Curso Online de APTIDÃO FISICA

Curso Online de APTIDÃO FISICA

Introdução Objetivos geral: A aptidão física FIGURA 1 - RELAÇÕES COMPLEXAS EXISTENTES ENTRE ATIVIDADE FÍSICA HABITUAL, APTIDÃO FÍSICA E...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 4 horas


Por: R$ 23,00
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

Introdução
Objetivos geral:

A aptidão física
FIGURA 1 - RELAÇÕES COMPLEXAS EXISTENTES ENTRE ATIVIDADE FÍSICA HABITUAL, APTIDÃO FÍSICA E SAÚDE, MODIFICADO DE BOUCHARD ET AL (12)
Figura 2.

Figura 3.
Figura 4

Aptidão física para atividade esportiva
Atividade física, aptidão física e saúde e seus componentes nas suas performance
Aptidão física relacionada a saúde
Exercícios aeróbios: Figura 4.
Adaptações neuromusculares ao exercício físico
Adaptações e Alterações do Hormônio Cortisol ao Exercício Físico
CONCLUSÃO:
Referencias Bibliográfica




  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • Material didático

    APTIDÃO FISICA

    SÃO PAULO

  • Introdução

    Introdução

    Aptidão física é a capacidade de realizar as atividades do dia a dia com tranquilidade e menor esforço. Existem duas abordagens, uma é a aptidão física relacionada à saúde e a outra é relacionada à performance esportiva. A primeira refere-se à condição física nas capacidades que estão intimamente relacionadas com a saúde, e a qualidade de vida das pessoas, sendo a flexibilidade, a resistência aeróbica, a força e composição corporal.

    A flexibilidade aliada aos níveis de força está relacionada à incidência de dores, desvios posturais e lesões músculo-esqueléticas, principalmente na região lombar, a resistência aeróbica está ligada à saúde cardio-respiratória e a composição corporal determina níveis de sobrepeso e obesidade, bem como subnutrição. E a segunda refere-se à aptidão para o desempenho em atividades esportivas que associam, além das capacidades acima citadas, a agilidade, velocidade, equilíbrio postural e coordenação motora.

  • A aptidão para performance tem uma interferência das questões genéticas, já na aptidão física para a saúde, os componentes podem ser melhorados mais facilmente, ou seja nos temos uma maior interferência. A prática de exercícios físicos regulares têm seu benefício amplamente divulgado, principalmente na sua relação com a saúde, com a diminuição da incidência das doenças crônico-degenerativas, incluindo as cardiovasculares.O desenvolvimento da aptidão física, assim como do esporte nas suas diferentes formas de manifestação, são objetivos a serem alcançados em programas de Educação Física e de esporte nos quais o indivíduo é submetido a um processo de treinamento.

  • Para tanto, é necessário que o profissional de Educação Física ou Esporte tenha conhecimento destes conceitos e suas relações. A partir da apresentação dos aspectos evolutivos das conceituações de aptidão física, esporte e treinamento esportivo, pretendeu-se pelo presente trabalho analisar as relações entre os mesmos. Ainda há controvérsias a respeito de quanta ênfase deva ser dada à aptidão física nos programas de educação física, em relação aos tipos e aos objetivos dos teste de aptidão física, e sobre a estrutura dos sistemas de recompensas. A aptidão física é determinada principalmente pelos hábitos relacionados à atividade física e é definida do ponto de vista operacional como o desempenho obtido nos testes que avaliam as seguintes características: potência aeróbica, composição corporal, flexibilidade articular, força e endurance musculares. A aptidão física é importante durante toda a vida no desenvolvimento e na manutenção de uma capacidade funcional para satisfazer às demandas de uma vida comum e para promover uma boa saúde. O American College of Sports Medicine (ACSM) publica esta Opinião Oficial na esperança de que proporcione uma linha de orientação quanto à estrutura e abrangência dos programas de aptidão física.

  • Objetivos geral:

    Objetivos geral:

    OS indivíduos e suas relação com a saúde dentro da aptidão física.

  • A aptidão física

    A aptidão física

    Segundo Böhme 1993 Fitness ou Total Fitness e Physical Fitness são termos ingleses (americanos), os quais são traduzidos para o português como aptidão ou aptidão total e aptidão física, respectivamente. De acordo com Hebbelinck, 1984 a aptidão total se refere à totalidade biopsicossocial do homem, ao fato de o indivíduo estar apto para todas as suas necessidades do ponto de vista biológico, psicológico e social, levando-o a uma integração adequada no seu meio ambiente; é um resultado da interação das características genéticas com o meio ambiente. Está relacionada diretamente com o fenótipo do indivíduo.

    Segundo este mesmo autor “o indivíduo totalmente apto é psicologicamente estável, não é afetado seriamente pela preocupação ou tensão, tem uma percepção realística do mundo e é ajustado socialmente onde vive”.

  • De acordo com este conceito, a aptidão física está compreendida na dimensão biológica da aptidão total, relaciona-se continuamente com a aptidão total e interage com os outros aspectos da totalidade psicossocial do indivíduo. Os significados das palavras aptidão e física são: aptidão qualidade do que é apto; capacidade, habilidade, disposição; conjunto de requisitos necessários para exercer algo; capacidade natural ou adquirida; física que é corpóreo, material, relativo às leis da natureza. A combinação das duas palavras - aptidão física, no sentido etimológico das mesmas, leva ao conceito ou a uma associação de ideias no tocante à capacidade, habilidade, disposição material que conduz e indica que o indivíduo está apto corporalmente.

  • Desde o período Pós-Segunda Guerra Mundial até a década de 1960, a aptidão física era considerada como um componente da aptidão motora, que por sua vez era considerada parte da capacidade motora geral. Fleishman realizou uma pesquisa considerada clássica na área, com o objetivo de determinar quais seriam os fatores básicos de aptidão física. Para isso foi utilizada análise fatorial, por meio da qual foram identificados nove fatores de aptidão física: flexibilidade de extensão, flexibilidade dinâmica, força explosiva, força estática, força dinâmica, força do tronco, equilíbrio corporal total, coordenação corporal total e resistência cardiorrespiratória. A partir da década de 1970 foi iniciada uma discussão mundial a respeito de quais componentes da aptidão física deveriam ser mais valorizados. Tal fato ocorreu devido ao aumento do número de pesquisas referentes aos benefícios do treinamento de determinados componentes da aptidão física para a saúde, ou prevenção das doenças hipocinéticas decorrentes da vida sedentária e de pouco exercício físico.

  • Aptidão física continuação

    Aptidão física continuação

    No início dos anos de 1980, a Associação Americana de Saúde, Educação Física, Esportes e Dança AAHPERD, 1980 enfatizou a relação entre saúde e atividade física, e considerou que: Aptidão física é um contínuo

    de múltiplas características, que se estende do nascimento à morte. A aptidão física é afetada pela atividade física e é diferenciada entre três níveis de capacidades: alto, ótimo e baixo, até as limitações severas de doenças e disfunções.

  • A função cardiorrespiratória, a composição corporal e a funções musculo esqueléticas das musculaturas abdominal e da região lombar da coluna vertebral foram consideradas como as áreas das funções fisiológicas relacionadas com uma saúde positiva, e, portanto, consideradas como componentes da aptidão física relacionados com a saúde. Pate, 1983 apresentou a seguinte conceituação de aptidão física, amplamente divulgada na época: a aptidão física é o estado caracterizado pela capacidade de executar atividades diárias com vigor e a demonstração de traços e capacidades associados com o baixo risco de desenvolvimento prematuro de doenças hipocinéticas.

  • De acordo com Böhme 1994 os componentes da aptidão física relacionados com a saúde são: as capacidades motoras condicionais resistência cardiorrespiratória, força e resistência musculares, flexibilidade, e a composição corporal. Concomitantemente, as capacidades motoras condicionais velocidade e força explosiva, assim como as capacidades coordenativas, equilíbrio, agilidade, ritmo e outras, são considerados aspectos da aptidão física relacionados com: a) a aptidão motora, na conceituação da AAHPERD ; 1980 b) com as destrezas, segundo Corbin & Lindsey 1984 c) com as habilidades esportivas, de acordo com Barbanti . Em 1988, na Conferência sobre Exercício, Aptidão e Saúde realizado em Toronto, Canadá , 1980 foi proposto um modelo que descreve de maneira esquemática as relações complexas entre a atividade física habitual, a aptidão física/ fisiológica, a saúde, e outros fatores como a hereditariedade, o modo de vida, o meio ambiente e os atributos pessoais, que também afetam e determinam essas relações.


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 23,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...
Autorizo o recebimento de novidades e promoções no meu email.

  • Introdução
  • Objetivos geral:
  • A aptidão física
  • Aptidão física continuação
  • FIGURA 1 - RELAÇÕES COMPLEXAS EXISTENTES ENTRE ATIVIDADE FÍSICA HABITUAL, APTIDÃO FÍSICA E SAÚDE, MODIFICADO DE BOUCHARD ET AL (12)
  • Aptidão física continuação
  • Figura 2.
  • Figura 3.
  • Aptidão física continuação
  • Figura 4
  • Aptidão física para atividade esportiva
  • Atividade física, aptidão física e saúde e seus componentes nas suas performance
  • Aptidão física relacionada a saúde
  • Exercícios aeróbios: Figura 4.
  • CONCLUSÃO:
  • Referencias Bibliográfica