Curso Online de Dificuldades de Aprendizagem: Intervenção em Sala de Aula

Curso Online de Dificuldades de Aprendizagem: Intervenção em Sala de Aula

Não se espera deste curso esgotar as possíveis estratégias e ações produzidas pelo sistema de ensino, nem tampouco efetuar críticas nos p...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 2 horas


Por: R$ 29,90
(Pagamento único)

Mais de 20 alunos matriculados no curso.

Certificado digital Com certificado digital incluído

Não se espera deste curso esgotar as possíveis estratégias e ações produzidas pelo sistema de ensino, nem tampouco efetuar críticas nos procedimentos adotados por estes, mas propor uma reflexão sobre a responsabilidade dos envolvidos em identificar o melhor caminho para que o sujeito tenha sucesso ao aprender.

Psicóloga Ione Barbosa da Cruz CRP-SP 06/87819 - Pós Graduação em Psicopedagogia - FMU/SP, Graduação em Psicologia pela Unicsul - Univesidade Cruzeiro do Sul. Especialização em Terapia Comportamental - Núcleo Paradigma. Psicóloga Clínica de orientação Cognitivo Comportamental. Curso de Extensão em Terapia Cognitivo Comportamental/ Técnicas pela ITC - Instituto de Terapia Cognitiva com Dr. Frank Dattilio e Membro da ABPC - Associação Brasileira de Psicoterapia Cognitiva.



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
    “Intervenção em Sala de Aula”

  • Conteúdo Programático

    Conteúdo Programático

    Quais são as Dificuldades de Aprendizagem;
    Diferenças entre as Dificuldades de Aprendizagem; de Transtornos/Distúrbios de Aprendizagem;
    Orientação aos Professores e Pais;
    Intervenções com Crianças com Dificuldades;
    Atividade Lúdica como meio de Intervenção

  • As informações divulgadas baseiam-se nas teorias de Piaget, Magda Soares e Skinner, uma vez que, o primeiro é precursor do desenvolvimento infantil, a segunda do conceito de alfabetização e letramento e o último é o pioneiro da definição de comportamento aprendido, bem como, da influência que o meio tem na relação com o outro.

  • O objetivo principal deste curso é abordar os métodos atuais utilizados no processo de ensino aprendizagem que envolvem a leitura e escrita para séries iniciais, bem como, as dificuldades encontradas no período da alfabetização e os possíveis problemas que resultam no fracasso escolar.

  • Não se espera deste curso esgotar as possíveis estratégias e ações produzidas pelo sistema de ensino, nem tampouco efetuar críticas nos procedimentos adotados por estes, mas propor uma reflexão sobre a responsabilidade dos envolvidos em identificar o melhor caminho para que o sujeito tenha sucesso ao aprender.

  • Qualidade no Processo de ensino Aprendizagem:
    Como avaliar?

    Não é de hoje que este tema é discutido e conforme Soares (2011), a qualidade em alfabetizar esbarra em duas perspectivas, sendo que a primeira refere-se à busca de fatores determinantes da qualidade de ensino, tais como: metodologia aplicada, formação dos educadores e o meio em que a criança está inserida, bem como a dinâmica familiar. Já a segunda está relacionada com a compreensão de como se dá o processo de ensino aprendizagem com base nos resultados quantitativos, obtidos através de avaliações que buscam avaliar o desempenho da criança.

  • Porque a criança não Aprende?

  • Cada vez mais a alfabetização vem sendo motivo de estudos por diversos pesquisadores, especialmente no que diz respeito aos métodos que envolvem a aprendizagem da leitura e da escrita nas séries iniciais. De acordo com Soares (2011) nem sempre as crianças compreendem os códigos da escrita, uma vez que, cada idade tem o seu tempo de entendimento e apresentar uma mensagem que esteja além da capacidade da criança pode torna-se um problema. Contudo, em alguns casos o insucesso escolar pode gerar danos que o indivíduo carregará ao longo de sua vida. Por outro lado, é comum ouvir dos responsáveis pela educação que o sujeito não aprende porque não quer ou porque é preguiçoso.

    Outrossim, o papel do professor é provocar desafios, promover ações reflexivas e permitir o diálogo e a interação entre pares. O educador deve estimular o interesse e o desejo do aluno para que este tenha vontade e prazer em aprender. É fundamental que os professores percebam o tamanho de sua responsabilidade, não somente na educação diária, mas também na forma de repassar o conteúdo, saber lidar com as diferenças, estabelecendo vínculo afetivo.

  • Contudo, pressupõem-se que, se
    a aprendizagem não acontecer
    de forma favorável poderá acarretar prejuízos ainda maiores na vida futura
    do aprendente,
    Tais como: baixa auto estima, insegurança, sentimentos de incapacidade, desmotivação para os estudos, entre outros

  • Principais problemas de aprendizagem.
     
    Os problemas de aprendizagem encontrados por alunos, pais e professores no processo ensino-aprendizagem durante a alfabetização são inúmeros e muitas vezes desconhecidos. É comum no âmbito escolar, muitas pessoas confundirem o termo “dificuldade” com “distúrbio” de aprendizagem.  Desta forma, faz-se necessário entender a diferença entre estes dois conceitos.

    Segundo Colello (2010), “dificuldade na aprendizagem“ está relacionada a um estado indesejável, caracterizado como algo passageiro, passivo de resolução rápida, mediante intervenções específicas e mudança adequada de comportamento de acordo com a conduta escolar.  Em contrapartida, “distúrbio de aprendizagem“, refere-se a um transtorno de ordem neurológica que pode afetar qualquer área do desempenho escolar e que tende a se agravar, exigindo, portanto, iniciativas mais especializadas.

  • Diferença entre Dificuldade
    e
    Distúrbio de aprendizagem


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 29,90
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...
Autorizo o recebimento de novidades e promoções no meu email.

  • Conteúdo Programático
  • Contrate Nossas Palestras e Cursos: