Curso Online de PESQUISA DE CONSERVANTES DE ACIDEZ NO LEITE FLUIDO
3 estrelas 1 aluno avaliou

Curso Online de PESQUISA DE CONSERVANTES DE ACIDEZ NO LEITE FLUIDO

Este curso destina-se aos profissionais das mais diversas áreas ligadas as indústrias de produtos lácteos, principalmente aos analistas f...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 48 horas


Por: R$ 75,00
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

Este curso destina-se aos profissionais das mais diversas áreas ligadas as indústrias de produtos lácteos, principalmente aos analistas físico-químicos de das indústrias de laticínios.
Este curso tem como objetivo fornecer os principais métodos e procedimentos analíticos para a pesquisa de conservantes ou substancias conservadoras adicionadas de forma fraudulenta no leite fluido. Para isso foi elaborado o curso a fim de fornecer subsídios, para a realização das análises pesquisa de conservantes no leite. Com a finalidade de apresentar as principais técnicas e procedimentos analíticos e sua maneira corretada de aplicação e interpretação dos resultados, com a finalidade de evitar possíveis erros virtude de um erro no durante os procedimentos analíticos. Este curso possui 472 slides, com fotos ilustrativas.

Sou Biológo Licenciado pela Universidade do Estado de Mato Grosso - Unemat, com Especialização em Processamento e Controle de Qualidade em Carnes, Leite e Ovos, pela Universidade Federal de Lavras - UFLA, com 17 (doze) anos de experiência em laticinios, nas mais diverdas aréas, como laboratório Fisico-quimico e Microbiológico,atuando no Controle e na garantia da Qualidade. De 2013 a 2015 trabalhei na area de processamento e no controle de qualidade em um Frigorifico (abatedouro) de Aves, e em uma fabrica de industrializados embutidos de derivados de aves, atuando como Supervisor nas áreas de Processamento Industrial na produção de Linguiças, Salsichas, Mortadelas, Presunto e Apresuntado de frango, e no Controle e Garantia da Qualidade. Em outubro de 2015 a abril de 2019, voltei novamente em laticínio, com produção de queijos: Mussarela, Prato, Provolone, Parmessão, Ricota, Minas Frescal, manteiga, doce de leite em pasta e barra, requeijão cremoso, creme de leite, nata, bebida láctea fermentada e não fermentada,iogurte,coalhada, etc. Atualmente estou trabalhando como supervisor do controle e qualidade em uma rede de supermercado. email para contato: jpdanibio@hotmail.com


"Gostaria que as metodologias tivessem mais fotos da parte prática por mais simples que seja."

- Thaine Bordenowsky Da Silva

  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • 1

    1

    pesquisa de
    conservantes
    no leite fluido

    joão paulo dani
    biólogo crb: 43.140/01
    especialista em
    controle de qualidade

  • 2

    2

    olá!

    sejam bem vindos.
    neste cursos vamos estudar sobre:
    os principais métodos analíticos para detecção da pesquisa de conservantes em leite fluido.

    2

    2

  • 3

    fundamentação:

    os conservantes, ou substâncias conservadores, são substâncias que geralmente impedem ou retardam as alterações dos alimentos por microorganismos ou por enzimas.

    1 - definição

  • 4

    fundamentação:

    os conservadores são sustâncias adicionadas ao leite com o objetivo de prolongar sua "vida útil" através da inibição do crescimento microbiano
    são normalmente detectados por meio de métodos qualitativos, caros e de difícil detecção.
    os conservantes são substâncias adicionadas ao leite para matar os microrganismos ou impedir seu desenvolvimento.

    2 - introdução

  • 2 - INTRODUÇÃO

    5

    2 - introdução

    fundamentação:

    em leite fluido, os conservantes são substâncias adicionadas de forma fraudulentamente, com o intuito de aumentar a vida útil do produto/matéria-prima.
    como exemplo, de substâncias conservadores adicionadas no leite destaca-se o formaldeído, água oxigenada, ácido bórico, ácido salicílico, carbonatos, hipocloritos e cloraminas, ácido benzóico e bissulfitos, entre outros, além dos antibióticos e quimioterápicos.

  • 6

    → o emprego do formaldeído e cloro provocam enrijecimento das proteínas, tornando-as menos digeríveis, além de provocar ação prejudicial sobre a mucosa gástrica, e as enzimas digestivas;

    → a água oxigenada, nas doses empregadas para atividade antimicrobiana no leite, comunica a este um sabor estranho e adstringente;

    → o ácido bórico acumula-se nas gorduras corporais e inativa enzimas descarboxilases;

    3 - alguns efeitos adversos à saúde

  • 3 - ALGUNS EFEITOS ADVERSOS À SAÚDE

    7

    3 - alguns efeitos adversos à saúde

    → o ácido salicílico pode provocar vasodilatação periférica, queda da pressão arterial e da temperatura corporal, bem como inflamação do epitélio renal;

    → as bases de amônio quaternário inativam a citocromo-oxidase e as enzimas digestivas.

  • 3 - ALGUNS EFEITOS ADVERSOS À SAÚDE

    8

    3 - alguns efeitos adversos à saúde

    normalmente se faz a suspeição da adição de conservadores ao leite fluido, se este permanecer inalterado por cerca de 24 – 36 horas em temperatura ambiente.
    o emprego de substâncias conservadoras, fora a sua ação prejudicial à saúde do consumidor e a certas aplicações tecnológicas do leite fluido, em natureza, faz diminuir o interesse pela limpeza, higiene e refrigeração durante a obtenção e posterior conservação do leite.

  • 9

    1. há métodos analíticos para a pesquisa de diversos conservadores descritos na instrução normativa sda mapa nº 68/2006.
    se a indústria preferir utilizar outros métodos (não oficiais), deve certificar-se de que sejam tão ou mais sensíveis do que os oficiais; e os mesmo s devem estar descritos nos manuais de bancada do laboratório.

    4 - algumas considerações importantes

  • 4 - ALGUMAS CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES

    10

    4 - algumas considerações importantes

    2. para a pesquisa de resíduos de antibióticos, no leite fluido, as indústrias lácteas, geralmente adotam produtos disponíveis no mercado nacional, alguns dos quais são capazes de diagnosticar a presença de resíduos dessas drogas no leite fluido em alguns poucos minutos.

  • 4 - ALGUMAS CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES

    11

    4 - algumas considerações importantes

    3. atualmente, há disponível nas empresas fornecedoras de produtos para industrias de produtos lácteos, “kits” para pesquisa rápida para a de resíduos de antibióticos, que podem ser usados no campo (junto aos tanques de resfriamento de leite, por exemplo).
    é preferível analisar o leite fluido, para antibióticos na fazenda (não recolhendo o leite com resultado positivo) do que no pátio da indústria.


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 75,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...

Desejo receber novidades e promoções no meu e-mail:


  • 2 - INTRODUÇÃO
  • 3 - ALGUNS EFEITOS ADVERSOS À SAÚDE
  • 4 - ALGUMAS CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES
  • PESQUISA DE CONSERVANTES DE ACIDEZ EM LEITE: ÁGUA OXIGENADA
  • PESQUISA DE CONSERVANTES DE ACIDEZ EM LEITE: FORMOL
  • PESQUISA DE CONSERVANTES DE ACIDEZ EM LEITE: NITRATO
  • PESQUISA DE CONSERVANTES DE ACIDEZ EM LEITE: ÁCIDO SACILICO
  • PESQUISA DE CONSERVANTES DE ACIDEZ EM LEITE: ÁCIDO SALICÍLICO
  • PESQUISA DE CONSERVANTES DE ACIDEZ EM LEITE: ÁCIDO SORBICO, SORBATOS E SEUS SAIS
  • PESQUISA DE CONSERVANTES DE ACIDEZ EM LEITE: BICROMATO DE POTÁSSIO
  • PESQUISA DE CONSERVANTES DE ACIDEZ EM LEITE: DICROMATO DE POTÁSSIO
  • PESQUISA DE CONSERVANTES DE ACIDEZ EM LEITE: ÁCIDOS BÓRICOS OU BORATOS E SEUS SAIS
  • PESQUISA DE CONSERVANTES DE ACIDEZ EM LEITE: PERÓXIDO DE HIDROGÊNIO
  • PESQUISA DE CONSERVANTES DE ACIDEZ EM LEITE: CLORO E HIPOCLORITO
  • BIBLIOGRAFIA CONSULTADA