Curso Online de ROBÓTICA - CINEMÁTICA E DINÂMICA DE MANIPULADORES

Curso Online de ROBÓTICA - CINEMÁTICA E DINÂMICA DE MANIPULADORES

A cinemática trata do estudo dos movimentos dos robôs sem considerar as causas que lhes dão origem. Por sua vez, a dinâmica é o estudo do...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 11 horas


Por: R$ 25,70
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

A cinemática trata do estudo dos movimentos dos robôs sem considerar as causas que lhes dão origem. Por sua vez, a dinâmica é o estudo do movimento levando-se em conta as forças e torques que os causam.
São 110 Páginas de Curso em 11 Horas de Aula.
Veja a Lista de Capítulos!!!

Sou pesquisador de áreas diversas. Sou professor (Docente) da área teológica, filosófica e estudante dessa área há 30 anos. Tenho o Doutorado em Teologia. Tenho Graduação pelo MEC, e nessas graduações sou: Teólogo, Filósofo, Sociólogo e Pedagogo, além da Docência do Nível Superior. Tudo relacionado à Religiosidade, Mitologia, Espiritualidade, Teologia, Filosofia, Pedagogia e tudo o que envolve sobre a Bíblia, é de meu conhecimento. Tenho experiencia de gerenciamento e administração, área técnica e manuais técnicos. Também ensino na área de egiptologia, Ciência das Religiões, gestão de empresas, gestão ambiental, ciências, informatica, recursos humanos, educação, sustentabilidade, defesa pessoal, língua portuguesa, Idiomas, Biotecnologia, Robótica, Petrologia, Segurança, e algumas áreas da saúde e esportivas. Tenho biblioteca própria, com mais de 15.000 livros (físicos) catalogados, abrangendo diversos temas, e sou fiel a Deus e Sua Palavra, a Bíblia. Todos os cursos aqui ensinados são "cursos livres". Veja outros cursos: http://www.buzzero.com/autores/escola-online?a=escola-online



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • Robótica - Cinemática e Dinâmica de Manipuladores

    1
    Escola Virtual Online

  • Introdução

    A cinemática trata do estudo dos movi-mentos dos robôs sem considerar as causas que lhes dão origem (Groover, 1988). Por sua vez, a dinâmica é o estudo do movimento levando-se em conta as forças e torques que os causam.
    2
    Escola Virtual Online

  • Para tratar dos movimentos dos manipu-ladores é necessário desenvolver técnicas para representar a posição de determinado ponto do braço no tempo. Esta represen-tação depende da posição das juntas e dos elos, sendo que é necessário ter a base do robô como ponto de referência. Manipula-dores compostos essencialmente por juntas prismáticas não apresentam grandes proble-mas com relação à cinemática.
    3
    Escola Virtual Online

  • Junta Prismática
    4
    Escola Virtual Online

  • Exemplo de Manipulador Robótico
    5
    Escola Virtual Online

  • Contudo, braços articulados são ampla-mente utilizados na indústria devido à sua versatilidade em substituir trabalhador hu-mano e também por ser altamente compac-to. Nestes manipuladores a cinemática torna-se mais complexa. Independentemen-te da geometria do manipulador, a solução da cinemática requer conhecimento de geo-metria, trigonometria e cálculo vetorial.
    6
    Escola Virtual Online

  • No Apêndice A é oferecido um resumo da trigonometria necessária para resolver problemas de cinemática. Uma vez que não há uma regra geral para equacionar a cine-mática em braços mecânicos, deve-se anali-sar caso a caso. Iniciaremos a análise nos manipuladores mais simples e aumentare-mos a complexidade a cada novo exemplo.
    7
    Escola Virtual Online

  • A posição do órgão terminal de um ma-nipulador depende, a cada instante, dos valores dos deslocamentos angulares das juntas rotativas e deslocamentos lineares das juntas prismáticas. Em outras palavras, se for possível conhecer a posição de cada junta, pode-se saber a posição do órgão terminal e, inversamente, caso se conheça a posição da extremidade do robô pode-se calcular qual deve ser a configuração das juntas para atingir tal posição.
    8
    Escola Virtual Online

  • Para o sistema de controle dos braços mecânicos somente as posições das juntas são relevantes. Em geral estes não reconhe-cem comandos com posicionamento no espaço. Por outro lado, é frequente encon-trar-se aplicações nas quais se deseja que o braço posicione o órgão terminal numa dada posição, com uma dada orientação do pu-nho. Um caso típico é uma aplicação na qual se deseja reprogramar um braço sem parar a linha de produção.
    9
    Escola Virtual Online

  • Nesta situação, uma medição cuidadosa da posição e orientação desejadas com re-lação a um sistema de referências cartesia-no fixado à base do manipulador oferece uma alternativa à programação usual por aprendizagem. Veja-se, contudo, que mui-tas vezes esta medição pode ser complexa em virtude da precisão exigida e requer instrumentos especiais.
    Escola Virtual Online
    10

  • 11
    Escola Virtual Online


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 25,70
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...
Autorizo o recebimento de novidades e promoções no meu email.

  • Robótica - Cinemática e Dinâmica de Manipuladores
  • Introdução
  • Manipulador RR em movimento plano
  • Manipulador RRR em movimento plano
  • Manipulador RLR em movimento plano
  • Manipulador TRR em movimento no espaço
  • Manipulador TRL:R em movimento no espaço
  • Manipulador VVL:R em movimento no espaço