Curso Online de Gestão Participativa Escolar

Curso Online de Gestão Participativa Escolar

O Curso Gestão Participativa Escolar tem como objetivo mostrar a importância da gestão participativa na escola, com a finalidade de demos...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 6 horas


Por: R$ 35,00
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

O Curso Gestão Participativa Escolar tem como objetivo mostrar a importância da gestão participativa na escola, com a finalidade de demostrar transparência às ações e atos, sendo construído coletivamente, com o colegiado em forma de gestão democrática. A compreensão e a inserção da escola no sistema educacional e a relação entre o processo de construção da gestão democrática e no sistema de ensino. O conceito de gestão, portanto, por ser a maximização dos processos sociais como força e união para a promoção de mudanças, já pressupõe, a ideia de participação isto é, do trabalho coletivo de pessoas na análise de situações, na tomada de decisão sobre o encaminhamento e na ação sobre elas em conjunto, a partir de objetivos organizacionais entendidos e cuidados por todos.

Formação: Pós-graduação em Matemática,Informática,Gestão Escolar e Educação Física Escolar. Graduação em Matemática,Pedagogia e Educação Física. Técnica em Processamento de dados. Experiência Profissional: Professora desde 1994 - Experiências alcançadas: Ensino Fundamental II, Ensino Médio (regular e EJA), Pré-vestibular, Preparatório para concurso e Ensino Superior.



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • GESTÃO PARTICIPATIVA ESCOLAR

    1

  • GESTÃO PARTICIPATIVA ESCOLAR

    Este curso tem como objetivo mostrar a importância da gestão participativa na escola, com a finalidade de demostrar transparência às ações e atos, sendo construído coletivamente, com o colegiado em forma de gestão democrática. A compreensão e a inserção da escola no sistema educacional e a relação entre o processo de construção da gestão democrática e no sistema de ensino. O conceito de gestão, portanto, por ser a maximização dos processos sociais como força e união para a promoção de mudanças, já pressupõe, a ideia de participação isto é, do trabalho coletivo de pessoas na análise de situações, na tomada de decisão sobre o encaminhamento e na ação sobre elas em conjunto, a partir de objetivos organizacionais entendidos e cuidados por todos.

    2

  • INTRODUÇÃO
    3

  • GESTÃO PARTICIPATIVA ESCOLAR

    Introdução

    Refletindo em relação à gestão escolar, construímos concepções de que uma gestão participativa tem suas finalidades sociais e políticas da educação em relação à sociedade e a formação de alunos.

    4

  • Temos como referência a concepção democrática-participativa por base dessas relações, pontuando a importância da busca de objetivos comuns assumidos por todos. Assim, uma forma coletiva de tomada de decisões, buscando que cada membro da equipe assuma sua parte no trabalho, admitindo a coordenação e a avaliação sistemática das deliberações estabelecidas.

    5

  • A gestão democrática descentraliza o poder do gestor, envolvendo a escola e a comunidade.
    A gestão democrática possibilita mais transparência nas ações desenvolvidas na escola, tanto no âmbito administrativo como no pedagógico, envolvendo todas nas soluções de problemas e nos planos de ações de melhoria para a instituição.

    6

  • Democratizar a gestão da educação é fazer com que a sociedade possa participar do processo de formulação e avaliação política de educação e no monitoramento de sua execução, através de mecanismos institucionais.

    7

  • Segundo Paro (2002):
     
    A escola, assim, só será uma organização humana e democrática na medida em que a fonte desse autoritarismo, que ela identifica como sendo a administração (ou a burocracia, que é o termo que os adeptos dessa visão preferem utilizar), for substituída pelo espontaneísmo e pela ausência de todo tipo de autoridade ou hierarquia nas relações vigentes na escola (p.12).
     

    8

  • A gestão participativa escolar é um meio capaz de possibilitar maior envolvimento dos profissionais na democratização da gestão escolar. Desse modo, o foco na escola e no aluno e a probabilidade de autonomia e sucesso da escola são aumentados.

    9

  • A PRÁTICA DA GESTÃO
    DA
    QUALIDADE NA ESCOLA
    10

  • A PRÁTICA DA GESTÃO DA QUALIDADE NA ESCOLA

    A prática da GQT (Gestão de Qualidade Total) parte de um conceito, de uma filosofia, de uma cultura e de um método de trabalho. A gestão escolar atua em coerência com tais princípios preocupa-se com a satisfação das pessoas, portanto, cada colaborador, dentro da instituição, deve estar ciente dos objetivos de suas funções, a fim de que o processo pelo qual é responsável atenda às expectativas.
    11


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 35,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...
Autorizo o recebimento de novidades e promoções no meu email.

  • Introdução: Gestão Participativa Escolar
  • A Prática da Gestão da Qualidade na Escola
  • Concepção Democrático-Participativa
  • Fundamentos da Gestão Democrática Escolar
  • Gestão Participativa Escolar