Curso Online de COMPETÊNCIAS GERENCIAIS NA ENFERMAGEM

Curso Online de COMPETÊNCIAS GERENCIAIS NA ENFERMAGEM

Curso voltado para o público graduado em enfermagem , que vem trazendo uma visão abrangente sobre a tarefa de "Gerenciar equipes".

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 7 horas


Por: R$ 60,00
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

Curso voltado para o público graduado em enfermagem , que vem trazendo uma visão abrangente sobre a tarefa de "Gerenciar equipes".

Enfermeira pela Universidade Estácio de Sá, Pós Graduação em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Cândido Mendes e Terapeuta Clínica pelo Centro de Estudos do Corpo e Terapias Holísticas/Cecth/. Professora de Curso de Extensão do Centro de Estudos/Nível Técnico e Superior. Faturista Hospitalar pelo SINDHERJ e Contra Auditora pelo SINDHERJ.



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • COMPETÊNCIAS GERENCIAIS
    NA ENFERMAGEM

    Professora: Henriette Bastos
    Enfermeira/Especialista em Gestão de R.H

  • VISÃO ABRANGENTE DA ÁREA DA SAÚDE

    A área de saúde é uma das mais importantes da sociedade, pois compete a ela manter o equilíbrio físico e mental de seus cidadãos.
    A área de abrangência da saúde é vasta demais para ser relegada a um segundo ou terceiro plano nas prioridades dos dirigentes, sejam eles governamentais ou da iniciativa privada.
    A saúde abrange serviços e provavelmente seja uma das maiores empregadoras de mão-de-obra especializada e de pessoas com capacidades diversas.
    No nosso entender, não existe na sociedade outro setor que reúna um quantitativo multiprofissional tão diversificado como a área da saúde, mais especificamente nas instituições hospitalares.
    Com isso, a era do amadorismo no hospitais e áreas afins não é mais concebível. Todos, sem exceção, devem assumir sua responsabilidade com o conhecimento específico, para melhor domínio da técnica, e com o genérico, para melhores entendimentos e relacionamento, maior compreensão do sistema e cooperação com visão mais aguçada no resultado final de toda equipe: a cura dom paciente.

  • A contemplação de todos os trabalhos internos e externos soma uma infinidade de capacidades e talentos que cooperam para que os hospitais e as áreas afins possam alcançar o seu objetivo principal.
    Já não se concebe mais que um dirigente hospitalar não tenha cultura específica e abrangente e características de personalidade especiais para trabalhar essa diversificação.
    É imprescindível e urgente que se dê uma atenção especial para este aspecto, tanto nas estruturas governamentais como nas privadas, pois a perda financeira é incalculável, pela falta de profissionalismo e pela existência do trabalho amador que até hoje permeia esta área.
    Mas, o amadorismo não se restringe somente aos dirigentes.
    A Enfermagem, por incrível que pareça, é obrigada a trabalhar com indivíduos desqualificados profissionalmente, pois ainda se acredita que mão-de-obra barata é vantagem.
    Se os administradores acreditassem mais nos enfermeiros e utilizassem mais a sua potencialidade e sua visão abrangente, ficariam pasmos pela economia e qualidade que obteriam e pelo resultado alcançado.

  • “O Enfermeiro é segurança para o médico e cliente e economia para a instituição”.
    Profissionais de saúde, como somos genericamente chamados, precisam ser confiáveis, bem intencionados, bem preparados e comprometidos com o bem estar da população. Caso contrário, não são dignos de fazer parte desta falange, que assume publicamente, em juramento, o cuidar da vida, na saúde e na doença do ser humano, sem distinção de cor, raça, religião ou classe social.
    No entanto, quem administra essas instituições precisa conscientizar-se de que essa imensa equipe de profissionais que participa direta ou indiretamente do tratamento do paciente precisa de condições para trabalhar.
    Precisa constantemente atualizar seus conhecimentos, precisa de um salário digno e justo para poder levar uma vida saudável e não correr de hospital para hospital a fim de obter o mínimo de sustento.
    Qualidade é lucro, sob todos os pontos de vista, e isto já está comprovado. Quem faz qualidade são as pessoas e não os objetos, instrumentos, hotelaria e etc. Estes só facilitam e agilizam o trabalho.

  • GERENCIAMENTO BASEADO NA COMPETÊNCIA

    E o que são competências? São habilidades técnicas e conhecimento científico que, aliados a características pessoais, distinguem os profissionais pelo seu alto desempenho. Então, competência não é tudo aquilo que o funcionário faz dentro da função, mas sim aquilo que o diferencia dos outros.
    Isto impulsiona as pessoas a lutar por constantes avanços e crescimento profissional pelo simples fato do bem estar que sentem por pertencer a essa organização ou fazer parte da equipe que assume com tanta abrangência a sua responsabilidade no resultado.

    IMPLEMENTAÇÃO ESTRATÉGIA POR COMPETÊNCIA

    Direção Estratégica
    Arquitetura do Sistema
    Forma de Competência e Ferramentas
    Comunicação Aberta
    Implementação em Múltiplas Fases

  • DIREÇÃO ESTRATÉGICA

    Objetiva aumentar a capacidade profissional, o aproveitamento dos talentos, a ampliação dos espaços para o desenvolvimento destes talentos e abertura para ampliação dos espaços para o desenvolvimento destes talentos e abertura para ampliação dos conhecimentos.
    Ponto essencial na fase da estratégia é dar atenção especial á seleção de pessoal, á promoção e a remuneração.

    ARQUITETURA DO SISTEMA

    A identificação das competências é um processo de descoberta.
    A visão de como deverá ser e como deverá funcionar o sistema como um todo é o ponto chave para atingir o resultado do gerenciamento por competência.
    Arquitetar isto deveria trazer á tona as competências necessárias para ordenar as seqüências e os detalhes tão importantes para o bom funcionamento da estrutura física e organizacional.

  • FORMA DE COMPETÊNCIA E FERRAMENTAS

    As formas de competência traduzem-se no envolvimento das pessoas para comprar a idéia, acelerando o processo de desenvolvimento, assumindo a responsabilidade e eliminando o etilismo e a exclusão por subjetividade.
    As competências permitem o uso correto e eficiente das ferramentas, aumentando sua potencialidade e vida média quando se trata de instrumentos ou equipamentos.
    Como exemplo, podemos usar ferramentas organizacionais como:

    Definição de perfil e competências profissionais
    Rotinas técnicas e administrativas
    Planos de cargos e salários/plano de carreira
    Estatísticas e relatórios dos serviços
    Quadro de pessoal com definição de funções etc.

  • COMUNICAÇÃO ABERTA

    A comunicação precisa ser contínua e não pode ser deixada para o fim do projeto. Quanto maior for a comunicação,mais as pessoas se entusiasmam e se sentem mais co-responsáveis e co-realizadoras, conduzindo para resultados concretos e passíveis de realização, preparando o espírito cooperador para a fase de implementação.

    IMPLEMENTAÇÃO EM MÚLTIPLAS FASES

    Apresentação da implementação em etapas ou testadas em unidades-piloto provavelmente terão um efeito mais seguro e caminho para o sucesso, mais garantido.

    VANTAGENS E DESVANTAGENS DO SISTEMA

    Vantagens: um dos melhores resultados observados em instituições onde as competências são contemplados, valorizadas e colocadas em destaque para o benefício do cliente é o aumento da qualidade, chegando a atingir a excelência;

  • Também ocorreram aumento da produtividade e redução de custos em função de mão-de-obra mais qualificada, mais envolvida e, por isso, mais resolutiva no sentido amplo da palavra.
    Esse sistema permite um gerenciamento sensato e cauteloso, com soluções mais eficazes, certifica talentos, fazendo as pessoas investirem no desenvolvimento de seu potencial.
    Desvantagens: uso indiscriminado do poder, que pode manifestar-se através de imposições, demissões injustas, julgamentos subjetivos, uso de ameaças e comparações desagradáveis, cerceamento das capacidades profissionais e várias outras situações.
    Outro pormenor a ser observado, pois poderá trazer um grande prejuízo organizacional, é o uso da tecnologia através de dados do computador, em especial na seleção e recrutamento de pessoal. É importante o contato humano, o olho no olho durante a avaliação do profissional. A conversa, o sentir a pessoa, suas expectativas frente ao emprego e á realização profissional, o uso de suas potencialidades, seus anseios e o que tem para contribuir com a empresa- tudo isso se perde quando a tecnologia se sobrepõe ao contato humano.
    Gerenciamento por competência, certamente, é o mais eficaz, menos elitista e um grande contemplador dos talentos humanos, tão procurados dentro das empresas hospitalares no momento.

  • GESTÃO DO CONHECIMENTO

    É o desafio do século XXI para todos os profissionais, independentemente da área de atuação.
    Para esse desafio os profissionais deverão estar imbuídos de versatilidade talentosa, saber ser líderes e aprender a ser liderados, descobrir espaços não explorados e tomar posse desses territórios livres sem perder seus espaços na atuação profissional.
    A força intelectual das pessoas é que fará a diferença. Devemos forçar nossa mente para adivinhar e antever as necessidades, cobri-las de forma eficaz e obter resultados concretos que atinjam o cliente.
    A pressão do tempo, a agilidade e a simplicidade são conseqüências da capacidade intelectual do indivíduo. Quanto mais domino minha área, mas rápido e com maior segurança ofereço resultado.
    Simplicidade não significa falta de capacidade. É uma arte de quem domina em profundidade seu referencial. Quanto maior o domínio intelectual sobre o assunto,maior e melhor o resultado.

  • RESPONSABILIDADE SOCIAL

    É a cobrança cada vez mais acentuada que se faz aos grandes empresários e formadores de opiniões na sociedade atual. Cada um – individualmente, como grupo e como empresa- precisa pensar onde pode e deve contribuir com sua força intelectual, capacidade física e econômica, na melhoria da população.
    Cada um precisa reinventar seu trabalho diariamente para não perder sua influência na sociedade e repentinamente não achar como sobreviver nesta fase turbulenta.
    O poder emerge do saber e faz diferença individual e institucional quando este valor é tomado em consideração.

    REENGENHARIA DE PROCESSOS

    Quando emitimos o conceito de reengenharia estamos dizendo que é preciso recomeçar, buscar novos procedimentos de trabalho e gerar grandes melhorias na qualidade e no custo/benefício.


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 60,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...
Autorizo o recebimento de novidades e promoções no meu email.