Curso Online de POLÍTICAS PÚBLICAS PARA SAÚDE MENTAL: Legislação e a Conquista da cidadania

Curso Online de POLÍTICAS PÚBLICAS PARA SAÚDE MENTAL: Legislação e a Conquista da cidadania

MÓDULO 1 - A CONQUISTA DA CIDADANIA NO CAMPO DA SAÚDE MENTAL MÓDULO 2 - LEGISLAÇÃO VERSUS POLÍTICA DE SAÚDE MENTAL

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 7 horas


Por: R$ 49,90
(Pagamento único)

Mais de 5 alunos matriculados no curso.

Certificado digital Com certificado digital incluído

MÓDULO 1 - A CONQUISTA DA CIDADANIA NO CAMPO DA SAÚDE MENTAL
MÓDULO 2 - LEGISLAÇÃO VERSUS POLÍTICA DE SAÚDE MENTAL

Currículo da autora: PRISCILLA AMARAL Pedagoga com habilitação em séries iniciais, Administração Escolar e com Pós-Graduação em Deficiência Intelectual. Experiência de 12 anos entre Instituições e Escolas. Vários artigos publicados. Participação em programa de televisão on-line, sendo entrevistada por Célia Coev sobre o tema: Deficiência intelectual e programa de rádio AM chamado Espaço Alternativo, sendo entrevistada por Edson Natale sobre o tema: Autismo e deficiência Intelectual. Palestrante convidada pela Câmara Municipal do Estado de São Paulo para versar sobre o tema: Transtornos diversos. Autora do livro Transtornos de conduta - Síndromes diversas e Autismo no Tempo da Delicadeza. Professora convidada de Pós-Graduação no Centro-Sul de pesquisa, extensão e graduação (Censupeg), lecionando temas relacionados à saúde mental e à inclusão social e educacional. Professora de Sala de Recursos em Escola Estadual e professora itinerante de Educação Especial. Cursos de especialização realizados: Processo de Inclusão; Introdução ao Autismo e Psicose Infantil; Estimulação Precoce; Prontidão para alfabetização; Estimulação para pessoas com Necessidades Especiais; Curso de Dislexia; Atitudes que favorecem o sucesso Escolar; Síndromes diversas; Educação Especial: Condutas típicas; Introdução ao Estudo das Neurociências; Curso básico de libras e alfabetização para pessoas com deficiência visual. Neuropsicopedagoga e psicomotricista clínica e relacional em formação pela UCM. Autora de mais de 70 cursos on-line da área de Educação Especial pelo Buzzero.com e uma das fundadoras da plataforma de cursos NeuroPsicopedagogiar. Contato: E-mail: priscamaral@uol.com.br wathsapp: (11)95239-5049 Site: professora-priscilla.webnode.com



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • POLÍTICAS PÚBLICAS PARA SAÚDE MENTAL: Legislação e a Conquista da cidadania

    POLÍTICAS PÚBLICAS PARA SAÚDE MENTAL: Legislação e a Conquista da cidadania

  • MÓDULOS

    MÓDULO 1 - A CONQUISTA DA CIDADANIA NO CAMPO DA SAÚDE MENTAL
    MÓDULO 2 - LEGISLAÇÃO VERSUS POLÍTICA DE SAÚDE MENTAL

    MÓDULOS

  • MÓDULO 1 - A CONQUISTA DA CIDADANIA NO CAMPO DA SAÚDE MENTAL

    A Cidadania refere-se à luta do cidadão pelo exercício de seus direitos, e a socialização diz respeito ao resgate da credibilidade com vista ao convívio social. Eixo que insere as práticas corporais no movimento da Reforma Psiquiátrica, onde a finalidade é a reinserção social.

    MÓDULO 1 - A CONQUISTA DA CIDADANIA NO CAMPO DA SAÚDE MENTAL

  • Segundo Medeiros e Guimarães (2002) o direito a cidadania no Brasil está vinculado ao trabalho, de forma que o Estado reconhece os direitos de cidadãos aos que trabalham.

  • A questão se agrava no âmbito da saúde mental, pois como os usuários estão sob tutela do estado, este castra seus direitos por não dar acesso ao convívio social e ao trabalho. Fato caracterizado pelo tipo de assistência oferecida até então e que em alguns lugares ainda se faz presente.

  • Esta situação também é agravada pela imagem que a sociedade internalizou acerca da loucura e que é reforçada pelo Estado de que o “louco” ou possuído pela “loucura” é totalmente incapaz. Esta representação não se dá por acaso, ela acontece “obedecendo à lógica do paradigma racionalista que engendra o modelo da normalidade das sociedades modernas hegemonicamente capitalistas

  • Ainda sob tais projeções subtrai-se dos ‘anormais’ a condição de cidadania, prerrogativa dos ‘ajustados’” (MEDEIROS e GUIMARÃES, 2002)

  • Deixamos claro que a intenção aqui não é defender ou acusar a posição do Estado, somente expor o pensamento de autores que estudam o tema e levantar questões que levem à reflexão, mas a verdade é que um dos principais desafios da Reforma Psiquiátrica passa pelo desafio de incluir todos os cidadãos e promover a cidadania de todos os portadores de transtornos mentais.

  • No debate acerca do resgate da cidadania do doente mental, há um confronto entre duas lógicas de enfrentamento do mal-estar psíquico. Uma difunde o resgate da cidadania por meio da produção de novos processos culturais não contaminados pela cultura manicomial no enfrentamento da loucura. Nesta abordagem, a comunidade/sociedade tem papel relevante.

  • A outra possui uma visão biologizante da doença mental, que se fundamenta na defesa dos espaços asilares e da terapêutica farmacológica na cura da doença mental (LOUGON e ANDRADE, 1995). Segundo Amarante et al. (1995), os movimentos de familiares tendem a adotar, basicamente, a ideologia do determinismo biológico das doenças.

  • Em contrapartida, os movimentos de usuários assumem posições mais radicais e estruturais, voltadas principalmente para o combate das práticas da psiquiatria consideradas por eles como violentas e arcaicas. Percebe-se na ação política dos movimentos de usuários a crítica ao conceito de doença mental e a adoção de teorias de origem não biológicas na explicação do adoecer mental.


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 49,90
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...

Desejo receber novidades e promoções no meu e-mail:


  • POLÍTICAS PÚBLICAS PARA SAÚDE MENTAL: Legislação e a Conquista da cidadania
  • MÓDULOS
  • MÓDULO 1 - A CONQUISTA DA CIDADANIA NO CAMPO DA SAÚDE MENTAL
  • MÓDULO 2 - LEGISLAÇÃO VERSUS POLÍTICA DE SAÚDE MENTAL
  • Referências bibliográficas