Curso Online de Ecologia

Curso Online de Ecologia

Anàlise dos domínios morfoclimáticos das regiões brasileiras

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 7 horas


Por: R$ 23,00
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

Anàlise dos domínios morfoclimáticos das regiões brasileiras

Possui graduação em Pedagogia e Geografia pela Universidade do Oeste Paulista, Graduada em Artes Visuais pela UNITINS, Universidade do Tocantins, Especialista em Educação do Campo pela UFMS e Especialização em Educação Especial (Escola Saúde do MS). Aperfeiçoamento nas áreas de Geoprocessamento , Curso Prevenção do uso de drogas para Educadores de Escolas Públicas pela UFG Workshop em Educação Tecnológica Educando para Liberdade (Educação nas prisões do MS) Formação de Filosofia Educar para Pensar Iniciação a Educação Tecnológica -LEGO EDUCATION Objetivos do Milênio -ESAF Disseminadores de Educação Fiscal -ESAF Concepções do Processo Ensino Aprendizagem -PROEJA Prevenção e Monitoramento do Cerrado- Geografia Biomas Formação em Saúde Mental- Caminhos do Cuidado Idiomas básico inglês e espanhol(leitura e escrita) Informática avançada Atuo como Alfabetizadora (1º ano) e séries iniciais Professora de Geografia ensino fundamental, médio e curso técnico de Meio Ambiente Professora de Educação Especial e Itinerante Tutora á distância pela rede Etec Brasil Professora formador, Tutora presencial rede Tutores Educação Multidisciplinar Coordenadora Pedagógica ONG (Texto informado pelo autor)



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • Grandes paisagens naturais homogêneas.
    Estrutura geológica, relevo, clima, vegetação, hidrografia e solos não existem de forma independente.
    Dependem de combinações ou síntese dos diversos elementos naturais.

    Domínios morfoclimáticos

  • Domínios morfoclimáticos

    Amazônia
    Cerrado
    Mares de Morros
    Caatinga
    Araucárias
    Campos

  • Domínio dos mares de morros

    Relevo - planaltos e serras do Atlântico leste-sudeste, núcleo cristalino, erosão em meias laranjas (serras do Mar, Mantiqueira, Geral, Espinhaço).
    Clima - tropical úmido.
    Vegetação - Originalmente cobria extensa faixa do litoral brasileiro, com largura de 200 km em média. Ao longo dos vales fluviais, formava extensas matas galerias. Percebe-se uma diversidade de associações vegetais que variam segundo o relevo, a latitude, os solos, a altitude. Possui amplos e variados ecossistemas, chegando a conciliar processos ecológicos litorâneos junto com os da floresta tropical.
    Situação atual - O intenso desmatamento reduziu sua área original em 12% . A agricultura e a pecuária, desde o período colonial, a abertura de estradas, o crescimento das cidades, e o desenvolvimento industrial foram os responsáveis pela sua devastação.

  • Domínio dos mares de morros

  • Domínio da Caatinga

    Relevo - formado por depressões (sertaneja e do São Francisco) e planaltos (Borborema, bacia do Parnaíba), chapadas (Diamantina, Araripe, Apodi); terrenos com pediplanação e inselbergs (morros residuais).
    Clima - semi-árido.
    Solos - rasos, pobres em matéria orgânica e rico em sais minerais, intemperismo físico.
    Vegetação - caatinga (arbustos, cactos, xerófilas, raízes numerosas).
    Situação atual – A prática da agricultura sem os conhecimentos adequados do ecossistema, a criação de gado desde o século XVI, o corte da vegetação para servir de lenha, trouxeram como resultado um processo de desertificação e salinização dos solos.
    Várias áreas do Vale do Rio São Francisco foram irrigadas e se tornaram excelentes produtoras de frutas, ao passo que outras sofreram ação humana inadequada e foram degradadas.

  • Um exemplo: A Paraíba tem 203 municípios inseridos em área de caatinga, que ocupa 52.634,50 km², o equivalente a 93,42% da área territorial e abriga 69,47% da população

  • Domínio da Caatinga

  • Domínio das Araucárias

    Relevo - planalto meridional, arenito-basálticos com cuesta.
    Clima – subtropical, úmido com temperaturas moderadas a baixas no inverno.
    Hidrografia - elevado potencial hidráulico (bacia do Paraná).
    Solos - terra roxa.
    Vegetação - floresta aciculifoliada subtropical (mata de pinhais).
    Situação atual – Sofreu intensa devastação. Primeiramente, o pinho brasileiro, ideal para construções de casas e fabricação de móveis e tábuas, para abastecer o mercado interno e, posteriormente, o externo. Com a imigração, suas áreas foram desmatadas para a agricultura.
    Pode-se dizer que esse ecossistema está quase extinto pela desenfreada ação antrópica.

  • Domínio das Araucárias

  • Relevo - Podem ser encontrados no Rio Grande do Sul (Campanha Gaúcha), nas altitudes do Planalto Meridional, em áreas elevadas das chapadas e serras de minas Gerais, Rio de Janeiro e Bahia, e em áreas inundáveis de Roraima, Amapá e Marajó.
    Clima – As diferenças ambientais entre os domínios campestres (de solo, clima, e de relevo), formam ecossistemas variados.
    Vegetação – Vegetação herbácea.
    Situação atual – No Rio Grande do Sul, a pressão do pastoreio sobre o solo, o uso do fogo, a compactação do solo pelo pisoteio constante, a rarefação de gramíneas pelo elevado número de cabeças de gado, tornaram o solo mais frágil e sujeito à degradação. A erosão provoca o assoreamento dos cursos de água.
    A ação humana sem orientação técnica vem causando grande desertificação dos solos na região..

    Domínio dos Campos

  • Domínio dos Campos


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 23,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...
Autorizo o recebimento de novidades e promoções no meu email.