Curso Online de ABORDAGEM COGNITIVA DA APRENDIZAGEM

Curso Online de ABORDAGEM COGNITIVA DA APRENDIZAGEM

A abordagem cognitiva da aprendizagem humana resulta da fusão da psicologia cognitiva e da neuropsicologia experimental que vai além de i...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 8 horas


Por: R$ 75,00
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

A abordagem cognitiva da aprendizagem humana resulta da fusão da psicologia cognitiva e da neuropsicologia experimental que vai além de integrar dados de investigação transdisciplinares sobre a cognição, ou melhor, sobre os processos de pensamento e de conhecimento que a consubstanciam.
Confiram!

Currículo da autora: PRISCILLA AMARAL Pedagoga com habilitação em séries iniciais, Administração Escolar e com Pós-Graduação em Deficiência Intelectual. Experiência de 12 anos entre Instituições e Escolas. Vários artigos publicados. Participação em programa de televisão on-line, sendo entrevistada por Célia Coev sobre o tema: Deficiência intelectual e programa de rádio AM chamado Espaço Alternativo, sendo entrevistada por Edson Natale sobre o tema: Autismo e deficiência Intelectual. Palestrante convidada pela Câmara Municipal do Estado de São Paulo para versar sobre o tema: Transtornos diversos. Autora do livro Transtornos de conduta - Síndromes diversas e Autismo no Tempo da Delicadeza. Professora convidada de Pós-Graduação no Centro-Sul de pesquisa, extensão e graduação (Censupeg), lecionando temas relacionados à saúde mental e à inclusão social e educacional. Professora de Sala de Recursos em Escola Estadual e professora itinerante de Educação Especial. Cursos de especialização realizados: Processo de Inclusão; Introdução ao Autismo e Psicose Infantil; Estimulação Precoce; Prontidão para alfabetização; Estimulação para pessoas com Necessidades Especiais; Curso de Dislexia; Atitudes que favorecem o sucesso Escolar; Síndromes diversas; Educação Especial: Condutas típicas; Introdução ao Estudo das Neurociências; Curso básico de libras e alfabetização para pessoas com deficiência visual. Neuropsicopedagoga e psicomotricista clínica e relacional em formação pela UCM. Autora de mais de 70 cursos on-line da área de Educação Especial pelo Buzzero.com e uma das fundadoras da plataforma de cursos NeuroPsicopedagogiar. Contato: E-mail: priscamaral@uol.com.br wathsapp: (11)95239-5049 Site: professora-priscilla.webnode.com



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • ABORDAGEM COGNITIVA DA APRENDIZAGEM

    ABORDAGEM COGNITIVA DA APRENDIZAGEM

  • Módulo 1 - A abordagem cognitiva da aprendizagem humana

    A abordagem cognitiva da aprendizagem humana resulta da fusão da psicologia cognitiva e da neuropsicologia experimental que vai além de integrar dados de investigação transdisciplinares sobre a cognição, ou melhor, sobre os processos de pensamento e de conhecimento que a consubstanciam.

    Módulo 1 - A abordagem cognitiva da aprendizagem humana

  • Segundo Fonseca (2009), é óbvio que qualquer aprendizagem, seja ela simbólica ou não, envolve uma complexa arquitetura de processos e subcomponentes cognitivos, na medida em que integra uma organização articulada e integrada de processos de atenção e vigilância, de processos de integração e retenção, de processamentos sequenciais e simultâneos de dados multimodais e de procedimentos de planificação e expressão da informação.

  • Compreendendo como tais processos evoluem e se inter-relacionam sistemicamente no cérebro, estaremos certamente mais próximos do que são efetivamente as funções (aqui significando também capacidades, habilidades ou competências) cognitivas da aprendizagem, podendo, por esse meio, identificar os obstáculos que a bloqueiam ou prevenir as disfunções ou dificuldades (ou descapacidades) que a impedem de florescer.

  • O que ocorre no cérebro em termos de aprendizagem, apesar de não haver ainda possibilidades de o determinar exatamente, nem de o observar simplesmente, constitui um processo cognitivo total que lhe dá suporte.

  • Conforme Fonseca (2009), desde os processos de atenção e memória, sem os quais a aprendizagem não seria possível, aos processos transientes perceptivos, imagéticos, simbólicos e conceituais, passando pela resolução de problemas, até à expressão de informação e sua concomitante prestação comportamental, o que exige a rechamada e a recuperação da mesma, para além da sua fluência melódica, a suas metas sincronização e a sua meta coordenação, todos eles, no seu conjunto, ilustram necessariamente a eficácia ou ineficácia das diferentes competências cognitivas (cognitive skills) que a suportam.

  • Os processos de atenção e memória são FUNDAMENTAIS para a aprendizagem.

  • Como é inviável penetrar no cérebro, só observando como ele capta, extrai, integra, armazena, combina, elabora, planifica e comunica informação, podemos antever se a aprendizagem ocorreu ou não. Todos estes fatores da performance, prestação ou desempenho intelectual constituem os processos básicos da aprendizagem, processos esses que Stenberg (1998,1982,1977) distingue em cinco componentes fundamentais da inteligência:

  • 1. Componentes de aquisição;
    2. Componentes de retenção;
    3. Componentes de transferência;
    4. Metacomponentes de controle (envolvendo planificação e decisão);
    5. Componentes de desempenho.

  • Seguindo o mesmo autor, os componentes que compõem a natureza da inteligência, considerados como processos que operam sobre representações internas de eventos, de objetos e de símbolos, revelam na sua interligação dinâmica o desenvolvimento cognitivo. Na sua retro circularidade permanente e contínua está o segredo da construção e co-construção do conhecimento.

  • O desenvolvimento cognitivo é, portanto, segundo Stenberg (1982), metacomponencial, metaexperiencial e metacontextual, revelando a inteligência como um conjunto ou coleção de competências cognitivas que podem ser diagnosticadas e ensinadas separadamente, isto é, encerra um paradigma conceitual que a relaciona com o conhecimento e a cultura.


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 75,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...

Desejo receber novidades e promoções no meu e-mail:


  • ABORDAGEM COGNITIVA DA APRENDIZAGEM
  • Módulo 1 - A abordagem cognitiva da aprendizagem humana
  • TEORIA COGNITIVA
  • EDUCAÇÃO
  • Módulo 2 - Dos pré-requisitos da aprendizagem ao apressamento cognitivo – saindo da teoria cognitiva e chegando à realidade cotidiana do ambiente escolar.
  • Módulo 3 - O apressamento cognitivo
  • A presença do psicopedagogo
  • Referências....