Curso Online de Nutrição em Saúde Pública

Curso Online de Nutrição em Saúde Pública

A nutrição é uma área importante da saúde pública, e o SUS tem programas e políticas específicas para melhorar a nutrição da população, t...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 10 horas


Por: R$ 23,00
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

A nutrição é uma área importante da saúde pública, e o SUS tem programas e políticas específicas para melhorar a nutrição da população, trabalhando para fornecer acesso a uma alimentação saudável e adequada para todos os brasileiros, independentemente da sua classe social.
A atuação do nutricionista na saúde pública pode ocorrer em diversos níveis, desde a formulação de políticas e programas governamentais até a atuação direta com os pacientes em hospitais, clínicas e postos de saúde. Suas atividades incluem a realização de diagnósticos nutricionais, prescrição de dietas, orientações alimentares, desenvolvimento de cardápios, supervisão e capacitação de profissionais de saúde.
O nutricionista também é responsável por orientar a população sobre os riscos de alimentos industrializados e ultraprocessados, a importância do consumo de alimentos in natura e minimamente processados e a adoção de hábitos alimentares saudáveis.

Sou Mestre em Alimentos e Nutrição. Tecnólogo em Gerontologia-Cuidado ao Idoso. Bacharel em Bioquímica. Licenciado em Ciências Biológicas. Licenciado em Química. Especialista em Nutrição nas Doenças Crônicas Não Transmissíveis. Especialista em Nutrição Funcional e Fitoterapia. Especialista em Nutrição, Envelhecimento e Longevidade. Especialista em Nutrição Clínica e Esportiva. Especialista em Fitoterapia e Prescrição de Fitoterápicos. Especialista em Qualidade de Vida e Gerontologia. Especialista em Saúde do Idoso e Gerontologia. Especialista em Atenção e Cuidados com o Idoso. Especialista em Análises Clínicas. Especialista em Metodologia de Ensino de Biologia e Química. Me chamo Walisson Junio Martins da Silva e atualmente sou professor concursado e leciono biologia no Ensino Médio. Meu Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1141431817967324.



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • Nutrição em Saúde Pública

  • A Nutrição em Saúde Coletiva permite que o nutricionista transite desde a gestão de políticas públicas e programas institucionais, perpassando pelas redes socioassistenciais, até a vigilância e assistência à saúde, em seus diferentes níveis de atenção.

  • Uma dieta de qualidade é aquela que elimina a fome, é segura, reduz todas as formas de desnutrição, promove a saúde e é produzida de forma sustentável, ou seja, sem prejudicar o ambiente e garantindo dietas de alta qualidade também para as gerações futuras.

  • Doenças crônicas não transmissíveis, são as principais doenças causadoras de morbidade e mortalidade na população, são doenças que exigem cuidados contínuos como medicação, mudanças na alimentação, mudança no estilo de vida da pessoa e etc. Muitas dessas doenças são problemas de saúde pública devido aos diversos vícios adotados pela população que são fator de risco para essas doenças por exemplo: tabagismo, sedentarismo, má alimentação, consumo exacerbado de bebidas alcoólicas e até mesmo o estresse predispõem o indivíduo a doenças como: obesidade, hipertensão, câncer, diabetes, doenças cardiovasculares, enfim o leque dessas patologias é grande.

  • A participação do nutricionista é obrigatória em equipes de caráter multidisciplinar, públicas ou privadas, designadas a planejar, coordenar, implementar, executar, supervisionar e avaliar políticas, programas, cursos, pesquisas ou eventos de qualquer natureza, que estejam direta ou indiretamente relacionados com alimentação e nutrição. Além disso, a assistência e educação nutricional a coletividades ou indivíduos e a assistência dietoterápica nutricional são algumas das atividades privativas do profissional nutricionista.

  • Os prestadores de cuidados de saúde citam frequentemente conhecimentos e formação insuficientes em nutrição como uma barreira à prestação de educação nutricional. Tem havido grandes e persistentes lacunas na educação e formação nutricional citadas na educação médica. Por exemplo, 71% das escolas médicas não cumprem o mínimo de 25 horas de educação nutricional recomendado.

  • Nutrição no SUS

  • Com a implantação do Sistema Único de Saúde (SUS) na década de 1990, houve uma crescente busca por promover equidade, universalidade e integralidade dos serviços de saúde pública para a comunidade. Ademais, identificou-se que as questões alimentares influenciam o bem-estar e saúde do indivíduo, sendo importante garantir segurança alimentar e nutricional com a finalidade de promover saúde e prevenir agravos relacionados a alimentação e nutrição.

  • O SUS é um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo e oferece atendimento gratuito a todos os brasileiros, independentemente da sua classe social. No entanto, apesar dos esforços do governo brasileiro, o sistema de saúde pública do país enfrenta muitos de­safios para fornecer atendimento de qualidade para todos os cidadãos.

  • Apesar dos desafios enfrentados, o SUS tem sido responsável por melhorias significa­tivas na saúde pública ao longo dos anos. O sistema de saúde tem programas de prevenção de doenças e campanhas de vacinação que são referência em todo o mundo. Além disso, o SUS oferece tratamento gratuito para várias doenças, como HIV, tuberculose e câncer.

  • A nutrição é uma área importante da saúde pública, e o SUS do Brasil tem programas e políticas específicas para melhorar a nutrição da população, trabalhando para fornecer acesso a uma alimentação saudável e adequada para todos os brasileiros, independente­mente da sua classe social.


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 23,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...
Autorizo o recebimento de novidades e promoções no meu email.

  • Nutrição no SUS
  • Papel do Nutricionista na Saúde Pública
  • Principais Desafios da Área de Nutrição no Brasil
  • Nutrição em Saúde Pública
  • Doenças Crônicas Não Transmissíveis
  • Referências