Curso Online de Concepções de Gramática e o Ensino de Língua Materna

Curso Online de Concepções de Gramática e o Ensino de Língua Materna

Curso destinado a Professores, estudantes de Letras e interessados em geral. Verificaremos algumas concepções do termo gramática, seus de...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 5 horas

Por: R$ 23,00
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

Curso destinado a Professores, estudantes de Letras e interessados em geral. Verificaremos algumas concepções do termo gramática, seus desdobramentos e sua aplicabilidade na esfera escolar de acordo com determinados objetivos.

Formado em Letras com Habilitação em Língua Portuguesa pela Faculdade Associada de Cotia no ano de 2008. Experiência na área de educação desde o ano 2008, especialmente em cursos de aperfeiçoamento ou preparatórios para vestibular. Atualmente cursa pós graduação em Língua Portuguesa e é professor de Língua Estrangeira Inglesa no Centro Paula Souza (ETEC) e na Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
  • concepções de gramática e o ensino de língua materna

    prof. diego cachigian

  • INTRODUÇÃO

    14/9/2010

    2

    introdução

    altamente indicado para professores de primeiro e segundo graus, estudantes de letras ou interessados em geral, este curso tem como objetivo trazer algumas implicações teóricas para a melhoria efetiva do ensino da teoria gramatical na escola básica.
    verificaremos ao longo das doze horas que compõem o programa concepções variadas do que se entende por gramática, analisando e verificando qual(is) a(s) metodologia(s) mais adequada(s) para determinada situação de aprendizagem em língua materna.

  • PROGRAMA DO CURSO

    programa do curso

    concepção geral do termo gramática;
    desdobramentos da gramática:
    gramática normativa;
    gramática descritiva;
    gramática internalizada;
    a utilidade da gramática no desenvolvimento linguístico do aluno;
    gramática vs descrição gramatical;
    o papel do professor de língua materna.

  • AULA 01 – CONCEITUANDO GRAMÁTICA

    aula 01 – conceituando gramática

    prof. diego cachigian

  • refletindo sobre o termo “gramática”

    indiferentemente das outras áreas do conhecimento, ao professor também é necessário conhecimentos técnicos a respeito de seu objeto de ensino e de estudos. dessa forma, nesta primeira aula buscaremos trazer o entendimento do termo gramática, para que em momentos posteriores possamos entender algumas implicações de cunho teórico e prático nas aulas de língua materna

  • o que é gramática?

    aos olhos de quem não tem o conhecimento técnico específico da palavra gramática, ela remete a uma porção de questionamentos, dessa forma listados: saber gramática é falar corretamente? é dominar a norma culta da língua na sua modalidade escrita? é fazer metalinguagem? é conhecer e reconhecer especificidades morfossintáticas em textos orais ou escritos? é uma sistematização da língua? afinal, o que é gramática?

  • os questionamentos anteriores, por mais divergentes que forem, acabam por definir o termo (obviamente que não naqueles termos, mas não foge tanto ao conceito propriamente dito). utilizaremos, aqui, algumas concepções do professor sírio possenti para conseguirmos amarrar o conceito discutido.
    para possenti (1996), o termo gramática, mesmo com sua vasta lista de concepções e objetivos específicos, pode ser recebido por nós como “um conjunto de regras”. esse conjunto de regras, não importa se são regras de comportamento linguístico ou regras impostas pelo “bom uso” da linguagem, são aquilo que rege o funcionamento da linguagem. entendamos melhor essa implicação do professor sírio possenti.

  • numa visão global do termo gramática pode-se entendê-la como um conjunto de regras que regem a língua enquanto:

    regras que devem ser seguidas;
    regras que são seguidas;
    regras que o falante domina.

    para cada um dos princípios demonstrados pode-se atribuir um tipo de gramática, de acordo com as suas específicas funções dentro da língua.

  • chegamos, então, à conclusão de que do termo geral saem desdobramentos, os quais serão regidos por objetivos específicos de quem emprega o termo, resultando, portanto, em diferentes tipos de gramática, como mostra o esquema ao lado.

  • AULA 02 – TIPOS DE GRAMÁTICA – GRAMÁTICA NORMATIVA

    aula 02 – tipos de gramática – gramática normativa

    prof. diego cachigian

  • como vimos na aula anterior, o conceito de gramática é variável segundo objetivos. nesta aula verificaremos as especificidades de um desses conjuntos de regras, o conjunto de regras que devem ser seguidas pelos falantes, o qual mostramos anteriormente que equivale um tipo de gramática: a gramática normativa. vamos entendê-la


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 23,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...
Autorizo o recebimento de novidades e promoções no meu email.

  • INTRODUÇÃO
  • PROGRAMA DO CURSO
  • AULA 01 – CONCEITUANDO GRAMÁTICA
  • AULA 02 – TIPOS DE GRAMÁTICA – GRAMÁTICA NORMATIVA
  • AULA 03 – TIPOS DE GRAMÁTICA – GRAMÁTICA DESCRITIVA
  • AULA 04 – TIPOS DE GRAMÁTICA – GRAMÁTICA INTERNALIZADA
  • AULA 05 – GRAMÁTICA NA ESCOLA: FUNÇÕES E DISFUNÇÕES
  • AULA 06 – O PAPEL DO PROFESSOR DE LÍNGUA MATERNA NA ESCOLARIZAÇÃO BÁSICA DO ALUNO
  • REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS