Curso Online de METODOLOGIA CIENTIFICA DA PESQUISA
5 estrelas 30 alunos avaliaram

Curso Online de METODOLOGIA CIENTIFICA DA PESQUISA

São inúmeros os conceitos sobre pesquisa, uma vez que os estudiosos ainda não chegaram a um consenso sobre o assunto. Segundo Asti Vera (...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 29 horas

Por: R$ 23,00
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

São inúmeros os conceitos sobre pesquisa, uma vez que os estudiosos ainda não chegaram a um consenso sobre o assunto. Segundo Asti Vera (1974:9), o ?significado da palavra não parece ser muito claro ou, pelo menos, não é unívoco?, pois há vários conceitos sobre pesquisa, nos diferentes campos do conhecimento humano. Para ele, o ponto de partida da pesquisa encontra-se no ?problema que se deverá definir, examinar, avaliar, analisar criticamente, para depois ser tentada uma solução? (1974:12).

Pastor da Igreja Metodista Wesleyana 2ªRegião Eclesiástica; Bacharel Teologia (FAETESP, FAK, Universidade da Bíblia); Bacharel Psicanálise Clinica (CAEC); Mestre Teologia (FAETESP); Doutorado Ciências da Religião (ASSESB ); Doutorado Teologia com habilitação em Teologia Sistemática (Titulo Oferecido por ser o Fundador da FATEMIG); Titulo Honorífico - Doutor em Divindade (FACIB); 51 Participações em cursos, Coordenação de Seminário, Palestras e Seminários; Vice-diretor do CEFORTE no núcleo Muriaé /MG no ano 2005; Fundador da FATEMIG ? Faculdade de Teologia de Minas Gerais / Uberlândia/MG.


- Marilene Umbelina Da Silva

- Ana Rebeca Novaes Da Neiva

- Aline Caroline Bezerra Silva

- Igor Castro Cavalcante

- Igor Noronha Lima

- Ester Da Silva Campos

- Salete De Fátima De Oliveira

- Solange Espedita Calucio Dos Santos

- Karen Da Silva Oliveira

- Deborah Laiun Do Espírito Santo

- Maria José Da Silva Campos

- Richard Negreiros Sanches

- Suderlange Da Silva Costa

- Sérgio Aparecido De Almeida

- Valéria Cristina Guimarães Pessoa Furtado

- Kamila Lopes Fernandes

- Flávia Rúbia De Morais Fontes

- Higor Godeiro De Souza

- Ana Santana Dos Santos

- Marcelo Alves Ribeiro

- Marcelo Alves Ribeiro

- Jaildo Juvenal De Araújo

- Solange Felix De Medeiros

- Joana D'arc De Araújo

- John Lennon Da Silva Ribeiro

- Charles Marcos Colares Fadel

- Celia Maria Dos Santos

- Kaleandra Santana Santos

- Fernanda Tiemi Miura Devechi

- Juliana Barreto Bomfim

  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.
  • METODOLOGIA CIENTÍFICA DA PESQUISA

    METODOLOGIA CIENTÍFICA DA PESQUISA

    Compilada por
    Pr. Leopoldo Ladeira

  • 1. PESQUISA

    1. PESQUISA

    1.1 CONCEITOS E FINALIDADES
    1.1.1 Conceitos

  • São inúmeros os conceitos sobre pesquisa, uma vez que os estudiosos ainda não chegaram a um consenso sobre o assunto. Segundo Asti Vera (1974:9), o “significado da palavra não parece ser muito claro ou, pelo menos, não é unívoco”, pois há vários conceitos sobre pesquisa, nos diferentes campos do conhecimento humano. Para ele, o ponto de partida da pesquisa encontra-se no “problema que se deverá definir, examinar, avaliar, analisar criticamente, para depois ser tentada uma solução” (1974:12).

  • De acordo com o Webster’s International Dictionary, a pesquisa é uma indagação minuciosa ou exame critico e exaustivo na procura de fatos e princípios; uma diligente busca para averiguar algo. Pesquisa não é apenas procurar a verdade: é encontrar respostas para questões propostas, utilizando métodos científicos.
    Ander-Egg (1978:28) vai além: para ele, a pesquisa pe um “procedimento reflexivo sistemático, controlado e critico, que permite descobrir novos fatos ou dados, relações ou leis, em qualquer campo do conhecimento”. A pesquisa, portanto, é um procedimento formal, com método de pensamento reflexivo, que requer um tratamento cientifico e se constitui no caminho para se conhecer a realidade ou para descobrir verdades parciais.

  • A pesquisa tem, para Rummel (1972:3), dois significados: em sentido amplo, engloba todas as investigações especializadas e completas; em sentido restrito, abrange os vários tipos de estudos e de investigações mais aprofundados.
    Abramo (1979:25) aponta a existência de dois princípios gerais, validos na investigação cientifica, e que podem ser assim sintetizados: “objetividade e sistematização de informações fragmentadas”, indica, ainda, princípios particulares: aqueles que são validos para a pesquisa, em determinado campo do conhecimento, e os que dependem da natureza especial do objeto da ciência em pauta.

  • A pesquisa tem importância fundamental no campo das ciências sociais, principalmente na obtenção de soluções para problemas coletivos. O desenvolvimento de um projeto de pesquisa compreende seis passos:
    Seleção do tópico ou problema para a investigação
    Definição e diferenciação do problema
    Levantamento de hipóteses de trabalho
    Coleta, sistematização e classificação dos dados
    Análise e interpretação dos dados
    Relatório do resultado da pesquisa

  • 1.1.2 FINALIDADES
    A finalidade da pesquisa é “descobrir respostas para questões, mediante a aplicação de métodos científicos”, afirmam Selltiz et alii (1965:5). Estes métodos, mesmo que, às vezes, não obtenham respostas fidedignas, são os únicos que podem oferecer resultados satisfatórios ou de total êxito.
    Para Trujillo (1974:171), a pesquisa tem como objetivo “tentar conhecer e explicar os fenômenos que ocorrem no mundo existencial”, ou seja, como esses fenômenos operam, qual a sua função e estrutura, quais as mudanças efetuadas, por que e como se realizam, e ate que ponto pode sofrer influencias ou ser controlados.

  • São duas as finalidades da pesquisa, para Bunge (1972:9): “acumulação e compreensão” dos fatos levantados. Esse levantamento de dados se faz através de hipóteses precisas, formuladas e aplicadas sob a forma de respostas as questões (problema da pesquisa).
    A pesquisa sempre parte de um tipo de problema, de uma interrogação. Dessa maneira, ela vai responder as necessidades de conhecimento de certo problema ou fenômeno. Várias hipóteses são levantadas e a pesquisa pode invalidar ou confirmar as mesmas.

  • São duas também as finalidades da pesquisa, apontadas por Trujillo (1974:173-174):
    Pura. Quando melhora o conhecimento, pois permite o desenvolvimento da metodologia, na obtenção de diagnósticos e estudos cada vez mais aprimorados dos problemas ou fenômenos. Exemplo: teoria da relatividade.
    Prática. Quando elas são aplicadas com determinado objetivo prático. Exemplo: aplicação da energia nuclear.

  • Selltiz et alii expõem quatro finalidades da pesquisa (1965:61):
    Familiaridade. Em relação a certo fenômeno ou obtenção de novos esclarecimentos sobre ele, visando ao desenvolvimento de hipóteses ou à formulação de um problema preciso.
    Exatidão. Na representação das características grupais, individuais ou de situações.
    Frequência. De um fenômeno ou de determinado tipo de relações.
    Análise. De hipóteses causais.

  • Os planos de pesquisa variam de acordo com sua finalidade.
    Toda pesquisa deve basear-se em uma teoria, que serve com ponto de partida para a investigação bem sucedida de um problema. A teoria, sendo instrumento de ciência, é utilizada para conceituar os tipos de dados a serem analisados. Para ser valida, deve apoiar-se em fatos observados e provados, resultantes da pesquisa. A pesquisa dos problemas práticos pode levar a descoberta de princípios básicos e freqüentemente, fornece conhecimentos que tem aplicação imediata.


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 23,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...

Desejo receber novidades e promoções no meu e-mail:


  • METODOLOGIA CIENTÍFICA DA PESQUISA
  • 1. PESQUISA
  • 2. Técnicas de Pesquisa
  • 3. ELABORAÇÃO DE DADOS
  • 4. TRABALHOS CIENTIFICOS