Curso Online de PERÍCIA EM DOCUMENTOS OFICIAIS

Curso Online de PERÍCIA EM DOCUMENTOS OFICIAIS

Curso de Perícia em Documentos Oficiais.

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 5 horas


Por: R$ 24,90
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

Curso de Perícia em Documentos Oficiais.

graduação em tecnologia em segurança no trabalho, graduação em tecnologia em processos gerencias e pos graduação na área de pericia criminal



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • PERÍCIA EM DOCUMENTOS OFICIAIS

  • Identidades e Documentos Falsos ou Adulterados

    A falsificação de documentos e as fraudes documentais em geral são um problema crescente no Brasil e no Mundo.
    No mercado clandestino e criminoso encontra-se de tudo: Cédulas de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, CPF, comprovantes de renda, comprovantes de residência, certidões de nascimento, Passaportes etc.
    É suficiente o interessado "encomendar" o que precisa e fornecer uma fotografia para poder receber um verdadeiro "kit estelionato", como ocorre em plena luz do dia na Praça da Sé, um ponto movimentadíssimo no Centro de São Paulo.
    Isso resulta em inúmeras contas bancárias abertas de forma irregular, em nome de pessoas inexistentes, ou mais facilmente em nome de quem teve sua identidade roubada (muitas vezes através de acesso indevido à cadastros de lojas, imobiliárias, etc.) ou extraviada. Estas contas e estes documentos, além de poder ser utilizados na realização direta de fraudes, serão ferramentas perfeitas para receber e movimentar dinheiro obtido com fraudes ou através de outros crimes.
    De posse de um bom documento falso, o golpista, além de abrir contas, pode aplicar muitos outros pequenos e grandes golpes... Alugar imóveis, assinar contratos (de financiamento, por exemplo), comprar carros, comprar bens parcelados, contratar serviços, receber benefícios etc.

  • Casos clássicos são aqueles em que os golpistas oferecem em jornais de grande circulação motos ou carros novos em condições vantajosas ou empréstimos pessoais sem restrições ou grandes formalidades.
    O pagamento dos valores ou das comissões é sempre através de depósito em uma destas contas abertas com documentos falsos. A negociação costuma ser realizada por um telefone celular pré-pago ou móvel (tipo Embratel/Vesper) - aquele que funciona em qualquer lugar - ou adquirido com nome falso ou com outra identidade roubada (nesse caso outra vítima poderá receber as contas telefônicas dos golpistas).
    Existem vários tipos de documentos falsificados, com diferentes níveis de qualidade e sofisticação. Em se falando de documentos de identificação, os casos mais comuns são:
    Documentos montados a partir de espelhos autênticos, roubados e sucessivamente preenchidos com dados de identidades fictícias ou verdadeiras (roubo de identidade). Podem ser identificados pelos caracteres usados, formatação do texto, furos de segurança e outros detalhes, conforme veremos adiante.
    Documentos montados a partir de espelhos falsos mas impressos com qualidade (offset). Normalmente as cores e detalhes do espelho diferem do original. Também frequente o preenchimento com caracteres e demais detalhes diferentes dos originais.
    Documentos verdadeiros, roubados e adulterados. O caso mais comum é o da substituição da foto, através de recorte da original, colagem da nova e sucessiva replastificação do documento. Nos novos documentos com foto digitalizada isso é mais difícil. Podem ser identificados pela espessura anormal da plastificação (na realidade são quase sempre duas plastificações uma em cima da outra) e por outros detalhes...

  • Documentos escaneados, adulterados ou remontados e impressos com impressoras coloridas laser ou jato de tinta. Apesar da alta definição de algumas impressoras, normalmente a qualidade da impressão é ruim, faltam definição e detalhes e as cores e caracteres usados são diferentes.
    Uma dica fundamental em caso de roubo ou perda de documentos é, além de fazer imediatamente um Boletim de Ocorrência (B.O.) na Polícia, e também informar o mais rapidamente possível os órgãos de proteção ao credito (SERASA, SPC, SEPROC...) a respeito do ocorrido. Isso para que, em caso de qualquer consulta, apareça a indicação de possível uso indevido dos seus documentos e seja, portanto solicitado um eventual contato pessoal prévio por telefone, com você, para confirmação da operação/compra.

  • Contas abertas com documentos falsos são também muito utilizadas em esquemas de lavagem de dinheiro assim como em vários outros tipos de fraudes mais sofisticadas. De forma geral, poder dispor de uma identidade falsa e não rastreável abre muitas possibilidades para um criminoso. É o laranja perfeito, invisível e não rastreável, além de confiável, pois é “virtual”, sendo na realidade o próprio criminoso.
    Pode-se afirmar que grande parte das fraudes envolvem, em algum momento, o uso de algum tipo de documento ou identidade falsa. Isso porque, na hora de receber, via canal bancário ou outro, o dinheiro fruto da fraude (seja qual for o esquema aplicado), os golpistas preferem, para disfarçar sua atuação e não serem identificados e consequentemente pegos, utilizar este tipo de artifício.
    É útil lembrar que a lei brasileira considera documentos válidos para identificação pessoal os seguintes:
    Carteira ou Cédula de Identidade (R.G. ou R.N.E.).
    Passaporte
    Carteiras Profissionais emitidas pelos conselhos (OAB,CRECI,CRC,CRM...), modelos com foto.
    Carteira de Trabalho.
    Carteiras Funcionais emitidas pelas repartições públicas.
    Carteira Nacional de Habilitação (CNH), modelos com foto.

  • Detalhes a serem observados nos RGS ( Estado de São Paulo)

    A partir de 1986 o número do RG tem dígito;
    Antes de 1986 o número do RG era datilografado;
    Antes de 1983, na fotografia, a cabeça era voltada para a digital;
    Após 1983, na fotografia, o tronco é voltado para a digital;
    Devemos verificar a fotografia, a idade da pessoa e quando tirou o RG ( data de expedição do documento) e ver se há alguma discrepância.
    Verificar se a data de expedição não é feriado;
    No RG não podem existir erros de português;
    Observar o período da expedição e qual o nome do delegado que está assinado;
    Observar também a relação de “Poupa Tempo” do Estado de São Paulo;
    Diferença da consulta de RG pelo número e pelo nome completo.

  • CONFIRMAÇÃO DE CPFS - Como verificar se o CPF é falso
    Em 90% dos casos, esta simples soma dos números do CPF demonstra a veracidade do documento.

    Exemplo: Nº do CPF 003.939.708-41
    Somando-se os números do documento (0+0+3+9+3+9+7+0+8+4+1) o resultado é 44.
    A soma dos números deve resultar sempre em dois números iguais.

    Uma outra maneira de verificar a veracidade do documento é conferir o último número antes do dígito, de acordo com a tabela abaixo:

    Exemplo: Nº do CPF: 003.939.708-41
    Código 8 (último número antes do dígito de verificação) corresponde ao Estado de São Paulo.

  • Veja abaixo o código de Identificação por Estado:

    Código 0:Rio Grande do Sul
    Código 1:Distrito Federal - Goiás - Mato Grosso - Mato Grosso do Sul - Tocantins
    Código 2:Pará - Amazonas - Acre - Amapá - Rondônia - Roraima
    Código 3:Ceará - Maranhão - Piauí
    Código 4:Pernambuco - Rio Grande do Norte - Paraíba - Alagoas
    Código 5:Bahia - Sergipe
    Código 6:Minas Gerais
    Código 7:Rio de Janeiro - Espírito Santo
    Código 8:São Paulo
    Código 9:Paraná - Santa Catarina

  • CARTEIRA NACIONAL DE HABILITAÇÃO CNH

    Há poucos anos a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) conta com novo formato para garantir maior segurança do portador. A antiga CNH não era considerada um documento de identificação, pois carecia de foto e outras informações complementares capazes de individualizar o motorista. A ausência da foto era suprida com a apresentação da Cédula de Identidade e limitava a CNH apenas na esfera da habilitação de veículos automotores.
    Com as modificações implementadas, a nova CNH passou a ser um autentico documento de identificação e contem sistemas de segurança que visam dificultar a falsificação. Senão Vejamos:
    Foto do motorista: Colorida e impressa por sistema de não impacto, sem relevo, com alta definição. No fundo da fotografia a imagem do portador é mesclada por meio de "scanner" onde se pode ler a expressão "Carteira Nacional de habilitação".
    Impressão de dados do Motorista: Não é feita por impressão de impacto, ou seja, não é sentida pelo tato e é efetuada em duas cores: preto e vermelho.
    Delacrome: É uma película plástica existente em uma única face da CNH que protege os dados impressos.
    Fios em Negrito: Presentes na tarja lateral da face frontal da CNH e inseridos em relevo e desta forma passíveis de verificação a olho nu ou tato.
    Talho-Doce Positivo: Impressão em relevo em vários pontos da CNH, dentro os quais o Brasão da Republica e no texto "Republica Federativa do Brasil".

  • DOCUMENTOS FALSOS APREENDIDOS PELA POLICIA DE SP:

  • PERICIAS EM CÉDULAS (DINHEIRO)

    Notas Brasileiras (Reais):
    Ao recebermos uma cédula (principalmente de grande valor) devemos sempre verificar os principais elementos de segurança: a marca d'água, a imagem latente e o registro coincidente.
    Cerca de 60% das cédulas falsas não possuem marca d'água. O fato do papel ser aparentemente verdadeiro, porém, não garante que a cédula seja autêntica. 15% das falsificações do Real são obtidas a partir da lavagem de cédulas de menor valor. As demais cédulas falsificadas (aproximadamente 25% do total) utilizam papel parecido, mas não autêntico, com marcas de água diferentes e vários outros detalhes alterados em relação as cédulas verdadeiras.


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 24,90
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...

Desejo receber novidades e promoções no meu e-mail:


  • PERÍCIA EM DOCUMENTOS OFICIAIS