Curso Online de Fatores Pissicossociais nos Acidentes do Trabalho

Curso Online de Fatores Pissicossociais nos Acidentes do Trabalho

O curso faz uma abordagem inovadora de como deve ser avaliado o comportamento do trabalhador levando em consideração o fator pisicológico...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 4 horas


Por: R$ 99,90
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

O curso faz uma abordagem inovadora de como deve ser avaliado o comportamento do trabalhador levando em consideração o fator pisicológico na prevenção, os fundamentos e conceitos pisicológicos foram utilizados para fundamentar a ideia de que o comportamento seguro está relacionado a forma de como a mente do trabalhador processa as informações em seu consciente e subconsciente que afeta o seu comportamento.
Os fatores psicossociais como os aspectos que definem a interação subjetiva entre o trabalhador e seu trabalho, os quais interferem na vivência de bem-estar no trabalho e também nos processos de descompensações na saúde, seja mental ou física.

Paulo Roberto Rodrigues de Assis E-mail: paulogestorambiental@gmail.com. Técnico em Segurança do Trabalho, Formação em Meio ambiente, QSMS, formação em Teologia e ciências da Religião, Psicanálise clinica, Escritor de livros sobre Teologia,filosofia e Psicologia e Segurança do trabalho, Atuando a mais de 10 anos na área de Segurança de Saúde no trabalho no setor de construção Civil e Naval.



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • PRINCIPAIS CAUSAS DE ACIDENTES DO TRABALHO

    BASEADO EM FATORES PISICOLÓGICOS

  • Podemos Afirmar que existem esse processo de conhecimento que interagem dessa forma

  • Sistemas de Crenças
    Verdade ou Mito
    Crenças:
    Se formos pesquisar no dicionário, crenças são opiniões adotadas com fé e convicção; processo mental de quem acredita em pessoa ou coisa; convicção profunda sobre algo; ação de acreditar, fé.
    Tipos de crenças
    Crenças hereditárias. É representada por tudo aquilo que o indivíduo ouve dos pais e observa em seu sistema familiar. ...
    Crenças sociais. São as crenças populares impostas pela mídia ou pela sociedade. ...
    Crenças pessoais. São as crenças criadas a partir da experiência individual.

  • Qual o sinônimo de crença?
    Religiosidade, religião, fé, seita, credo, doutrina. Convicção:
    Convicção, certeza, confiança, crédito, segurança.
    O que são crenças pessoais? Crença é a forma como cada ser enxerga o mundo, onde é projetada a imagem do que cada um acredita e que, a partir desse momento, se torna verdade única. É uma convicção, uma disposição meramente subjetiva para considerar algo certo ou verdadeiro, por razões também subjetivas.

  • CRENÇAS

    São pressuposições que temos sobre determinadas coisas que tanto podem criar, como negar nosso poder pessoal. As crenças são a nível inconsciente as nossas chaves Liga/Desliga de nossa habilidade de fazer qualquer coisa no mundo, pois se você não acredita poder realizar alguma coisa, provavelmente nunca terá a oportunidade de descobrir que pode, ou não
    Então, se você acredita que só vai ver crise, depressão, recessão, é só isso que você vai ver.
    Mas ao passar a acreditar que vai ver oportunidades, você abre um canal para que as oportunidades apareçam.

    Quando uma crença é estabelecida em seu cérebro, a única função dessa crença daí para frente é se perpetuar. Podemos então nos conscientizar a respeito de nossas crenças e dar um primeiro passo para mudá las.

  • As crenças sendo um processo mental de formação de opiniões podem influenciar diretamente nossos conceitos sobre saúde e segurança do trabalho

    O famoso jeitinho brasileiro e um exemplo clássico de como essas crenças podem causar danos a nossa vida saúde e segurança de forma Geral.

    O que é o famoso jeitinho brasileiro?

    A expressão “jeitinho brasileiro” se refere à abordagem improvisada e muitas vezes informal com a qual o brasileiro resolve situações problemáticas.

    “A crença de dizer que segurança e responsabilidade do técnico de segurança e do Engenheiro”
    A crença de que” Pião não Presta” são apenas alguns exemplos de crenças que modelam e impedem um comportamento preventivo.

  • Esse jeitinho brasileiro de ser é visto tanto como negativo quanto positivo, consoante a situação na qual ele é aplicado.

    Positivo
    Se caracterizando pela cordialidade em detrimento da racionalidade, que está associado à criatividade em enfrentar os momentos ruins. É como esse jeito descontraído, que o nosso povo se diferencia de cidadãos de outros países. é associado a uma forma leve, criativa, flexível e otimista de levar a vida e resolver situações, respeitando toda e qualquer norma social.
    Negativo
    é associado à corrupção, à falta de educação, à falta de civismo, à lábia e ao mau-caratismo. Entende-se como jeitinho brasileiro toda e qualquer tentativa de enganar outra(s) pessoa(s) em benefício próprio.
    Em segurança e saúde no trabalho improviso.

  • EXEMPLOS DE IMPROVISO EM SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO

  • ACREDITAR QUE PODE IMPROVISAR E QUE NADA VAI DAR ERRADO E O FAMOSO ATO INSEGURO
    Atos inseguros são as maneiras como as pessoas se expõem, consciente ou inconscientemente, a riscos de acidentes. Em 80% dos casos de acidentes, o motivo principal é o ato inseguro.
    A Parte consciente e muito decisiva na hora de avaliar os riscos e as condições de trabalho. Porém essa decisão consciente passa pelo nível de conhecimentos que temos sobre o assunto e logicamente sobre nossas crenças.
    A mente subconsciente mantém nossas percepções, crenças subconscientes de quem pensamos ser como pessoas e como pensamos que o mundo funciona. Ou seja, pensamos que o mundo opera silenciosamente sob a mente consciente no subconsciente. ... A nossa mente consciente controla nosso cérebro em apenas 5% de nosso dia.
    Se o conceito de prevenção e a valorização da vida não tiver em nível subconsciente a possibilidade de atos inseguros ocorrerá com mais freguência.

  • O conhecimento e a informação que temos absorvidos sobre saúde e segurança do trabalho, muitas vezes e tão abaixo do esperado que tomamos as decisões inconscientemente em nossas atividades que nem percebemos como isso nos afeta causando em fim atos inseguros e condições inseguras.

    Função do inconsciente criar comportamentos recorrentes, que se tornam hábitos. Com isso, a maioria de nossas ações, pensamentos, valores e emoções ficam no piloto automático. É preciso um esforço do consciente para questionar o se nossos pensamentos e ações habituais derivam do inconsciente.

    Quando mudamos nossos hábitos de prevenção estamos mudando em nível inconsciente sendo assim nossos atos serão seguros e como consequência os índices de acidentes diminuirão porque não será necessário lembrar sobre o uso e EPIs e procedimentos seguros esses já estarão automaticamente sendo cumpridos.

  • Fatores ambientais na construção de conceitos e como esses afetam nossas decisões e comportamentos


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 99,90
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...
Autorizo o recebimento de novidades e promoções no meu email.

  • PRINCIPAIS CAUSAS DE ACIDENTES DO TRABALHO
  • CONCEITOS DE CRENÇAS E HÁBITOS
  • ENTENDENDO SUBCONSCIENTE EM RELAÇÃO AO ACIDENTE
  • MUDANÇA DE HÁBITOS
  • FATOR PISICOLÓGICO CRUCIAL
  • TÉCNICAS DE PNL PARA MUDANÇA DE RESULTADOS