiramente agradecer pela participação e qualquer dúvida sobre o conteúdo apresentado, poderá entrar em contato diretamente comigo ‘’autor’’ através da opção logo abaixo desta tela de estudos em
    ‘’Pergunte ao Autor’’.

    Em casos de dúvidas sobre o funcionamento do site,
    certificados , apostilas e outros poderá entrar em
    contato diretamente com a Buzzero.com pelo e-mail
    buzzero@buzzero.com

    Desejo-lhe , bons estudos!

  • Introdução
    à Alfabetização Infantil

  • Conteúdo programático neste tema:

    Introdução  Como apareceu a escrita? A prática do professor na Ed. Infantil Os saberes docente A diversidade da Ed. Infantil Ideias e Propostas Pedagógicas de autores dos séculos XV, XVI e XVII As ideias de Rosseau na prática de pedagogos (séc. XVIII e XIX) Propostas Pedagógicas de Ovide Decroly (1871 – 1932) Propostas Pedagógicas de Célestin Freinet (1896-1966) Propostas Pedagógicas de Emilia Ferreiro  Educar e o Cuidar: O específico da Ed. Infantil O Lúdico no contexto escolar da Ed. Infantil Memória da Alfabetização Revendo a Psicogênese da Língua Escrita Os níveis conceptuais linguísticos As Concepções sobre a língua subjacentes à prática docente Tempo de aprender e de ensinar a ler O educador infantil: sua prática na acolhida A formação de Professores para a Ed. Infantil Bibliografia/Links Recomendados

  • Introdução

    A alfabetização tem sido, através dos tempos, motivo de estudos e pesquisas. Nas últimas três décadas maior atenção foi dedicada à construção do processo da escrita, a psicogênese da escrita e da leitura, baseado nos estudos de Emilia Ferreiro e Ana Teberosky (1979). Após essa pesquisa e baseado nos resultados apresentados, mudou-se a concepção sobre o processo de alfabetização e construção da escrita, através da comprovação das fases que a criança atravessa no processo de aquisição da escrita, as perspectivas e características de cada uma delas. A partir dessa constatação, passa-se a perceber que vários são os fatores que podem influenciar os avanços e retrocessos dos alunos nesse processo.

  • A DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL É um requisito importante, conhecer e considerar a diversidade das crianças, para acionar conhecimentos múltiplos capazes de responder de forma apropriada às diferentes questões que surgem nesse cotidiano. Na Proposta do MEC (2000), trabalhar com a diversidade pressupõe atender, “[...] os princípios, prioridades e objetivos do projeto educativo escolar” (BRASIL, 2000, p. 50). Já no Parecer 009/2001, trabalhar com a diversidade é saber “manejar diferentes estratégias de comunicação dos conteúdos, sabendo eleger as mais adequadas” na garantia da aprendizagem (BRASIL, 2001, p. 43).

  • O exercício de uma docência que leva em conta a diversidade cultural das crianças pequenas também fez parte dos movimentos na luta por uma educação infantil que respeite a criança, “[...] seus processos de constituição como seres humanos em diferentes contextos sociais, sua cultura, suas capacidades intelectuais, criativas expressivas e emocionais”. (ROCHA, 2000, p. 231). Trabalhar com a diversidade das crianças, contudo, nesses documentos não é abordado como um elemento enriquecedor da prática docente e da educação institucional, mas como um fator a ser considerado na adaptação de estratégias para viabilizar as aprendizagens pensadas na reforma da educação básica.

  • Como
    apareceu
    a escrita?

  • O pictograma
    O homem tem inerentemente uma necessidade individual de se expressar e uma necessidade social de se comunicar.
    Para Gelb (A study of writing), essas duas necessidades estão tão relacionadas que ele se pergunta se não seria melhor dizer que o homem se expressa comunicando, ou que a base de sua comunicação é sua expressão individual.

  • O desenho do homem primitivo criado sobre a superfície de algum objeto tinha para ele, de início, a função de expressar suas ideias visualmente, enquanto a fala era sua expressão auditiva.

    Com o passar do tempo, a expressão visual desenvolve-se em duas direções distintas: o desenho como arte, e o sistema pictográfico na comunicação.

  • Esse sistema pictográfico não apresenta inicialmente uma relação direta com a fala; porém, encaminha-se, posteriormente, em direção à representação da fala, passando a ser um simbolismo de segunda ordem. Assim, a fala representa ideias e a escrita representa a fala. Além do sistema pictográfico, outro precursor da escrita são os recursos de identificação mnemônicos, como os símbolos heráldicos e os símbolos usados por indígenas para registrar tempo.


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 23,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...

Desejo receber novidades e promoções no meu e-mail:


  • Introdução
  • Como apareceu a escrita?
  • A prática do professor na Ed. Infantil
  • Os saberes docente
  • A diversidade da Ed. Infantil
  • Ideias e Propostas Pedagógicas de autores dos séculos XV, XVI e XVII
  • As ideias de Rosseau na prática de pedagogos (séc. XVIII e XIX)
  • Propostas Pedagógicas de Ovide Decroly (1871 ? 1932)
  • Propostas Pedagógicas de Célestin Freinet (1896-1966)
  • Propostas Pedagógicas de Emilia Ferreiro
  • Educar e o Cuidar: O específico da Ed. Infantil
  • O Lúdico no contexto escolar da Ed. Infantil
  • Memória da Alfabetização
  • Revendo a Psicogênese da Língua Escrita
  • Os níveis conceptuais linguísticos
  • As Concepções sobre a língua subjacentes à prática docente
  • Tempo de aprender e de ensinar a ler
  • O educador infantil: sua prática na acolhida
  • A formação de Professores para a Ed. Infantil
  • Bibliografia/Links Recomendad