Curso Online de Curso Básico de Ukulelê para Iniciantes
4 estrelas 1 aluno avaliou

Curso Online de Curso Básico de Ukulelê para Iniciantes

No Curso Basico de Ukulele para Iniciantes o aluno irá aprender sobre afinação do ukulele, escala musical do ukulele, aprender a tocar co...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 3 horas

Por: R$ 23,00
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

No Curso Basico de Ukulele para Iniciantes o aluno irá aprender sobre afinação do ukulele, escala musical do ukulele, aprender a tocar com tablatura, principais acordes, musicas cifradas, musicas com tablatura e muito mais.

Carlos Alexandre Mulato de Oliveira Idade: 35 anos; Musico e Artista plástico cartunista; Formação: Ensino Superior - Curso Pedagogia; Pós-graduação: Curso Ensino das Artes; Cargo que exerce atualmente: Diretor do Centro de Arte e Cultura de Itarema - Ce; Gestor e produtor cultural nos anos de 2005 à 2012, pela Prefeitura Municipal de Itarema;


- Fernando De Paula Santos

  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
  • Neste curso você vai aprender

    - Breve Histórico do Ukulelê
    - Nomenclatura do Ukulelê
    - Tipos de Ukulelê, suas medidas e suas afinações
    - Como afinar seu Ukulelê
    - seu Ukulelê ouvindo o tom (Vídeo)
    - Utilizando o método tradicional de afinação
    - Conhecendo a Escala do Ukulelê
    - Tablatura para Ukulelê
    - Entendendo a Tablatura
    - Principais acordes utilizados no Ukulelê
    - Entendendo as cifras
    - Cifras básicas para Ukulelê
    - Tablaturas
    - Sequencia de acordes para iniciante
    - Musicas cifradas
    - Conclusão

  • Querido(a) Aluno(a),

    Bem vindo(a) ao Curso de Ukulelê para Iniciantes. Com este curso você vai aprender a tocar um dos instrumentos musicais mais querido e apaixonante da atualidade. O famoso Ukulelê!
    Foi preparado um material didático com muito trabalho e carinho, utilizando uma linguagem clara e objetiva para que você, aluno iniciante, possa entender e se motivar cada vez mais a tocar este maravilhoso instrumento de bela e agradável sonoridade.
    Para mim, tocar Ukulelê também tem uma finalidade terapêutica, pois sua melodia é suave, o que nos acalma, e ao tocá-lo sentimos uma sensação boa prazerosa. Espero que você aproveite bem o curso e torne-se um excelente tocador de Ukulelê.

    Bons estudos par você!

    Prof. Alexandre Mulato

  • Breve histórico do Ukulelê

    Você deve estar se perguntando: mas o que é esse tal de Ukulele?
    O Ukulele, também chamado simplesmente de uke, é um pequeno instrumento acústico de cordas. Geralmente são utilizadas 4 cordas de nylon, mas existem variações.
    Sua origem se deu após um imigrante/marinheiro português levar um instrumento pequeno de quatro cordas chamado braginha ao Havai, este instrumento logo se tornou popular, substituindo o violão como instrumento principal, isso se deve principalmente pela praticidade, devido ao tamanho e a facilidade de transportá-lo.
    Os havaianos fizeram algumas adaptações ao instrumento e denominou "ukulele“, que significa "pulga saltitante" referindo-se a rapidez com que os dedos se movem sobre as cordas, porém há uma segunda informação de que o nome significa "o presente que veio para cá", a partir das palavras havaianas "Uku" (presente ou recompensa) e "Lele" (vir). Essa informação provem da Rainha Liliuokalani (última monarca havaiana).
    Hoje, o Ukulele é um instrumento comum no Havaí, sendo encontrado em quase toda música havaiana, e é conhecido internacionalmente como "instrumento havaiano" ou "guitarra havaiana".
    O Ukulele pode ser encontrado em diversos tamanhos e afinações, mas os mais populares são: Soprano, Concerts, Tenor e Barítono. Sendo que dentre eles o Soprano é o mais tradicional pelo som e tamanho, o que veremos de forma mais detalhada durante o nosso curso.
    Mas enfim, o fato é que apesar de muitos não acreditarem no potencial do Ukulele como um instrumento sério, pelo fato de seu tamanho e simplicidade ao tocá-lo, este amável instrumento vem ganhando espaço no cenário musical e adeptos por todo mundo. Sabe porquê?
    Porque é barato, pequeno, fácil de tocar e tem uma sonoridade bela e suave, acalmando quem ouve e prazeroso para quem toca.

    Breve histórico do Ukulelê

  • Nomenclatura do Ukulelê

    É sempre bom conhecer o seu instrumento musical, um bom musico deve se familiarizar com os nomes dados a cada parte de seu instrumento.

    Nomenclatura do Ukulelê

  • Os tipos mais tradicionais de Ukulelê são quatro: Soprano – É o tradicional e mais pequeno dos ukueles (algumas marcas têm modelos sopranino ainda mais pequenos). Normalmente tem um braço com 12 trastes. Tem menos volume, mas tem o timbre mais característico do ukulele. Concerto - Tamanho intermédio entre o soprano e o tenor, normalmente tem um braço com 15 trastes. Tem menos volume que o tenor mas o timbre ainda é bastante semelhante ao soprano sendo um pouco mais confortável para quem tenha mãos um pouco maiores. Tenor - O maior dos ukulele com afinação tradicional G/C/E/A. Normalmente tem um braço com 17 trastes. Tem bastante volume que os seus irmãos mais pequenos devido à suas maiores dimensões. Mais usado por músicos mais dedicados a peças instrumentais ou dedilhadas. Barítono - O maior dos ukuleles. Normalmente tem um braço com 19 trastes. Tem bastante volume, mas o timbre já se afasta um pouco do ukulele tradicional. A afinação também é diferente dos restantes ukuleles. Basicamente, é uma pequena guitarra apenas com as quatro primeiras cordas.

    Os tipos mais tradicionais de Ukulelê são quatro: Soprano – É o tradicional e mais pequeno dos ukueles (algumas marcas têm modelos sopranino ainda mais pequenos). Normalmente tem um braço com 12 trastes. Tem menos volume, mas tem o timbre mais característico do ukulele. Concerto - Tamanho intermédio entre o soprano e o tenor, normalmente tem um braço com 15 trastes. Tem menos volume que o tenor mas o timbre ainda é bastante semelhante ao soprano sendo um pouco mais confortável para quem tenha mãos um pouco maiores. Tenor - O maior dos ukulele com afinação tradicional G/C/E/A. Normalmente tem um braço com 17 trastes. Tem bastante volume que os seus irmãos mais pequenos devido à suas maiores dimensões. Mais usado por músicos mais dedicados a peças instrumentais ou dedilhadas. Barítono - O maior dos ukuleles. Normalmente tem um braço com 19 trastes. Tem bastante volume, mas o timbre já se afasta um pouco do ukulele tradicional. A afinação também é diferente dos restantes ukuleles. Basicamente, é uma pequena guitarra apenas com as quatro primeiras cordas.

    Tipos de Ukulelê, suas medidas e suas afinações

  • Como afinar seu ukulelê

    Como afinar seu ukulelê

    O Ukulelê tem uma afinação um tanto curiosa. Nos demais instrumentos de corda, a ultima delas, contando debaixo para cima, tem uma tonalidade mais grave do que as demais. No ukulelê, isso é diferente, a 3ª corda, afinada em Dó é que é a GRAVE, daí o segredo de seu som característico, agradável e inconfundível.
    Para afinar o Ukulelê, assim como qualquer outro instrumento de corda, é necessário que você conheça primeiramente a tonalidade de cada corda solta no instrumento. No caso do Ukulelê (soprano, Concert e Tenor) as cordas tocadas soltas devem soar a seguinte ordem, contando debaixo para cima: Lá, Mi, Dó, Sol.
    Para afiná-las nesta ordem, é preciso a utilização de um afinador. Existem vários tipos de afinadores no mercado, os mais utilizados hoje são os afinadores digitais, (figura abaixo). Mas você pode usar outros métodos para afinar o seu instrumento, desde baixar um aplicativo via internet a afiná-lo através de vídeos do youtube. Que é o caso do vídeo logo abaixo, rápido, fácil e eficaz, desde de que você tenha também um bom ouvido.

  • Utilizando o método tradicional de afinação

    Outra forma de afinar seu Ukulelê é utilizando o método mais tradicional, igualando o tom de uma corda pela outra.
    1º Passo: afinar a primeira corda em Lá. (Sem o afinador você vai encontrar um tom que achar melhor).
    2º Passo: Você deve tocar a 2ª corda presa na 5ª casa até a tonalidade da mesma se igualar a 1ª corda.
    3º Passo: Você toca a 3ª corda presa na 4ª casa até a tonalidade da mesma se igualar a 2ª corda, que já foi afinada com a primeira.
    4º Passo: Por último você vai tocar a 4ª corda presa na 5ª casa até a tonalidade da mesma se igualar a 3ª corda.
    Dica: Confira também o som da 4ª corda presa na 2ª casa com a 1ª corda solta.

    Utilizando o método tradicional de afinação

  • O Ukulelê e o Violão

    O Ukulelê e o Violão

  • Vídeo explicativo sobre afinação tradicional sem afinador

  • Afine seu Ukulelê ouvindo o tom Você pode afinar o seu Ukulelê através deste vídeo retirado do youtube. Simples, rápido e eficaz! Volte o vídeo sempre que for necessário para afinar bem o seu Uke.

    Afine seu Ukulelê ouvindo o tom Você pode afinar o seu Ukulelê através deste vídeo retirado do youtube. Simples, rápido e eficaz! Volte o vídeo sempre que for necessário para afinar bem o seu Uke.

  • Outra forma de afinação é utilizando outro instrumento com afinação universal, que é o caso do teclado. Quando você for tocar com uma banda sempre afine seu Ukulelê com o teclado.
    As teclas do teclado devem ser estas. Observe que o C (Dó) tem a tonalidade mais grave do que a 4ª corda, G (Sol)


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 23,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...

Desejo receber novidades e promoções no meu e-mail:


  • Breve histórico do Ukulelê
  • Nomenclatura do Ukulelê
  • Os tipos mais tradicionais de Ukulelê são quatro: Soprano – É o tradicional e mais pequeno dos ukueles (algumas marcas têm modelos sopranino ainda mais pequenos). Normalmente tem um braço com 12 trastes. Tem menos volume, mas tem o timbre mais característico do ukulele. Concerto - Tamanho intermédio entre o soprano e o tenor, normalmente tem um braço com 15 trastes. Tem menos volume que o tenor mas o timbre ainda é bastante semelhante ao soprano sendo um pouco mais confortável para quem tenha mãos um pouco maiores. Tenor - O maior dos ukulele com afinação tradicional G/C/E/A. Normalmente tem um braço com 17 trastes. Tem bastante volume que os seus irmãos mais pequenos devido à suas maiores dimensões. Mais usado por músicos mais dedicados a peças instrumentais ou dedilhadas. Barítono - O maior dos ukuleles. Normalmente tem um braço com 19 trastes. Tem bastante volume, mas o timbre já se afasta um pouco do ukulele tradicional. A afinação também é diferente dos restantes ukuleles. Basicamente, é uma pequena guitarra apenas com as quatro primeiras cordas.
  • Como afinar seu ukulelê
  • Utilizando o método tradicional de afinação
  • O Ukulelê e o Violão
  • Afine seu Ukulelê ouvindo o tom Você pode afinar o seu Ukulelê através deste vídeo retirado do youtube. Simples, rápido e eficaz! Volte o vídeo sempre que for necessário para afinar bem o seu Uke.
  • Conhecendo a escala do Ukulelê
  • Tablatura para Ukulelê
  • Entendendo a tablatura
  • Principais acordes utilizados no Ukulelê
  • Entendendo as cifras
  • Cifras básicas para Ukulelê
  • TABLATURAS
  • Noite feliz
  • Hino Nacional Brasileiro
  • Jingle bells
  • MUSICAS CIFRADAS
  • Aí vai um vídeo da musica “Te Ver” da Banda Skank tocada apenas com dois acordes: Lá Maior e Si Menor