Curso Online de Gestão de Pessoas - Recrutamento e Seleção

Curso Online de Gestão de Pessoas - Recrutamento e Seleção

O mundo está em constante evolução e mudança. As organizações estão procurando se adaptar aos novos modelos de administração, principalme...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 3 horas


Por: R$ 23,00
(Pagamento único)

Mais de 5 alunos matriculados no curso.

Certificado digital Com certificado digital incluído

O mundo está em constante evolução e mudança. As organizações estão procurando se adaptar aos novos modelos de administração, principalmente no ramo da gestão de pessoas. O indivíduo, suas capacidades, habilidades, competências, atitudes e conhecimentos são atualmente considerados os principais ativos intangíveis das empresas, que passam a possuir, dessa forma, uma vantagem competitiva perante seus concorrentes. Com isso, o objetivo deste curso é introduzir o aluno à disciplina gestão de pessoas e iniciar o estudo sobre as primeiras atividades por ela geridas: recrutamento e seleção.

Empresa Brasileira de Ensino Técnico que fornece cursos em diversas áreas. Utilizando de uma linguagem clara e objetiva temos o intuito de facilitar o acesso ao conhecimento.



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • Gestão de Pessoas

    Recrutamento e Seleção

  • INTRODUÇÃO

    O mundo está em constante evolução e mudança. As organizações estão procurando se adaptar aos novos modelos de administração, principalmente no ramo da gestão de pessoas. O indivíduo, suas capacidades, habilidades, competências, atitudes e conhecimentos são atualmente considerados os principais ativos intangíveis das empresas, que passam a possuir, dessa forma, uma vantagem competitiva perante seus concorrentes. Com isso, o objetivo deste curso é introduzir o aluno à disciplina gestão de pessoas e iniciar o estudo sobre as primeiras atividades por ela geridas: recrutamento e seleção.

  • CONCEITO DE GESTÃO DE PESSOAS

    De acordo com autor Idalberto Chiavenato, o termo Gestão de Pessoas pode assumir três significados diferentes:

    Função ou departamento: unidade operacional que funciona como órgão de staff, isto é, como elemento prestador de serviços nas áreas de recrutamento, seleção, treinamento, remuneração, etc.

    Conjunto de práticas: modo como a organização opera suas atividades de recrutamento, seleção, treinamento, etc.

    Profissão: profissionais que trabalham em papéis diretamente relacionados à matéria gestão de pessoas: administradores, selecionadores, recrutadores, etc.

  • Podemos concluir que o conceito do termo Gestão de Pessoas refere-se à área de atuação profissional, função ou conjunto de práticas e de regras necessárias para gerir os indivíduos e suas competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) em um ambiente organizacional visando atingir objetivos e metas tanto organizacionais como individuais.

    A gestão de pessoas atuará nas seguintes áreas, por exemplo: recrutamento, seleção, treinamento e desenvolvimento, avaliação de desempenho, estabelecimento de remuneração e de recompensas, higiene e qualidade de vida no trabalho, etc.

  • GESTÃO DE PESSOAS
    (Uma breve história)

    Antigamente (início do século XX – após a Revolução Industrial), a disciplina gestão de pessoas era tratada como relações industriais. Nesta época o indivíduo era considerado apenas um operário da máquina (visão homem econômico).

    Preocupava-se mais com a produtividade da organização – foco na tarefa. A estrutura organizacional era burocrática, com estabelecimento de regras e normas internas disciplinando a conduta dos empregados. A organização era considerada fechada e seu ambiente, conservador - se preocupava apenas com os problemas internos.

  • Posteriormente, foi entendido que os indivíduos não eram apenas operários de máquinas. Após a Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945) o mundo passou a mudar de forma rápida e significativa. Percebeu-se que o comportamento das pessoas era moldado de acordo com a atuação no grupo; os indivíduos são seres que se relacionam socialmente (visão homem social). Sendo assim a disciplina em questão passou a ser denominada administração de recursos humanos - as pessoas, como recursos organizacionais, deveriam ser administradas.

  • Com o surgimento da era da informação o mundo se transformou e o ser humano passou a ser visto como um indivíduo complexo e imprevisível. As pessoas são diferentes e possuem motivações diferentes. Dessa forma, o principal patrimônio das organizações passou a ser as pessoas (seus conhecimentos, habilidades, atitudes e competências). O indivíduo não poderia ser mais considerado um recurso e, por isso, a concepção Administração de Recursos Humanos foi substituída pela nomenclatura Gestão de Pessoas – pessoas como parceiras da organização.

  • OBJETIVOS PRINCIPAIS DA GESTÃO DE PESSOAS

    Ajudar a organização a alcançar suas metas, seus objetivos e a realizar a sua missão através de programas de conscientização. A missão é a razão de existência da empresa;

    Proporcionar competitividade à organização que poderá ser conseguida através da aplicação das habilidades, capacidades, conhecimentos e competências dos indivíduos;

  • Atrair os melhores profissionais; proporcionar pessoas treinadas e motivadas, preparando-as e capacitando-as para um determinado cargo e carreira desenvolvendo de forma otimizada o potencial de cada funcionário;

    Desenvolver e manter a qualidade de vida no trabalho procurando criar um ambiente laboral desejável, adequado e satisfatório, pois assim o indivíduo poderá ser tornar um colaborador mais produtivo.

  • ATRIBUIÇÕES DA GESTÃO DE PESSOAS

    O autor Idalberto Chiavenato separa as atividades administradas pela gestão de pessoas em seis processos básicos:

  • No Processo de Agregar Pessoas define-se quem é que vai trabalhar na organização. São processos utilizados para incluir as pessoas na empresa. É composto pela atividade de recrutamento (atrair o candidato) e seleção (comparação e escolha do candidato).

    No Processo de Aplicar Pessoas serão definidas as atividades que cada candidato escolhido irá realizar na organização. Incluem desenho organizacional e desenho de cargos, análise e descrição de cargos, orientação das pessoas e avaliação do desempenho.

    No Processo de Recompensar Pessoas serão definidas as formas de incentivar o indivíduo. Incluem recompensas, remuneração, benefícios e serviços sociais.


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 23,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...

Desejo receber novidades e promoções no meu e-mail:


  • Recrutamento
  • Seleção de Pessoas
  • Exercício