Curso Online de CURSO: Aprendendo de outras formas. O auxilio do lúdico durante a alfabetização.

Curso Online de CURSO: Aprendendo de outras formas. O auxilio do lúdico durante a alfabetização.

Este curso está voltado para professores, futuros pedagogos e academicos, que gostam de de se aprofundam durante a fase da alfabetização ...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 15 horas


Por: R$ 45,00
(Pagamento único)

Mais de 5 alunos matriculados no curso.

Certificado digital Com certificado digital incluído

Este curso está voltado para professores, futuros pedagogos e academicos, que gostam de de se aprofundam durante a fase da alfabetização das crianças. Demonstraremos desde a lingua materna, ate a fundamentação da alfabetização. Abordaremos o lúdico, como um dos auxilios durante esse processo.

ELAINE HAUBRICHT Licenciada em História, pela Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras- FAFIUV, pós graduada em Educação Infantil e Séries Iniciais, pela Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras- FAFIUV, com atuação na área da Educação como professora. Durante a faculdade atuou como bolsista em projetos pela Fundação Araucária, onde através deste escreveu em parceria com o seu colega um capitulo do livro: Fragmento de Memória, Trechos do Iguaçu: Olhares e Perspectivas de Historia Local, intitulado: Paula Freitas em Memórias: Reminiscência e Apontamentos Históricos do Município. Elaborou uma apostila junto com os outros integrantes do projeto "CONTANDO NOSSA HISTÓRIA, CONSTRUINDO CIDADANIA: A HISTÓRIA LOCAL COMO ESPAÇO PRIVILEGIADO PARA O CONVIVIO COMUNITÁRIO E EXERCICIO DA CIDADANIA ATIVA", voltada para a Educação Fundamental. Diversos cursos na área da Educação, Administração, RH, Crédito. Com atuação no momento na carteira de Crédito Rural.



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  •   CURSO: Aprendendo de outras formas... O auxilio do lúdico durante a alfabetização ...   Autora: Elaine Haubricht

      CURSO: Aprendendo de outras formas... O auxilio do lúdico durante a alfabetização ...   Autora: Elaine Haubricht

  • 1 INTRODUÇÃO
     

    O presente curso contempla o lúdico como auxilio durante o processo de alfabetização, porém dentro do mesmo temos uma diversidade de assuntos que dão embasamento a este tema, tendo em vista o tema a ser abordado estar voltado às brincadeiras e ao lúdico em si durante o processo de ensino aprendizagem durante os primeiros anos de contato da criança com o mundo das letrinhas. A relevância deste trabalho está no fato de que muitos pais e até professores desconhecem o real significado da ludicidade durante o processo de construção da alfabetização, e muitos educandos desconhecem a sua própria capacidade psicomotora, derivado da falta de estimulação por parte de pais e professores.

  • LINGUA MATERNA:

    A língua materna é aquela que

    aprendemos no meio em que nascemos

    , aquela que muitos lingüísticos dizem

    até que não aprendemos, mas nascemos

    com ela.
     
     
    Há várias pesquisas relacionadas a Língua Materna

  • Estamos diretamente ligada as pessoas,
    pois um precisa do outro, para nos
    relacionarmos
    utilizamo-nos da linguagem. Além de
    dialogarmos com outros
    seres humanos, estamos a cada dia ampliando
    o nosso
    vocabulário e aprendendo novas palavras. Desde
    a colonização
    vem ocorrendo a imposição da língua e a forma da
    sua verbalização,
    posterior vem a escrita, tem sido uma cruel realidade
    em
    nossa sociedade
    e conseqüentemente, no ensino em nossas escolas.

  • A língua contribui na formação cultural e na identidade individual de cada individuo. Se a língua tem esse potencial, nos perguntamos, e na escola qual o profissional mais adequado para trabalhar com essa faixa etária, ou melhor como, que se vem trabalhando o ensino da língua no cotidiano?

  • Não estamos centrados unicamente no monolinguistico, mas presenciamos a cada dia da sua diversidade, exigindo assim um preparamento mais eficiente dos pedagogos e de todas as pessoas que estão inseridas no mundo das crianças. Pois “numa língua”, existem formas diferentes de um mesmo significado, muitas vezes essas variáveis podem ser geográficas ou simplesmente possuírem um pronunciamento diferente, que conhecemos como “sotaque”.

  • Teyssier (1997), salienta que as diferenças na maneira de falar são maiores, num determinado lugar, entre um homem culto e o vizinho analfabeto, entre dois brasileiro do mesmo nível cultural originárias de duas regiões distintas uma da outra.

  • Quando ingressamos na escola, o primeiro objetivo que temos é aprender a ler e a escrever, mas já dominamos “totalmente” a nossa língua materna apenas oralmente, construímos frases e somos capazes de nos comunicar com qualquer outra pessoa que fale a mesma língua.

  • Estamos vivenciando várias tentativas da transformação das práticas, métodos e conteúdos, que estão em discussões, pois a escola é um direito de todos. Assim como em todos os lugares existe dificuldades e na escola não é diferente

  • A dificuldade surge com o tempo, na medida que vai se ampliando os conhecimentos, aumenta-se as dificuldades da compreensão e principalmente da produção, muitas pessoas empenharam-se em melhorar as regras gramaticais, pois desta forma acreditavam que melhoraria o uso da língua, priorizou-se o ensino gramatical, mas o “problema” continuou existindo.

  • AQUISIÇÃO DA LÍNGUA ESCRITA/ DA LEITURA

    Segundo o autor Dacanal (1987) a língua portuguesa
    é um instrumento de trabalho de todo profissional,
    que trabalha a língua materna no Brasil, ela é essencialmente
    um fenômeno social e político e dentro dela existe a presença
    da estrutura do social nas escritas.


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 45,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...
Autorizo o recebimento de novidades e promoções no meu email.

  • Aprendendo de outras forma - O auxilio do lúdico durante a alfabetizaç