Curso Online de John Bowlby e a Teoria do Apego
5 estrelas 34 alunos avaliaram

Curso Online de John Bowlby e a Teoria do Apego

1) Biografia de John Bowlby; 2) Influências para a elaboração da Teoria do Apego 3) O conceito de imprinting; 4) A teoria do do impulso p...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 6 horas


Por: R$ 23,00
(Pagamento único)

Mais de 1300 alunos matriculados no curso.

Certificado digital Com certificado digital incluído

1) Biografia de John Bowlby;
2) Influências para a elaboração da Teoria do Apego
3) O conceito de imprinting;
4) A teoria do do impulso primário;
5) Os estudos de Harry Frederick Harlow (1958);
6) Existe entre Apego e Comportamento de Apego?
7) Os trabalhos de Mary Ainsworth;
8) O experimento da Situação estranha

Thiago de Almeida é psicólogo e professor universitário que se especializou em dificuldades do relacionamento amoroso tais como: baixa autoestima; ciúme; timidez; inibição; infidelidade; Quadros depressivos associados a relacionamentos amorosos; Tratamento para ejaculação rápida; Tratamento de anorgasmia, frigidez e de falta de desejo com o parceiro;Tratamento de vaginismo; Atendimento psicoterápico a vítimas de violência doméstica; Tratamento de Parafilias (Exibicionismo, Fetichismo, Frotteurismo, Masoquismo, Sadismo, Fetichismo travéstico, Voyeurismo); e Psicoterapia de casal. Atualmente ele é considerado pelo Portal Inovação do MEC como o maior especialista em relacionamentos amorosos do Brazil. Possui graduação em Bacharelado em Psicologia/ Formação para Psicólogo pela Universidade Federal de São Carlos (2003), Mestrado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (2007), Doutorado pelo Departamento de Psicologia da Aprendizagem do Desenvolvimento da Personalidade do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP). Possui consultórios estabelecidos na cidade de São Paulo e na cidade de São Carlos. Tem experiência na área de Psicologia Cognitivo-Comportamental de caráter breve, com ênfase na Psicologia do Amor, atuando principalmente nos seguintes temas: amor, relacionamentos amorosos, cíume, timidez e casais. Faz parte do corpo editorial de conceituados periódicos científicos. Maiores informações sobre seu atendimento, especializações e acesso integral a sua produção científica acessar: http://www.thiagodealmeida.com.br/site/


- Claudia C. G. Menezes

- Jane Acácia De Siqueira

"muito proveitoso, o qual me deu oportunidade de conhecer melhor as crianças dentro da faixa etária, as quais eu trabalho.."

- Elisabeti Mrozinski Matos

- Talita Aline Santana De Oliveira

"Muito bom"

- Helaine Silva Borges

- Janete Alves De Oliveira

- Maria José Da Silva Campos

- Adriana Goes

- Luciane Gripa Bacelar

- Alice Kelly Da Silva Gonçalves

- Rebeca Fermiano Gomides Pereira Gonçalves

- Solange Ferreira

- Jessica Muniz Weisel Oliveira

- Arlete Jesus Da Silva Roberto

- Arlete Jesus Da Silva Roberto

- Daniela Aparecida Batista Vasconcelos

- Wevilim Rodrigues De Morais

- Davi Da Silva Araujo

- Marilza Do Rosário

- Paulo Henrique Modonese Costa

- Jane Alves Dos Santos

- Daniela Pereira Da Rocha

- Maria Teresa Guimarães Fortes

- Edmilson De Carvalho Da Silva

- Islaine Palma Fusco Pimenta

- Sara Joice Almeida Santos

- Miriam Luci Kramer De Macedo

- Maria Sandra Dos Santos Ferreira

- Emilai Antunes Da Silva

- Bianca Francisca Dos Santos Sousa

- Margarete Biondo

- Etiane Souza Dos Santos

- Leidiane Scherer

- Wanda Honorio De Abreu

  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • John Bowlby e a Teoria do Apego

    John Bowlby e a Teoria do Apego

    Prof. Mestre Thiago de Almeida
    www.thiagodealmeida.com.br

  • Biografia

    Biografia

    John Mostyn Bowlby
    Nasceu em Londres (Inglaterra) no dia 26 de Fevereiro de 1907;
    Faleceu em 2 de Setembro de 1990

  • Influências para a elaboração da Teoria do Apego

    Influências para a elaboração da Teoria do Apego

    Etologia: O estudo de Konrad Lorenz (1935) sobre o processo de imprinting (estampagem). Ver vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=eqZmW7uIPW4

    Em zoologia, a Etologia é a disciplina que estuda o comportamento das pessoas e dos animais em sua origem (do Grego ethos = ser profundo, logia = estudo). Está ligada aos nomes de Konrad Lorenz e Niko Tinbergen sob influência da Teoria da evolução darwiniana, tendo como uma de suas preocupações básicas a evolução do comportamento por meio do processo de seleção Natural.

  • O que é imprinting?

    O que é imprinting?

    Imprinting é fenômeno exibido por vários animais jovens principalmente pássaros, tais comos patinhos e pintinhos. Quando saem dos seus ovos, eles seguirão o primeiro objeto em movimento que eles encontrarem no ambiente (o qual pode ser a sua mãe pata ou galinha, mas não necessariamente). Ocorre então uma ligação social entre o filhote e este objeto ou organismo.

  • Em outros experimentos, Lorenz demonstrou que patinhos poderiam receber o imprinting não somente de seres humanos, mas também de objetos inanimados, tais como um balão. Ele descobriu também que existe uma "janela“, ou seja, um período sensível, muito restrito de tempo após o nascimento dos filhotinhos para que o imprinting se realizasse efetivamente. Por este e outros trabalhos, Lorenz ganhou o Prêmio Nobel para Medicina e Fisiologia em 1973.

    Em outros experimentos, Lorenz demonstrou que patinhos poderiam receber o imprinting não somente de seres humanos, mas também de objetos inanimados, tais como um balão. Ele descobriu também que existe uma "janela“, ou seja, um período sensível, muito restrito de tempo após o nascimento dos filhotinhos para que o imprinting se realizasse efetivamente. Por este e outros trabalhos, Lorenz ganhou o Prêmio Nobel para Medicina e Fisiologia em 1973.

    Patinhos submetidos ao imprintnig através de objetos inanimados (um balão branco).

  • A pesquisadora imita a pata mãe fazendo quack, quack, quack em frente de um grupo de patinhos logo após eles terem nascido. Eles aprendem rapidamente a identificar a sua mãe com bases em estimulos visuais, olfatórios e auditivos. 

    Então, os patinhos percebem a pesquisadora como sua mãe (sua protetora) e a seguem. 

  • A ideia do impulso primário

    A ideia do impulso primário

    Bowlby estava procurando descartar a ideia do impulso primário, que influenciava fortemente o pensamento científico da época.
    A ideia do impulso primário associava a alimentação à razão pela qual a criança desenvolve um forte laço com sua mãe e substituindo-a pelo sentimento de segurança, atribuindo a ele a noção de função biológica de proteção.
    Foi aí que um cientista (Harlow) forneceu a evidência que ele precisava para constestar esta noção

  • Os estudos de Harry Frederick Harlow (1958)

    Os estudos de Harry Frederick Harlow (1958)

    Harlow demonstrou por meio do seu experimento da mãe de arame/ mãe felpuda que os bebês queriam ficar perto de suas mães não somente porque elas eram suas fontes de alimento, desmistificando o mito do amor materno como dispensador de alimento como pensavam os behavioristas da época.

  • O experimento...

    O experimento...

    Veja o vídeo completo do experimento em: http://www.youtube.com/watch?v=hsA5Sec6dAI

  • Constatações de Harlow

    Constatações de Harlow

    Nem só de pão vive o homem, muito menos o macaco.
    O amor derrotou facilmente o paradigma do impulso primário.

  • Constatações

    Constatações

    A ausência de contato e de estímulos perturbam os processos de maturação do sistema nervoso.

    Se o bebê não é suficientemente acariciado, não há estimulação vestibular necessária para estimular interconexões neurais e o processo de mielinização.

    Falta de afeto e de estímulos produzem desordens da organização cerebral
    (Rygaard, N.P. 2008)


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 23,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...

Desejo receber novidades e promoções no meu e-mail:


  • John Bowlby e a Teoria do Apego
  • Biografia
  • Influências para a elaboração da Teoria do Apego
  • O que é imprinting?
  • Em outros experimentos, Lorenz demonstrou que patinhos poderiam receber o imprinting não somente de seres humanos, mas também de objetos inanimados, tais como um balão. Ele descobriu também que existe uma "janela“, ou seja, um período sensível, muito restrito de tempo após o nascimento dos filhotinhos para que o imprinting se realizasse efetivamente. Por este e outros trabalhos, Lorenz ganhou o Prêmio Nobel para Medicina e Fisiologia em 1973.
  • A ideia do impulso primário
  • Os estudos de Harry Frederick Harlow (1958)
  • O experimento...
  • Constatações de Harlow
  • Constatações
  • Apego
  • A que se referem os comportamentos de apego?
  • O termo “base segura”, no contexto da Teoria do Apego, refere-se à confiança que o indivíduo tem numa figura particular, protetora e de apoio, que está disponível e é acessível, e a partir da qual se pode fazer uma exploração coparticipada. O comportamento de apego será eliciado quando o bebê estiver assustado, cansado, com fome ou sob estresse, levando-o a emitir sinais que podem desencadear a aproximação e a motivação do cuidador. O comportamento de apego traz segurança e o conforto e possibilita o desenvolvimento - a partir da principal figura de apego - do comportamento de exploração. Quando uma pessoa está apegada ela tem um sentimento especial de segurança e conforto na presença do outro e pode usar o outro como uma “base segura” a partir da qual explora o resto do mundo.
  • DOIS SISTEMAS COMPORTAMENTAIS COORDENADOS
  • Definição de comportamento de apego
  • Especificidade
  • Duração
  • Envolvimento emocional
  • Aprendizagem
  • Ontogenia
  • J. Bolwby: FASES (4)
  • J. Bolwby: FASES
  • Os trabalhos de Mary Ainsworth
  • Mary Ainsworth: Situação estranha
  • PROCEDIMENTO: Episódios
  • Categorias de Ainsworth
  • Inseguramente apegada: -Desinteressada/ evitante
  • Resistente/ambivalente:
  • Desorganizada/desorientada
  • MODELOS DE APEGO (Topologia de acordo com Ainsworth e colaboradores, 1978)
  • Apego ansioso - ambivalente
  • Apego ansioso - ambivalente Conduta do cuidador frente a demanda do bebê
  • Desenvolvimento do estilo de apego ansioso - ambivalente
  • Consecuencias de la estrategia de aumentar la demanda
  • Desenvolvimento do estilo de apego ansioso - ambivalente
  • Apego ansioso - ambivalente e adolescência
  • Apego Evitativo
  • Apego Evitativo Conduta do cuidador frente às solicitações do bebê
  • A estratégia de evitação e suas consequências
  • Manifestações do apego evitativo
  • Apego evitativo e adolescência
  • Apego desorganizado
  • Apego desorganizado Conduta do cuidador frente à demanda
  • Desenvolvimento do apego desorganizado
  • Apego desorganizado
  • Manifestações do apego desorganizado
  • Tipologia do apego desorganizado Main & Salomon (1990)
  • Apego desorganizado controlador
  • Apego desorganizado desapegado