Curso Online de O que são Chakras, Nadis e Meridianos. Entenda todos os componentes do seu corpo

Curso Online de O que são Chakras, Nadis e Meridianos. Entenda todos os componentes do seu corpo

O curso tem por intuito elucidar a respeito da ANATOMIA SUTIL DO CORPO HUMANO CHACRAS, NADIS E MERIDIANOS . Como atuam e funcionam no n...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 6 horas


Por: R$ 23,90
(Pagamento único)

Mais de 60 alunos matriculados no curso.

Certificado digital Com certificado digital incluído

O curso tem por intuito elucidar a respeito da ANATOMIA SUTIL DO CORPO HUMANO CHACRAS, NADIS E MERIDIANOS . Como atuam e funcionam no nosso corpo!

Psicologa, formada em diversos cursos de terapias alternativas como: Florais de Bach e Florais de Minas, Reiki, Auriculoterapia, Cromoterapia, Radiestesia, Cristaloterapia, Cones Hindus e Aromaterapia.



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • ANATOMIA SUTIL DO CORPO HUMANO CHAKRAS, NADIS E MERIDIANOS

    ANATOMIA SUTIL DO CORPO HUMANO CHAKRAS, NADIS E MERIDIANOS

  • OS SETE CORPOS SUTIS DO SER HUMANO De acordo com a filosofia holística, o corpo físico do homem não é a única e derradeira realidade na qual ele existe e atua. ao contrário, é um importante elo de uma cadeia, a qual possui outros elementos, a se articular numa unidade muito mais vasta e profunda, da qual só uma pequena parte é imediatamente perceptível, como a ponta de um iceberg. Há certas divergências doutrinárias, no tocante à determinação de quantos e quais são os corpos energéticos do homem, quanto a sua estrutura e seus elementos principais. estas divergências, no entanto, não são graves para o aproveitamento terapêutico deste conhecimento, uma vez que a zona de consenso existente já serve de guia seguro para o tratamento energético a partir destes corpos.

    OS SETE CORPOS SUTIS DO SER HUMANO De acordo com a filosofia holística, o corpo físico do homem não é a única e derradeira realidade na qual ele existe e atua. ao contrário, é um importante elo de uma cadeia, a qual possui outros elementos, a se articular numa unidade muito mais vasta e profunda, da qual só uma pequena parte é imediatamente perceptível, como a ponta de um iceberg. Há certas divergências doutrinárias, no tocante à determinação de quantos e quais são os corpos energéticos do homem, quanto a sua estrutura e seus elementos principais. estas divergências, no entanto, não são graves para o aproveitamento terapêutico deste conhecimento, uma vez que a zona de consenso existente já serve de guia seguro para o tratamento energético a partir destes corpos.

  • OS CORPOS SUTIS

    OS CORPOS SUTIS

    Nós seres humanos, somos seres energéticos com diversas camadas em nossa composição e formação corpórea. O Corpo físico é o mais denso.  A partir dele temos mais seis corpos que em ordem progressiva se apresentam de forma mais sutil e elevada.
    Todos os sete corpos se interpenetram e formam a aura.
    São eles:
    *Físico   *Emocional   *Mental   *Astral   *Etéreo 
    *Celestial e *Ketérico (ambos do plano Espiritual)

  • DUPLO ETÉRICO O segundo veículo é sede dos PLEXOS e responsável pelos automatismo vitais, verdadeira usina geradora de energias. O duplo etérico do ser humano é uma reprodução exata do corpo físico, porém é constituído de matéria etérica física, a qual é mais sutil e invisível aos olhos. O seu conhecimento nos possibilita compreender aspectos relacionados às curas milagrosas, mistérios que envolvem a morte, mediunidade, materializações, mesmerismo, corpos incorruptíveis dos santos e outros fenômenos intrigantes.

    DUPLO ETÉRICO O segundo veículo é sede dos PLEXOS e responsável pelos automatismo vitais, verdadeira usina geradora de energias. O duplo etérico do ser humano é uma reprodução exata do corpo físico, porém é constituído de matéria etérica física, a qual é mais sutil e invisível aos olhos. O seu conhecimento nos possibilita compreender aspectos relacionados às curas milagrosas, mistérios que envolvem a morte, mediunidade, materializações, mesmerismo, corpos incorruptíveis dos santos e outros fenômenos intrigantes.

    CORPO FÍSICO

    É a parte mais conhecida é estudada pela ciência oficial e é o veículo mais grosseiro. também chamado de soma. o corpo físico ou corpo somático é o veículo de expressão de um espírito com o mundo material. é constituído por energia condensada, isto é, energia que vibra em baixíssima freqüência.

  • CORPO ASTRAL Psicossoma, alma, corpo psíquico ou corpo emocional. Corpo astral do homem é um veículo de seus desejos, emoções e paixões, dos mais baixos aos mais elevados, segundo seja o nível de sua natureza psicoanímica. Geralmente visível aos clarividentes, é brilhante, mas sua forma e suas cores são variáveis nas pessoas comuns, cujos sentimentos e desejos estão constantemente mudando, ao influxo de influências externas.

    CORPO ASTRAL Psicossoma, alma, corpo psíquico ou corpo emocional. Corpo astral do homem é um veículo de seus desejos, emoções e paixões, dos mais baixos aos mais elevados, segundo seja o nível de sua natureza psicoanímica. Geralmente visível aos clarividentes, é brilhante, mas sua forma e suas cores são variáveis nas pessoas comuns, cujos sentimentos e desejos estão constantemente mudando, ao influxo de influências externas.

    CORPO MENTAL INFERIOR
    O quarto corpo é conhecido como CORPO MENTAL INFERIOR. É o detentor dos atributos dos cinco sentidos e da intelectualidade
    CORPO MENTAL SUPERIOR
    O quinto corpo é o CORPO MENTAL SUPERIOR. É o "senhor" da vontade e da imaginação.

  • CORPO BÚDICO O sexto corpo é o CORPO BÚDICO. É o grande banco de dados da consciência, onde estão armazenados bilhões de anos de experiência vivenciadas pelo Espírito eterno É no corpo BÚDICO que acontece a elaboração, triagem, seleção e delineamento dos rumos que devem ser seguidos e vividos pela parte encarnada.

    CORPO BÚDICO O sexto corpo é o CORPO BÚDICO. É o grande banco de dados da consciência, onde estão armazenados bilhões de anos de experiência vivenciadas pelo Espírito eterno É no corpo BÚDICO que acontece a elaboração, triagem, seleção e delineamento dos rumos que devem ser seguidos e vividos pela parte encarnada.

    CORPO ÁTIMO
    O sétimo corpo é o CORPO ÁTIMO, MÔNADA OU CENTELHA DIVINA, é o principio, semente e motor da vida. A "alma".

  • A estrutura energética do ser humano pode ser comparada, para efeitos de compreensão didática, a uma cebola: ela possui várias camadas ou dimensões, das quais o organismo físico é apenas a parte exterior, como a casca da cebola. Cada uma destas camadas possui características próprias, decorrentes do meio no qual ela se manifesta, e do tipo de matéria ou energia da qual é originada. entretanto, possui uma série de elementos em comum com todos os demais campos de energia, o que explica o relacionamento profundo entre eles.

    A estrutura energética do ser humano pode ser comparada, para efeitos de compreensão didática, a uma cebola: ela possui várias camadas ou dimensões, das quais o organismo físico é apenas a parte exterior, como a casca da cebola. Cada uma destas camadas possui características próprias, decorrentes do meio no qual ela se manifesta, e do tipo de matéria ou energia da qual é originada. entretanto, possui uma série de elementos em comum com todos os demais campos de energia, o que explica o relacionamento profundo entre eles.

  • O principal elemento em comum entre estes complexos energéticos são os mecanismos de comunicação existentes entre eles, os quais são de três tipos fundamentais. O primeiro deles é o sistema de chakras, os quais são interfaces energéticas pelas quais o sujeito interioriza energias do entorno ambiental, distribuindo-a a diferentes partes do corpo segundo regras fixas, e pelo qual também exterioriza os residuais a serem eliminados ou devolvidos á natureza.

    O principal elemento em comum entre estes complexos energéticos são os mecanismos de comunicação existentes entre eles, os quais são de três tipos fundamentais. O primeiro deles é o sistema de chakras, os quais são interfaces energéticas pelas quais o sujeito interioriza energias do entorno ambiental, distribuindo-a a diferentes partes do corpo segundo regras fixas, e pelo qual também exterioriza os residuais a serem eliminados ou devolvidos á natureza.

  • O primeiro deles é o sistema de chakras, os quais são interfaces energéticas pelas quais o sujeito interioriza energias do entorno ambiental, distribuindo-a a diferentes partes do corpo segundo regras fixas, e pelo qual também exterioriza os residuais a serem eliminados ou devolvidos á natureza.

    O primeiro deles é o sistema de chakras, os quais são interfaces energéticas pelas quais o sujeito interioriza energias do entorno ambiental, distribuindo-a a diferentes partes do corpo segundo regras fixas, e pelo qual também exterioriza os residuais a serem eliminados ou devolvidos á natureza.

  • O segundo componente deste complexo é o conjunto de Nadis, os quais são canais de comunicação entre os Chakras, nos quais a energia recebida por um é transmitida aos demais, tarefa importantíssima, uma vez que cada chakra possui uma ressonância específica a uma certa gama de energia, devendo, para fins de harmonização do organismo, transmiti-la aos demais chakras, bem como receber destes aquelas faixas vibratórias ás quais não é imediatamente receptivo.

    O segundo componente deste complexo é o conjunto de Nadis, os quais são canais de comunicação entre os Chakras, nos quais a energia recebida por um é transmitida aos demais, tarefa importantíssima, uma vez que cada chakra possui uma ressonância específica a uma certa gama de energia, devendo, para fins de harmonização do organismo, transmiti-la aos demais chakras, bem como receber destes aquelas faixas vibratórias ás quais não é imediatamente receptivo.

  • Por fim, existem os meridianos, grandes linhas compostas de pontos energéticos, através dos quais circula a energia interiorizada pelos Chakras e transmitida pelos Nadis, alcançando todos os campos eletromagnéticos das células, órgãos e tecidos do corpo físico.

    Por fim, existem os meridianos, grandes linhas compostas de pontos energéticos, através dos quais circula a energia interiorizada pelos Chakras e transmitida pelos Nadis, alcançando todos os campos eletromagnéticos das células, órgãos e tecidos do corpo físico.


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 23,90
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...
Autorizo o recebimento de novidades e promoções no meu email.

  • ANATOMIA SUTIL DO CORPO HUMANO CHAKRAS, NADIS E MERIDIANOS
  • OS SETE CORPOS SUTIS DO SER HUMANO De acordo com a filosofia holística, o corpo físico do homem não é a única e derradeira realidade na qual ele existe e atua. ao contrário, é um importante elo de uma cadeia, a qual possui outros elementos, a se articular numa unidade muito mais vasta e profunda, da qual só uma pequena parte é imediatamente perceptível, como a ponta de um iceberg. Há certas divergências doutrinárias, no tocante à determinação de quantos e quais são os corpos energéticos do homem, quanto a sua estrutura e seus elementos principais. estas divergências, no entanto, não são graves para o aproveitamento terapêutico deste conhecimento, uma vez que a zona de consenso existente já serve de guia seguro para o tratamento energético a partir destes corpos.
  • OS CORPOS SUTIS
  • DUPLO ETÉRICO O segundo veículo é sede dos PLEXOS e responsável pelos automatismo vitais, verdadeira usina geradora de energias. O duplo etérico do ser humano é uma reprodução exata do corpo físico, porém é constituído de matéria etérica física, a qual é mais sutil e invisível aos olhos. O seu conhecimento nos possibilita compreender aspectos relacionados às curas milagrosas, mistérios que envolvem a morte, mediunidade, materializações, mesmerismo, corpos incorruptíveis dos santos e outros fenômenos intrigantes.
  • CORPO ASTRAL Psicossoma, alma, corpo psíquico ou corpo emocional. Corpo astral do homem é um veículo de seus desejos, emoções e paixões, dos mais baixos aos mais elevados, segundo seja o nível de sua natureza psicoanímica. Geralmente visível aos clarividentes, é brilhante, mas sua forma e suas cores são variáveis nas pessoas comuns, cujos sentimentos e desejos estão constantemente mudando, ao influxo de influências externas.
  • CORPO BÚDICO O sexto corpo é o CORPO BÚDICO. É o grande banco de dados da consciência, onde estão armazenados bilhões de anos de experiência vivenciadas pelo Espírito eterno É no corpo BÚDICO que acontece a elaboração, triagem, seleção e delineamento dos rumos que devem ser seguidos e vividos pela parte encarnada.
  • A estrutura energética do ser humano pode ser comparada, para efeitos de compreensão didática, a uma cebola: ela possui várias camadas ou dimensões, das quais o organismo físico é apenas a parte exterior, como a casca da cebola. Cada uma destas camadas possui características próprias, decorrentes do meio no qual ela se manifesta, e do tipo de matéria ou energia da qual é originada. entretanto, possui uma série de elementos em comum com todos os demais campos de energia, o que explica o relacionamento profundo entre eles.
  • O principal elemento em comum entre estes complexos energéticos são os mecanismos de comunicação existentes entre eles, os quais são de três tipos fundamentais. O primeiro deles é o sistema de chakras, os quais são interfaces energéticas pelas quais o sujeito interioriza energias do entorno ambiental, distribuindo-a a diferentes partes do corpo segundo regras fixas, e pelo qual também exterioriza os residuais a serem eliminados ou devolvidos á natureza.
  • O primeiro deles é o sistema de chakras, os quais são interfaces energéticas pelas quais o sujeito interioriza energias do entorno ambiental, distribuindo-a a diferentes partes do corpo segundo regras fixas, e pelo qual também exterioriza os residuais a serem eliminados ou devolvidos á natureza.
  • O segundo componente deste complexo é o conjunto de Nadis, os quais são canais de comunicação entre os Chakras, nos quais a energia recebida por um é transmitida aos demais, tarefa importantíssima, uma vez que cada chakra possui uma ressonância específica a uma certa gama de energia, devendo, para fins de harmonização do organismo, transmiti-la aos demais chakras, bem como receber destes aquelas faixas vibratórias ás quais não é imediatamente receptivo.
  • Por fim, existem os meridianos, grandes linhas compostas de pontos energéticos, através dos quais circula a energia interiorizada pelos Chakras e transmitida pelos Nadis, alcançando todos os campos eletromagnéticos das células, órgãos e tecidos do corpo físico.
  • Os Chakras Chakra é uma palavra derivada do idioma sânscrito, e significa roda ou círculo. ele constitui um vórtice energético, uma espécie de canal, através do qual a energia sutil do ambiente – chamada de prana pelos hindus, de chi pelos chineses e de ki pelos japoneses – é absorvida pelo campo energético do homem, como também é por ele dispersada ou eliminada quando excessiva ou nociva.
  • O número de Chakras é questão que tem dividido os estudiosos do assunto, em todas as eras. Primeiro pelo fato de que, a rigor, não somente os grandes vórtices de energia podem ser considerados como chakras; existem centros de força menores que servem de apoio aos grandes chakras, mas que também possuem funções próprias. E ainda por cima, há uma infinidade de micro-centros de energia, de amplitude diminuta, quase que celular, a efetuarem trocas energéticas auxiliares; Dizem que na palma da mão, por exemplo, existem milhares de microchakras, que atuam em sincronia com o grande chakra que atua no centro da palma.
  • características gerais dos chakras
  • .
  • Conforme acontece com a fisiologia, a dimensão psicológica do homem também está associada com o sistema de chakras. Cada um deles tem papel no adequado funcionamento de uma instância psíquica, inda que todas seja reguladas primordialmente pelo cérebro físico. assim, um deles focalizará o pensamento, outro a vontade, outro a intuição espiritual, outro a comunicabilidade, e assim por diante.
  • FUNÇÃO PARAPSICOLÓGICA E DISFUNÇÕES CORRELATAS
  • a ideia diretora
  • O arquétipo fundamental
  • Os chacras em espécie
  • O CORONÁRIO
  • A desarmonia no chacra coronário pode acarretar ineficiência no funcionamento das partes mais avançadas do sistema nervoso central, sobretudo do cérebro, acarretando efeitos como a perda de memória, desequilíbrio psíquico, insegurança emocional e mesmo sintomas físicos como tontura.
  • Ajna é o chacra situado no entrecelho, ou seja, entre as duas sombrancelhas. o fato de ele ser conhecido pelo seu nome oriental mostra a sua importância, bem como sinaliza para a ênfase que tem sido dada a ele no quesito da busca espiritual. No tocante ao número de pétalas, ele possui 96. Sua cor fundamental é o azul índigo. Está relacionamento com o funcionamento neurológico em sentido estrito, atuando na integração dos dois hemisférios cerebrais, e ainda, com a glândula hipofisiária, responsável pelo controle de todo o sistema endocrínico do organismo. Ao nível meta-psíquico, por sua vez, o Ajna é o responsável pelo desenvolvimento do fenômeno da clarividência.
  • DISFUNÇÃO DO CHAKRA ajna A disfunção no Ajna é responsável, como fora dito, por uma série de distúrbios endócrinos, sobretudo na mulher. também está relacionado com problemas de visão, e incluvise, com algumas espécies de câncer.
  • CHAKRA Laríngeo O vórtice laríngeo, situado pouco abaixo do centro do pescoço, serve de elo de ligação entre os dois chacras da cabeça e os quatro chacras principais do tronco (tórax e abdômen). mas, ao contrário do que possa parecer, sua função não é secundária ou meramente de ligação. ele cuida de uma série de processos importantes na vida prática do homem, e, embora a larínge não seja uma glândula, este chacra merece esta designação por guardar especial relação com o aparelho fonador. A cor ressonante deste chacra é o azul, uma das três cores fundamentais do espectro visível. No entanto, esta diferença entre os chacras mostra uma lição da vida: devemos primeiro contemplar(coronário), refletir(ajna) e só depois falar(coronário). O chacra laríngeo se relaciona com todo o complexo endocrinológico da região, ou seja, com a tireóide e com as paratireóides. além disto, se relaciona com a traquéia, a prórpia laringe e com o sistema linfático, tendo repercussão até no sistema sexual. Sua função psíquica não é simplesmente a de falar, como poderia parecer a um primeiro olhar, mas a de comunicar. porém, não há comunicação se não há receptividade e abertura para o outro, ou seja, se não há escuta. não por acaso, o sistema fonador está imensamente articulado com o auditivo, o que se comprova pela especialidade médica da otorrinolaringologia. isto se comprova, inclusive, no campo das funções parapsicológicas. o chacra laríngeo é responsável pela clariaudiência, ou seja, pela audição de sons e vozes de domínios extrafísicos (etéricos, astrais, manásicos).
  • DISFUNÇÃO DO CHAKRA LARINGEO Este chacra, naturalmente, está implicado nas patologias de toda a região laringotraqueal, como bócio, inflamações na garganta e até perda de voz. indiretamente, também se relaciona com a esterilidade.
  • CHAKRA Cardíaco O chacra cardíaco está situado no centro do tórax, entre os dois mamilos e à altura destes. está ligado primordialmente não a uma glândula, mas a um órgão sui generis, o coração, o qual possui um grande tecido muscular, mas não se restringe a ele, pois possui um imenso conjunto de terminais nervosos. em todo caso, possui relação com o ritmo fundamental da vida, tanto pela pulsação do coração, quanto pela respiração dos pulmões, que também lhe estão associados. A cor fundamental do chacra cardíaco é o verde. trata-se de uma cor derivada, entre o amarelo básico do chacra gástrico solar, e o azul do laríngeo. isto talvez se relacione com a função de equilíbrio deste chacra, que deve reger o movimento de interiorização e exteriorização sentimentais, servindo de ponte entre a consciência exterior e á comunicação com o mundo (chacras superiores e laríngeo) e o instinto inconsciente e a vida animal e vegetativa (chacra gástrico e seguintes). O chacra cardíaco possui doze pétalas, o que mostra a tendência de o número de pétalas irem diminuindo à medida que se aproxima do chacra da base. isto também parece sugerir que escutemos mais (laríngeo) antes de efetuarmos julgamentos ou decisões (emoções ou sentimentos). No campo fisiológico, ele rege o funcionamento cárdio-pulmonar, cujo oscilar ininterrupto perdura por toda a vida. Já no que se refere ao nível psíquico, este chacra rege as emoções superiores, ou seja, aquelas que decorrem justamente da reflexãão conscienciosa e de uma atitude livremente escolhida perante a vida. Para utilizar de uma distinção clássica na psicologia, ele cuida mais das emoções que dos sentimentos. Quanto ao âmbito parapsíquico, o chacra cardíaco é responsável pelas efusões de amor puro e desinteressado, de imenso potencial curativo e regenerador, como também da capacidade de percepção da atmosfera emocional de um ambiente.
  • DISFUNÇÃO DO CHAcRA CARDIACO Quando esta chacra não está a funcionar devidamente, a pessoa tem tendência para a depressão, para a desilusão constante, para a melancolia, para a inércia e para a lamentação. esta pessoa não se sente valorizada no seu intimo, acreditando que dá sempre demasiado de si aos outros, recebendo muito pouco ou nada em troca. Sente-se ainda uma espécie de vazio interior, que associa ao facto de estar sempre disponível para auxiliar os outros, sendo normalmente esquecida e subvalorizada.
  • CHAKRA Plexo Solar O chacra do plexo solar está situado entre as costelas, na reentrância em cujo nxaice repousa o diafragma. até a medicina ortodoxa utiliza esta denominação ao referir-se a esta região do corpo, o que se explica justamente pela cor amarelada deste chacra, cuja intensa luminosidade faz lembrar um pequeno disco solar, como se uma pequena versão do astro-rei fizesse morada nesta parte do corpo. Fisiologicamente, este chacra atua sobre todo o sistema digestivo, repercutindo até em glândulas como o fígado, o pâncreas – embora estes também possuam chacras próprios. Na esfera mental, este centro de força impulsiona as manifestações do instinto, as emoções violentas e passionais, as reações de defesa e ataque, ainda a caminho da plena lucidez da consciência. mais uma vez, a natureza nos sugerir ponderar com parcimônia (coração) antes de agir concretamente (plexo solar). e isto explica por que a efusão do amor crístico, em homens como gandhi, levaram justamente a uma conduta de não-violência: neles, o chacra cardíaco transmutou em emoções positivas os impulsos violentos do plexo solar. E é o próprio gandhi quem diz: "quando um homem atinge a plenitude do amor(cardíaco), é capaz de neutralizar o ódio(solar) de milhões“. Por estar relacionado com a ação instintiva, este chacra está relacionado, ao nível parapsicológico, com a chamada "ira dos justos", com as situações nas quais o ser humano, movido por justa indignação, toma atitudes inamovíveis e combate as injustiças com o mais fervoroso ardor, ainda que de modo não violento. cite-se as atitudes de jesus, gandhi e outros.
  • DISFUNÇÃO DO CHAKRA PLEXO SOLAR As disfunções no vórtice solar podem se manifestar como doenças digestivas, diabetes, problemas do diafragma, e outras afeções abdominais.
  • CHAKRA Umbilical O chacra umbilical, como o próprio nome indica, está situado nas proximidades do umbigo, mais exatamente dois dedos acima (ou abaixo, segundo algumas fontes). sua tonalidde fundamental é o laranja, situando-o justamente em posição intermediária entre o chacra solar acima estudado, e o chacra básico. É o chacra diretamente envolvido com o sistema intestinal, responsável tanto pela assimilação dos nutrientes essenciais, quanto pela excreção do residual digestivo inaproveitável. eis aqui outra lição de bioenergética: só depois de ponderar (coração) e agir(plexo solar) é que podemos amealhar as consequências dos nossos atos e o fruto dos nossos trabalhos. Rege à exteriorização da maior criação positiva do ser humano: a gestação de outra vida. O funcionamento harmonioso do útero, e contribui para que a mulher possa satisfatoriamente dar seu filho à luz.
  • DISFUNÇÃO DO CHAKRA UMBILICAL Por isto, suas disfunções se relacionam não somente com problemas intestinais, mas também com situações relativas ao processo gestacional, até mesmo com dificuldades no parto.
  • CHAKRA BÁSICO O último grande chacra é o básico, nome decorrente do fato de situar-se na extremidade inferior da coluna vertebral. sua cor fundamental é o vermelho, a base do espectro visível da luz solar. Sua função é captar a energia bruta do magnetismo terrestre, e não as altas frequencias dos planos superiores. Ponto de origem de todo o sistema, é também o ponto de retorno, pois as demais atividades energéticas dependem da vitalidade básica, e a retroalimentam quando se desenrolam harmoniosamente.
  • DISFUNÇÃO DO CHAKRA BÁSICO Está ligado com as estruturas geradoras e sustentadoras do corpo físico. Por isto, ele influencia a atividade sexual procriadora, mas também rege os sistemas muscular, circulatório e energético.
  • Chakras secundários importantes
  • Além dos sete chacras fundamentais dentre os quais muitos incluem alguns aqui considerados secundários, como o genésico e o esplênico e exlucem o gástrico e o umbilical, os chacras secundários possuem papeis essenciais no equilíbrio psicobioenergético, razão pela qual não podem ser desconsiderados pelos terapeutas holísticos.
  • Esplênico O chacra esplênico é aquele que está situado sobre o baço. ele possui seis pétalas, e está diretamente relacionado com o processo geral da vitalização do sangue. Sua disfunção causa problemas do sangue, como leucemia, anemia, e problemas de esgotamento ou fraqueza crônicas, a nível muscular, fisiológico e mesmo ósseo, como as artrites e reumatismos.
  • PALMAS DAS MÃOS E PLANTAS DOS PÉS Estes chacras secundários são de importância fundamental por estarem em conexão essencial com o centro de força que rege a área sexual. e cada um deles apresenta uma peculiaridade que os torna interessantes na terapia cromática. Os chacras das palmas das mãos são interessantes emissores de energia prânica.
  • O chacra genésico O chacra genésico é o centro de força da região sexual, recebendo este nome por causa do poder gerador (gênesis), que está ligado ao sexo, enquanto fonte de criação de uma nova vida física para uma consciência. O vórtice genésico está relacionado com todo o aparelho reprodutor, suas gõnadas e glândulas, mas também com a parte inferior do corpo humano (pernas), e mesmo com algumas regiões do cérebro diretamente articuladas com esta região. por isto, seu desequilíbrio acusará enfermidades nestas zonas do organismo.
  • MENG MEI Outro chacra conhecido por seu nome oriental. O Meng Mei é o chacra dorsal da região umbilical, sendo da mesma coloração que o frontal, mas com diâmetro cerca de 1/3 menor. Está diretamente relacionado com os rins, e alguns órgãos mais recuados, tendo influência na circulação sanguínea.
  • OS DEMAIS CHAKRAS DORSAIS Todos os chacras ditos principais, e não apenas o umbilical, possuem chacras correspondentes na região dorsal. Estes ChaKras possuem comprimentos ligeiramente menores que seus pares, mas atuam em complementação para as funções daqueles, embora possua também funções específicas, que devem ser melhor aprofundadas pelos estudiosos. Dentre estes chacras, destacam-se: Dorsal do baço, Larginge, Gástrico, etc.
  • .
  • REFERENCIAS