Curso Online de Segurança do Trabalho - Termos Técnicos
3 estrelas 1 aluno avaliou

Curso Online de Segurança do Trabalho - Termos Técnicos

Enciclopédia de Termos Técnicos da Segurança do Trabalho.

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 7 horas

Por: R$ 23,00
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

Enciclopédia de Termos Técnicos da Segurança do Trabalho.

Integrante de grupo de estudos para Concursos Públicos a 3 anos (Concurseiro). Produtor Multimídia.


- Emerson Fernando Alves

  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
  • Termos Técnicos – Segurança do Trabalho

    termos técnicos – segurança do trabalho

    enciclopédia de termos técnicos de saúde e segurança do trabalho

  •  
    1 - acidente de trabalho aquele que acontece no exercício do trabalho a serviço da empresa,provocando lesão corporal ou perturbação funcional podendo causar morte, perda ou redução permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho. equiparam-se aos acidentes de trabalho: 1. o acidente que acontece quando você está prestando serviços por ordem da empresa fora do local de trabalho 2. o acidente que acontece quando você estiver em viagem a serviço da empresa 3. o acidente que ocorre no trajeto entre a casa e o trabalho ou do trabalho para casa. 4. doença profissional (as doenças provocadas pelo tipo de trabalho. 5. doença do trabalho (as doenças causadas pelas condiçoes do trabalho.
    2 - acidente fatal (nr-18) o acidente que provoca a morte do trabalhador.

  • 3 - acidente grave (nr-18) quando provoca lesões incapacitantes no trabalhador.
    4 - adicional de insalubridade (nr-18) adicional que deve ser pago ao trabalhador que trabalha em condições de insalubridade. o exercício de trabalho em condições de insalubridade assegura ao trabalhador a percepção de adicional incidente sobre o salário mínimo da região, equivalente à: 40% para insalubridade de grau máximo, 20% para insalubridade de grau médio 10% para insalubridade de grau mínimo. (nr - 15.2)
    5 - adicional de penosidade (nr-18) adicional que deve ser pago ao trabalhador que trabalha em condições de penosidade. o adicional de penosidade é previsto pela constituição federal de 1988, artigo 7º, xxiii.

  • 6 - adicional de periculosidade adicional que deve ser pago ao trabalhador que trabalha em condições de periculosidade. o exercício de trabalho em condições de periculosidade assegura ao trabalhador a percepção de 30% sobre o salário, sem acréscimos resultantes de gratificações, prêmios ou participação nos lucros da empresa. (nr - 16.2).
    7 - acidente grave (nr-18) quando provoca lesões incapacitantes no trabalhador.
    8 - agentes biológicos (nr-9) consideram-se agentes biológicos as bactérias, fungos, bacilos, parasitas, protozoários, vírus, entre outros

  • 9 - agentes ergonômicos desjustes de ritmo e frequencia de trabalho, equipamento e instrumentos utilizados na atividade profissional que podem gerar desgaste físicco, emocional, fadiga, sono, dores musculares na coluna e articulações.
    10 - agentes físicos (nr-9) diversas formas de energia a que possam estar expostos os trabalhadores, tais como: ruído, vibrações, pressões anormais, temperaturas extremas, radiações ionizantes, radiações ionizantes, bem como o infra-som e o ultra-som.
    11 - agentes químicos (nr-9) substâncias, compostos ou produtos que possam penetrar no organismo pela via respiratória, nas formas de poeiras, fumos, névoas, neblinas, gases ou vapores, ou que, pela natureza da atividade de exposição, possam ter contato ou ser absorvido pelo organismo através da pele ou por ingestão.

  • 12 - alta-tensão (nr-18) é a distribuição primária, em que a tensão é igual ou superior a 2.300 volts.
    13 - amarras (nr-18) cordas, correntes e cabos de aço que se destinam a amarrar ou prender equipamentos à estrutura.
    14 - ancorada (ancorar) (nr-18) ato de fixar por meio de cordas, cabos de aço e vergalhões, propiciando segurança e estabilidade.
    15 - anemômetro aparelho destinado a medir a velocidade do vento.

  • 16 - andaime: (nr-18) a) geral - plataforma para trabalhos em alturas elevadas por estrutura provisória ou dispositivo de sustentação; b) simplesmente apoiado - é aquele cujo estrado está simplesmente poiado, podendo ser fixo ou deslocar-se no sentido horizontal; c) em balanço - andaime fixo, suportado por vigamento em balanço; d) suspenso mecânico - é aquele cujo estrado de trabalho é sustentado por travessas suspensas por cabos de aço e movimentado por meio de guinchos; e) suspenso mecânico leve - andaime cuja estrutura e dimensões permitem suportar carga total de trabalho de 300 kgf, respeitando-se os fatores de segurança de cada um de seus componentes; f) suspenso mecânico pesado - andaime cuja estrutura e dimensões permitem suportar carga de trabalho de 400 kgf/m2, respeitando-se os fatores de segurança de cada um de seus componentes; g) cadeira suspensa (balancim) - é o equipamento cuja estrutura e dimensões permitem a utilização por apenas uma pessoa e o material necessário para realizar o serviço; h) fachadeiro - andaime metálico simplesmente apoiado, fixado à estrutura na extensão da fachada.

  • 17 - anóxia anêmica incapacidade de oxigenar os orgãos e os tecidos do corpo
    18 - anteparo (nr-18) designação genérica das peças (tabiques, biombos, guarda-corpos, pára-lamas etc.) que servem para proteger ou resguardar alguém ou alguma coisa.
    19 - antracose - doença causada pela contaminação por carvão.
    20 - antropometria ciência que estuda aos medidas das partes do corpo humanoe suas proporções. geralmente a finalidade dos estudos da antropometria é classificatória e comparativa.
    21 - arco elétrico ou voltaico (nr-18) descarga elétrica produzida pela condução de corrente elétrica por meio do ar ou outro gás, entre dois condutores separados.
    22 - aparelho de marsh aparelho utilizado para identificar arsênico, mercúrio e antimônio

  • 23 - área de controle das máquinas (nr-18) - posto de trabalho do operador.
    24 - áreas de vivência (nr-18) áreas destinadas a suprir as necessidades básicas humanas de alimentação, higiene, descanso, lazer, convivência e ambulatória, devendo ficar fisicamente separadas das áreas laborais.
    25 - armação de aço (nr-18) conjunto de barras de aço, moldadas conforme sua utilização e parte integrante do concreto armado.
    26 - art (nr-18) anotação de responsabilidade técnica, segundo as normas vigentes no sistema confea/crea.

  • 27 - asbestose doença do pulmão causada pela inalação de partículas de amianto (asbesto). as fibras de amiantos nos pulmões causam irritação e inflamação. o organismo tenta neutralizar estas fibras de vários modos complexos, e alguns desses métodos causam inflamação e dano ao pulmão. quase sempre uma fibrose ou um tecido cicatrizado se desenvolve nos espaços intersticiais, ao redor dos bronquíolos e alvéolos. se isso ocorre o oxigênio e o gás carbônico não mais fluem livrementte até alvéolos e as cellulas sanguíneas. isso faz com que a respiração se torne menos eficiente.
    28 - aso - atestado de saúde ocupacional atestado emitido pelo médico, em virtude da consulta clínica, quer seja ela feita por motivo de admissão (admissional), periódica, de mudança de função, de retorno ao trabalho ou demissional.

  • 29 - ato inseguro é o ato praticado pelo homem, em geral consciente do que está fazendo, que está contra as normas de segurança. são exemplos de atos inseguros: subir em telhado sem cinto de segurança contra quedas, ligar tomadas de aparelhos elétricos com as mãos molhadas e dirigir a altas velocidades.
    30 - aterramento elétrico (nr-18) ligação à terra que assegura a fuga das correntes elétricas indesejáveis.
    31 - atividade insalubre (nr-15) são consideradas atividades insalubres que se desenvolvem: 1. acima dos limites de tolerância previstos nos anexos 1, 2, 3, 5, 11 e 12 da nr-15. 2. nas atividades mencionadas nos anexos 6, 13 e 14 da nr-15. 3. comprovadas através de laudo de inspeção do local do trabalho, constante nos anexos 7, 8, 9 e 10 da nr-15.


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 23,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...
Autorizo o recebimento de novidades e promoções no meu email.

  • Termos Técnicos – Segurança do Trabalho
  • Obrigado e Boa Sorte!