Curso Online de PCI - PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO

Curso Online de PCI - PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO

Prevenção Incêndio Teatro Do Fogo Fenômenos Da Combustão Formas De Propagação Métodos De Extinção Explosão Critérios Para O Combate Ao Fo...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 12 horas


Por: R$ 69,90
(Pagamento único)

Mais de 10 alunos matriculados no curso.

Certificado digital Com certificado digital incluído

Prevenção
Incêndio
Teatro Do Fogo
Fenômenos Da Combustão
Formas De Propagação
Métodos De Extinção
Explosão
Critérios Para O Combate Ao Fogo
Classes De Incendio
Equipamentos De Combate Encendio

Professor Licenciado em EDUCAÇÃO FÍSICA pela UNG, INSTRUTOR CREDENCIADO PELA POLICIA FEDERAL, NAS DISCIPLINAS: noções de segurança eletrônica, vigilância, radiocomunicação, primeiros socorros, combate à incêndio, educação física, defesa pessoal, sistema de segurança publica e crime organizado, relações humanas no trabalho, gerenciamento de crise, com os curso na area da segurança: Formação de vigilantes, Escolta armada, Transporte de valores, Segurança pessoal privada e Grandes Eventos e armas não letais.



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • Prevenção e combate a incêndio

    Prevenção e combate a incêndio

    Instrutor
    Filippe

  • É necessário evitar, por todos os meios possíveis, os incêndios

    Isto requer vigilância diária e continua em todas as dependências de uma empresa.

    Para isso, deve-se contar com a colaboração de todos,empregados e empregadores.

    Normas básicas

  • Conheça as normas e procedimentos gerais da empresa em caso de incêndio.

    Conheça as instruções peculiares e especiais da área onde trabalha.

    Saiba a localização dos extintores e outros equipamentos de combate a incêndio,no seu setor de trabalho.

  • Se não conhecer bem o funcionamento dos extintores e outros equipamentos de sua área de trabalho,peça explicação ao seu chefe.

    Não faça nada sem a devida autorização do setor de segurança.

    regras que devem ser observadas

  • Conserve os espaços livres ao redor dos equipamentos de combate ao fogo,a fim de facilitar o acesso a eles e seu uso.

    Não utilize o equipamento de combate ao fogo para qualquer outra finalidade.

    Comunique ao setor de segurança a utilização de qualquer equipamento.

    regras que devem ser observadas

  • Em situações emergenciais, é importante que o profissional conheça o melhor procedimento a ser seguido. No entanto é importante que o vigilante conheça seus limites e perceba quando uma situação foge de seu controle. Existem situações em que é melhor chamar ajuda especializada do que bancar o herói. Para incêndio de grandes proporções, chame os bombeiros (193).

    Em situações emergenciais, é importante que o profissional conheça o melhor procedimento a ser seguido. No entanto é importante que o vigilante conheça seus limites e perceba quando uma situação foge de seu controle. Existem situações em que é melhor chamar ajuda especializada do que bancar o herói. Para incêndio de grandes proporções, chame os bombeiros (193).

    regras que devem ser observadas

  • FOGO – Processo químico produto da combustão de material sólido, líquido, gasoso, com liberação de luz e calor. Para que aja o fogo são necessários quatro elementos, os quais são representados pelo “Tetraedro do Fogo”

    FOGO – Processo químico produto da combustão de material sólido, líquido, gasoso, com liberação de luz e calor. Para que aja o fogo são necessários quatro elementos, os quais são representados pelo “Tetraedro do Fogo”

    Teoria do fogo

  • Tetraedro do fogo

  • É tudo que queima, é elemento que alimenta o fogo.

    É o elemento pelo qual o fogo se propaga.

    São encontrados na natureza nos três estados físicos da matéria: sólido, liquido e gasoso.

    combustível

  • SÓLIDO

    SÓLIDO

    Madeira

    Papel

    Plástico

    Magnésio etc.

    combustível

  • Gasolina

    Álcool

    Éter

    Acetona etc.

    LíquiDO

    combustível


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 69,90
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...

Desejo receber novidades e promoções no meu e-mail:


  • Prevenção e combate a incêndio
  • Em situações emergenciais, é importante que o profissional conheça o melhor procedimento a ser seguido. No entanto é importante que o vigilante conheça seus limites e perceba quando uma situação foge de seu controle. Existem situações em que é melhor chamar ajuda especializada do que bancar o herói. Para incêndio de grandes proporções, chame os bombeiros (193).
  • FOGO – Processo químico produto da combustão de material sólido, líquido, gasoso, com liberação de luz e calor. Para que aja o fogo são necessários quatro elementos, os quais são representados pelo “Tetraedro do Fogo”
  • SÓLIDO
  • O calor se transmite de três maneiras:   por condução: Propagação do fogo através das moléculas, ou seja, molécula á molécula. É importante destacar a necessidade da existência de um meio físico.
  • O calor se transmite de três maneiras:   por Convecção: Propagação através de massas de ar quente ( a fumaça pode chegar a 100°) obs.:A fumaça é mais leve que o ar.
  • O calor se transmite de três maneiras:   por Irradiação: Propagação do calor através das ondas de calor,ou seja, da mesma maneira que nós recebemos o calor do sol.
  • Torna a queima auto-sustentável. O calor irradiado das chamas atinge o combustível e este é decomposto em partículas menores, que se combinam com o oxigênio e queimam, irradiando outra vez calor para o combustível, formando um ciclo constante.
  • Naturais: são aquelas que provocam incêndios sem a intervenção do homem. Exemplo: Vulcões, terremotos, raios, etc. Acidentais: são causadas pela intervenção do homem por imprudência, negligência ou imperícia. Exemplo: eletricidade, chama exposta, etc. Criminosas: são os incêndios propositais ou criminosos, são inúmeros e variáveis. Exemplo: pode ser por inveja, vingança, para receber seguros, loucura, etc.
  • RESFRIAMENTO: consiste em diminuir a temperatura do combustível que queima, até que ele fique abaixo do seu ponto de fulgor, de forma que não mais desprenda gases inflamáveis.
  • ABAFAMENTO: consiste em diminuir ou retirar o oxigênio presente no material que queima.
  • ISOLAMENTO: consiste em retirar o material combustível que está queimando das proximidades daquele que não está, ou vice-versa.
  • Água Pressurizada – AP Indicado para apagar fogo da classe A; O Processo de extinção se dá por resfriamento; Elimina o fogo pela base; Não pode ser utilizado na presença de eletricidade e líquidos inflamáveis;
  • Água Pressurizada – AP A maneira correta de manuseio é:  1 - Libere a mangueira que está fixada no gatilho; 2 - Retire a trava de segurança; 3 - Segure bem firme a mangueira; 3 - Aperte o gatilho até o fundo; 4 - Oriente o jato para base do fogo fazendo uma varredura.
  • Gás carbônico – CO2 Indicado para apagar fogo da classe B e C; O Processo de extinção do fogo se dá por abafamento apaga somente na superfície eliminando o oxigênio que alimenta o fogo; Não deixa resíduo, não danifica o equipamento e não conduz eletricidade;
  • Gás carbônico – CO2 A maneira correta de manuseio é:  1 - Libere a mangueira que está fixada no gatilho; 2 - Retire a trava de segurança; 3 - Segure bem firme a mangueira no punho; 3 - Aperte o gatilho até o fundo; 4 - Oriente o jato de maneira a formar uma cortina sobre o fogo.
  • Gás carbônico – CO2 ATENÇÃO! Não colocar a mão no difusor (bico) e na mangueira, segurar pela “manopla”.
  • Espuma Indicado para apagar fogo da classe A e B; O Processo de extinção do fogo se dá por resfriamento e neutralização do agente químico apaga somente na base e na superfície eliminando o fogo; O Extintor deve estar lacrado e o indicador de pressão deve estar sempre na faixa verde.
  • Espuma A maneira correta de manuseio é: 1 - Libere a mangueira que está fixada no gatilho; 2 - Retire a trava de segurança; 3 - Segure bem firme a mangueira; 3 - Aperte o gatilho até o fundo; 4 - Oriente o jato de maneira a formar uma densa camada de espuma sobre o local.
  • Pó químico seco do tipo pressurizado – PQSP Indicado para apagar fogo da classe B e C; O Processo de extinção do fogo se dá por abafamento apaga somente na superfície eliminando o oxigênio que alimenta o fogo; O Extintor deve estar lacrado e o indicador de pressão deve estar sempre na faixa verde.
  • Pó químico seco do tipo pressurizado – PQSP A maneira correta de manuseio é:  1 - Libere a mangueira que está fixada no gatilho; 2 - Retire a trava de segurança; 3 - Segure bem firme a mangueira; 3 - Aperte o gatilho até o fundo; 4 - Oriente o jato de maneira a formar uma cortina de pó sobre o fogo.
  • Acondicionamento da Mangueira