Curso Online de PERTURBACOES, DISTURBIOS E ALTERACOES PSICOMOTORAS

Curso Online de PERTURBACOES, DISTURBIOS E ALTERACOES PSICOMOTORAS

Para que o psicomotricista consiga trabalhar efetivamente e contribuir com o desenvolvimento psicomotor do seu paciente evidentemente que...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 8 horas


Por: R$ 79,90
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

Para que o psicomotricista consiga trabalhar efetivamente e contribuir com o desenvolvimento psicomotor do seu paciente evidentemente que ele precisa conhecer as perturbações, os distúrbios e as alterações psicomotoras, portanto, vamos às definições de maneira simplificada.
Confiram!!!

Currículo da autora: PRISCILLA AMARAL Pedagoga com habilitação em séries iniciais, Administração Escolar e com Pós-Graduação em Deficiência Intelectual. Experiência de 12 anos entre Instituições e Escolas. Vários artigos publicados. Participação em programa de televisão on-line, sendo entrevistada por Célia Coev sobre o tema: Deficiência intelectual e programa de rádio AM chamado Espaço Alternativo, sendo entrevistada por Edson Natale sobre o tema: Autismo e deficiência Intelectual. Palestrante convidada pela Câmara Municipal do Estado de São Paulo para versar sobre o tema: Transtornos diversos. Autora do livro Transtornos de conduta - Síndromes diversas e Autismo no Tempo da Delicadeza. Professora convidada de Pós-Graduação no Centro-Sul de pesquisa, extensão e graduação (Censupeg), lecionando temas relacionados à saúde mental e à inclusão social e educacional. Professora de Sala de Recursos em Escola Estadual e professora itinerante de Educação Especial. Cursos de especialização realizados: Processo de Inclusão; Introdução ao Autismo e Psicose Infantil; Estimulação Precoce; Prontidão para alfabetização; Estimulação para pessoas com Necessidades Especiais; Curso de Dislexia; Atitudes que favorecem o sucesso Escolar; Síndromes diversas; Educação Especial: Condutas típicas; Introdução ao Estudo das Neurociências; Curso básico de libras e alfabetização para pessoas com deficiência visual. Neuropsicopedagoga e psicomotricista clínica e relacional em formação pela UCM. Autora de mais de 70 cursos on-line da área de Educação Especial pelo Buzzero.com e uma das fundadoras da plataforma de cursos NeuroPsicopedagogiar. Contato: E-mail: priscamaral@uol.com.br wathsapp: (11)95239-5049 Site: professora-priscilla.webnode.com



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • PERTURBAÇÕES, DISTÚRBIOS E ALTERAÇÕES PSICOMOTORAS

    PERTURBAÇÕES, DISTÚRBIOS E ALTERAÇÕES PSICOMOTORAS

  • Para que o psicomotricista consiga trabalhar efetivamente e contribuir com o desenvolvimento psicomotor do seu paciente evidentemente que ele precisa conhecer as perturbações, os distúrbios e as alterações psicomotoras, portanto, vamos às definições de maneira simplificada.

  • Perturbações psicomotoras - Módulo 1

    Perturbações psicomotoras - Módulo 1

    Uma perturbação psicomotora é o mesmo que “perturbações instrumentais”, e são assim chamadas por interferirem nas bases psicomotoras do sujeito, levando-o a desordens em todo o seu esquema corporal e sua imagem corporal.

  • A criança que passa por perturbações psicomotoras, deve ser o mais cedo possível analisada para que o processo de reeducação comece rápido, pois quanto mais tempo passa, mais a criança se bloqueia em um tipo de reação, sente-se mais angustiada, e as punições ou as observações de seus familiares só agravam esta angústia.

  • A reeducação a ajudará a adotar um outro comportamento e, pouco a pouco, os que a cercam a verão de forma mais positiva. Vimos que as perturbações psicomotoras ou instrumentais podem ser classificadas em oito categorias, explicadas com muita propriedade e clareza por Silva (2004): I - Perturbações Motoras:

  • 1 - Atrasos do desenvolvimento motor; Sintoma: uma criança que não consegue subir uma escada ou andar para trás. Causa: debilidade intelectual por um atraso no nível motor;

  • problema de ordem psicológica por ocasião de nascimento de um irmão, crianças superprotegidas, crianças que sofrem choques afetivos por partida, falecimento ou presença em acidente, que bloqueiam e inibem toda progressão.

  • 2 - Grandes Déficits Motores; Sintoma: hemiplegia ou paralisia de um dos lados do corpo. Causa: as origens frequentemente remontam ao nascimento.

  • 3 - Perturbações do Equilíbrio; Sintomas subjetivos: a criança que cai com regularidade, que se choca contra seus colegas, anda com pés afastados, corre com o tronco para frente. Sintomas objetivos:

  • O teste de Romberg permite encontrá-los, pois mostra que a criança estando sentada, o seu corpo inclina-se lentamente e fechando os olhos isto se acentuará, e também a prova do andar cego, onde a criança de olhos vendados, dá alternadamente alguns passos para frente e para trás, caso haja perturbação, o trajeto percorrido desenhará uma estrela.

  • Causas: a) Motoras - a falta de equilíbrio pode encontrar sua origem no vestíbulo da orelha interna ou no cerebelo; vindo acompanhada de perturbações da coordenação ou pode provir da sensibilidade proprioceptiva.


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 79,90
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...

Desejo receber novidades e promoções no meu e-mail:


  • PERTURBAÇÕES, DISTÚRBIOS E ALTERAÇÕES PSICOMOTORAS
  • Perturbações psicomotoras - Módulo 1
  • Módulo 2 - Perturbações do Esquema Corporal
  • Módulo 3 - Perturbações da Estrutura Espacial
  • Módulo 4 - Perturbações da Orientação Espacial
  • Módulo 5 - Distúrbios e alterações psicomotoras
  • Referências