Curso Online de Aprofundamento em Matemática

Curso Online de Aprofundamento em Matemática

Este curso aprofunda os conhecimentos de Matemática Financeira, Estatística, Análise Matemática e o papel da Educação à Distância nos tem...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 5 horas


Por: R$ 29,90
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

Este curso aprofunda os conhecimentos de Matemática Financeira, Estatística, Análise Matemática e o papel da Educação à Distância nos tempos modernos.

Possui graduação em Matemática Licenciatura Plena pela Universidade de Passo Fundo (2003). É especialista em Matemática pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá (2009). É Técnico em Informática na Formação de Instrutores pelo IFRS - Campus Bento Gonçalves (2013). É especialista em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica pelo IFES Campus Espírito Santo (2021). Ver currículo completo na Plataforma Lattes em http://lattes.cnpq.br/9042427482150723 Todos os cursos do autor estão no endereço a seguir. Copie o endereço e cole-o em seu navegador. http://www.buzzero.com/autores/rubie-giordani?a=rubie-giordani Contato com o autor: rubiegiordani@gmail.com



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • Estudos complementares de Matemática

    Matemática Financeira, Estatística, Análise Matemática e Educação à Distância

    Para estudantes e professores de Matemática

    Professor Rubie José Giordani

  • OBJETIVOS DO CURSO

    Socializar estudos realizados na produção de artigos relacionados à Matemática;
    Apresentar a importância e aplicabilidade da Matemática Financeira;
    Discorrer sobre a importância da Estatística;
    Apresentar a importância da Análise Matemática para professores da área das Ciências Exatas;
    Refletir sobre o papel da Educação à distância na formação de pós-graduados em Matemática.

  • INTRODUÇÃO


    Este curso é indicado para estudantes e professores de Matemática que queiram aprofundar seus conhecimentos relacionados à Matemática Financeira, Estatística, Análise Matemática e o papel da Educação à Distância em estudos de aprofundamento e aperfeiçoamento enquanto educadores.
    Como o curso é online, você deve concentrar-se ao máximo para obter um aprendizado virtual de sucesso com 100% de aproveitamento.

  • Os textos apresentados neste curso são o resultado de estudos baseados nas referências bibliográficas indicadas no final deste curso e apresentados à Faculdade Integrada de Jacarepaguá, como requisito para a aprovação do curso de Especialização em Matemática que realizei à distância.
    Espero que o conteúdo aqui apresentado seja proveitoso aos estudantes e professores de Matemática.

  • ARTIGO I

    A IMPORTÂNCIA E APLICABILIDADE DA MATEMÁTICA FINANCEIRA

  • A IMPORTÂNCIA E APLICABILIDADE DA MATEMÁTICA FINANCEIRA

    “A Matemática Financeira é uma área da Matemática que aplica seus conceitos no estudo da variação do dinheiro ao longo do tempo. A origem da Matemática Financeira está intimamente ligada a dos regimes econômicos, o surgimento do crédito e do sistema financeiro. Todo o desenvolvimento da Matemática Financeira está ligado à utilidade do dinheiro, que gera dinheiro, ao contrário de sua simples propriedade, que por si só não apresenta rendimento”. (Wikibooks, Matemática financeira, p.1)

  • A Matemática Financeira é, sem dúvidas, a parte da Matemática aplicada mais importante nas negociações bancárias e comerciais, que mudaram muito desde a época do escambo até hoje.
    Com o conhecimento, mesmo que superficial, dessa parte da Matemática é possível que o cidadão desenvolva a capacidade de tomar a decisão correta no momento da compra parcelada ou à vista, na aquisição de um financiamento bancário, na melhor forma de quitação de uma dívida atrasada, num investimento ou depósito bancário ou para o entendimento da economia de um país.

  • Conhecer um pouco da Matemática Financeira é importante para que o cidadão não seja enganado pela facilidade das compras parceladas, com pequenos valores mensais, ou juros embutidos e que ele se sinta no direito de pedir um desconto quando for pagar uma mercadoria à vista.
    Essa parte da Matemática permite o estudo contextualizado dos juros e descontos simples e compostos, das taxas, e principalmente dos sistemas de capitalizações e amortizações, usados nos empréstimos bancários ou financiamentos em estabelecimentos comerciais.

  • Supõe-se que a escola seja um bom local para o estudo desse conteúdo, porém muitas vezes, em virtude de certas particularidades, limita-se ao mero estudo da porcentagem e juros simples.
    Ao aprofundar essa parte da Matemática, além de proporcionar um conhecimento aplicável ao cotidiano, o professor do Ensino Médio oportuniza uma revisão e aplicação contextualizada das funções logarítmicas e exponenciais e das progressões geométricas, estudadas em momentos anteriores.

  • De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, o professor tem autonomia suficiente para preparar com responsabilidade as aulas que serão ministradas. Por isso, ele pode usufruir dessa autonomia, deixando um pouco de lado alguns conteúdos supérfluos do ponto de vista da sua aplicabilidade no cotidiano e dedicar-se mais no ensinamento da Matemática Financeira, pré-requisito para o bom controle financeiro de uma família ou empresa.

  • Para que o estudo da Matemática Financeira se torne mais atraente e sem muitas limitações, o professor pode utilizar a planilha eletrônica como uma ferramenta para proporcionar ao aluno o desenvolvimento da habilidade no isolamento de incógnitas, por exemplo, e a partir disso montar planilhas para que sejam resolvidos problemas do dia-a-dia, facilitando a compreensão dos conteúdos.


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 29,90
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...
Autorizo o recebimento de novidades e promoções no meu email.

  • ESTUDOS COMPLEMENTARES DE MATEMÁTICA
  • OBJETIVOS DO CURSO
  • INTRODUÇÃO
  • ARTIGO I
  • A IMPORTÂNCIA E APLICABILIDADE DA MATEMÁTICA FINANCEIRA
  • ARTIGO II
  • A IMPORTÂNCIA DA ESTATÍSTICA
  • ARTIGO III
  • A IMPORTÂNCIA DA ANÁLISE MATEMÁTICA PARA PROFESSORES DA ÁREA DAS CIÊNCIAS EXATAS
  • ARTIGO IV
  • O PAPEL DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA FORMAÇÃO DE PÓS-GRADUADOS EM MATEMÁTICA
  • REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICAS