Curso Online de FISIOTERAPIA REUMATOLÓGICA

Curso Online de FISIOTERAPIA REUMATOLÓGICA

O curso aborda informações sobre as particularidades da fisioterapia reumatológicas. As principais doenças reumáticas como artrite reumat...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 14 horas


Por: R$ 50,90
(Pagamento único)

Mais de 5 alunos matriculados no curso.

Certificado digital Com certificado digital incluído

O curso aborda informações sobre as particularidades da fisioterapia reumatológicas.
As principais doenças reumáticas como artrite reumatóide, espondilite anquilosante, lúpus e gota, suas características, e tratamentos.

FORMADA EM FISIOTERAPIA. DIVERSOS CURSOS NA ÁREA DA SAUDE DA CRIANÇA, ORTOPEDIA, NEUROFUNCIONAL. ESPECIALIZAÇÃO EM FISIOTERAPIA INTENSIVA EM NEONATAL E PEDIÁTRICA. Aproveitem para se atualizar profissionalmente, cursos de ótima qualidade, temas diversos. CURSOS DE QUALIDADE, COM EMBASAMENTO CIENTIFICO PARA FAZER UMA ATUALIZAÇÃO/EXTENSÃO DE QUALIDADE.



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • FISIOTERAPIA REUMATOLÓGICA

  • FISIOTERAPIA REUMATOLÓGICA

    Fisioterapia Reumatológica tem o objetivo de minimizar dores e incapacidades, evitar e prevenir deformidades, fortalecer e alongar músculos envolvidos.

    Buscando sempre o Bem Estar nas atividades funcionais.

  • DIAGNÓSTICO CINESIOLÓGICO FUNCIONAL
    O diagnóstico fisioterápico não é, um diagnóstico médico descritivo, tem as suas especificidades.

    É de suma importância para o fisioterapeuta que trabalha em reumatologia ter em mãos um diagnóstico médico preciso, que determine com clareza o fator causal do acometimento apresentado pelo paciente. Isto porque não é possível, em algumas doenças reumáticas, conseguir-se sucesso no tratamento fisioterápico se o paciente não estiver adequadamente medicado e sob orientação e acompanhamento médico.

  • DIAGNÓSTICO CINESIOLÓGICO FUNCIONAL

    Em contrapartida, é fundamental que o fisioterapeuta elabore um diagnóstico em função do quadro clínico apresentado pelo paciente, identificando as disfunções apresentadas e associando-as às informações obtidas a partir da anamnese, do exame físico e funcional e dos exames complementares apresentados.

  • DIAGNÓSTICO CINESIOLÓGICO FUNCIONAL
    O diagnóstico cinesiológico funcional está previsto na Resolução COFFITO-80, tabela do SUS (que prevê a consulta fisioterapêutica) e no Referencial de Honorários Fisioterapêuticos.

    A Resolução COFFITO-80: Artigo 1º. É competência do FISIOTERAPEUTA, elaborar o diagnóstico fisioterapêutico compreendido como avaliação físico-funcional, sendo esta, um processo pelo qual, através de metodologias e técnicas fisioterapêuticas, são analisados e estudados os desvios físico-funcionais intercorrentes, na sua estrutura e no seu funcionamento, com a finalidade de detectar e parametrar as alterações apresentadas, considerados os desvios dos graus de normalidade para os de anormalidade; prescrever, baseado no constatado na avaliação físico-funcional as técnicas próprias da Fisioterapia, qualificando-as e quantificando-as; dar ordenação ao processo terapêutico baseando-se nas técnicas fisioterapêuticas indicadas; induzir o processo terapêutico no paciente; dar altas nos serviços de Fisioterapia, utilizando o critério de reavaliações sucessivas que demonstrem não haver alterações que indiquem necessidade de continuidade destas práticas terapêuticas. Porém em alguns casos somos barrados pois os pacientes não trazem consigo os exames necessários ou não os tem em mão.

  • DIAGNÓSTICO CINESIOLÓGICO FUNCIONAL

    Em geral, os pacientes chegam aos serviços sem qualquer tipo de exame de imagem, e como o fisioterapeuta trabalha com movimentos, imagens estáticas não são de grande importância, pois demonstram patologias e lesões mais não demonstram a cinemática das fibras musculares envolvidas, mas mesmo assim é bom pra completar a avaliação.

  • DIAGNÓSTICO CINESIOLÓGICO FUNCIONAL

    O fisioterapeuta pode solicitar exames complementares que possam auxiliar no diagnóstico cinesiológico funcional.

    Existem diversos exames que complementam o nosso diagnóstico, tais como: o eletrodiagnóstico para estudos da curva I/T, reobase, acomodação e cronaxia e os estudos funcionais pulmonares incluindo ventilometria, manovacuometria, dinamometria computadorizada e ergometria.

    Além de oferecer a possibilidade de adequar melhor o tratamento às necessidades específicas do indivíduo, o diagnóstico cinesiológico funcional possibilita, ainda, prever o prognóstico potencial do indivíduo, ou seja, o tempo médio em que será necessário manter o tratamento e o nível de funcionalidade que se pode almejar.

  • PRINCÍPIOS DA EXPLORAÇÃO DE UM PACIENTE COM ENFERMIDADE REUMÁTICA

    Reumatismo não é doença.

    Grupo de doenças que afetam articulações, músculos, ligamentos, tendões e o sistema imunológico.

    Podem afetar pessoas de qualquer sexo e idade.

    A exploração reumatológica é um exercício de anatomia aplicada, com a qual avaliamos o aparelho locomotor sem, no entanto, nos esquecermos que muitas patologias reumáticas afetam também outros sistemas.

  • DOENÇAS REUMÁTICAS
    Traumático/mecânico
    Tendinite
    Bursite
    Infecciosas
    Febre reumática
    Artrite reumática
    Fibromialgia
    Degenerativas
    Artrose/Osteartrite
    Metabólicas
    Gota
    Osteoporose
    Auto-imunes
    Lúpus
    Artrite reumatóide
    Esclerose sistêmica

  • DOENÇAS REUMÁTICAS

    Artralgia: dor de origem articular, não acompanhada necessariamente por anormalidades óbvias.

    Artropatia: anormalidade articular objetiva.

    Artrite: processo inflamatório articular.

    Toda artrite é uma artropatia, nem toda artropatia é, necessariamente, uma artrite.

  • ARTRITE REUMATÓIDE
    Artrite Reumatóide (AR) é uma doença comum das articulações caracterizada por inflamações frequentes de várias juntas.

    A maioria das pessoas que têm artrite reumatóide são mulheres, embora homens também possam ter este problema.

    Os pacientes queixam-se de dor nos dedos da mãos, punhos cotovelos, ombros e joelhos, porém outras articulações também podem estar doloridas como as articulações dos pés.

    A dor geralmente acontece nos dois lados do corpo, tanto à direita, quanto à esquerda.

    A dor das mãos, aparece geralmente pela manhã, é chamada de rigidez matinal.

    Nas pessoas com artrite reumatóide a rigidez matinal pode permanecer por várias horas. Após o início do tratamento tanto as dores quanto a rigidez matinal tendem a diminuir.


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 50,90
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...
Autorizo o recebimento de novidades e promoções no meu email.