Curso Online de Gestão de Projetos: enfatizando a pedagogia empresarial

Curso Online de Gestão de Projetos: enfatizando a pedagogia empresarial

O presente curso justifica-se pela grande necessidade que os gestores, em geral, vêm enfrentando na implantação de projetos em suas insti...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 12 horas


Por: R$ 23,00
(Pagamento único)

Mais de 5 alunos matriculados no curso.

Certificado digital Com certificado digital incluído

O presente curso justifica-se pela grande necessidade que os gestores, em geral, vêm enfrentando na implantação de projetos em suas instituições. Tem como objetivo principal fornecer informações e subsídios para um gerenciamento de projetos eficiente e eficaz, seja em escolas ou outras instituições.
Dando ênfase ao ambiente escolar, articulando conceitos e ideias da educação e administração, abordando também aspectos sociais, este curso foi organizado de forma que qualquer gestor possa utilizá-lo e aproveitá-lo em seu cotidiano de trabalho, seja ele gerente, diretor ou coordenador, bem como estudantes das licenciaturas que estão se familiarizando com a temática.
A longo do curso são abordados temas como: o que são projetos, gestão de projetos, fases da gestão de projetos, condições para execução de projetos e avaliação. Tem como carga horária total 20 horas/aula.

Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Habilitada em Educação de Jovens e Adultos. Especialista em Coordenação Pedagógica e Planejamento pela Faculdade de Ciências Educacionais (FACE). Técnica em Assuntos Educacionais no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano).



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • GESTÃO DE PROJETOS: Enfatizando a Pedagogia Empresarial

    GESTÃO DE PROJETOS: Enfatizando a Pedagogia Empresarial

    12 Horas/aula

  • Dados acadêmicos da autora

    Dados acadêmicos da autora

    Viviane Reis Leporace
    Licenciada em Pedagogia com habilitação em Educação de Jovens e Adultos (EJA) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ);
    Especialista em Coordenação Pedagógica e Planejamento pela Faculdade de Ciências Educacionais (FACE);
    Professora de Língua Inglesa;
    Técnica em Assuntos Educacionais no Instituto Federal de Ciências e Tecnologia Baiano (IF Baiano) Campus Santa Inês – BA.

  • Apresentação do curso

    Apresentação do curso

    O presente curso justifica-se pela grande necessidade que os gestores, em geral, vêm enfrentando na implantação de projetos em suas instituições. Tem como objetivo principal fornecer informações e subsídios para um gerenciamento de projetos eficiente e eficaz, seja em escolas ou outras instituições.
    Dando ênfase ao ambiente escolar, articulando conceitos e ideias da educação e administração, abordando também aspectos sociais, este curso foi organizado de forma que qualquer gestor possa utilizá-lo e aproveitá-lo em seu cotidiano de trabalho, seja ele gerente, diretor ou coordenador, bem como estudantes das licenciaturas que estão se familiarizando com a temática.
    A longo do curso são abordados temas como: o que são projetos, gestão de projetos, fases da gestão de projetos, condições para execução de projetos e avaliação. Tem como carga horária total 12 horas/aula.
    Bons estudos!

  • Introdução

    Introdução

    Conseguir terminar o que se previu, dentro dos prazos esperados, com o custo combinado e da forma como se imaginou, não costuma ser uma tarefa fácil para as organizações, qualquer que seja sua natureza, tamanho ou missão.
    Inúmeros são os motivos que podem fazer com que os objetivos não sejam atendidos, desde o estabelecimento do que se quer obter até a forma como são conduzidas as ações para se chegar a esses objetivos.
    Assim, nota-se a necessidade de planejar, mesmo que esta seja somente entendida como a necessidade de “nos organizar para”.

  • Uma instituição se transforma em uma organização na medida em que é capaz de perceber e organizar sua experiência e as expectativas sobre o futuro.

    Quando se planeja, é fundamental:
    1. clarificar os objetivos do que se pretende;
    2. entender seus significados dentro da instituição;
    3. perceber como fazer para alcançá-los;
    4. quantificar em que tempo é possível obter resultados;
    5. apreender qual o impacto esperado;
    6. calcular o custo de adiar;
    7. identificar as dificuldades esperadas;
    8. estimar a experiência exigida.

  • Por outro lado, o sistema de planejamento em uma organização é avaliado pelo nível de coordenação e pela agilidade e exatidão com que se antecipam desafios e inovações necessários. Além disso, deve estar prevista a capacidade de dimensionar, captar e garantir os recursos exigidos em todas as fases necessárias para se atingir os objetivos.

    Planejar é, antes de tudo, saber fazer escolhas viáveis.

  • Esse trabalho de organizar o entendimento das questões, integrando os diversos pontos envolvidos deve ser traduzido em Projetos, consolidados em Planos de Ação concretos, que contemplem não somente as experiências práticas, como as oportunidades de melhoria.
    Ponto importante é que a organização deve absorver no dia a dia o conhecimento adquirido, de modo a orientar sua atuação por suas competências, seus processos de produção e de administração, suas relações e suas parcerias para objetivos precisos.

  • Executar projetos é uma atividade complexa, em especial quando os mesmos têm escopo social, já que apresentam significativas características específicas em relação aos executados com outros tipos de objetivos:
    qualquer projeto social deve estar estritamente articulado com a missão institucional, sob risco da organização afastar-se do caminho que a levará ao cumprimento do objetivo que lhe deu origem;
    as ONGs possuem cultura e valores voltados ao atendimento social e/ou desenvolvimento, que não podem, nunca, ser perdidos de vista;
    os resultados desses projetos são desvinculados do elemento “lucro”;
    a ponderação de atendimento aos objetivos não pode ser realizada tendo como referência apenas resultados imediatos, o que é muito difícil no caso
    de ações sociais, já que o desenvolvimento humano e social demanda tempo para construção;

  • os recursos destinados a fins públicos devem ser gerenciados com o maior rigor, na medida em que as organizações que os utilizam estão, naquele momento, representando um grande contingente de cidadãos;
    a execução e avaliação de projetos sociais deve ocorrer em conjunto pelos diversos agentes envolvidos: executores, financiadores, beneficiários, parceiros e comunidade;
    a avaliação de projetos em ONGs geralmente é dificultada pela tendência em considerar os resultados subjetivos em detrimento dos objetivos.

  • Cabe ressaltar a importância da informação produzida e transmitida. O atendimento às necessidades em termos de aplicabilidade, custo, natureza e frequência definem a efetividade do sistema de informações. Demandas mal enunciadas e falta de organização na documentação da informação disponível têm impacto direto no custo da informação produzida e nos resultados do projeto. É necessário, pois, o estabelecimento de um método que estruture o planejamento de projetos a serem realizados, de forma tal que os objetivos previstos sejam atendidos, dentro dos prazos esperados, com o custo combinado e da forma como se imaginou, não se esquecendo de incorporar as características próprias das organizações.

  • O que são projetos?

    O que são projetos?

    São inúmeros os empreendimentos nos quais a ideia de projetos está colocada como uma nova forma de organizar e realizar as atividades humanas. A palavra projeto tem sido muito utilizada nas empresas, nas organizações, nas escolas, e até em casa é comum se falar em projeto.

    Mas, afinal, o que é um projeto?
    1. Projeto é intenção, é sonho: “Meu projeto é comprar uma casa”.
    2. Projeto é doutrina, filosofia, diretriz: “Meu projeto de país é muito diferente”.
    3. Projeto é idéia ou concepção de um produto ou serviço: “Estes dois carros são projetos muito semelhantes”.


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 23,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...
Autorizo o recebimento de novidades e promoções no meu email.

  • GESTÃO DE PROJETOS: Enfatizando a Pedagogia Empresarial
  • Dados acadêmicos da autora
  • Apresentação do curso
  • Introdução
  • O que são projetos?
  • Conceitos básicos relacionados a projetos
  • Decomposição do projeto
  • A gestão de projetos
  • Observe a imagem e reflita...
  • Problemas comuns na implantação de projetos
  • As fases da gestão de projetos
  • Observe a imagem...
  • Avaliação
  • Condições para o êxito de um projeto
  • Envolvimento da equipe
  • Planejamento Projetos bem sucedidos são muito bem planejados. Uma vez estabelecidos os planos, no entanto, a equipe tem grande liberdade para executá-los. A probabilidade de o projeto ter sucesso aumenta enormemente se durante a sua implementação houver um cronograma de providências e resultados bem elaborado, a partir do qual, os participantes possam controlar o bom andamento dos trabalhos em direção aos resultados previstos.
  • Considerações finais
  • Por fim, reflita...
  • Anexos Anexo I – Planejamento do projeto/resumo
  • Anexo II – Modelo para alocação de recursos ao projeto (caso necessário)
  • Para complementar, algumas sugestões de vídeos:
  • Referências
  • Agradecimento