Curso Online de Por que os Cristãos não são Judeus?

Curso Online de Por que os Cristãos não são Judeus?

O presente curso é o primeiro de uma série de estudos, que serão desenvolvidos, ele tem junto com os próximos a intenção, de co...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 5 horas


Por: R$ 23,00
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído








O presente curso é o primeiro de uma série de estudos, que serão desenvolvidos, ele tem junto com os próximos a intenção, de com qualidade e didática, catequizar os Católicos, trazendo luz a temas caros ao fiel. Com um viés não apenas teológico, mas também e principalmente histórico e filosófico. Tem também a clara intenção de informar os não católicos, para de certa forma, "Matar" o espantalho ou os espantalhos criados com o intuito de descredibilizar a Religião que remonta aos apóstolos e a nosso Senhor.
?O objetivo é elucidar motivos, do porque os Cristãos não são Judeus, haja vista ser pacifico entre todos, ou pelo menos deveria ser, que Jesus era Judeu, vinha de família judaica obviamente, cresceu nesse ambiente religioso, sendo inclusive circuncidado, conforme a tradição hebraica (Lv 12,3) e como aponta o Evangelho de São Lucas (Lc 2,21). Para isso será salientado diferenças cruciais entre as duas religiões, seu embasamento Bíblico e como isso se desenvolveu historicamente.

Rodrigo Serafim é formado em História pela Unifieo Universidade Fundação de Ensino para Osasco, graduando em filosofia pela Unifesp Universidade Federal de São Paulo, pós graduando em Bíblia pela Insech Instituto de Educação cultura e Humanidades, pós graduando em História das religiões, teologia comparada e ensino de filosofia e sociologia pela Cenes Centro de estudos de especialização e extensão, tem cursos de extensão em filosofia católica, história da filosofia e história da sociologia pelo Filosofia Total, tem curso de extensão de história da Igreja antiga e medieval e Sistemas Filósoficos pela UCDB universidade Católica Dom Bosco, cursa inglês pela plataforma Beway, tem curso de extensão em Dogmas Marianos e Panorama bíblico e os Dogmas da Igreja pela plataforma do Professor Eduardo Faria. Católico, tem como domicilio paroquial a Igreja da Venerável Ordem Terceira do Carmo no centro de SP, casado, pai de três lindas meninas e estudante das coisas do céu.



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • POR QUE OS CRISTÃOS NÃO SÃO JUDEUS?

    RODRIGO SERAFIM
    2023

  • SOBRE O AUTOR

    Introdução

    Diferenças cruciais das religiões judaica e Cristã

    Justificativa das Sagradas Escrituras

    Justificativa Histórica (Tradição)

    Conclusão

    Bibliografia

    2

    SUMÁRIO

  • RODRIGO SERAFIM É NATURAL DA CAPITAL DE SÃO PAULO, PAI DE 3 FILHAS E CASADO COM TAISI CORREA. FORMADO EM HISTÓRIA PELA UNIFIEO - UNIVERSIDADE INSTITUTO DE ENSINO PARA OSASCO, GRADUANDO EM FILOSOFIA PELA UNIFESP UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO, PÓS-GRADUANDO EM BÍBLIA ANTIGO E NOVO TESTAMENTO PELA INSECH, PÓS- GRADUANDO EM HISTÓRIA DAS RELIGIÕES, ENSINO DE FILOSOFIA E SOCIOLOGIA E TEOLOGIA COMPARADA PELA CENES CENTRO DE ESTUDOS DE ESPECIALIZAÇÃO E EXTENSÃO. ALÉM DISSO CURSOU A EXTENSÃO EM HISTÓRIA DA IGREJA ANTIGA E MEDIEVAL E SISTEMAS FILÓSOFICOS PELA UCDB UNIVERSIDADE CATÓLICA DOM BOSCO, HISTÓRIA DA FILOSOFIA, HISTÓRIA DA SOCIOLOGIA E FILOSOFIA CATÓLICA CURSO FILOSOFIA TOTAL PROF ANDERSON, CURSO DE EXTENSÃO BÍBLICO SOBRE MARIA NO NOVO TESTAMENTO E CURSO DE EXTENSÃO BÍBLICO SOBRE A RESSURREIÇÃO DE CRISTO PELA INSECH,ALÉM DO CURSO SOBRE OS DOGMAS MARIANOS E PANORAMA BÍBLICO E DOGMAS DA IGREJA PELA PLATAFORMA DO PROFESSOR EDUARDO FARIA.
    DE UMA FAMÍLIA SEMPRE CATÓLICA, PORÉM SEM VIVÊNCIA NA SANTA IGREJA, PASSOU A FREQUENTAR A PARÓQUIA SANTA ROSA DE LIMA EM PERUS-SP, ONDE TERMINOU SEUS SACRAMENTOS, ALÉM DO BATISMO QUE JÁ HAVIA SIDO REALIZADO NOS ANOS INICIAIS DE VIDA. HOJE TENTA VIVER A PLENITUDE DA FÉ, COM ORAÇÃO, ESTUDO E FREQUÊNCIA PAROQUIAL, COM DOMICÍLIO PAROQUIAL NA IGREJA DA VENERÁVEL ORDEM TERCEIRA DO CARMO NO CENTRO DE SÃO PAULO, DE CERTA FORMA TENTA ATRAVÉS DO ESTUDO EVANGELIZAR AS PESSOAS, TRAZENDO LUZ A VERDADE DA FÉ CATÓLICA.
    Sobre o autor
    3

  • O presente Artigo é o primeiro de uma série de estudos, que Serão desenvolvidos, Ele tem junto com os próximos a Intenção, de com qualidade e Didática, catequizar os Católicos, trazendo luz a temas caros ao Fiel. Com um viés não apenas teológico, mas também e principalmente histórico e Filosófico. Tem também a clara intenção De informar os não católicos, para de certa forma, "Matar" o espantalho ou os espantalhos criados com o Intuito de descredibilizar a Religião que remonta aos apóstolos e a nosso Senhor.
    o objetivo é elucidar motivos, do porque os Cristãos não são Judeus, haja vista ser pacifico entre todos, ou pelo menos deveria ser, que Jesus era Judeu, vinha de família judaica obviamente, cresceu nesse ambiente religioso, sendo inclusive circuncidado, conforme a tradição hebraica (Lv 12,3) e como aponta o Evangelho de São Lucas (Lc 2,21). Para isso será salientado diferenças cruciais entre as duas religiões, seu embasamento Bíblico e como isso se desenvolveu historicamente.

    INTRODUÇÃO
    4

  • 5

    EXISTEM DIFERENÇAS HISTÓRICAS E TEOLÓGICAS SIGNIFICATIVAS ENTRE OS JUDEUS E CRISTÃOS. OBSERVA-SE QUE APESAR DO CRISTIANISMO NASCER DO JUDAÍSMO, ESSE ACABA DESENVOLVENDO DIFERENÇAS CRUCIAIS, QUE DIFEREM SUBSTANCIALMENTE DA RELIGIÃO JUDAICA, QUE CONTINUA NA SUA ESPERA HISTÓRICA DO MESSIAS E QUE INDEPENDENTE DA VERTENTE JUDAICA NÃO CONSIDERAM JESUS DEUS, OU COMO PARTE DA SANTÍSSIMA TRINDADE, DOGMA DE FÉ IMPORTANTÍSSIMO AOS CRISTÃOS. APROFUNDANDO-SE NESSA TEMÁTICA CHEGASSE ÀS DIFERENÇAS A SEGUIR:
    1. Jesus Cristo: Como já exposto, o Cristianismo acredita que Jesus Cristo é o Messias prometido no Antigo Testamento, enquanto o judaísmo não o reconhece como tal, Jesus é geralmente visto como um rabino ou mestre judeu, mas não como o Filho de Deus ou uma encarnação divina.
    Para os cristãos, Jesus é considerado o Filho de Deus e o Salvador da humanidade, o redentor do pecado original.

    Diferenças cruciais das religiões judaica e Cristão

  • 2. ESCRITURAS SAGRADAS: O JUDAÍSMO CONSIDERA A TANAKH COMO SEU PRINCIPAL LIVRO SAGRADO, ADEMAIS TEM A TORAH/ PENTATEUCO (OS CINCO PRIMEIROS LIVROS DA BÍBLIA HEBRAICA), COMO UM DOS PRINCIPAIS SEGMENTOS. ALÉM DISSO, O, TALMUDE E OUTROS ESCRITOS RABÍNICOS TÊM UM PAPEL CENTRAL NA TRADIÇÃO JUDAICA. O CRISTIANISMO, POR SUA VEZ, INCLUI TANTO O ANTIGO TESTAMENTO (QUE CORRESPONDE À TORAH HEBRAICA) QUANTO O NOVO TESTAMENTO, QUE CONTÉM OS EVANGELHOS, AS CARTAS APOSTÓLICAS E O LIVRO DO APOCALIPSE.
    3. LEI E OBSERVÂNCIA: O JUDAÍSMO ENFATIZA A OBSERVÂNCIA DA LEI RELIGIOSA, CONHECIDA COMO HALACHÁ, COMO UMA PARTE CENTRAL DA VIDA RELIGIOSA E MORAL. O CRISTIANISMO, POR OUTRO LADO, ACREDITA QUE A SALVAÇÃO É ALCANÇADA PELA FÉ EM JESUS CRISTO E PELAS OBRAS, NÃO PELA OBSERVÂNCIA DA LEI.
    4. RITOS E SACRAMENTOS: O CRISTIANISMO POSSUI RITOS E SACRAMENTOS DISTINTOS, COMO O BATISMO E A EUCARISTIA,ENTRE OUTROS QUE SÃO CONSIDERADOS PARTE ESSENCIAL DA VIDA RELIGIOSA CRISTÃ. O JUDAÍSMO TAMBÉM POSSUI RITUAIS IMPORTANTES,COMO A CIRCUNCISÃO E A CELEBRAÇÃO DAS FESTAS RELIGIOSAS,MAS ELES TÊM SIGNIFICADOS
    6

  • E PRÁTICAS DIFERENTES EM COMPARAÇÃO COM O CRISTIANISMO.
    5. Conceito de Deus: Embora Judeus e Cristãos compartilhem a crença em um Deus único, as concepções de Deus são diferentes. O Cristianismo acredita na Santíssima Trindade, ou seja, que Deus é um em três pessoas, composta por Pai, Filho (Jesus Cristo) e Espírito Santo. O Judaísmo enfatiza a unidade absoluta de Deus e rejeita a noção de uma encarnação divina.
    6. Fundadores e origem histórica: O Judaísmo é uma das religiões mais antigas do mundo, com raízes que remontam à época de Abraão, cerca de 2.000 a.C. O Cristianismo se originou dentro do Judaísmo, isso é importante porque assim como os Judeus para o ensinamento cristão, esses são considerados filhos de Abraão espiritualmente, porém por meio da fé em Jesus Cristo. Isso é baseado em interpretações bíblicas que destacam a conexão entre Abraão e a promessa de salvação para todas as nações no primeiro século d.C., com o advento e consolidação do Cristianismo, com a crença de que Jesus Cristo era o Messias prometido no Antigo Testamento.

    7

  • 7. ESCATOLOGIA: AS CRENÇAS JUDAICAS SOBRE O FIM DOS TEMPOS VARIAM, MAS GERALMENTE INCLUEM A EXPECTATIVA DO MESSIAS VINDOURO E A VINDA DO REINO DE DEUS NA TERRA. O CRISTIANISMO TEM VÁRIAS INTERPRETAÇÕES ESCATOLÓGICAS, MAS MUITAS INCLUEM A CRENÇA NA SEGUNDA VINDA DE JESUS, O JUÍZO FINAL E A VIDA ETERNA NO CÉU PARA OS FIÉIS.
    Foram apontadas diferenças centrais nas concepções religiosas e históricas de ambos grupos religiosos, porém é possível ainda, falar do sacerdócio, do ato litúrgico, historicidade e mais diversos aspectos que de certa forma distanciam ambos, porém como mencionado, a ideia é dar pontos principais das diferenças e com isso ser possível elucidar o distanciamento gerado entre Cristãos e Judeus.

    8

  • O NASCIMENTO DO CRISTIANISMO É BASEADO EM EVENTOS E ENSINAMENTOS REGISTRADOS NO NOVO TESTAMENTO, ESPECIALMENTE NOS QUATRO EVANGELHOS: SÃO MATEUS, SÃO MARCOS, SÃO LUCAS E SÃO JOÃO. ESSES EVANGELHOS CONTAM A VIDA, OS ENSINAMENTOS, A MORTE E A RESSURREIÇÃO DE JESUS, QUE SÃO FUNDAMENTAIS PARA A FÉ CRISTÃ.
    O nascimento Da religião Cristã é associado ao nascimento de Jesus em Belém, conforme relatado nos Evangelhos de São Mateus (Mt 1, 1-25) e São Lucas (Lc 2, 1-20). De forma geral, os Evangelhos relatam que Jesus nasceu da Virgem Maria, que concebeu por obra do Espírito Santo. O nascimento ocorreu em um estábulo e Jesus foi colocado em uma manjedoura. Após o nascimento, Jesus foi visitado por pastores que foram informados do evento por anjos, e também por magos do Oriente, conhecidos como os "Reis Magos", que seguiram uma estrela até Belém para adorar o recém-nascido, conforme São Mateus (Mt 2:1-12).

    9
    Justificativa das Sagradas Escrituras

  • 10
    NO ENTANTO, É IMPORTANTE OBSERVAR QUE A FUNDAÇÃO DO CRISTIANISMO NÃO SE BASEIA EXCLUSIVAMENTE NO NASCIMENTO DE JESUS, MAS TAMBÉM EM SUA VIDA, MORTE E RESSURREIÇÃO. OS ENSINAMENTOS E MILAGRES DE JESUS, SUA CRUCIFICAÇÃO E SUBSEQUENTE RESSURREIÇÃO SÃO EVENTOS CRUCIAIS PARA A FÉ CRISTÃ E SUA PROPAGAÇÃO.
    Além dos relatos do nascimento de Jesus, o Novo Testamento também contém os ensinamentos de Jesus, a formação dos primeiros discípulos, sua crucificação e ressurreição, bem como a missão dada aos discípulos de espalhar o evangelho pelo mundo, conforme São Mateus (Mt 28:19).
    A Sagrada Escritura no novo testamento em diversos momentos cita a formação dessa nova ideia de religião, ou ainda uma nova era, quando o verbo se fez carne e habitou entre nós, conforme São João (Jo 1, 14-17). A seguir os versículos citados, demonstram de forma clara, esse novo momento da história.

  • 1. MATEUS 16:16-19 16 SIMÃO PEDRO RESPONDEU: “TU ÉS O CRISTO, O FILHO DE DEUS VIVO!”.17 JESUS, ENTÃO, LHE DISSE: “FELIZ ÉS, SIMÃO, FILHO DE JONAS, PORQUE NÃO FOI A CARNE NEM O SANGUE QUE TE REVELOU ISTO, MAS MEU PAI QUE ESTÁ NOS CÉUS. 18 E EU TE DECLARO: TU ÉS PEDRO, E SOBRE ESTA PEDRA EDIFICAREI A MINHA IGREJA, AS PORTAS DO INFERNO NÃO PREVALECERÃO CONTRA ELA. 19 EU TE DAREI AS CHAVES DO REINO DOS CÉUS: TUDO O QUE LIGARES NA TERRA SERÁ LIGADO NOS CÉUS, E TUDO O QUE DESLIGARES NA TERRA SERÁ DESLIGADO NOS CÉUS.

    COMENTÁRIO
    DEUS CRIOU UM NOVO POVO E DELE VEIO JESUS CRISTO. ESTE ESCOLHEU APÓSTOLOS E EM CIMA DE UM DELES, SIMÃO PEDRO, EDIFICOU A SUA IGREJA. PEDRO, COMO PASTOR DO REBANHO, TERÁ POR MISSÃO DEFENDER A FÉ DE TODO DESFALECIMENTO E DE CONSOLIDAR NELA OS OUTROS APÓSTOLOS. SERÁ SOBRE A SUA FÉ E O SEU TESTEMUNHO QUE CRISTO NOSSO SENHOR CONSTRUIRÁ A SUA IGREJA.
    SOMENTE A PEDRO JESUS CRISTO CONSTITUIU COMO “PEDRA”. POR ISSO, NO GRUPO DOS DOZE ELE OCUPARÁ O PRIMEIRO LUGAR. ESSA VOCAÇÃO
    PASTORAL DE PEDRO SOBRE OS APÓSTOLOS É CONTINUADA PELO PAPA COM O AUXÍLIO DOS BISPOS.

    11


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 23,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...
Autorizo o recebimento de novidades e promoções no meu email.

  • Introdução
  • Diferenças cruciais das religiões judaica e Cristã
  • Justificativa das Sagradas Escrituras
  • Justificativa Histórica (Tradição)
  • Conclusão
  • Bibliografi