Curso Online de Introdução a Nutrição

Curso Online de Introdução a Nutrição

Com o Curso de Introdução à Nutrição, o aluno aprenderá que a Nutrição é a ciência que estuda a composição dos alimentos, sendo assim, co...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 9 horas


Por: R$ 80,00
(Pagamento único)

Mais de 150 alunos matriculados no curso.

Certificado digital Com certificado digital incluído

Com o Curso de Introdução à Nutrição, o aluno aprenderá que a Nutrição é a ciência que estuda a composição dos alimentos, sendo assim, com ela podemos mapear as necessidades nutricionais de uma pessoa em diferentes estados de saúde, podendo utilizar desta ciência para auxiliar no tratamento de diversas moléstias ou apenas para melhorar a qualidade de vida de um indivíduo.
Neste curso o aluno também irá entender um pouco mais sobre:

?O que é uma alimentação saudável;
?Como criar uma dieta ideal para o seu tipo físico;
?Os conceitos fundamentais da Nutrição;
?Quais as doses ideais de cada alimento devem ser ingeridas diariamente e muito mais...

Natalle Lopes Ambrósio Av Nossa Senhora de Guadalupe nº: 333 Bairro: JK 1 Governador Valadares Tel.: (33)3271-3636 Cel.: (33)9926-3403 Email:natyambrosio.nutri@hotmail.com FACULDADE PITÁGORAS ? IPATINGA / MG. ?Superior em Nutrição CRN 13088 CONHECIMENTOS ATUAIS EM NUTRIÇÃO - Projeto Amigos da Balança (Prefeitura de Ipatinga- Posto de Saúde UISA); -Encontro Interdisciplinar sobre Obesidade Infantil(Faculdade Pitágoras - Ipatinga); -III Jornada de Nutrição(Faculdade Pitágoras - Ipatinga); -Comemoração do dia do Nutricionista(Faculdade Pitágoras - Ipatinga); -Curso de Capacitação ENDNOTE:Gerenciador de Referências Bibliográficas (Faculdade Pitágoras - Ipatinga); -Palestra Alimentação Saudável(Instituto Educacional Mayrink Vieira - Ipatinga); -Palestra de Boas Práticas de Manipulação de Alimentos(Restaurante Café/Lua-Periquito-MG); -Palestra sobre Conservação de Alimentos,Higiene Alimentar e Alimentação Saudável(Colégio São Francisco Xavier - Ipatinga); -Congresso de Ciências da Saúde: Apresentação do projeto Amigos da Balança(Unileste - Ipatinga); -Estágio Extra-Curricular em Nutrição Social Posto de Saúde Santa (Cruz-Coronel Fabriciano); -2ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional(Coronel Fabriciano); -Curso Online de BSPA(Sebrae); -Curso Online ABC do Câncer(INCA); -Curso Online de Nutrição Clínica(IPED); - Curso Online de Carboidratos em atividade física (ScienceSolution)by Henry Okigami; - Curso de capacitação sobre inovações de métodos de composição corporal para praticantes de atividade física ( Faculdade Pitágoras-Ipatinga).



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • INTRODUÇÃO A NUTRIÇÃO

    natyambrosio.nutri@hotmail.com
    www.facebook.com/natalleambrosionutricionista

    Natalle Lopes Ambrósio
    Nutricionista – CRN 13088

  • Definições

    1.1. Nutrição
    É a ciência que estuda os alimentos quanto a sua composição química e o seu aproveitamento no organismo humano. É um processo involuntário e inconsciente que abrange a digestão, absorção, utilização dos nutrientes e a excreção.
     
    1.2. Alimentação
    É um processo voluntário e consciente pelo qual o ser humano obtém os alimentos

    Introdução

  • 2. Sistema Digestório Humano

  • 3. Nutrientes

    São substâncias químicas com funções específicas e que funcionam associadamente. São eles:
    Carboidratos,
    proteínas,
    lipídios,
    vitaminas,
    sais minerais e
    água.

  • 4. Leis de Pedro Escudero

    4. Leis de Pedro Escudero

    1ª Quantidade - Tem relação com a quantidade de alimentos que uma dieta oferece, devendo ser suficiente para atender as necessidades calóricas do organismo humano.

    2ª Qualidade - Refere-se à alimentação ser planejada de forma a conter todos os princípios nutritivos necessários à saúde.

    3ª Harmonia – Relaciona-se à quantidade em que os nutrientes estarão na alimentação, devendo guardar proporções adequadas entre si.

    4ª Adequação – Refere-se à alimentação estar adequada às condições de cada indivíduo, ou seja, compatível com sua idade, sexo, atividade física , hábitos e condição sócio-cultural.

    5. Fatores que interferem nas necessidades de Nutrientes na alimentação As necessidades energéticas do indivíduo variam em função de:

    Idade;
    atividade;
    estado patológico;
    sexo;
    estado fisiológico
    biótipo.

  • Princípios Básicos da Nutrição

    Princípios Básicos da Nutrição

    O que comemos pode ter um efeito significativo sobre nossa vida. Os alimentos que ingerimos contêm vários nutrientes que nos sustentam, fornecendo energia, promovendo crescimento e desenvolvendo e regulando os processos metabólicos. Basicamente, a nutrição é planejada para otimizar essas propriedades dos nutrientes e de outras substâncias encontradas nos alimentos.

    “Você é aquilo que come” é uma frase popular, e estamos cada vez mais conscientes de suas implicações tanto para a saúde como para o desempenho físico.

    A seleção cuidadosa de alimentos naturais e integrais pode fornecer a quantidade adequada de nutrientes para aumentar as fontes de energia, formar e reparar tecidos e regular os processos corporais. Entretanto, a má escolha dos alimentos e, consequentemente, a ingestão desequilibrada de alguns nutrientes, pode contribuir para o desenvolvimento de sérios problemas a saúde, e com certeza, um corpo indesejado.

  • Nutrientes Essenciais

    Nutrientes Essenciais

    São seis as classes de nutrientes consideradas necessárias a nutrição humana: carboidratos, gorduras, proteínas, vitaminas minerais e água.

    Em relação à nutrição, o termo nutrientes essenciais se aplica aos nutrientes de que o corpo precisa mas não consegue produzir de forma nenhuma, ou não os produz em quantidades adequadas. Assim, em geral eles devem ser obtidos dos alimentos.

  • Nutrientes Essenciais

    Nutrientes Essenciais

    Alguns alimentos como pão integral, podem conter todas as seis classes de nutrientes, enquanto outros, como o açúcar refinado, contêm apenas uma. Entretanto, o pão integral não pode ser considerado um alimento completo porque não apresenta equilíbrio entre todos os nutrientes essenciais.

    O corpo humano exige quantidades substanciais de alguns nutrientes, principalmente daqueles que podem fornecer energia e proporcionar o crescimento e desenvolvimento dos tecidos corporais, sobretudo os carboidratos, as gorduras, as proteínas e a água. Eles são chamados de macronutrientes porque a exigência diária é superior a alguns gramas. A maioria dos nutrientes que ajudam a regular os processo metabólicos, principalmente vitaminas e minerais, são necessários em quantidades muito menores (normalmente mili ou microgramas), sendo conhecidos como micronutrientes.

    Os nutrientes essenciais são imprescindíveis à vida humana; porém, uma ingestão inadequada pode levar a distúrbios do metabolismo corporal, a doenças ou à morte. Por outro lado, o excesso de certos nutrientes também pode perturbar o metabolismo e até mesmo causar a morte.

  • Nutrientes Não Essenciais

    Nutrientes Não Essenciais

    Os nutrientes que podem ser formados no corpo são conhecidos como nutrientes não essenciais. Um bom exemplo é a glicose, um carboidrato simples. Embora possamos obtê-la dos alimentos, o corpo também pode fabricá-la a partir de proteínas e de parte de gordura quando necessário.

    A glicose é muito importante para a produção de energia durante o exercício, e, embora o corpo possa produzir certa quantidade, a taxa de produção não atende às exigências de energia durante esforço moderado ou intenso. Assim, a glicose pode ser um nutriente vital para certos tipos de atividade física, mas não é essencial para a vida.

    Além dos nutrientes essenciais e dos não essenciais, uma ampla variedade de não nutrientes pode estar envolvida em vários processos metabólicos. Esses não nutrientes incluem os que são encontrados naturalmente nos alimentos e os que podem ser acrescentados, intencionalmente ou não, durante o seu preparo. Alguns não nutrientes, como a creatina, podem ser comercializados na forma de suplemento nutricional com o intuito de melhorar a saúde e o desempenho esportivo.

  • Dieta Bem Balanceada

    Dieta Bem Balanceada

    Uma dieta bem balanceada deve conter quantidades adequadas dos nutrientes essenciais, proteína, gordura, carboidratos, vitaminas, minerais e água. Algumas pessoas se concentram no consumo de um grupo alimentar e se esquecem dos outros. Como consequência não conseguem muitos ganhos ou ficam gordos. É o caso daqueles que consomem excessivas quantias de carboidratos com o intuito de ganhar peso, e ganham, mas em gordura.

    Embora todos precisem de nutrientes essenciais e energia, as proporções diferem conforme a fase da vida. A criança tem necessidades diferentes das do avô, e a gestante tem necessidades distintas de sua filha adolescente. As necessidades também variam conforme o sexo. Além disso, variações individuais do estilo de vida podem determinar diferentes exigências de nutrientes. Um corredor de longa distância em treinamento para uma maratona tem necessidades nutricionais um tanto diferentes das de um sedentário. O indivíduo que tenta perder peso precisa equilibrar as perdas calóricas com a adequação de nutrientes. A pessoa que deseja ganhar peso precisa aumentar o nível de nutrientes de forma equilibrada, para ganhar músculos, e não gordura. Assim, há inúmeras condições que podem influenciar as necessidades de nutrientes e o conceito de dieta balanceada.

    Com uma dieta balanceada é possível atingir os objetivos que queremos em nosso corpo com qualidade.

  • Que Alimentos Consumir para Obter os Nutrientes que Preciso?

    Que Alimentos Consumir para Obter os Nutrientes que Preciso?

    Ao longo dos anos, inúmeras abordagens têm sido usadas para transmitir o conceito de dieta balanceada e ajudar as pessoas a selecionarem alimentos com quantidades suficientes de todos os nutrientes essenciais. Em essência, os alimentos que contêm nutrientes semelhantes foram agrupados em categorias.

    Antigamente, os alimentos eram agrupados nos Sete Básicos ou nos Quatro Grupos Alimentares Básicos, mas hoje existe um consenso de que se deve agrupar os vários nutrientes em seis categorias.

    Embora cada guia possa utilizar uma terminologia diferente, as seis categorias são: (1) leite, iogurte e queijo; (2) carne, aves, peixe, ovos, leguminosas e oleaginosas; (3) pão, cereais, arroz e massas; (4) vegetais; (5) frutas e (6) gorduras, óleos e doces.


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 80,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...
Autorizo o recebimento de novidades e promoções no meu email.

  • O que é a Nutrição?
  • Sistema Digestório Humano
  • Nutrientes
  • Leis de Pedro Escudero
  • Princípios Básicos da Nutrição
  • Nutrientes Essenciais
  • Nutrientes Não Essenciais
  • Dieta Bem Balanceada
  • Que Alimentos Consumir para Obter os Nutrientes que Preciso?
  • Guia da Alimentação: Pirâmide Alimentar
  • Pirâmide Alimentar
  • Carboidratos
  • Alimentos Ricos em Carboidratos
  • Proteínas
  • Alimentos Ricos em Proteínas
  • Gorduras
  • Gorduras Essenciais (EFAs)
  • Alimentos com Gordura Elevada
  • Vitaminas e Minerais
  • Minerais
  • Água
  • Necessidade Diária de Água
  • Calorias
  • Peso e Composição Corporais
  • Peso Corporal Ideal
  • Composição Corporal
  • Dicas para Controlar e Perder Peso
  • Dicas para Ganhar Peso
  • Por que alguns indivíduos são mais magros do que deveriam?
  • O que devo fazer para ganhar peso?
  • Suplementos
  • Bibliografia/Links Recomendados